Quais as plantas mais fáceis de cultivar dentro de casa?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Quais as plantas mais fáceis de cultivar dentro de casa?

Vamos conhecer plantas fáceis de cultivar? Se você não tem os polegares verdes mas sonha em cultivar suas próprias plantas, não se preocupe, existem plantas lindas que praticamente “se cultivam sozinhas”.

Selecionamos a seguir plantas muito populares e que são consideradas as mais fáceis de cultivar para iniciantes.

Conheça quais são as plantas de casa mais fáceis de cultivar

As plantas vivas são uma maneira ótima, rápida e barata de animar e decorar qualquer ambiente de uma casa, do escritório ao banheiro. E ainda podem virar um hobby muito prazeroso.

Ao contrário da crença popular, de que jardinagem é difícil e somente para pessoas experientes, saiba que existem algumas plantas de casa que são fáceis de cultivar, mesmo para pessoas que não acham que têm polegares verdes.

Dizer que uma planta de casa é fácil de cultivar, significa que é adaptável ao seu entorno imediato. Essas plantas não são exigentes e são as melhores hóspedes de casa que você já recebeu.

Elas toleram que esqueçamos os dias de regas, precisam de muito pouca poda ou ajustes, praticamente não ficam doentes ou infectadas por pragas, e a pouca luz não as incomoda por um tempo razoável.

Vamos descobrir que plantas são essas?
Zamioculca

Quais as plantas mais fáceis de cultivar dentro de casa - zamioculca

Você está procurando uma planta robusta? Resistente o suficiente para crescer sem a nutrição que a maioria das plantas exige? A zamioculca é essa planta.

Ela é uma planta resistente que se dá bem em ambientes fechados sob qualquer condição e mantém suas folhas saudáveis, além de ficar bem, não importa o quão marrom seja o polegar, ela vai resistir, pode ter certeza. 😂

A zamioculca prospera em luz relativamente baixa, assim como o filodendro, o pothos (jiboia) e as plantas do gênero spathiphyllum, como o lírio-da-paz.

Acredita-se que essa planta surgiu e se desenvolveu nas piores condições possíveis, sem água e luz e sem uma praga para atacá-la. Os jardineiros experientes são unânimes em afirmar que ela é, sem dúvida, uma das plantas mais fáceis de cultivar do planeta.

A zamioculca é uma das melhores plantas para cultivar em escritórios devido à baixa manutenção e por ser uma planta resistente.

Ela é uma planta de crescimento lento, seu tubérculo subterrâneo é espesso e armazena água por muito tempo sem regar. Os caules retêm a umidade, assim como as folhas verdes escuras e naturalmente brilhantes. Suas folhas são tão brilhantes que parece que foram polidas.

Ela não sofre com falta de água, na realidade, a única coisa que pode matá-la é o excesso de água, portanto, se suas folhas ficarem amarelas é pelo excesso, pare as regas imediatamente até a terra ficar bem seca.

Filodendro

Por falar em plantas bonitas e difíceis de matar, você pode experimentar também cultivar filodendros. Essas plantas vínicas podem ter folhas verdes sólidas ou variegadas e sobreviverão com muita ou pouca luz. Se adaptam a diversas condições.

Regue-as quando as folhas ficarem caídas e começarem a fechar. Essa planta pode ficar até um mês sem água, e se tratada com um pouco mais de cuidado, ela vai crescer e se desenvolver muito em qualquer lugar que você a colocar.

Ela prefere pouca luz, que é quando fica mais exuberante, se colocá-la em uma luz mais forte, ela ofusca seu potencial de beleza e crescimento e pode queimar com luz solar direta.

Existem, muitas variações do gênero filodentro, todas elas muito resistentes, inclusive uma dessas variações é praticamente idêntica à jiboia, como poderemos ver mais adiante.

Você poderá cultivar diversas variações dessa planta, dessa forma, aumentar significativamente as variedades dentro da sua casa.

Qual a diferença entre filodentro e jiboia?

Algumas variedades de filodentro são tão parecidas com a jiboia, que, mesmo jardineiros experientes algumas vezes as confundem.

O filodendro exige cuidados mais específicos e é mais tóxico do que a jiboia para os animais, portanto, se você tiver animais de estimação, principalmente gatos, prefira a jiboia. Além disso, a jiboia é menos vulnerável a luz solar direta.

As folhas do filodendro são mais retas, têm a ponta mais afilada e não dobram tanto quanto as folhas da jiboia. Seu caule é mais fino e liso, enquanto o da jiboia é mais grosso e áspero.

Jiboia

jiboia

A jiboia é uma planta que se você a negligenciar vai demonstrar seu sofrimento somente depois de muito tempo, entretanto, assim que você voltar a cuidar dela, rapidamente se recupera e volta à sua forma e exuberância.

Elas são fáceis de cuidar porque são tão fortes e duráveis, se adaptam bem a qualquer ambiente interno, crescendo vigorosamente em qualquer lugar com luz fraca ou forte. Ela só sofre com luz solar direta.

Diferentemente do filodentro, o formato das suas folhas é de coração e são mais brilhantes. Além disso, podem ser mescladas de verde e amarelas, verde e brancas ou até mesmo verde escuras.

As verde escuras são as mais simples e mais fáceis de cultivar, as de cor mais clara, mescladas ou marmorizadas, precisam de mais luz do que as plantas de folhas verde escuras.

Ela pode ser colocada em uma mesa, uma estante ou pendurada, e se você oferecer condições, ela vai se agarrar e subir por qualquer objeto que esteja ao seu alcance.

Suas folhas são tóxicas, portanto tome cuidado com crianças e animais de estimação.

Costela de Adão

A Costela de Adão é uma planta linda, fácil de cuidar e muito exuberante, diferentemente das anteriores, ela exige um pouco mais de luz e regas mais frequentes, entretanto é capaz de suportar longos períodos sem rega.

Apesar das regas precisarem ser mais frequentes, ou seja, sempre que você observar que a terra está seca, evite regá-la em demasia para não provocar apodrecimento das raízes.

Suas folhas são enormes, brilhantes, recortadas, furadas e arredondas, o que transforma a Costela de Adão em uma planta única e que atrai o olhar.

Babosa (Aloe Vera)

A babosa é outra planta muito fácil de cultivar. Um ambiente bem iluminado, como a cozinha, o banheiro, ou uma sacada é perfeito para ela. É também uma planta muito resistente.

É uma planta que exige um pouco mais de cuidado que as anteriores, entretanto, quando plantada em um solo rico e recebendo regas sempre que o solo estiver seco, ela não vai exigir praticamente mais nada.

Bambu da Sorte

Os bambus estão entre as plantas que crescem nas mais diversas condições. Eles crescem até em vasos com água, ou seja, não requerem nem solo.

Eles preferem luz solar indireta, mas não são muito exigentes. Você perceberá facilmente que está oferecendo pouca água para o seu bambu se suas pontas começarem a escurecer.

Cactos

Quais as plantas mais fáceis de cultivar dentro de casa - cactos


Sobre cactos nem precisa falar muita coisa, não é mesmo? Uma planta que nasce e se desenvolve nos locais mais inóspitos do planeta certamente é fácil de cultivar.

Existem muitos cactos bonitos domesticados para serem cultivados dentro de casa atualmente, com diferentes espécies enxertadas umas nas outras, para que pareçam florescer.

Os cactos apresentam muitas cores e tamanhos e ficarão felizes com muito sol em uma sala quente e muito pouca água. A causa mais comum de morte dos cactos é o excesso de água, portanto, seu único cuidado vai ser não encharcá-los demais.

Uma das melhores plantas para colocar sobre uma mesa é o cactos, ele é relativamente pequeno e ocupa pouco espaço sobre a mesa.

Praticamente a mesma coisa pode ser dita sobre as suculentas, a única diferença é que elas exigem um pouco mais cuidados que os cactos e mais água.

Planta-aranha

Quais as plantas mais fáceis de cultivar dentro de casa - planta aranha

E por último, selecionamos outra planta que é muito fácil de cultivar e cuidar, a planta-aranha. Ela é uma planta com uma enorme capacidade de adaptação. Você pode colocá-la em qualquer lugar dentro de casa sem grandes cuidados.

Sua única preocupação será observar se suas pontas estão marrons. As pontas marrons na planta-aranha significam que você está fertilizando demais sua planta ou que há uma superabundância de minerais na água.

Essa planta recebeu esse nome popular porque se parece com uma aranha. Além disso, as novas mudas crescem e ficam penduradas na mãe como em uma teia.

Ela pode ser encontrada em listras amarelas e verdes, brancas e verdes, ou totalmente verdes. Ela não costuma florir, mas se você tiver sorte, sua planta apresentará um pendão com flores brancas.

Um benefício adicional para quem cultiva essa planta é que ela é um filtro natural das impurezas do ar.


Leia também:
Maneiras fáceis e eficientes de podar as plantas de dentro de casa
Orquídeas, como cuidar?
Como plantar e cuidar de peperômias dentro de casa
Por que usar plantas artificiais decorativas
Como cultivar pitaya
Como cultivar lavanda em vaso

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *