Malefícios do leite e seus derivados

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

malefícios do leite e seus derivados

Você sabia que o consumo de leite pode trazer vários malefícios? Inclusive há quem defenda que o leite e seus derivados não devem ser consumido por adultos ou que deva ser consumido com moderação.

Embora o leite seja considerado uma fonte importante de nutrientes, como proteínas, cálcio e vitamina D, algumas pessoas podem apresentar intolerância à lactose, alergia ao leite ou sensibilidade a proteínas do leite.

Além disso, de acordo com pesquisas, o leite também pode apresentar outros malefícios importantes, vamos conhecer alguns deles?

Quais os malefícios do leite e seus derivados?

O leite e outros produtos lácteos são uma das principais fontes de gordura saturada ingerida pela maioria das pessoas, contribuindo assim para doenças cardíacas, diabetes e doença de Alzheimer.

Estudos também associaram os laticínios a um risco aumentado de câncer de mama, ovário e próstata. Entre os principais malefícios do leite para nossa saúde alguns podem ser destacados:

Aumento do risco de doenças cardiovasculares

O leite e outros produto lácteos contêm gordura saturada e colesterol – que obstruem as artérias -, e com isso podem aumentar o risco de doenças cardíacas em algumas pessoas.

Dietas ricas em gordura, gordura saturada e colesterol aumentam o risco de doenças cardíacas, que são uma das principais causas de morte. Os queijos são especialmente perigosos, porque um queijo em geral tem tem 70% de gordura em sua composição.

Risco de cáries

Diferentemente do que se acreditava no passado, o leite pode não ser bom para a formação dentária. Isso porque o leite contém açúcar natural, que pode contribuir para a formação de cáries dentárias, principalmente em crianças.

Afeta a saúde óssea

Também diferentemente do que se acreditava, uma pesquisa demonstrou que os produtos lácteos têm pouco ou nenhum benefício para a saúde óssea.

De acordo com uma análise publicada no British Medical Journal, a maioria dos estudos falha em mostrar qualquer ligação entre a ingestão de laticínios e ossos quebrados ou fraturas. Nesse estudo, os pesquisadores acompanharam as dietas, exercícios e taxas de fratura por estresse de meninas adolescentes e concluíram que laticínios e cálcio não previnem fraturas por estresse.

Outro estudo com mais de 96.000 pessoas descobriu que quanto mais leite os homens consumiam na adolescência, mais fraturas ósseas eles sofriam quando adultos.

malefícios do leite e seus derivados - mulher assustada

Aumento do risco de câncer

Algumas pesquisas sugerem que o consumo excessivo de laticínios pode estar associado a um aumento do risco de câncer, como por exemplo, câncer de próstata, ovário e câncer de mama.

Um estudo com quase 10.000 mulheres descobriu que as que consumiam dietas com baixo teor de gordura tinham um risco 23% menor de recorrência do câncer de mama. Assim como, elas também tinham um risco 17% menor de morrer da doença.

Um estudo que comparou as dietas de mulheres diagnosticadas com câncer de mama àquelas sem câncer de mama descobriu que as que consumiam mais queijos tinham um risco 53% maior de contrair câncer de mama.

Outro estudo descobriu que, entre as mulheres previamente diagnosticadas com câncer de mama, aquelas que consumiam uma ou mais porções de produtos lácteos com alto teor de gordura – por exemplo, queijo, sorvete e leite integral – diariamente tinham uma mortalidade por câncer de mama 49% maior, em comparação com aquelas que consumiam menos de meia porção diariamente.

O volume consumido é importante

Por fim, outras pesquisa descobriu que mulheres que consumiam 1/4 a 1/3 de xícara de leite de vaca por dia tinham 30% mais chance de contrair câncer de mama. Uma xícara por dia aumentou o risco em 50%, e 2 a 3 xícaras diária foram associadas a um aumento de 80% na chance de ter câncer de mama. Além disso, esse estudo cita pesquisas que mostram que os veganos, mas não os ovo-lacto-vegetarianos, têm menos câncer de mama do que os não vegetarianos.

De acordo com uma meta-análise que incluiu 32 estudos, a alta ingestão de produtos lácteos aumenta o risco de câncer de próstata. Em outro estudo, homens que consumiam três ou mais porções de laticínios por dia tiveram um risco 141% maior de morte por câncer de próstata em comparação com aqueles que consumiam menos de uma porção.

Em contrapartida, evitar laticínios e consumir uma dieta mais baseada em vegetais pode ajudar a proteger a próstata. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que homens que seguiram uma dieta vegana tiveram um risco de câncer de próstata 35% menor do que aqueles que seguiram uma dieta não vegetariana, ovo-lacto-vegetariana, pesco-vegetariana ou semi-vegetariana.

Intolerância à lactose

Algumas pessoas têm dificuldade em digerir a lactose, o açúcar natural do leite, o que pode causar sintomas como dor abdominal, inchaço, flatulência e diarreia.

Bebês e crianças produzem enzimas que quebram a lactose, o açúcar encontrado no leite materno e no leite de vaca. No entanto, à medida que crescemos, muitos de nós perdemos essa capacidade e é quando surgem os problemas de intolerância.

A intolerância à lactose é comum, afetando grande parte da população mundial.

malefícios do leite e seus derivados - recusando leite

Alergia ao leite

Algumas pessoas podem ter uma reação alérgica ao leite e seus derivados, que pode causar sintomas como inchaço, náusea, vômito, diarreia e erupção cutânea.

Mas nem todas as pessoas apresentam esses problemas com o consumo de leite e produtos lácteos. No entanto, se você tiver alguma preocupação em relação ao consumo de leite, é recomendável consultar um profissional de saúde.

Conclusão

O leite e seus derivados oferecem malefícios para a saúde, mas em uma escala diferente para diferentes pessoas. Além disso, a quantidade consumida diariamente também deve ser considerada.

Muitas pessoas, incluindo as vegetarianas, ainda consomem quantidades substanciais de laticínios. Além disso, apesar das evidências científicas que questionam seus benefícios à saúde e indicam seus riscos potenciais, algumas vezes há estímulo tanto governamental como de grandes empresas associando esses produtos à boa saúde.

Embora os laticínios sejam “vendidos” como alimentos essenciais para ossos fortes, não é o que a ciência afirma. Algumas coisas importantes a considerar incluem possíveis problemas de saúde, como doenças cardíacas, certos tipos de câncer, problemas digestivos e diabetes.


Leia também:
Suco de beterraba: benefícios e malefícios
Benefícios do milho para a saúde
Malefícios do café
Pepinos em conserva, como fazer?
Malefícios do amendoim
Mel, benefícios e malefícios!

Compartilhe...

Um comentário em “Malefícios do leite e seus derivados

  1. Carlos Alberto Guimarães de Sá disse:

    Vai muito mais que isso que foi colocado. Sangue do animal, devido a ordenha dolorosa, antibiótico que o animal toma e outras drogas a ele aplicadas fora outras coisas que não chegam ao nosso conhecimento. Portanto, não é para o ser humano consumir. Podemos nos acostumar com outras coisas que possuem benefícios igiuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *