Como conservar os ovos por mais tempo

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

como conservar os ovos por mais tempo

Por quanto tempo você pode manter os ovos antes de consumir? Essa é uma pergunta muito comum. Sabemos que os ovos são perecíveis e devemos mantê-los na geladeira, ou no freezer. Mas, também sabemos que eles ficaram por algum tempo à venda antes de chegarem em nossa casa.

Muitos fatores podem afetar a duração dos ovos. No entanto, quando manuseados e armazenados de uma forma adequada, eles raramente estragam.


Nesse texto vamos ensinar como conservar os ovos por mais tempo. Contudo, antes de mais nada, é preciso considerar o tempo que eles demoraram antes de chegarem em nossa casa. Isso é uma condição que muitas pessoas não consideram.

Portanto, caso você tenha seguido as dicas que vamos passar a seguir, mas, mesmo assim tenha alguma dúvida se algum ovo ainda esteja em condições apropriadas, sugerimos a leitura do texto “Como saber se um ovo ainda está próprio para consumo?”. Nesse texto, ensinamos a fazer o “Teste da Flutuação”.

Dito isso, vamos descobrir então como conservar os ovos por mais tempo?

Como faço para os ovos durarem por mais tempo

Primeiramente é preciso explicar que as cascas de ovos são porosas. E é justamente esse o principal motivo que acelera seu apodrecimento, pois é por onde entra a umidade e o calor.

Portanto, para que os ovos que compramos durem mais tempo, devemos observar algumas regras básicas.

Em síntese, como regra geral, você deve guardar os ovos sempre na geladeira. Faça isso com o lado mais pontudo para baixo, em uma embalagem fechada, ou unte-os com óleo para impermeabilizar sua casca. A caixa evita que os ovos absorvam odores de outros alimentos e ajuda a evitar a perda de umidade, assim como untar a casca. Além disso, nunca lave os ovos antes de colocá-los na geladeira.

Você pode deixá-los em sua embalagem original, quando fechada e em uma prateleira interna longe de alimentos picantes. O uso da prateleira interna se justifica porque sua temperatura permanece mais constante do que na porta, que é aberta e fechada com frequência.

Simples, não é mesmo? A seguir vamos procurar explicar mais algumas curiosidades sobre os ovos e outras condições que você deve considerar para conservá-los por mais tempo.

Quanto tempo duram os ovos
Quanto tempo o ovo pode ficar guardado na geladeira?

Se observadas todas as condições adequadas de armazenagem, desde o momento da postura, os ovos podem ser consumidos em até 60 dias. A Anvisa recomenda que, para que eles possam ser consumidos por todo esse tempo, eles permaneçam sempre em refrigeração. Além disso, a Anvisa também recomenda consumir os ovos sempre bem cozidos.

Grandes produtores do Brasil, consideram que um ovo pode ficar em temperatura ambiente por até 28 dias. No entanto, você precisa observar algumas regras. Ou seja, para manter sua qualidade, ele deve ter ficado em um local fresco, arejado e seco.

Então, que cuidados você deve tomar na compra, no armazenamento e no consumo de ovos?

O que observar no momento da compra dos ovos

Em primeiro lugar, os ovos à venda devem estar em locais frescos, arejados e longe de outros produtos que
exalam odores fortes. Então, verifique a integridade e a higiene da sua embalagem. Verifique também o rótulo, se tem o registro no órgão de fiscalização sanitária e a sua validade. Por fim, rejeite ovos com a casca rachada, quebrados e sujos.

Ao fazer isso, você já elimina a possibilidade de já estar adquirindo ovos que, ou já estão estragados, ou que vão estragar muito rápido.

ovos frescos

O que faz o ovo estragar?

Os fatores que mais aceleram o apodrecimento dos ovos são temperaturas altas e umidade. Portanto, se você seguir as recomendações para armazenagem adequadas, a chance deles estragarem precocemente diminuem muito. Pelo fato de sua casca ser porosa, tome todos os cuidados para evitar a infecção por bactérias. Dessa forma, conservar os ovos por mais tempo se torna mais fácil.

Como armazenar ovos sem casca

Refrigere os ovos crus que você já retirou de suas cascas em um recipiente bem tampado. Além disso, refrigere as gemas inteiras cobertas com água para evitar que sequem e drene-as antes de usar.

Entretanto, como eles já ficaram expostos à uma condição sem a proteção da casca, o ideal é consumi-los em, no máximo, quatro dias.

Como armazenar ovos no congelador ou freezer

Se você tiver mais ovos do que você pode usar dentro de algumas semanas, você pode congelá-los, mas fora de suas cascas. Assim, congele apenas ovos limpos e frescos. Para isso, coloque-os em recipientes de congelação, feche bem e etiquete com o número de ovos, claras ou gemas e a data. Para usá-lo, descongele-os na geladeira, esse processo deve levar umas 8 horas.

Como você pode congelar ovos, e como não deve congelar

Congele ovos inteiros por até um ano, no entanto, conforme ensinamos acima, ou seja, com casca não é recomendado. Você também pode congelar claras cruas e gemas cruas separadamente, também por até um ano.


Leia também:
Vale a pena consumir tomates orgânicos?
Como replantar temperos comprados frescos
A combinação de alimentos realmente funciona?
Organização de geladeira: como conservar frutas e verduras corretamente?
É melhor consertar ou substituir eletrodomésticos estragados?
Como saber se a carne estragou

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *