O que fazer para as bananas durarem mais tempo

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

bananas durarem mais tempo

Você se frustra com a velocidade de amadurecimento e gostaria de descobrir como fazer para as bananas durarem mais tempo? Então, acompanhe esse texto até o final, que poderemos te ajudar a resolver esse problema.

Assim, quando compramos bananas e deixamos armazenadas em casa por vários dias antes de consumirmos todas, elas acabam amadurecendo muito rápido e ficam com a casca preta. Enfim, como resolver isso?

Formas fáceis para impedir que as bananas amadureçam muito rápido

Todos nós já passamos por isso. Depois de comprar um belo cacho de bananas ainda verdes, achamos que temos bananas para vários dias antes que fiquem marrons. Mas, todos nós também sabemos que as bananas tendem a amadurecer muito rapidamente.

Então, assim como existem truques para fazer as frutas amadurecerem mais rápido, também existem maneiras simples de prolongar o processo de apodrecimento da banana. E isso pode ser feito tanto com bananas com casca como bananas descascadas, como poderemos ver a seguir.

Envolva as hastes em filme plástico

Assim, para as bananas durarem mais tempo, separe as bananas do cacho envolva o seu talo com um plástico ou um filme de PVC. Então, se você fizer isso as bananas vão durar de 3 a 5 dias a mais antes de começarem o processo de escurecimento da casca. Como alternativa, você também pode usar papel alumínio.

Isso acontece porque o plástico vai controlar a saída do gás etileno que exala pelo talo, reduzindo assim a velocidade do amadurecimento não só da banana, mas também das outras frutas que estejam perto dela.

Isso mesmo, quando uma banana amadurece muito rápido, o gás etileno gerado pelo processo faz todas as outras frutas que estejam perto amadurecerem mais rápido também.

banana com filme

Então, aqui vai a segunda dica!

Guarde as bananas longe de outras frutas e legumes

Além de proteger o talo, sempre deixe as bananas sozinhas e longe de outras frutas e legumes que também estejam em processo de amadurecimento.

Você já deve ter observado também, que muitos comerciantes que vendem bananas costumam pendurá-las. Eles fazem isso por dois motivos. O primeiro é afastá-las das outras frutas, o segundo motivo é para que elas não criem marcas na casca pelo contato com superfícies.

Portanto, caso você não queira desmontar o cacho para botar o filme de PVC, coloque o filme em todas as hastes da penca juntas e pendure-as.

Temperaturas mais baixas também retardam o processo de amadurecimento químico. Portanto, escolha um local fresco para deixá-las.

Então, se as temperaturas baixas retardam o apodrecimento, veja nossa terceira dica.

Coloque as bananas maduras na geladeira

Assim, quando as bananas estiverem maduras ao seu gosto, guarde-as na geladeira. Nesse caso, não tem problema se a casca ficar marrom ou até preta, isso porque essa mudança de cor vem do pigmento na casca. No entanto, não afeta a fruta dentro, que ainda vai manter o seu sabor e textura.

Mas, e as bananas descascadas? Como mantê-las por mais tempo?

banana na geladeira

Se as bananas estiverem descascadas, use frutas cítricas

Assim como acontece com as maçãs depois de descascadas, adicionar suco de limão às bananas descascadas pode ajudar a preservar seu frescor. Isso porque o ácido cítrico retarda o processo de oxidação. Além de limão, você também pode usar suco de laranja ou suco de abacaxi.

Então, se você já cortou a banana, cubra-a com uma pouco de suco cítrico. Você pode optar também por usar vinagre, ele tem o mesmo efeito. Da mesma forma que acontece com o suco cítrico, o vinagre também pode ser usado e diluído com água. Mas, se ao consumir a banana você ainda sentir um gosto persistente de vinagre, simplesmente lave bem as bananas.

E a última dica, como conservar as bananas por um longo período de tempo!

Por longos períodos de tempo, congele a banana

Se você quiser manter as bananas por mais de alguns dias, coloque-as no freezer em vez da geladeira. Assim, as bananas congeladas duram pelo menos 30 dias. Então, quando for usá-las, descongele em temperatura ambiente.

E para as bananas durarem ainda mais tempo no freezer, descasque e fatie suas bananas e congele-as bem protegidas com plástico. Nesse caso elas serão úteis para receitas, pois a sua aparência não ficará das mais bonitas.


Leia também:
Como conservar os ovos por mais tempo
Como replantar temperos comprados frescos
Quais os benefícios da banana para a saúde?
Organização de geladeira: como conservar frutas e verduras corretamente?
Pepinos em conserva, como fazer?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *