Dicas de como plantar, cuidar e manter um pé de alecrim sempre saudável

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Dicas de como plantar, cuidar e manter um pé de alecrim sempre saudável

Se você quer aprender a plantar e cuidar de um pé de alecrim, então nesse artigo podemos ajudar.

O Alecrim é um dos temperos mais conhecido e utilizado na cozinha mundial. De origem mediterrânea, mesmo tendo um aroma e sabor marcantes e característicos, ele é muito versátil e pode ser combinado com diversos temperos no preparo dos mais variados alimentos.

Por exemplo, você pode usá-lo em omeletes, peixes, carnes vermelhas, aves, hortaliças, massas, pizzas, entre outros. Além disso, você pode usá-lo até mesmo em doces.


O alecrim é uma planta perene – muito duradouro, pode ser plantado apenas uma vez, e se bem cuidado, permanecerá saudável e produtivo por vários anos -, é formado por um arbusto com diversas ramificações. Pouco exigente, mantém-se facilmente muito verde (folhas com um bonito verde escuro e brilhante na parte superior e acinzentadas na parte inferior), tem as hastes lenhosas e as folhas muito pequenas e finas.

Plantar e cuidar de alecrim não é muito difícil

O pé de alecrim é uma planta muito resistente, porém, para mantê-lo sempre saudável e explorar ao máximo suas características, alguns cuidados são essenciais em seu cultivo.

Portanto, se você pretende contar com esse arbusto extremamente aromático em sua horta e deliciar-se com sua utilização, veja abaixo algumas dicas importantes para garantir o seu sucesso.

Por ser uma planta de origem mediterrânea, o pé de alecrim é muito resistente ao calor, à falta de umidade e ao vento, portanto ele pode ser cultivado até mesmo em solos pobres, como misturas de substrato com areia, porém, quanto mais rico o solo mais ele se desenvolverá e bonito ficará. Se você pretende plantá-lo em um vaso, dê preferência a um vaso grande, pois quanto mais terra disponível mais exuberante ele crescerá. Os vasos autoirrigáveis tamanho grande são perfeitos para ele caso você queira plantá-lo em um apartamento ou curta o cultivo indoor.

A drenagem do solo é fundamental

É importante também que o solo onde seu alecrim esteja plantado seja bem drenado para evitar o excesso de umidade.

Geralmente, o alecrim não suporta temperaturas muito baixas, embora as plantas adultas sejam mais resistentes, o ideal é protegê-lo de geadas ou do frio extremo. Porém, mesmo sofrendo com essas situações extremas, por sua rusticidade, ele provavelmente sobreviverá, mas levará algum tempo para se recuperar.

O sol é essencial em seu cultivo, portanto cultive o alecrim em um local que receba pelo menos 3 horas de luz solar direta diárias.

Portanto, se você optar pelo plantio indoor, procure fazê-lo em uma sacada ensolarada, uma área de serviço, ou outro ambiente de sua casa que receba essa iluminação direta.


Nos primeiros meses após o plantio procure manter o solo sempre úmido para acelerar o seu crescimento, mas não exagere na água, para não matar afogada sua plantinha.

Quando a planta já estiver adulta e bem desenvolvida, ela terá capacidade de resistir a períodos de seca mais longos. Sendo assim, você pode espaçar mais as regas.

Se você optar por plantar o alecrim com semente, provavelmente, se bem cuidado depois de brotar, em cerca de 120 dias você já poderá colher as primeiras folhas, porém, nesse caso sua planta poderá levar até 3 anos para se tornar adulta. O ideal é que o plantio seja feito a partir de uma muda.

Você também pode consumir as flores do alecrim

Quando o pé alecrim florir, você também poderá aproveitar as suas flores. Elas, além de serem comestíveis, dão um toque super especial e característico em saladas e diversos outros pratos.

Se você seguir as dicas, seu pé de alecrim manter-se-á sempre perfumado poderá durar produtivamente por até 10 anos.

Se o seu pé de alecrim crescer mais do que você gostaria, você também pode efetuar podas e aproveitar todos os galhos retirados. Para aproveitá-los, seque as folhas para serem consumidas secas futuramente.

Você também pode plantar o alecrim em seu jardim. Ele se transforma em uma bonita planta ornamental, além de perfumar o espaço em sua volta com seu aroma característico.


Leia também:
As vantagens de ter uma horta em casa
Alimentos que você só precisa comprar uma vez e depois pode cultivar em casa – Parte I
Horta – o que plantar em cada mês
A importância da adubação de hortas e jardins
Dicas imperdíveis para quem tem ou quer começar uma horta caseira
10 motivos para usar vasos autoirrigáveis

Compartilhe...

40 comentários em “Dicas de como plantar, cuidar e manter um pé de alecrim sempre saudável

  1. Regina Ribeiro disse:

    Amei ás dicas

    • Marco Antonio de Menezes disse:

      Dicas excelentes, pois comecei a plantar está bem abrigado porque aqui faz muito frio,porém toma muito sol,está muito lindo.Obrigado pelas dicas e forte abraço aqui Sul fronteira com a Argentina.

  2. Leila disse:

    Oi!
    Gostei mto da idéia de ter um vasinho de alecrim mas se entendi tudo, o alecrim não suporta bem mto vento, o q na minha casa, graças à Deus, tem bastante a ponto de precisar de um suporte de prender as portas!! Daí pensei em um lugar da minha casa q: vente mas não tanto e bata sol (e por favor não ache falta de noção da minha parte), mas este lugar seria o banheiro! Sei q alecrim tem a ver com comida mas … na minha casa, por exemplo, pra varrê-la é preciso fechar as portas e janelas ou o serviço não “rola”!!!
    Tenho uma orquídea e, às vezes pareço doida procurando um lugar q ela goste mas q o vento não a derrube!!!
    Aguardando retorno desde já agradeço
    Atenciosamente
    Leila

    • Lar, Doce Lar disse:

      Não há problemas em colocá-lo no banheiro, desde que seja ventilado e bem iluminado.

    • Denise Cury disse:

      Bom dia. Comprei um vaso com alecrim liiindo. Minha varanda bate Sol da manhã. Tenho irrigado diariamente, mas metade do vaso está com o alecrim queimado, morto😔😔. O que estou errando? Por que ele está morrendo? Será que NÃO devo molhar todo dia?? Moro no Rio de Janeiro.
      Obrigada

      • Rogério disse:

        Regue uma vez na semana e 3 horas de sol por dia.

    • Cristina disse:

      Oi, acho que vc não entendeu, o alecrim suporta bem vento. Vi também em outro matéria que até gosta dele.

  3. Helena Maria Rodrigues disse:

    Eu gostaria de comprar um pé de alecrim ,moro em apartamento não pode ser um vaso muito grande ,porém quero colocar na minha varanda .

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Helena, se a sua varanda recebe luz pode ser plantado sem nenhum problema. O tamanho dele será proporcional ao vaso, quanto mais terra disponível mais ele cresce.

    • Carlos H disse:

      Olá, sou Carlos. Meu Alecrim esta secando, as pontas estão ficando cinza 🙁 o que pode ser? E o que devo fazer???

      • Lar, Doce Lar disse:

        Olá Carlos, é difícil afirmar à distância, mas isso pode ser excesso de água ou frio, o alecrim não pode receber muita água e também não tolera muito frio.

  4. Leila de Sá disse:

    Olá, sou Leila.
    Qndo pensei em ter um vasinho com alecrim, achei q ele “perfumaria” o ambiente … mas não é assim. Então desisti. Vou colocar um difusor de aromas de alecrim.
    Comprei uma Espada de Sta Bárbara e uma Suculenta, ambas pequenininhas para colocá-las nos banheiros mas tbm li q não são locais adequados para nenhuma das duas. Penso em trocá-las.
    Por acaso, antes q eu compre mais plantas e não consiga o meu objetivo q é decorar o banheiro, vcs poderiam me ajudar por gentileza?
    Estou pensando em violeta e lírio da paz, teria alguma contra indicação?
    Aguardando retorno desde já agradeço.

    • Lar, Doce Lar disse:

      O pé de alecrim perfuma, mas depende do tamanho do pé e do tamanho do ambiente. Quantos às suculentas e espadas, se o seu banheiro for bem iluminado pela luz natural podem ser colocadas sim. Pesquise aqui no blog por plantas adequadas para cada ambiente, quais exigem mais luz ou não precisam de luz, tem várias postagens sobre isso.

  5. marli SCHOSSLER disse:

    Meu pé de alecrim está ficando seco sem cor.O que posso fazer pra ele ficar verdinho de novo.?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Ele está recebendo quantidade de luz natural suficiente? O alecrim fica mais exuberante ao sol. Também pode ser falta de água, verifique se o solo está seco.

      • Celiane Carneiro disse:

        Aqui em casa já tentei de todo jeito. Moro no Ceará. Já usei Vaso autoirrigavel, vaso normal, na sombra, no sol. Alecrim morre sempre. Hortelã, manjericão, tomate, tomilho, coentro, cebolinha, arruda. Tudo eu tenho na minha varanda. Pega sol à tarde.

  6. Marli disse:

    Sou Marli
    As folhinhas do meu pé de alecrim, estão enrolando… isso é normal?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Marli, pode ser falta de água, o alecrim não exige muita, mas solo seco e duro prejudica, verifique o solo com sua mão, se estiver completamente seco é falta de água.

  7. Angelo Olympio Perilo Nolasco disse:

    Olá, bom dia!
    Um vaso de cerâmica com 13,5cm de profundidade e 14cm de boca é pequeno para plantar uma muda de alecrim?
    Se não, por favor, dê uma sugestão.
    Grato,
    Angelo

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Angelo, é pequeno sim, sua planta vai sobreviver, mas não vai se desenvolver muito

  8. Fátima Vidal disse:

    Meu pé de alecrim está dando pintinhas bege nas folhinhas e o caule está esverdeado. Ele está grande e cheio.Esta diminuindo. Adibri a terra com farinha de ossos e NPK mas, não estou vendo como era.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Fátima, sugerimos que você retire um pedaço do alecrim e leve a uma agropecuária para que eles possam verificar se há algum parasita ou se é falta de nutrientes.

  9. LILA BRUM disse:

    Vários pés de alecrim, que planto, morrem, qual terra é boa? Quais adubos? E quais proporções, estou tentando com vários, ponho em vasos com 20lt, coloco o dedo para ver a umidade, só rego se estiver seco, ponho ao Sol, ou claridade solar, fico achando que tem algo errado.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Lila, é difícil responder essa sua dúvida sem saber detalhes como o clima de sua região e outras condições que influenciam no crescimento do alecrim. Um dica importante, depois que um pé de alecrim se adapta a um local, evite mudar essas condições, pois ele sempre sofrerá para se adaptar novamente

  10. Marcos disse:

    Já tenho mais de 2 meses com o alecrim num vaso médio, posso mudar para um vaso maior que caiba mais terra ??

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Marcos, se ele estiver saudável sim, mas procure não mudar as condições em que ele se adaptou.

  11. Filomena disse:

    Meu pé de alecrim se esparrama, não fica cheio . O que pode ser?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Provavelmente seja falta de água ou terra fraca, o pé está sem força.

  12. danielle disse:

    Vaso autoirrigável pode causar fungo no alecrim? estou suspeitando que o meu está com fungo devido a isso. porém em todo local vejo que no vao autoirrigável a planta suga apenas a quantidade de agua necessária .

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Danielle, sim, a planta retira do reservatório somente oque necessita de água. O que pode acontecer é do seu substrato estar comprometido

  13. Beatriz disse:

    Olá, ganhei um alecrim em caso pequeno.
    Mas a terra está saindo a cada regada.
    Gostaria de mudar ele para um vaso mediano.
    Mas não sei qual terra comprar, como preparar sei lá.
    Nunca tive planta poderia me ajudar.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Use terra rica em nutrientes que você encontra nas casas especializadas.

  14. Ducelia Santana de Souza disse:

    Eu só quero ter um pé de alecrim em meu apartamento, eu amo alecrim, só que não vinga, planto, pega começa a crescer, depois morre, compro a muda já grande, um mês depois morre, eu não sei o que fazer ,

  15. Aurora disse:

    Tenho um pé de alecrim no vaso, faz uns 2 anos e meio, nunca floriu, e f8ca esparramado .

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Aurora. o Alecrim não necessariamente precisa florir. Quanto ao fato de ficar esparramado, pode podá-lo sem medo, ele vai vir mais cheio e crescerá para cima, talvez até venha a florescer.

  16. Margarida disse:

    Boa tarde
    Num terraço sem sol, em lisboa, o meu alecrim está grande e pouca ou quase nenhuma água recebe.
    Aqui no alentejo, todos secam e têm sol (vou variando para não apanhar muito) e água!!!!

  17. Richelle disse:

    Tenho um pé de alecrim e ele está ficando cinza e seco. Diariamente ele fica na luz solar e toma bastante sol. Mas a noite tem feito temperaturas muito baixas. Será que pode ser isso? Devo colocá-lo para dormir dentro de casa? Me ajuda por favor

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Richelle, tem grandes possibilidades de serem as temperaturas muito baixas sim, o alecrim não se dá bem em climas frios.

      • Richelle disse:

        O que eu posso fazer para ele não morrer ?

        • Lar, Doce Lar disse:

          Proteja do frio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *