10 motivos para usar vasos autoirrigáveis

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

vasos autoirrigáveis

Em outras publicações que fizemos sobre vasos autoirrigáveis, dos quais somos entusiastas e incentivadores, alguns leitores nos perguntaram se realmente vale a pena usar os vasos auto irrigáveis, quais as principais vantagens que eles oferecem.

Se você ainda não teve contato com eles, então primeiro vamos esclarecer o que são vasos autoirrigáveis. São vasos dotados de um reservatório de água acoplado a eles, de forma a permitir às plantas o acesso à água permanentemente, na medida de sua necessidade. Dentro do vaso, há cordões, que, em contato com a água do reservatório, são responsáveis por transferi-la deste para a terra, como uma espécie de raiz artificial.

Assim, o modelo de vaso autoirrigável que vamos analisar é da marca Raiz, primeira empresa a apostar e lançar esse produto genial no mercado brasileiro. A empresa conseguiu aliar tecnologia, inovação, praticidade e preço baixo em um único produto. Aliás, um não, mas quatro produtos, pois disponibiliza seus vasos com quatro opções de tamanho.

Enfim, explicado o que são vasos autoirrigáveis, vamos às principais vantagens de usá-los no cultivo de plantas.

Porque usar vasos autoirrigáveis

1 . Na reposição da água, não transborda através do prato que fica embaixo do vaso, como algumas vezes ocorre nas reposições em vasos comuns, molhando e estragando o móvel sobre qual o vaso está colocado. Nesse item, os vasos da marca Raíz ainda apresentam uma vantagem extra, em relação a outros modelos disponíveis no mercado, pois seu reservatório de água é transparente, facilitando em muito a observação, tanto do momento em que é necessária a reposição de água, como até que ponto deve ser preenchido o reservatório.

2 . Nos vasos autoirrigáveis, as plantas consomem somente a quantidade certa de água que necessitam para ficarem lindas e viçosas. Dessa forma, elas não extraem do reservatório nem mais, nem menos, do que a quantidade ideal. Diferentemente dos vasos comuns, onde podemos matar nossas plantinhas pela falta ou pelo excesso de água (sim, excesso de água também pode matar algumas plantas, pelo apodrecimento de suas raízes).

3 . Os vasos autoirrigáveis dispensam a utilização de pratos, pois o reservatório acoplado a ele também faz essa função de prato, portanto não há pratos para esconder dentro de um cachepô, que aliás, os vasos, por serem em cores lindas, também podem substituir.

Permitem viajar sem que as plantas sofram

4 . Facilitam em muito quando precisamos nos ausentar de casa por alguns dias, em férias ou viagens de trabalho, sem termos que nos preocupar em pedir para amigos ou parentes irrigarem nossas plantas. Dependendo da planta e da estação do ano, nos vasos autoirrigáveis, ela pode ficar semanas sem ser regada.

5 . Para os esquecidos em regar suas plantas eles são ótimos, com a possibilidade de enxergar a água ainda disponível no reservatório. Então, basta completar o que está faltando. Além disso, o própria planta “ensina” qual a periodicidade em que ela necessita essa reposição, facilitando em muito essa tarefa.

6 . Evita a proliferação de mosquitos dentro de casa, diminuindo em muito a possibilidade de contrairmos as doenças transmitidas por eles. Isso porque doenças como dengue, zika vírus, chikungunya, entre outras, infelizmente tão comuns no nosso país.

7 . Proporciona economia de água, pois acaba com o desperdício pelo transbordamento do vaso, ou pelo excesso de água colocado na planta.

8 . Facilita a colocação de adubos e nutrientes necessários à planta através do cano de irrigação, juntamente com a água.

9 . Podem ser suspensos, pendurados em correntes, ou colocados em jardins verticais.

10 . Os vasos também permitem manter, facilmente, uma horta sempre saudável dentro de casa. Portanto, para quem mora sozinho é uma solução excelente para ter temperos sempre fresquinhos ao alcance da mão.

Eles facilitam muito a jardinagem

Além dos motivos para usar os vasos autoirrigáveis que relacionamos acima, são muitos outros os benefícios que eles trazem. Portanto você poderá descobrir novos quando passar a utilizá-los. Recomendamos também a leitura do texto que escrevemos sobre esse assunto, onde ensinamos também como você pode fazer seus próprios vasos autoirrigáveis, leia aqui.

Se você já usa vasos autoirrigáveis e descobriu outras vantagens em fazê-lo, então envie-nos sua experiência para compartilharmos com nossos leitores.


Leia também:
O que é o estilo Urban Jungle?
Orquídeas, como cuidar?
O que é o estilo de decoração eclético e como conseguir aplicá-lo em sua casa?
A importância da adubação de hortas e jardins
Plantas super resistentes, saiba quais são – Parte I
12 erros que devem ser evitados ao montar um jardim
Poda de raízes, o que fazer quando as raízes tomam conta do vaso?

Compartilhe...

64 comentários em “10 motivos para usar vasos autoirrigáveis

  1. Luzia salvina teixeira disse:

    Nao tinha nem ouvido falar acheo maximo .Onde eu acho? Obrigada

  2. Maria José Barbieri disse:

    Interessante

  3. Keli disse:

    Eu bolei vasos assim faz uns 2 anos, antes de inventarem, com um vaso de ceramica em cima de um vaso de vidro, agora estrou trocando todos pelos vasos da Raiz pra ver como se comportam.

    Mas uma pergunta que tem tirado o meu sono:

    Colocando o fertilizante só na água, é o suficiente?
    Os nutrientes conseguem passar pela cordinha?
    Como estão se comportando as de voces?

    Espero ansiosamente a resposta!

    • Lar, Doce Lar disse:

      Bom dia Keli, sim os nutrientes passam pelo cordão, nós utilizamos assim e funciona muito bem.

  4. Veronica Santana disse:

    Comprei essa hortinha, na torcida para funcionar legal.

  5. Dayse disse:

    Olá! O cordão deve encostar no fundo do reservatório? Depois de quanto tempo deve ser trocado, o cordão, imagino que estrague?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Dayse, sim, o cordão deve encostar no fundo do reservatório, existe um recipiente para isso e ele se encaixa facilmente. Quanto a sua durabilidade, temos alguns vasos em teste há 3 anos e os cordões ainda estão em perfeito funcionamento, certamente deverão se deteriorar com o tempo, mas ainda não tivemos que substituir nenhum.

  6. Denise Mesquita disse:

    Bom dia
    Só posso usar adubos líquidos ?
    Obrigada

  7. Atzlan disse:

    Bom dia, posso plantar orquídeas nesses casos?

  8. James Balo disse:

    Obrigado pela matéria! Estou com uma dúvida. Posso colocar os vasos para pegar sol pela manhã (4 a 5 horas de sol direto)? Pois algumas plantas necessitam da luz direta.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Pode sim James, os vasos autoirrigáveis podem ser colocados nos mesmos lugares que qualquer outro vaso.

  9. Isabela disse:

    Boa Tarde!
    Comprei um vaso autoirrigável e plantei uma orquídea. Mas estou achando que está puxando muita água e ela não consumia tanta água quando estava no outro vaso. Será que fiz alguma coisa errada? Obrigada!

    • Lar, Doce Lar disse:

      Boa tarde Isabela, a quantidade de água consumida está relacionada ao tipo de planta, ao substrato usado e ao local onde ela está colocada e a temperatura do ambiente. Mas, observe se sua orquídea está ficando com excesso de água (provavelmente isso não esteja acontecendo), se estiver, diminua a quantidade de água disponível no reservatório.

  10. Wilma Lacerda disse:

    A horta precisa de no mínimo 4 horas de sol. O Uso desse tipo de vaso dentro de casa, irá prejudicar a qualidade das ervas. Estou certa?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Wilma. A quantidade de sol necessária para cada planta é diferente, mas quanto a sua questão, os vasos podem ficar dentro de casa desde que recebam a luminosidade necessária, mas isso não significa 4 horas de sol direto.

  11. Philipe disse:

    É Possivel colocar os vasos raiz dentro de cachepots, para plantas ornamentais de medio porte?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Sim Philipe, os vasos podem ser colocados em cachepots, pois o sistema de alimentação fica em um cano que vai até a superfície, portanto fica fácil irrigá-los, mesmo em cachepots

  12. Adla Danielle disse:

    Olá!
    Gostaria de saber dicas para iniciantes, sobre como,e o que é possivel plantar nos vasos autoirrigáveis de acordo com o tamanho, 1,2,3, tipos de hortaliças,rosas, etc.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Adla. O vaso mini é ideal apenas para suculentas ou outras plantas muito pequenas. O pequeno é bom para violetas e outras flores que não crescem muito. O vaso médio é o mais utilizado, ele é ótimo para flores, ervas, temperos e pequenas folhagens. O vaso grande é ideal para folhagens, arbustos e plantas maiores, também é interessante para temperos, ervas e pequenas hortas.

  13. Elisabete disse:

    Como é o nome dessa planta que aparece no começo do blog?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Elisabete, essa planta é conhecida como Pata de Elefante

  14. Alexandre Hakomaru disse:

    Estou com um problema, os vasos estão ficando enxarcados e muito humidos, como uma lama e as raizes estão apodrecendo, mesmo colocando a barreira de drenagem a terra fica muito humida e as raizes apodrecem. Como tratar este problema? Já procurei em muitos lugares, mas não há uma resposta específica. Consegue me ajudar? Obrigado!

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Alexandre, existem plantas que consomem muito pouca água, por exemplo a Zamioculca e os cactos, portanto a sua terra tende a ficar sempre muito encharcada. Para essas plantas o ideal são vasos comuns e só devem ser regadas quando a terra estiver muito seca. Os vasos autoirrigáveis são indicados para a maioria das plantas, que necessitam regas constantes, mas existem exceções.

      • Orlando Grillo disse:

        Olá. Isso não respondeu à pergunta do leitor. Eu tenho o mesmo problema nos meus. Plantei jiboia, hera, Pilea e Begonia nos meus. A hera é a begonia morreram por excesso de água. A jiboia está crescendo bem, mas com aquele aspecto de folhas molengas que fica quando o solo está úmido demais. É a Pilea estava ficando tão encharcada que parei de encher o reservatório e estou regando por cima. Como pode isso? Uso substrato bem drenável, com camada de argila expandida e manta de drenagem. O que está errado? Se não pode usar pra plantas que precisam de menos água, pq a foto da matéria tem uma pata de elefante? Outro problema do vaso é que o local onde ficam os ganchos que seguram o reservatório tem um furo e se regar por cima, vaza água por esses furos pra fora do vaso molhando tudo. Desnecessário ter essas aberturas…

        • Lar, Doce Lar disse:

          Olá Orlando, a morte de uma planta não se dá apenas pelo excesso ou falta de água, há uma série de variáveis que influencia. Quanto a sua sugestão sobre alterações no vaso, podem ser feitas diretamente com o fabricante.

  15. Regina Teixeira disse:

    Os vasos autoirrigáveis servem para qualquer tipo de planta, no meu caso orquídeas.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Regina, sim, são ótimos para orquídeas.

  16. Tuca disse:

    Olá, posso usar os vasos para plantar suculentas?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Tuca, pode sim, com as suculentas consomem menos água ela durará mais dias no reservatório.

  17. Nívea disse:

    Boa tarde. Comprei outra marca já, e estou em dúvida pq tenho visto que ele puxa água além do necessário e as plantas estão morrendo, tenho até tirado por umas horas para que a terra seque. Pode ser o tipo de cordão do vaso? Me perguntei se os irrigaveis seriam só pra plantas que precisam de muita água.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Boa tarde Nívea. Não testamos outra marca, portanto não temos como dar uma resposta satisfatória.

      • Juliana disse:

        Estou com o mesmo problema, a terra está ficando muito encharcada. O cordão do vaso que eu comprei é de nylon, vou tentar substituir por cadarços de algodão. O modelo que comprei é da OU, mas já arrependi, pois o reservatório dela não é transparente.

        • Lar, Doce Lar disse:

          Olá Juliana, não conhecemos essa marca, realmente o cordão sendo sintético fica difícil o funcionamento.

  18. Tatiana disse:

    Olá! Tenho vasos autoirrigaveis médios com hortelã, oregano, salsa e alecrim. As raízes do hortelã e do orégano estão começando a aparecer no reservatório! Quando plantei coloquei manta e cascalho, como orientado pelo fabricante Raiz. Estou perdida, o que faço? Replanto num vaso maior?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Tatiana, se as raízes estão crescendo muito provavelmente seja por falta de adubação do substrato ou da terra colocada no vaso, o ideal é replantá-las cortando parte da raiz. Pode ser nos mesmos vasos, mas procure recuperar a terra e mantê-la sempre adubada. Se você passar para um vaso maior, mais elas irão crescer, se esse for o seu objetivo também pode fazê-lo.

      • Tatiana disse:

        Entendi, vou tentar replantá-las no mesmo vaso e adubar. Mto obrigada! 🙂

  19. Cesar disse:

    Desculpa, mas discordo de vc quando diz que o prato debaixo não vasa caso vc ponha água acima do nível do prato. Tenho três casos dessa marca e todos vazam, o ideal é que viessem com um uma borracha de vedação no vaso.

    • Lar, Doce Lar disse:

      A água não deve ser colocada acima do nível do prato, não escrevemos isso, como o prato precisa ser encaixado e retirado para limpeza, ele não pode ser vedado.

  20. Mariana disse:

    Na loja em que eu comprei me disseram que o barbante tinha que ficar embaixo da argila expandida. Plantei 4 jardineiras assim. Será que vou ter que plantar tudo de novo? Estou achando a terra seca. Muito obrigada.

    • Lar, Doce Lar disse:

      A raiz artificial (os barbantes) devem tocar a água e a terra, é a única forma das raízes naturais da planta terem acesso à água

  21. Denise Barreto disse:

    Boa tarde! Meu marido ao invés de colocar água no recipiente certo, colocou na terra. Isso pode prejudicar a planta, certo?

    • Lar, Doce Lar disse:

      O ideal é retirar o prato debaixo do vaso por algum tempo para deixar toda a água escorrer.

  22. Elizabeth disse:

    Posso usar esses vasos para plantar frutíferas? Se sim, quais frutíferas são adequadas para esses vasos?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Pode sim Elizabeth, nesse caso é melhor utilizar o tamanho grande, mas não desenvolverá um pé muito grande.

  23. Leo disse:

    Olá!
    Esse tipo de vaso é indicado para flor de maio?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Sim Leo, já testamos e funciona muito bem

  24. Lucivânia disse:

    Tenho um pé de manjericão no vaso raiz, ele consome a água em um dia e está ficando enxarcado e conforme o vendedor disse que a água ficaria no reservatório por 10 dias. Não sei no que errei poderia me ajudar por favor

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Lucivânia, não saberíamos dizer no que você errou sem saber como o vaso foi montado, você seguiu as instruções? Qual o tipo de substrato está usando? O ideal seria verificar com o vendedor que lhe explicou como fazer para ver se fez alguma coisa diferente.

  25. tais disse:

    olá tudo bom? gostaria de saber se o vaso autoirrigavel medio posso plantar rosa do deserto?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Pode sim Tais, ela vai crescer conforme o tamanho do vaso

  26. Manuel disse:

    Meu pé de hortelã, sedendo, lançou as raízes até o reservatório de água… ele sabe o que está fazendo ou terei problemas pela frente? Sim, ele se embrenhou pelo cordão e chegou lá. E agora?

    • Lar, Doce Lar disse:

      A hortelã tem raízes invasivas, de tempos em tempos é necessário retirá-la dos vasos (qualquer vaso), cortar parte das raízes e replantar

    • Patrícia disse:

      Hahaha… comigo aconteceu o mesmo com o manjericão.

  27. Dayana Alves Pereira disse:

    Bom dia! Se eu colocar o vaso em ambiente externo e chover muito por vários dias, pode acontecer de a água da chuva ficar represada no fundo do vaso e apodrecer as raízes? O vaso autoirrigável tem algum sistema para drenar a água de chuva?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Dayana, os vasos autoirrigáveis têm um recipiente sob eles para armazenar a água e, claro, se ele encher vai parar de drenar a água do substrato ou terra, portanto a terra vai encharcar sim. Seu uso é bem mais interessante em ambientes fechados, até porque são plásticos e o plástico sempre sofre muito com as intempéries.

  28. eduardo disse:

    estou querendo comprar e utilizar esse tipo de vaso, mas tenho uma dúvida.
    plantas que não gostam de excesso de água, podem apodrecer a raiz e morrer?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Depende da planta Eduardo, são raras as que não se adaptam e apodrecem. O tomilho por exemplo, é uma delas. Nós já plantamos até suculentas e cactos nesses vasos e deu certo

  29. Birley disse:

    É possível plantar espada de são Jorge? Elas consomem pouco água… Não vai ficar com a terra úmida demais?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Birley, sim, é possível, elas vão sugar a água necessária, o restante fica na base.

  30. Patrícia disse:

    Olá! Eu estou utilizando vasos autoirrigaveis da Tramontina. Percebi que as raizes do manjericão saíram pelo furo que passa o cordão em busca de água (tem uns 30cm de raizes em contato direto com a água). Isso é normal? Será que a eficiência da irrigação está comprometida ao ponto da planta buscar alternativas? Nesse caso, o que deve ser feito para evitar que a planta não tenha problemas no seu desenvolvimento?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Patrícia, não conhecemos os vasos autoirrigáveis da Tramontina, mas se as raízes estão procurando água além do que ele fornece, pode estar acontecendo uma dessas duas coisas: Ou o vaso já está muito pequeno para sua planta; ou o sistema de irrigação não está funcionando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *