O que é o estilo de decoração eclético e como conseguir aplicá-lo em sua casa?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 8 minutos

estilo eclético

O estilo eclético de decoração de interiores é uma daquelas opções que podem significar muitas coisas diferentes para pessoas diferentes. No entanto, em sua essência, o estilo eclético tem tudo a ver com decorar uma casa com personalidade. É divertido, descolado e cheio de pontos de interesse visual.

Entretanto, em função dessa premissa, muitas pessoas entendem mal o estilo eclético. Isso porque elas acreditam ser uma forma de decoração em que vale tudo, mas o verdadeiro estilo eclético é muito proposital e bem pensado. O visual não é um simples juntar de coisas, mas combinar estilos de decoração diferentes de uma forma intencional.


Talvez você não seja uma pessoa que tenha um estilo de decoração favorito ou ainda tenha mais de um, mas eles em teoria não combinam, como o rústico de uma casa de fazenda ou o moderno do início desse século. Ou talvez você não goste de ambientes onde tudo fique muito combinado ou imaculado.

Sendo assim, o estilo eclético pode ser uma ótima opção para você e é uma ótima maneira de definir a decoração da sua casa de uma forma personalizada e única. No entanto, uma decoração com abordagem eclética pode ser desafiadora, nem sempre é fácil decidir o que fazer e o que não fazer para que o ambiente fique harmônico, confortável e charmoso.

Assim, para ajudar você a conseguir atingir um resultado que no final do projeto te agrade sobre como obter essa estética única em sua casa, vamos sugerir opções e fornecer várias dicas a seguir.

O que é estilo de decoração eclético?

Ao contrário de alguns estilos consagrados, que procuram seguir um conjunto rígido de regras e tendências, o visual em estilo eclético não tem tantos requisitos. Sua principal característica é a variedade de estilos e a imprevisibilidade. O estilo eclético sempre envolve o uso de itens de diferentes épocas e estilos.

É típico desse estilo misturar e velho e o novo, o clássico e o inesperado. Misturar o vintage e o moderno em uma casa eclética, combinando assim períodos de tempo em um espaço decorado com destreza.

Origem da decoração em estilo eclético

Embora a palavra “eclético” já exista há muito tempo e signifique algo como seleção do que parece ser melhor em várias doutrinas, métodos e estilos, só recentemente ela foi associada a uma tendência de decoração.

A decoração em estilo eclético teve seu início no final do século 19 e início do século 20, quando alguns arquitetos e designers de interiores passaram a se orgulhar do fato de não aderirem a nenhum estilo em particular. Eles então passaram a criar seus projetos baseados em suas próprias escolhas, com itens de vários estilos.

No entanto, o resultado dos seus trabalhos teve tanto sucesso e repercutiu tanto, que seu plano acabou saindo pela culatra. Assim, esses criadores de projetos e decorações únicas deram origem a uma tendência que ficou conhecida como estilo eclético de decorar. Dessa forma, o ecletismo desses profissionais mudou de um estilo arquitetônico para um tema de decoração para casa.

Características do estilo eclético

Conforme dito acima, o estilo eclético não é caracterizado por regras ou uma estrutura única. Muitas vezes um ambiente é criado com a mistura e combinação de alguns tipos de visuais de decoração para casa em um tema coeso e proposital.

Entretanto não há um manual regras para recriar ou repetir de uma forma fácil o estilo eclético. Portanto a melhor maneira de adotá-lo é torná-lo seu, seguindo algumas características que são comuns a ele e que listaremos abaixo. Vamos a elas?

Selecionamos várias ideias e dicas para decorar em estilo eclético
Concentre-se na entrada de sua casa

A entrada é a primeira coisa que os visitantes veem quando chegam na sua casa, é o “cartão de visita“. Portanto, crie nela muita personalidade, misture e combine texturas e cores. Um tapete vintage é perfeito para dar acabamento final ao espaço.

Mostre seus objetos e coisas favoritos

Lembre-se de que o estilo eclético tem tudo a ver com personalidade. É uma ótima maneira de decorar sua casa com coisas que você adora e mostrar o que é importante para você.

Misture texturas

Utilize padrões mistos. A combinação de texturas ásperas e suaves adiciona interesse a um interior, especialmente quando você escolhe uma paleta de cores simples. Uma marca registrada do estilo eclético é a mistura de padrões. Poucos itens em um ambiente combinam perfeitamente, mas os padrões são combinados propositalmente.

Considere distribuir tapetes ou almofadas desgrenhados, nodosos ou grossos, acrescentar tecidos em móveis, achados de mercado de pulgas, antiquários ou móveis de madeira rústica e acabamentos suaves e leves em metal.

Repita uma textura várias vezes

Embora combinar texturas diferentes seja fundamental, também há espaço para usar uma mesma textura várias vezes em diferentes pontos da casa, isso ajuda a manter uma aparência coesa.

Crie espaços negativos

Em um ambiente decorado em estilo eclético é preciso considerar a criação de espaços negativos. Isso porque quando se trata de usar esse estilo os olhos precisarão de um lugar para descansar.

Para obter esse resultado, mantenha alguns espaços nas prateleiras, paredes e mesas vazios. Nem sempre o importante é o que você exibe, mas o que você deixa de fora. Se você tem uma coleção de obras de arte, não há necessidade de exibir toda ela de uma vez.

Para manter um ambiente cheio de personalidade, misture as coisas e faça uma substituição de peças expostas ocasionalmente. Você vai surpreender seus convidados sempre com novidades na sua decoração.

Planeje a disposição dos itens nos ambientes

Ao planejar um ambiente em estilo eclético, é fácil se deixar levar pelas cores, texturas e padrões que irão combinar o visual. Entretanto não se esqueça de pensar no posicionamento de cada item.

A disposição dos móveis e objetos talvez seja uma das coisas mais importantes na decoração de um espaço, mais do que as cores e os tecidos escolhidos. É a posição dos móveis que deixará um ambiente mais confortável e aconchegante, ela é que faz com que as pessoas queiram permanecer.

Antes de começar a comprar a decoração para um ambiente, planeje onde cada item do mobiliário e da decoração será colocado. Fazendo isso antecipadamente, você pode perceber que não tem espaço para aquele móvel ou objeto que sonhou em comprar, mas que pode acabar inviabilizando o ambiente.

Crie um ponto focal

Ao organizar o layout do ambiente lembre-se sempre que embora o estilo eclético envolva a combinação de estilos e épocas por meio de uma ampla variedade de itens, o visual final não deve perder o foco.

Crie um ponto focal ou acentue mais um já existente com um elemento atraente e chamativo. Por exemplo, uma parede de destaque com uma cor diferente, uma lareira exótica ou um item de decoração ousado.

Considere a utilidade de cada item que compõe o ambiente

Ao definir a decoração que comporá o design eclético de cada ambiente, não se esqueça de que a função de cada espaço da sua casa é a sua utilização. Deixe que a usabilidade de cada ambiente projete sua decoração.

É bastante desafiador enfrentar uma cômodo vazio e ter que imaginar as cores e os tecidos que você usará para decorá-lo, mas a utilidade de cada ambiente é uma ótima orientadora para planejar a decoração.

Pense em como você vai usar cada ambiente para auxiliar no planejamento. Considere utilizar cestas, estantes de livros, bandejas de bebidas e mesas de jogos, se for utilizá-los. Esses itens deixam um ambiente mais aconchegante, mas precisam ser úteis para você.

Lance mão de uma decoração inesperada. Embora tudo deva ter seu lugar, muitas vezes você encontrará toques inesperados em uma casa eclética. Considere utilizar pallets ou baús usados ​​como mesa de centro ou bancos transparentes em uma bancada de café da manhã.

Tenha consistência em todos os ambientes

A natureza do estilo eclético é variada, mas cada cômodo de uma casa deve complementar os outros. Utilize o ecletismo por toda a casa para criar um fluxo contínuo. O estilo eclético utilizado em apenas um ambiente da casa soará “falso”.

Sua casa parecerá desarticulada se o estilo de decoração mudar abruptamente de um cômodo para o outro. Se você decidiu que sua casa está pronta para receber o estilo eclético, assuma um compromisso que se refletirá em cada cômodo dela.

Abuse da sua cor preferida

Uma cor deve servir como um fator unificador em todo o design eclético. Faça com que uma cor seja o grande equalizador, harmonizando a aparência geral. Se sua cor preferida é um verde oliva ou um turquesa, repita-a consistentemente enquanto decide como decorar, isso deixará sua decoração com uma aparência coesa.

Entretanto, se você tem mais de uma cor preferida, não compare matizes simultaneamente. Quando você estiver testando o efeito de uma cor, não faça a prova a partir de uma linha de cores lado a lado.

Uma cor interfere na análise de outra e você poderá ficar em indecisão sobre qual escolher. Então, faça diferente, pinte as cores que você gosta em placas e analise-as isoladamente. Placas pintadas também são úteis para referência quando você está comprando decoração ou tecidos para completar o ambiente.

Faça uso do equilíbrio

Tenha sempre como meta encontrar equilíbrio em escala e simetria. Linhas semelhantes criam harmonia de design, mesmo que as peças tenham estilos, texturas ou períodos diferentes. Não sacrifique a organização e a praticidade pela diversidade.

Não confunda eclético com vale-tudo. Estilizar ambientes ecléticos não significa abandonar todas as regras de decoração. Há uma linha muito tênue entre mesclar itens e ocupar o espaço com qualquer coisa que nos agrade. Defina um limite no número de estilos contrastantes em cada ambiente para evitar que os objetos colocados pareçam aleatórios.

estilo eclético

Dê uma chance a todos os estilos que você gosta

Quando você começar a montar um ambiente em estilo eclético e não gostar do resultado, não ceda à tentação de mudá-lo imediatamente. Mas, aguarde até que a decoração esteja completa e use o espaço por algum tempo.

Algumas escolhas não parecem ser ideais quando você está decorando um ambiente pela primeira vez. Por exemplo, o uso de uma tinta chamativa e brilhante acaba mudando seu efeito final quando o espaço ficar completo com os móveis e outros itens.

O estilo eclético é caracterizado por uma grande variedade de tecidos, padrões e objetos de arte. Portanto, se você adora viajar e explorar novidades, a decoração eclética é feita para você. Assim, em suas incursões você encontrará uma decoração e inspiração que te agrade em uma casa que adotou o estilo eclético.

Quer você opte por globos reais ou misture achados vintage e artesanatos que colecionou em suas férias, adicione elementos de suas viagens à sua casa para obter um visual eclético adorável.

Use plantas

Casas decoradas em estilo eclético costumam ter muito verde em seus espaços. Portanto, não tenha medo de espalhar plantas por toda a sua casa para obter aquela vibração Boho e eclética.

Se algum ambiente não tiver condições para receber plantas naturais, você pode usar plantas artificiais na decoração, elas terão o mesmo efeito.

quarto em estilo eclético


Leia também:
O que significa design biofílico, dicas e 20 ideias para você se inspirar
Móveis para casa de praia: dicas para deixá-la prática e bonita
O que é o Baguá Feng Shui e como usá-lo em uma casa
Como aproveitar o espaço atrás do sofá + 50 ideias para inspiração
Dicas de ilhas de cozinha e seus assentos + 36 ideias para inspiração
Dando um toque de cor na decoração
O que é Shou Sugi Ban (Yakisugi)?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *