Pepinos em conserva, como fazer?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Pepinos em conserva - Capa

Se você gosta de pepinos em conserva, então descubra várias curiosidades sobre eles, assim como uma receita simples de fazer e deliciosa.

Os pepinos em conserva são um alimento popular e tradicional em muitas culturas ao redor do mundo. Com um sabor agridoce e crocante, são uma opção saudável e saborosa para adicionar aos lanches, sanduíches e saladas.

Além disso, os pepinos em conserva são fáceis de fazer em casa e podem ser personalizados com diferentes temperos e ingredientes.

Saiba mais sobre pepinos em conserva

Os pepinos em conserva são geralmente feitos a partir de pepinos frescos e crocantes que são embebidos em uma solução de vinagre, água, sal e açúcar. Essa solução ajuda a preservar o pepino e a dar-lhe aquele sabor agridoce característico.

Existem muitas variações de receitas de pepinos em conserva, algumas incluem outros ingredientes, como alho, cebola e pimenta.

Mas, para fazer pepinos em conserva em casa que fiquem deliciosos, é essencial usar pepinos frescos e de qualidade. Portanto, escolha pepinos firmes e verdes, sem sinais de danos ou deterioração.

Os pepinos em conserva são uma ótima opção para um lanche saudável e natural. Eles são baixos em calorias e ricos em nutrientes, como, por exemplo, vitamina K e potássio. Além disso, o vinagre usado na solução de conserva pode ajudar na digestão e na redução da inflamação no corpo.

Cuidados ao consumir pepinos

Embora os pepinos em conserva sejam geralmente considerados um alimento saudável, é importante que você saiba que eles podem conter muito sódio.

Portanto, se em sua dieta você precisa controlar o consumo de sódio, é melhor consumi-los com moderação ou optar por uma opção com baixo teor de sódio. Por exemplo, você também pode experimentar fazer pepinos em conserva caseiros usando menos sal ou substituindo o sal por ervas ou temperos sem sódio.

Por fim, além de ser um lanche saudável, os pepinos em conserva também são uma ótima adição a sanduíches e saladas. Isso porque eles adicionam um sabor crocante e agridoce que combina bem com outros ingredientes.

Por exemplo, você pode adicionar pepinos em conserva a um sanduíche de frango, ou adicioná-los a uma salada de frutas para adicionar um toque de acidez.

Qual a diferença entre pepinos em conserva e picles?

Muitas pessoas acreditam que os picles são pepinos em conserva produzidos de forma que fiquem mais ácidos e picantes. Portanto esses dois nomes costumam ser usados como se fosse a mesma coisa.

No entanto, pepino em conserva é um termo genérico que se refere a pepinos que foram preservados em uma solução de vinagre, água, sal e temperos.

Os picles, por outro lado, são uma forma de preparar vários vegetais. Em resumo, todos os pepinos em conserva são picles, que podem ser mais picantes ou não, mas nem todos os picles são pepinos em conserva.

Você pode fazer picles com vegetais como couve-flor, cebola, cebolinha, repolho, entre outros, inclusive pepino.

Conheça então, uma receita de pepinos em conserva fácil de fazer e que fica muito crocante e deliciosa.

Receita deliciosa de pepinos em conserva

Os dois componentes essenciais dessa receita são a salmoura e os pepinos, mas você também pode acrescentar outros vegetais que você goste, assim como temperos.

Além disso, os pepinos aodai e japonês, muito populares no Brasil, são os mais indicados para fazer conservas mais gostosas.

pepino aodai

pepino aodai

Uma dica para eles ficarem extra crocantes. Fatie os pepinos frescos e coloque-os em uma peneira com alguns cubos de gelo por 20 a 30 minutos. Em seguida, escorra e seque-os antes de colocá-los na conserva.

Quanto à salmoura, existem variações que você pode usar de acordo com seu paladar e gosto pessoal. A opção mais básica é usar sal de cozinha comum em uma base de vinagre e água na proporção de 1 para 1.

As proporções dessa salmoura, assim como, novos ingredientes podem ser adicionados à ela. Por exemplo, se você prefere uma conserva mais picante, aumente a proporção de vinagre na mistura. Ou ainda, se você prefere um gosto adocicado, então adicione um pouco de açúcar à salmoura.

Que vinagre usar na salmoura? O vinagre mais comum, e que não altera muito o sabor do pepino, é o vinagre branco destilado, porque ele é incolor e oferece um ótimo sabor azedo. No entanto, você pode usar o vinagre de sua preferência. Você pode usar até mesmo um vinagre forte de vinho tinto, mas esteja ciente que o resultado será bem ácido e azedo.

pepino japonês

pepino japonês

Acrescentando sabores aos pepinos em conserva

Existem muitas maneiras de adicionar sabor à salmoura básica acima. Por exemplo, você poder usar sementes de coentro inteiras, sementes de mostarda inteiras, pimenta preta em grão ou folha de louro.

Mas adicionar especiarias ou outros aromatizantes à salmoura é totalmente opcional e gosto pessoal. Portanto, você pode brincar com a combinação de especiarias, fazer seus próprios testes e comparar resultados.

Você ainda pode usar ervas frescas ou secas, como endro (dill), tomilho, orégano, alecrim, assim como alho e cebola. Por exemplo, pique alguns dentes de alho e cebolas e adicione-os nos frascos. Eles vão marinar junto com os pepinos dando mais sabor. Além disso, você pode comê-los juntamente com os pepinos.

Para aumentar a picância, acrescente pimentas inteiras ou fatiadas.

Esterilize bem os potes que vão receber sua conserva de pepinos

Lave bem com água em abundância e sabão os recipientes de vidro que você pretende usar, assim como suas tampas. Caso você ainda sinta algum odor neles, então use uma solução de vinagre e bicarbonato de sódio na tampa e no recipiente e deixe descansar por alguns minutos. Mas NÃO feche o pote com essa solução, pois o vinagre e o bicarbonato de sódio reagem.

Em seguida, ferva água em panela grande o suficiente para caber seus potes submersos. Coloque os potes e tampas na água fervendo, girando-os para esterilizar todas as superfícies por cerca de 5 minutos.

Retire da água e coloque sobre um pano de prato limpo com a boca virada para cima e aguarde toda a água evaporar. NÃO coloque seus potes de vidro quente diretamente sobre superfícies frias, porque eles vão quebrar.

Pepinos em conserva caseira

Como montar o vidro de conserva de pepinos

Prepare os pepinos lavando-os bem. Pepinos pequenos você pode optar por deixar inteiros, mas se quiser deixá-los mais gostosos, você pode cortá-los longitudinalmente em em rodelas grossas. Conforme comentamos acima, se você tiver tempo, coloque-os em uma peneira com alguns cubos de gelo e deixe-os descansar por 20 a 30 minutos.

Faça a salmoura também nas proporções sugeridas acima, ou ao seu gosto pessoal. Em seguida acrescente todas as especiarias que você pretende usar para saborizar seus pepinos. Então, leve ao fogo e deixe ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos ou mais. Deixe a salmoura de lado para esfriar.

Agora posicione os pepinos junto com os outros ingredientes que você escolheu de forma a ocupar o máximo de espaço possível nos potes.

Então despeje a salmoura resfriada, se precisar, empurre os ingredientes para baixo, para que todos fiquem submersos na salmoura. Você pode dar umas batidinhas no pote para subirem possíveis bolhas de ar submersas.

Por fim, feche os potes com suas tampas e leve-os à geladeira por pelo menos uma noite antes de usar.

Uma última dica, mas não menos importante, ao consumi-los, nunca use colheres ou garfos contaminados para retirá-los do pote, pois isso vai estragar o que ficará para ser consumido em outro momento.

Os pepinos em conserva devem durar na geladeira por muitas semanas, mas é melhor consumi-los em poucas semanas para aproveitar ao máximo sua crocância e sabor.


Leia também:
Receita de torresmo. Aprenda duas deliciosas!
Saúde, quais os benefícios do pepino?
Qual a diferença entre sal marinho e flor de sal?
Como fazer arroz soltinho
O sal rosa é mais saudável?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *