Será que a pipoca traz benefícios ou malefícios para nossa saúde? Nesse texto vamos procurar explicar o que é mito e o que é verdade.
Pipoca combina com muitos momentos do nosso dia não é mesmo? Quando estamos em frente à televisão, no cinema, em um lanche rápido, numa reunião informal com amigos, como tira-gosto, em uma noite romântica à dois, em um passeio no parque, enfim, muito fácil de fazer e muito gostosa de comer, a pipoca é quase uma unanimidade.
Alguns preferem doce, outros salgada, mas dificilmente alguém “odeie” comer pipoca. Porém, há quem afirme que consumir pipoca não é saudável para nossa saúde.
Pipoca, benefícios ou malefícios para a saúde?
Para esclarecer essa dúvida, fomos pesquisar em estudos científicos realizados sobre as propriedades da pipoca e também sobre o motivo de muitas pessoas atribuírem à pipoca a má fama de alimento nocivo à nossa saúde.
A conclusão que chegamos é que, para nossa alegria, a pipoca é um alimento extremamente saudável, o problema real são os ingredientes que muitos costumam adicionar à ela, como o excesso de sal, manteiga, coberturas prontas repletas de conservantes químicos e outras substâncias prejudiciais ao nosso organismo.
Qual o malefício da pipoca de micro-ondas?
As pipocas produzidas especialmente para micro-ondas são um exemplo desse problema. Isso porque, ao consumi-las, em vez de aproveitarmos os benefícios oferecidos pela pipoca, na verdade estamos ingerindo os malefícios do que é adicionado à ela.
Portanto, a pipoca em seu estado natural é um grão que podemos consumir sem preocupações. Rica em fibras, vitaminas e antioxidantes e pouco calórica, a pipoca é um alimento que deve ser incluído em nossa alimentação. Existem pesquisas que demonstram que a pipoca contém mais antioxidantes e é mais benéfica ao nosso sistema imunológico do que muitas frutas e hortaliças.
Você é adepto da praticidade de fazer pipocas em micro-ondas, mas quer evitar os malefícios trazidos pelos ingredientes contidos nas pipocas específicas para ele? Então, mais abaixo nesse artigo, você encontrará um vídeo de uma pipoqueira perfeita para fazer pipocas saudáveis usando seu micro-ondas. Trata-se da Pipoqueira de Silicone para Micro-ondas, comercializada pela Inova Store, loja parceira do blog “Lar, Doce Lar”. Saiba que para fazer pipoca é suficiente aquecê-la sozinha, adicionar óleos, manteigas e margarinas é totalmente dispensável. Então, depois de estourada você pode preparar sua pipoca com os temperos e sabores de sua preferência.
Existem registros históricos do consumo de pipoca há mais de 6.000 anos, quando então o milho era uma parte significativa da alimentação dos povos antigos. Avalia-se que com o aquecimento acidental, no fogo, do milho apropriado para pipoca surgiu o hábito de consumir pipoca dessa forma. Foram encontradas evidências de seu plantio e consumo há mais de 5.000 anos no Peru, no México e na América Central.
Veja abaixo alguns benefícios atribuídos à pipoca
- Melhora o sistema digestivo e intestinal;
- Ajuda na redução do colesterol ruim;
- É benéfica para o coração e para o sistema circulatório;
- Ajuda no controle do diabetes;
- Bem como, ajuda na prevenção do câncer;
- Evita o envelhecimento precoce;
- É uma excelente opção de alimentação para quem quer perder peso;
- Como é pouco calórica, podemos consumi-la em uma quantidade maior saciando, assim, a fome;
- É rica em Vitamina B6, Niacina, Tiamina, Riboflavina e Ácido Fólico, essenciais para nosso organismo.
Então, conforme prometemos acima, se você é fã de pipoca, quer aproveitar todos os seus benefícios e não tem muito tempo nem disposição para fazer em uma panela, veja como fazê-lo de forma saudável. Nesse vídeo usamos a Pipoqueira de Silicone para Micro-ondas.
Leia também:
Benefícios do milho para a saúde
Malefícios do amendoim
Conheça 10 benefícios surpreendentes da arruda para a saúde
Você já passou dos 40 anos? Veja essas 12 dicas para emagrecer com saúde
Saiba porque a lavanda é mais do que apenas um aroma relaxante
Amei o site, estão de parabens!
quero saber se as unidades ficam grandonas como nas panelas, já que os entendidos dizem que é a gordura adicionada para estourar os grãos do milho que as fazem deliciosas, grandes e crocantes. Se for assim quero comprar uma dessas imediatamente pois sou viciada em pipocas. Obrigada Marma.
Olá Marma, sim elas ficam igual, o que faz uma pipoca estourar é o calor e não a gordura. Quando à manteiga, por exemplo, você pode colocar nessa, mas somente para adicionar sabor se quiser.
Amo pipoca.
Parabéns gostei muito das informações, muito interessante.
Tinha um certo resseio de.come-la
A noite.
Ter conhecimento é importantíssimo.
Chega tenho vontade de compartilhar com meus amigos.
Deus abençoe vcs sempre.
Boa.noite.
Adoro pipocas; faço com um pouco de óleo e manteiga e uma pitada de sal como até saciar a fome kkkkkjkk
Eu uso pipoqueira elétrica,faz sem manteiga sem gordura adiciono pouco sal,depois de pronta fica uma delícia.
bom dia….tenho uma pequena pedra na vesícula e quando como pipoca, me dá a impressão de que a pedrinha se mexe e me causa dores….enfim,,,pipoca pode dar algum problema para quem tem pedra na vesicula?
Olá Iverson, se acontece essa relação de dores ao comer pipoca, sugerimos uma consulta ao seu médico.
O que causa as dores, é a gordura ingerida. Tirei a minha tem 2 meses, estava cheia de pedras.
Como tenho colesterol alto fiquei com receio de comer pipoca faço em casa com pouco óleo e manteiga agora tirei a dúvida posso comer bastante 🍿 pois gosto muito faço em panela obrigada pela dica
Conhecimento é poder.
Wau. Gostei.
A pipoca de pacote essa comprada pronta em distribuídor,parece isopô qual maleficio ou benefício no nosso organismo
Depende do que seja adicionado nela, como conservantes e aromas artificiais.