Como cuidar da planta zebra dentro de casa

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

planta zebra

Você quer aprender como cuidar da planta zebra? Então, nesse texto poderemos te ajudar. A planta zebra, quando cultivada dentro de casa, é amada por suas folhas em um verde escuro único listradas com veias brancas, mas o ponto alto dessa planta são suas flores coloridas.

Assim, quando floridas, o que em geral ocorre no final do verão ou início do outono, uma planta zebra tem entre duas a quatro brácteas douradas altas, com duração de até seis semanas.

Então, vamos descobrir como cultivar essa linda planta?

Saiba tudo sobre a planta zebra

A planta zebra é uma planta de crescimento lento, atingindo sua maturidade, e portanto, o seu tamanho máximo em cerca de três anos.

Nativa do Brasil, a planta zebra (Aphelandra squarrosa) é uma planta bonita e resistente, mas também é temperamental, não gosta de muitas mudanças. Assim, se você pretende cultivar essa planta, escolha um local com um nível de umidade alto e com uma temperatura nunca inferior à 15ºC.

Além disso, esse local deve receber muita luz, que deve ser filtrada, portanto não deve receber luz solar direta nem sol a pleno, e com o solo sempre úmido.

Por fim, o último cuidado que ela exige é que depois da floração, quando suas brácteas pareçam estar morrendo, você faça uma poda, tomando cuidado para remover a bráctea e quaisquer folhas ou caules ao redor que também estejam murchos.

Com o cuidado e a atenção certos, uma planta zebra pode viver por até uma década como planta de interior.

Como cuidar da planta zebra

Por ser uma planta com origem no Brasil, a palavra chave para seu cuidado é umidade constante.

Luz ideal para a planta zebra

As plantas zebra prosperam bem em luz indireta (filtrada) ou sombra parcial, isso porque, em seu habitat natural elas crescem sob copas de árvores e em climas quentes e úmidos. Assim, a luz solar direta pode queimar suas folhas e deve ser evitada, mas também a sombra completa pode significar que sua planta não florescerá.

planta zebra em vaso

Solo ideal para a planta zebra

Essa planta prefere o solo de neutro a ácido. Portanto, uma mistura de envasamento multiuso é adequada para ela, mas você também pode usar areia na mistura para garantir que o vaso fique bem drenado. Além disso, se o seu objetivo é uma planta que floresça, alimente-a com fertilizante a cada uma ou duas semanas durante a época de crescimento, que é na primavera e no verão.

Volume de água ideal para a planta zebra

Conforme já comentamos, as plantas zebra preferem um solo bem úmido. Mas isso pode exigir um pouco de trabalho, pois o excesso de água pode fazer com que as folhas murchem. Portanto, é recomendável que você regue sua planta zebra até a saturação a cada poucas semanas, ou quando o observar que o solo esteja seco.

Dessa forma, a água vai penetrar completamente no solo até que saia pelos orifícios de drenagem do vaso. Além disso, a água não deve ser gelada e deve ser colocada sob as folhas, nunca sobre elas.

Clima ideal para a planta zebra

Por causa de suas origens, essas plantas crescem melhor em temperaturas moderadas. Então, seu local de cultivo deve atingir pelo menos 15ºC ou mais, além disso, nunca cair abaixo de 12ºC.

A umidade também é importante para a planta zebra, então seu espaço deve ser mantido em 60 a 70% de umidade. Portanto, se essas condições não puderem ser alcançadas naturalmente em ambientes fechados, você pode aumentar os níveis de umidade usando um umidificador.

O importante é que você consiga manter uma temperatura uniforme para sua planta. Assim, evite mudanças bruscas de umidade e mantenha-a longe de quaisquer condições que possam irradiar muito calor ou muito frio, como aquecedor e ar condicionado.

planta zebra vasos

Fertilização da planta zebra

Usar fertilizantes ajuda a acelerar o crescimento da planta zebra, mas, em especial, se você deseja que ela floresça. Portanto, durante a estação de maior crescimento, primavera e início do verão, fertilize-a a cada uma ou duas semanas usando um fertilizante próprio para folhagens e flores.

Como fazer a planta da zebra florescer mais vezes

Conforme já explicamos, essa planta é muito exigente para florescer. Ela precisa estar bem nutrida, portanto fazê-la florescer uma segunda vez no mesmo ano pode ser difícil. No entanto, a seguir vamos listar alguns truques para você tentar.

Se for verão e as flores estiverem morrendo após a primeira floração, corte a bráctea para incentivá-la a florescer novamente no outono. Assim, cuide da planta no inverno, colocando o vaso em um local mais fresco, mas leve-o de volta para um local mais quente na primavera. Então, na primavera, coloque a planta em um local onde haja luz solar muito intensa, brilhante, mas indireta. A intensidade da luz incentivará a nova floração.

Como propagar a planta zebra

Propague uma planta zebra na primavera usando estacas de caule a partir de uma planta mãe. Assim, usando uma ferramenta afiada e limpa, corte seções de cerca de 6 cm de hastes de brotos laterais da planta.

Então, insira as pontas do caule em um vaso com solo úmido e coloque-o em um local aquecido e úmido. Se você quer aumentar a chance de propagação, use também na mistura um hormônio de enraizamento.

Mas, os caules plantados precisarão de muita umidade para produzir raízes fortes com sucesso. Portanto, procure aumentar a umidade em um terrário coberto ou coloque filme plástico por cima do vaso.

O crescimento das raízes pode levar cerca de um mês. Então, observe o surgimento de novas folhas no caule, pois isso também indica que as raízes estão crescendo abaixo da linha do solo. Você pode replantá-las assim que elas criarem raízes.

Quando replantar ou trocar de vaso a planta zebra

Além de replantar os brotos propagados conforme ensinamos, você não precisará replantar ou trocar de vaso a planta zebra com frequência. É provável que você precise fazer isso apenas a cada dois ou três anos. Portanto, se você perceber que o solo ficou mais baixo, então remova a parte superior do solo e troque por uma mistura rica e fresca. Fazendo assim, você dará à planta uma dose adicional de nutrientes.

Pragas comuns da planta zebra

Apesar de que cuidar da planta zebra é relativamente fácil, ainda assim, ela atrai insetos, como pulgões, cochonilhas, ácaros e escamas. Você pode eliminar essas pragas com sabão inseticida ou com produtos específicos para cada inseto que a infestar.

planta zebra

Planta zebra com as folhas caindo

Se sua planta começar a perder as folhas, é provável que seja em função de excesso de água ou encharcamento. Dessa forma, as pontas das folhas na parte inferior da planta começarão a murchar quando esse for o problema. Então, se você não resolver o problema de irrigação, as folhas cairão. No entanto, o motivo também pode ser porque o ar está muito seco ao redor da planta e precisa de mais umidade.

Folhas da planta zebra enroladas

Para cuidar da planta zebra do uma forma eficiente, o ideal é usar seu poder de observação. Por exemplo, se as folhas estiverem enrolando ou enrugando, é provável que a planta esteja recebendo muito sol ou está superaquecida.

Isso pode acontecer porque, embora ela goste de luz, o local que você escolheu pode ser um pouco intenso ou quente demais. Portanto, mova a planta para uma área com luz, mas não tão direta ou forte, para que ela possa se refrescar um pouco.

No entanto, se as pontas das folhas começarem a escurecer, isso pode acontecer por um desses dois motivos: muita luz ou muito fertilizante. Portanto, basta mover a planta para uma área com menos luz direta e reduzir a fertilização.


Leia também:
Como plantar e como cuidar da Zamioculca
Como cultivar samambaias dentro de casa
Tudo sobre tulipas. Aprenda também como cultivar tulipas em vasos
Como plantar e como cuidar de Lírios de Calla? Saiba tudo sobre essa linda flor…
Como cuidar do dinheiro-em-penca (Callisia repens)

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *