Como cultivar samambaias dentro de casa

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

como cultivar samambaias dentro de casa

Você quer aprender como cultivar samambaias dentro de casa? Então nesse texto vamos esclarecer tudo o que você precisa saber.

As samambaias são plantas relativamente fáceis de cultivar. No entanto, evite correntes de ar, ar seco e temperaturas extremas, tanto quentes, mas principalmente frias.

Samambaias são sensíveis somente a isso, protegidas desses eventos sempre irão recompensar com folhas verdes exuberantes durante todo o ano, embelezando assim seu espaço interno mais do que você poderia imaginar.

No texto a seguir, vamos detalhar melhor as samambaias, com dicas para cultivá-las e como cultivar samambaias dentro de casa com sucesso.

Saiba quais são as principais características das samambaias

Existem muitas espécies de samambaias tropicais e subtropicais, mas também existem muitas samambaias nativas de climas mais temperados. Essas samambaias seriam adequadas para os locais mais frias da casa e provavelmente não sobreviveriam em ambientes muito aquecidos. As samambaias tropicais sobrevivem melhor em casas com aquecimento.

Elas geralmente apresentam folhas delicadas, inicialmente enroladas, que se desenrolam em folhas longas e rendadas.

Na natureza, é mais provável que você encontre samambaias cobrindo o chão da floresta e se desenvolvendo sob as copas das árvores, mas elas também são uma ótima planta de casa.

As samambaias são uma das espécies de plantas mais antigas do planeta, sua existência remonta aos tempos pré-históricos.

Com milhões de anos, elas são da mesma época em que os fungos, os líquens e os musgos. Ou seja, são plantas muito adaptáveis e ​​prosperarão dentro de casa com a quantidade certa de umidade.

Somente no Brasil, existem mais de 1.000 variedades. Entre essas variedades de samambaias, as mais populares são a Samambaia Americana (Nephrolepis exaltata), Samambaia Avenca (Adiantum capillus-veneris), Samambaia Renda Francesa (Rumohra adiantiformis), Samambaia Amazonas (Polypodium decumanum), Samambaia Chifre-de-Veado (Platycerium bifurcatum) e a Samambaia de Metro (Polypodium persicifolium).


Quais os principais cuidados com as samambaias

Embora a espécie “samambaias” inclua uma grande variedade de plantas, a maioria das samambaias quando cultivadas como plantas de interior requer os mesmos cuidados básicos, conforme veremos a seguir.

Se você mora em uma região de clima muito seco, os banheiros e as cozinhas podem ser bons ambientes para as samambaias em função da água corrente e dos vapores.

Para ajudar suas samambaias a prosperarem em outros ambientes, experimente uma destas opções: adicione um umidificador de ambiente; borrife levemente suas samambaias regularmente (evite fazer isso diariamente); coloque as plantas longe de aberturas e ventiladores para evitar que sequem; adicione musgo bem umedecido ao redor da base da planta para ajudar a manter a umidade do solo.

Como plantar e cuidar de samambaias em ambientes fechados?
Qual o local ideal para a samambaia?

Por ser uma planta tropical que se desenvolve naturalmente em florestas, a samambaia prefere locais úmidos e sombreados. Se você encontrar um espaço assim em sua casa, ela exigirá muito pouca manutenção.

Apesar de preferir locais com sombra, ela não deve ser afastada completamente da luz solar, mas sim recebê-la de uma forma indireta. Portanto, para cultivar samambaias dentro de casa, esse é um ponto importante que você deve observar.

O local mais indicado para uma samambaia é próximo à uma janela que não receba o sol mais forte do dia, que são geralmente as janelas voltadas para o norte ou para o sul.

As condições ideais para o crescimento e exuberância das samambaias são as que oferecem muita umidade. Todas as espécies de samambaias adoram umidade.

Elas gostam de ser borrifadas em intervalos regulares com água na temperatura ambiente, limpa e pura, portanto a menos que o ambiente onde elas estejam apresente uma alta taxa de umidade, procure adotar esse procedimento.

Qual a temperatura ideal para a samambaia?

A samambaia não gosta de alterações muito bruscas na temperatura e não tolera temperaturas frias extremas, portanto, o ideal é manter a temperatura o mais frequente possível e o mais próxima de 21º C. Se a temperatura baixar de 15º C, ela já começa a sofrer os efeitos dessa queda.

Como aqui no Brasil diversas regiões têm estações com temperaturas extremas, se você mora em uma dessas regiões, procure proteger suas samambaias nas estações mais frias. Portanto, nessas regiões, cultivar samambaias dentro de casa é mais indicado do que em áreas externas.

Procure posicioná-las em ambientes que sejam menos frios da casa. Uma boa alternativa são as sacadas fechadas, que recebem a luz solar indireta e não sofrem com ventos frios. Além disso, o banheiro também pode ser um ambiente ideal, por ser um dos locais mais úmidos da casa e, geralmente, ficar mais aquecido.

Qual o vaso ideal para plantar a samambaia?

A samambaia é uma planta que adora solos úmidos, portanto, prefira utilizar vasos plásticos ou de algum outro material que retenha umidade. Vasos de cerâmica crua (vasos de barro), por exemplo, não são bons para reter umidade.

Outra forma de manter o nível de umidade do solo é usando recipientes duplos para suas samambaias. Plante a samambaia em um vaso de terracota (barro) e coloque-o dentro de um recipiente decorativo maior (pode ser um outro vaso ou até mesmo um cachepot). Coloque musgo bem umedecido entre os dois recipientes, dessa forma os vasos de barro transferirão a umidade para a planta. Cubra a parte superior do recipiente com mais musgo umedecido para esconder o vaso de barro e o musgo entre os vasos.

Para criar um ambiente de floresta tropical, com uma atmosfera atraente e cheia de umidade útil para as plantas em um canto do ambiente, coloque um grande recipiente à prova d’água em um local com luz indireta. Forre o fundo com seixos ou pedras de rio. Despeje água sobre as pedras, mas não cubra-as, pois as plantas não devem ficar na água. Encha esse recipiente com uma variedade de samambaias plantadas em vasos de terracota que fiquem em contato com as pedras.

Qual a rega ideal para a samambaia?

Conforme já explicamos, a samambaia adora clima e terra úmidos, portanto, sua maior preocupação deverá sempre mantê-la bem irrigada. Procure nunca deixar o solo secar completamente, pois isso vai estressar a sua planta. Se possível, regue suas samambaias diariamente, ou, sempre que perceber que o solo está começando a ficar muito seco. Mas lembre-se que terra úmida não é terra encharcada.

As samambaias muito espessas podem ser difíceis de regar, nesse caso procure usar um regador com um bico longo para direcionar a água para o centro da planta. Assim, regue generosamente, até escorrer pelo fundo do vaso.

Qual o solo e a adubação ideal para a samambaia?

As samambaias crescem muito, por isso podem esgotar o solo do vaso rapidamente. Por isso, procure preencher o vaso onde você irá plantar sua samambaia com um composto bem rico e procure adubá-la regularmente. Utilize para isso adubos e fertilizantes específicos para samambaias e siga as instruções da embalagem sobre a quantidade e frequência de fertilização.

As samambaias podem ser podadas?

Você não precisa, necessariamente, podar suas samambaias. Entretanto, suas folhas podem secar com o passar do tempo assim como algumas doenças podem afetá-las, apesar de serem plantas resistentes. Caso aconteça de algumas folhas ficarem com o aspecto feio ou danificadas, você pode remover essas folhas com uma tesoura de poda.

Talvez também uma poda seja necessária se sua samambaia estiver ficando de um tamanho exageradamente grande para o espaço destinado à ela. Nesse caso você também pode efetuar a poda sem preocupação de machucar a planta.

Samambaias precisam ser transplantadas?

Sim, conforme já comentamos, as samambaias bem ambientadas costumam crescer rapidamente e suas raízes esgotam o vaso onde estão plantadas. Se você perceber que sua samambaia está parecendo estressada, ou exigir regas em períodos de tempo mais curtos, provavelmente esteja no momento de transplantá-la. Veja como fazer isso aqui neste post (Poda de raízes, o que fazer quando as raízes tomam conta do vaso?), que publicamos aqui no blog.

Como propagar samambaias?

Você pode propagar as samambaias de várias formas diferentes, dependendo da variedade e da disponibilidade.

Algumas variedades de samambaias produzem esporos (aqueles pontinhos pretos que ficam sob as folhas), eles são um espécie de “sementinhas” que você pode plantar para obter novas mudas de samambaias. Para propagar dessa forma, retire vários esporos das folhas com um pincel e distribua-os em um vaso com terra enriquecida.

A segunda forma de propagar samambaias é através da divisão de touceiras. Para isso, retire a samambaia do vaso com o torrão inteiro.

Assim, cuidadosamente limpe a terra das raízes, desfazendo o torrão. A seguir, separe as touceiras em quantas você pretende plantar separadas. Se as raízes estiverem muito emaranhadas entre si, você pode usar uma tesoura para cortar algumas delas. Assim, com as touceiras separadas, faça o plantio normal em novos vasos.

A terceira forma pode ser feita com as variedades que possuem rizomas (caules subterrâneos). Essa propagação pode ser feita cortando um pedaço do rizoma que possua, pelo menos, duas gemas. Posteriormente, enterre esse rizoma em um novo vaso, deixando as gemas acima da terra.


Leia também:
Como plantar e como cuidar da Zamioculca
Como plantar e como cuidar de Lírios de Calla? Saiba tudo sobre essa linda flor…
Tudo sobre tulipas. Aprenda também como cultivar tulipas em vasos
Como limpar as plantas de dentro de casa?
Quais as plantas mais fáceis de cultivar dentro de casa?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *