Adotei um gato, e agora? Veja o que fazer

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

“Adotei um gato, e agora?” Em primeiro lugar, parabéns! Você terá mais amor e alegria em seu lar com o novo amigo. Mas antes de correr para comprar roupinhas e acessórios no pet shop de luxo, alguns cuidados são fundamentais.

O que fazer em primeiro lugar? Qual alimento ele consome? Quais as vacinas fundamentais? Essas e outras questões estão entre as mais comuns entre quem acaba de adotar um gatinho.

Especialmente se for a primeira vez. Se este é o seu caso, fique calmo, porque este post irá te ajudar.

Reunimos dicas muito importantes sobre o que fazer para que o gato tenha a melhor adaptação ao novo lar. Confira!

Adotou um gato? A primeira coisa é levá-lo ao veterinário

O primeiro passo é levar o pet imediatamente ao veterinário. Se possível, antes mesmo de levá-lo para casa.

Mas caso não seja possível , agende uma consulta o quanto antes. Pode parecer uma informação óbvia. Contudo, muitas pessoas negligenciam essa etapa que é muito importante para a saúde do animal.

Porque a avaliação do profissional irá verificar se o gatinho tem algum ferimento, infecção ou doença que precisa ser tratada.

E se você tem outros animais em casa, principalmente gatos, é fundamental que o novo gato adotado faça testes de FIV e FeLV. Elas são a AIDS felina e Leucemia Felina, respectivamente.

Ambas as doenças são muito graves e demandam cuidados específicos para a melhor qualidade de vida do animalzinho.

Ah e não se esqueça das vacinas! Elas vão garantir a prevenção contra doenças em seu gatinho. Converse com o veterinário sobre as doses indicadas para o seu animal.

Pense na alimentação adequada do seu novo pet

O seu gatinho adotado precisa de uma boa alimentação. Caso seja um filhote, compre leite próprio para alimentar gatos. Portanto, nada de leite de vaca, ok?

Se o gatinho for recém-nascido, o ideal é buscar uma gata para que seja mãe de leite. Converse com amigos, familiares ou grupos de adoção sobre fêmeas que tenham tido filhotes recentemente.

Mas cuidado com a saúde de ambos. Por isso o reforço em levar o animal inicialmente ao veterinário.

Se o gatinho já come ração seca, escolha alimentos de boa qualidade. Evite ração que tenha corante, pois elas podem ocasionar problemas na pele e até nos órgão internos dos animais.

O sachê é outra alternativa saudável para alimentação do gato adotado. Todavia, sempre alterne com a ração seca.

Castração e medicação

Muito se fala que a castração é um ato de amor. E isso é verdade, porque ela evita a reprodução indesejada e deixa o animal mais tranquilo e saudável.

Os benefícios da castração são inúmeros para os gatos. Com ela, o pet macho não demarca o território com a urina.

E para ambos os sexos, a necessidade de sair para acasalar é cessada.

Por fim, a castração deve ser feita nos filhotes a partir dos seis meses de idade. Porque é nessa idade que eles atingem a maturidade sexual e estão propensos à procriação.

“Adotei um gato e possuo outros, e agora?”

Gateiro que é gateiro segue a tendência de ter mais de um animal em casa. Por ser sensível ao seu ambiente, um gato precisa se adaptar aos poucos à nova rotina.

Porque a chegada de um pet novo pode ser desgastante, tanto para o recém-chegado quanto para os antigos moradores.

Então a dica é ir com calma. Cada gatinho tem sua própria personalidade e tempo para adaptações.

Assim, para adaptar um gato adotado no novo lar você deve:

  • Preparar um ambiente seguro: separe um cômodo da casa para que o novo gatinho fique tranquilo até começar a se adaptar. Coloque pote de comida, água, caixa de areia e brinquedos para ele se sentir bem;
  • Não apresente o novo morador imediatamente: inicialmente não deixe que os gatos tenham contato visual, porque isso pode causar estresse;
  • Acostume com o cheiro: os gatos residentes devem começar a se adaptar ao cheiro do gato novo. Então faça bastante carinho no gatinho residente para ficar com o cheirinho dele nas mãos e leve ao novo adotado. E depois vice e versa;
  • Primeiro contato: depois de alguns dias, faça o primeiro contato visual. É normal que eles tenham reações agressivas, por isso devem ficar longe fisicamente até se acostumarem;
  • Tenha paciência: cada gato tem o seu tempo de adaptação, então todas as etapas precisam ser feitas com paciência e cuidado para evitar brigas entre os pets.

Nessa última etapa, também pode seguir outras dicas, como colocar a alimentação de todos os gatos no mesmo ambiente e brincar com todos ao mesmo tempo.

Lembre-se que essa adaptação pode demorar até 90 dias. Por isso tenha calma e respeite o tempo de cada gatinho.

Mas depois tudo vira festa, porque quando os gatinhos se adaptam, dificilmente desgrudam um do outro!

O que fazer quando se adota um gato e se tem cães?

Por outro lado, se você tem cães em casa, esse processo de adaptação com o gato é diferente.

No caso de ter cães filhotes e cães adultos e adotar um gato é sinônimo de dúvidas. Porque é impossível prever qual será a reação dos pets com essa novidade.

Por isso, faça a apresentação dos animais em um ambiente controlado e sem acesso à rua. Inicialmente, deixe o cão preso no canil, ou atrás da porta, e deixe-o cheirar o gato, enquanto você segura no colo.

Incentive e faça carinho em ambos os pets e caso necessário, peça ajuda para alguém segurar um dos animais.

Durante o processo de adaptação, não deixe cão e gato sozinhos no ambiente. Faça interações do cachorro com o gato novo, sempre com supervisão.

Se preciso, mantenha o cão na coleira por um tempo. Para que ele não avance e assuste o felino, deixando o processo mais difícil.

Dê atenção e muito carinho para ambos os pets, sem aplicar punições. Com o tempo o cenário será outro e eles poderão ser grandes amigos.


Coloque tela na casa. O ideal é criar o gato sempre indoor

Mesmo que a natureza dos gatos seja fã das famosas voltinhas, é preciso ressaltar a importância de criá-los sempre indoor. Ou seja, sem acesso à rua.

Porque a rua representa perigos para o pet, com risco de atropelamentos, brigas com outros animais ou ser ferido por ação humana. Inclusive com grandes riscos para vida do animalzinho.

Além disso, a criação indoor proporciona mais saúde e qualidade de vida para os gatos. E eles podem chegar até mesmo ao dobro da idade, se comparado aos animais que têm acesso à rua.

Por isso, o ideal é colocar telas em todas as saídas da casa, como portas, janelas e sacadas.

Seja em casa ou apartamento, a proteção evita que o animal fuja e se exponha aos perigos do ambiente externo.

Porque essas atitudes salvam a vida do seu gato e promovem mais proteção para ele.

Proporcione um lugar para ele viver feliz

“Se o gato for criado somente em casa, ele pode ficar estressado”. Essa afirmação não deixa de ser correta, mas a grande dica é proporcionar um ambiente feliz a ele!

Gatos amam lugares altos para observar o ambiente. Então tenha móveis e prateleiras para que eles possam subir e ficar em seu refúgio favorito.

Outro item essencial para o gato é o arranhador. Os pets amam afiar suas garrinhas nesses objetos.

E se você não tiver em casa, ele irá procurar o sofá, a cama, estante para isso, o que pode ser um transtorno.

E sempre faça Brincadeiras e joguinhos para estimular o físico e o mental do seu filho de quatro patas. Na internet existem diversos tutoriais.

Conclusão

Agora que você adotou o gato e conhece todos os cuidados para o seu bichano se adaptar e ser feliz no lar, aproveite as dicas desse artigo e ponha em prática.

E vale lembrar que, mesmo que os gatos sejam fãs da caixa de papelão, uma caminha bem confortável faz toda a diferença para ele.

As que têm formato de toquinha permitem o conforto e a privacidade que a sua natureza precisa. E se você tem mais de um gato em casa, cada um deve ter a sua caminha e assim evitar disputas no ambiente.

Desta maneira, o seu novo gatinho terá conforto, amor e muita diversão no novo lar!


Leia também:
Como adaptar um segundo gato em casa
Como evitar e como tratar a obesidade em gatos
A importância de adotar um animal de estimação em vez de comprar
9 dicas maravilhosas para donos de gatos inexperientes
Explicando os comportamentos curiosos dos gatos
Gato absorve energias negativas?
Por que eu atraio gatos?
Como cortar as unhas de um gato

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *