Como fazer arroz soltinho

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Como fazer arroz soltinho

Aprenda como fazer o arroz branco soltinho e muito saboroso como os que vem em acompanhamento nos restaurantes.

O arroz branco combina com quase todos os outros alimentos e é apreciado no mundo inteiro. Por exemplo, na Espanha é popular na Paella, na Itália é popular no risoto, no Japão e China então, é refeição diária.

Aqui no Brasil é o acompanhamento mais comum em praticamente todos os pratos e é encontrado em quase todas as mesas.

No entanto, fazer um arroz soltinho e delicioso sem as medida certas é um pouco mais complicado do que parece. Então, vamos descobrir esse segredo?

Receita para fazer um arroz branco soltinho

Fazer arroz soltinho pode parecer uma tarefa complexa, entretanto, seguindo alguns passos básicos se transforma em uma tarefa bem simples.

Se necessário, lave o arroz (você poderá ver mais abaixo nesse texto quando lavar): Coloque o arroz em um escorredor e lave-o com água corrente até que a água saia limpa. Sendo assim, você vai remover o excesso de amido e evitar que o arroz fique grudento.

Deixe o arroz de molho (essa etapa pode ser pulada, é uma questão de gosto pessoal): Deixe o arroz de molho em água fria por pelo menos 20 minutos antes de cozinhar. Alguns cozinheiros fazem isso para hidratar os grãos e reduzir o tempo de cozimento.

Frite o arroz: retire completamente a água do arroz e frite-o com um pouco de óleo antes de acrescentar a água.

Use a proporção correta de água: A proporção correta é de duas xícaras de água para cada xícara de arroz em uma panela normal.

Adicione sal e outros temperos: Acrescente seu tempero, mexa e espere a água começar a ferver.

Cozinhe em fogo baixo: Depois que a água estiver fervendo, reduza o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos. Não mexa o arroz durante o cozimento.

Deixe descansar: Depois que o arroz estiver cozido, retire do fogo e deixe descansar por pelo menos 5 minutos na panela fechada antes de servir. Isso ajuda a soltar os grãos e evita que o arroz fique grudento.

arroz soltinho

Mitos e verdades sobre como fazer um arroz soltinho

Para que seu arroz fique ainda mais gostoso, entenda o que é mito ou verdade sobre o seu cozimento.

Lavar ou não lavar o arroz antes de cozinhar?

Depende do tipo de arroz que você comprou. Alguns tipos de arroz já vêm lavados, isso é mais prático e você não precisa lavar e nem esperar secar, o que facilita sua vida.

Ao comprar prefira uma marca de arroz com os grãos mais perolados e mais inteiros. A cor é importante, porque o perolado é mais soltinho que o branco. Grãos inteiros é importante porque os grãos partidos soltam mais amido e empapam o arroz.

Mas se o arroz não é do tipo lavado, então lave-o conforme ensinamos acima. É preciso lavá-lo porque durante o polimento ele solta uma farinha de amido que é retirada, eliminando as chances de não ficar soltinho.

Portanto, lave-o em água corrente. No inicio você vai observar que a água sai esbranquiçada. Lave até que ela saia transparente, então deixe-o escorrer até secar novamente antes de cozinhá-lo.

Fritar ou não fritar o arroz?

Frite o arroz seco para selá-lo e, assim diminuir o contato do amido com a água. Refogue como um óleo ou gordura de sua preferência, mas sem exagerar na quantidade de óleo.

A proporção de óleo usada é essencial para evitar arroz gorduroso. Portanto, para 1 xícara de arroz use 1 colher de sopa, mais do que isso o arroz ficará encharcado.

Usar água quente ou fria para fazer arroz?

O mais indicado é usar água quente, mas somente para agilizar o cozimento. No entanto, não existe uma temperatura “correta” para iniciar o cozimento do arroz.

Mas coloque a água somente depois do arroz estar bem frito, ou seja, quando os grãos já estiverem quase transparentes.

O arroz pode ser mexido durante o cozimento?

Durante o cozimento com água, evite mexer o arroz. Mas se você precisar fazer isso, faça o mínimo possível para evitar a quebra dos grãos e, assim aumentar o amido que o deixa grudento.

Mas é importante ressaltar que estamos falando de arroz branco de acompanhamento. Portanto, se você estiver fazendo um risoto, essa regra não vale e você deve mexer sim, e muito.

Conclusão

Adotando esses cuidados você vai conseguir fazer um arroz perfeito e soltinho como sempre sonhou.


Leia também:
Você sabe como engrossar seus molhos?
12 dicas para você economizar no preparo das refeições
Como tirar facilmente a pele de tomates
Dicas essenciais e truques para cozinheiros inexperientes
Os segredos de construir sabores na cozinha – primeiros passos
Air fryer: conheça as vantagens, receitas e como funciona

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *