Malefícios do amendoim

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

malefícios do amendoim salgado

Se você exagera no consumo de amendoim, então precisa rever esse hábito, pois há muitos malefícios em fazer isso.

Por ter um alto valor nutricional e um delicioso sabor crocante, então as pessoas tendem a exagerar nos lanches com amendoim. Mas você precisa saber que esse consumo em excesso pode fazer mais mal do que bem para a saúde.

No texto “Quais são os principais benefícios do amendoim?” destacamos todas as qualidades desse delicioso grão que tanto colabora com nossa saúde. No entanto, cabe também esclarecer que seu consumo em excesso pode ser ruim.

O amendoim costuma ser o substituto ideal para petiscos processados e frituras que fazem mal para a saúde. Isso porque, além de saudável e gostoso, ele é composto por poderosos nutrientes que saciam a fome entre as refeições.

Os amendoins são repletos de gorduras saudáveis ​​e contêm muitas gorduras poli e monoinsaturadas. Além disso, é uma das maiores fontes de gorduras ômega 6. Essa substância ajudar ajuda a combater diversas doenças inflamatórias, incluindo doenças do coração, diabetes e câncer.

Mas o consumo em exagero pode ser um problema

No entanto, essa explosão de sabores do amendoim e sua crocância, com gostinho de “quero mais”, faz com que as pessoas tendam a exagerar no seu consumo.

É então quando os malefícios desse consumo de amendoim começam a surgir. Isso porque eles não são apenas ricos em gorduras boas e ácidos graxos, assim como uma excelente fonte de proteínas e magnésio. Portanto, embora os amendoins possam ser ótimos para a saúde, eles tendem a representar algum risco

Por exemplo, o alto teor calórico está entre os malefícios do amendoim, ele pode ser péssimo para ganhar peso. Além disso, grandes volumes de gorduras, mesmo que saudáveis, podem levar a problemas como acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, problemas digestivos, artérias entupidas e outras complicações de saúde.

É por isso que o seu consumo excessivo pode afetar a saúde. Vamos conhecer então alguns dos malefícios que o amendoim pode causar?

Principais malefícios do amendoim
1. Você pode ganhar peso

Como o amendoim é uma rica fonte de gordura, seu consumo excessivo pode levar ao ganho de peso. Segundo uma pesquisa, uma mão cheia de amendoim tem 170 calorias. De acordo com as diretrizes alimentares, nosso corpo precisa de uma ingestão diária de 1600 a 2400 calorias. Portanto, ao petiscar amendoim, é fácil ultrapassar a ingestão diária e pode levar ao ganho de alguns quilos.

2. Inibe a absorção de minerais

Apesar de contribuir muito para saúde geral, o amendoim pode bloquear a absorção de minerais em nosso corpo. O ácido fítico, um composto do amendoim, é responsável por inibir a absorção de ferro, zinco, cálcio e magnésio. Assim, no decorrer do tempo, os fitatos podem provocar deficiências minerais, irritação no trato intestinal e alergias.

3. Pode causar pressão alta

Apesar dos amendoins serem pobres em sódio, nós tendemos a comê-los salgados como petisco. Então, isso não é um dos malefícios direto do amendoim, mas o sódio contido no sal aumenta nossa pressão arterial. Isso porque, o excesso de sódio leva água e fluidos para a corrente sanguínea, causando pressão alta. Portanto, opte por amendoins com baixo teor de sódio ou sem sal.

malefícios do amendoim

4. Pode aumentar a inflamações

Com base no fato do amendoim conter um grande volume de ômega 6, mas não de ômega 3, dessa forma ele pode aumentar a proporção de ômega 3 em relação ao ômega 6 em nosso corpo. Portanto, esse desequilíbrio entre os ácidos graxos insaturados essenciais pode causar inflamações.

5. Mortal para pessoas alérgicas a nozes

Por mais comuns que sejam as alergias ao amendoim, o número de produtos com amendoim em suas várias formas é enorme. A reação ao amendoim é comum devido aos extratos usados no processamento de alimentos e contaminação cruzada de alimentos expostos ao amendoim durante seu preparo. Alguns sintomas da alergia ao amendoim são coceira na pele, falta de ar e diarreia.

Conclusão

Em geral, qualquer coisa em excesso é prejudicial, assim, mesmo que você adore amendoim, procure consumi-lo de forma consciente. Portanto, ingerir amendoim com moderação é a chave para obter seus benefícios sem sofrer com seus efeitos colaterais.


Leia também:
Benefícios do milho para a saúde
Malefícios do café
Afinal, a pipoca traz benefícios ou malefícios para a saúde?
Dieta paleolítica, o que é e por que é tão popular?
Conheça 11 malefícios surpreendentes provocados pela melancia
Malefícios do leite e seus derivados

Compartilhe...

Um comentário em “Malefícios do amendoim

  1. gilvan henrique disse:

    mito: gorduras saudáveis não faz mal ao coração nem entopem artérias, o maior mal para o coração chama-se: açúcar! e as gorduras trans, encontradas nas batatas fritas, óleos vegetais (exceto azeite, abacate , linhaça e coco), sorvetes industrializados, gorduras vegetais hidrogenadas etc e qual seria a quantidade moderada de amendoim? o texto não diz nada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *