Você sabe o que é decoração em estilo Boho?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

decoração em estilo Boho

Você conhece o estilo Boho? Assim como quase em todas as áreas, os estilos de decoração também têm tendências da moda, alguns desses estilos vêm para ficar, outros são apenas passageiros.

Um desses “novos” estilos de decoração é o Boho, ou estilo Boêmio, ou também chamado de Boho Chic, ou ainda estilo Bohemian, hoje, um dos estilos mais procurados e que parece ter chegado para ficar. Mas, afinal o que é decoração Boho?

O que é Boho Chic?

O estilo Boho Chic é uma derivação de “boêmio chique” (Bohemian Chic, expressão em inglês que remete ao estilo boêmio contemporâneo), comportamento de quem gosta de viver despreocupadamente e adora festas. Esse estilo de levar a vida se caracteriza pela busca por liberdade, despreocupação e muitas vezes tem ligação com a arte, portanto vários artistas são os maiores exemplos desse modo de encarar a vida.

Aplicar o estilo Boho é acrescentar personalidade e individualidade à decoração de um espaço. O conceito Boho Chic é que cada pessoa expresse sua individualidade através da decoração de sua casa ou de alguns ambientes dela.

A decoração Bohemian ou Boho Chic é ideal para quem quer todos ou alguns ambientes de sua casa cheios de vida, cor e cultura, com itens interessantes para todo o mundo ver e entender o estilo pessoal e não convencional do morador.

Esse estilo contraria um pouco as outras tendências de decoração modernas, de minimalismo e sobriedade. Ela transmite despreocupação, descontração, personalidade e estilo incomum.

Os quartos em estilo Boho, por exemplo tendem a ter certas semelhanças, pois são sempre ecléticos e compartilham características da mesma tendência, entretanto dois quartos neste estilo nunca serão completamente iguais.

Se você chegou até aqui procurando um estilo de decoração que realmente possa chamar de seu, o Boho pode ser indicado para você.

Como aplicar o estilo Boho em uma casa?

O Boho é inspirado por pessoas que optam por levar uma vida não convencional, viajantes constantes, artistas e escritores geralmente estão entre as pessoas que adotam esse estilo. O estilo boêmio espelha essa vida, combinando objetos, cores e padrões de muitas partes do mundo.

É uma mistura de estilos e de cores, que partem de tons neutros a tons quentes e vibrantes. Com objetos de decoração artesanais coletados de vários lugares do mundo. Liberdade é a palavra que caracteriza a decoração boêmia.

É por essa característica que o estilo Boho também é associado ao DIY (faça-você-mesmo), afinal quem vai escolher os itens de decoração, móveis, tapetes e outros acessórios é o morador da casa em suas viagens e não um profissional de decoração. Pode até haver orientações profissionais, mas, geralmente cada objeto da decoração tem sua história.

O conceito Boho na decoração também é determinado pela mistura de vários estilos de uma forma aparentemente casual, proporcionando assim ambientes inusitados e inesperados. Itens orientais, chinoiserie, étnicos e até hippies, por exemplo podem combinar bem, assim como estilos romântico, country e vintage.

Aplicando as cores no estilo Boho

Embora, como explicamos acima, não existam regras rígidas quando se trata de decoração boêmia, as cores terrosas quentes são comuns nesse estilo, assim como os tons metálicos e brilhantes. Considere utilizar marrons profundos, verdes e cinzas como cores básicas e, a partir delas, acrescente os acessórios com cores fortes, como roxo saturado, laranja ardente e azul elétrico. Combinar e sobrepor cores contrastantes é o que torna este estilo único.

Não tenha medo de misturar padrões e texturas e de usar estilos que geralmente não combinariam em decorações em estilos convencionais.



Você pode usar tecidos tingidos com padrões de mercados turísticos de todo o mundo para criar no ambiente uma sensação de diversão e exotismo. Além disso, use objetos de decoração variados e pendure tapeçarias, quadros e tapetes ao lado de suas fotos.

Se essa mistura estiver parecendo um pouco exagerado, lembre-se que, enquanto cores saturadas são justamente a chave para o estilo Boho, o branco também pode ter seu um lugar como pano de fundo para todos esses tons mais chamativos. Para isso, use o branco para trazer estrategicamente um pouco de espaço visual para a adequar a decoração.

Use sua criatividade, no entanto, nas suas escolhas não esqueça que, mesmo que o Boho Chic seja um estilo despojado, é importante criar uma composição harmoniosa para que o ambiente fique aconchegante.

Objetos de decoração em estilo Boho

Como você já deve ter percebido se leu esse texto desde o início, o estilo Boho é o oposto da proposta de decoração minimalista. Moderno, exuberante e elegante, o Boho adota a filosofia “mais é mais”, ou decoração maximalista. Além disso, os objetos de decoração, invariavelmente, esbanjam estilo e personalidade marcante.

A mágica para usar itens de decoração em um ambiente estilo Boho é misturar e combinar. Materiais básicos naturais, como estopa e sisal, podem ser combinados com seda e chenille sem que um deles prejudique o efeito do outro.

Materiais com uma aparência ligeiramente desgastada – objetos não danificados, mas também não brilhantes e com aparência de novos -, são os ideais para criar um clima despojado e casual. Aqui entra também o conceito de reaproveitamento de móveis de família, restaurados ou não.

decoração em estilo Boho

Franjas, crochês e macramés também podem ser usados com abundância – almofadas, travesseiros, cortinas e tapetes se completam para criar um ponto de encontro aconchegante e de inspiração global e atemporal. Os dosséis sobre as camas também são considerados como itens de decoração Boho.

Que móveis são considerados Boho?

A principio os móveis em estilo Boho não são achados em lojas de móveis e decoração tradicionais. Portanto, os espaços boêmios tendem a ser preenchidos com móveis que pareçam ter sido coletados ao longo do tempo. Por exemplo, itens de segunda mão, móveis de família e vintage podem ficar perfeitos e completamente dentro do estilo.

Assim, cada móvel contido no ambiente Boho Chic deve ser especial e contar uma história. Se você ainda não tem esses móveis, explore as lojas vintage, lojas de móveis usados, antiquários e outros locais onde alguns desses móveis podem estar esperando por você e escolha cada peça individualmente. A regra é que você se agradar dele, ele se encaixará muito bem no resultado que você espera.

Você, sua família e seus amigos perceberão a vibração Boho se ele contar com poltronas e sofás de pelúcia em cores saturadas, por exemplo. Tapetes, mantas e almofadas estofadas criarão uma atmosfera acolhedora dispostas no chão ou sobre sofás e poltronas.

decoração em estilo Boho

Além disso, como uma sala Boho deve transmitir a sensação de “sentar e permanecer”, móveis aerodinâmicos ou poltronas de costas retas não cabem no estilo. Procure escolher sempre móveis confortáveis ​​e descontraídos como chaise longue, sofá-cama ou uma poltrona em forma de borboleta, por exemplo.

Móveis de madeira aparente também evidenciam o estilo Boêmio Chic, ainda mais quando combinados com peças de macramê, crochê e vasos com plantas.

Iluminação e objetos em estilo Boho

A luz de um ambiente em estilo Boho em geral é discreta para transmitir a sensação de calma e boas-vindas, porém em um ambiente em que mais luz se faça necessário é possível encontrar opções viáveis para resolver essa demanda, sem estragar o estilo.

Em vez de usar luminárias suspensas, prefira decorar com várias lanternas, luzes focais, velas e abajures. As lojas de iluminação oferecem uma variedade riquíssima de opções de luminárias nas mais diversas formas e estilos, perfeitas para misturar e combinar estilos.

Inserir natureza também é primordial para completar o estilo, portanto dê mais vida ao ambiente com plantas suspensas ou em vasos colocados no chão. Elas não apenas conferem vida a um ambiente, mas as plantas também melhoram a qualidade do ar, portanto, quanto mais plantas, melhor.

decoração em estilo Boho

Se o ambiente não receber muita luz natural, existem diversas plantas que se adaptam bem a ambientes menos iluminados. Há ainda a opção de usar plantas artificiais, que transmitirão a mesma sensação de natureza.

Plantas exigem cuidados

Muitas plantas atraentes e exuberantes precisam, além de um local com sol, uma irrigação mais constante. Portanto, se você é uma pessoa estilo nômade ou viaja muito, os vasos autoirrigáveis são ótimos para contornar essa situação.

Por fim, complete seu espaço Boho com relíquias de família, itens feitos à mão e objetos trazidos de suas viagens. Os principais objetos do ambiente devem ser pessoais. Portanto, destaque o que você adora ou usa em seus hobbies, como tapeçarias, instrumentos musicais, garrafas vintage, mapas e porcelanas de jogos diferentes e que aparentemente sejam incompatíveis.

E tenha em mente que, embora o estilo boêmio tenda a ser eclético, ele também pode ser chique e glamoroso. Então não tenha medo de testar um lustre ornamentado ou um espelho de parede robusto com moldura dourada. A única regra que você deve seguir é que cada item do ambiente conte algo sobre você ou sobre seu estilo de vida.

Se depois de ler esse texto você virou fã desse estilo, então leia também essa outra postagem em nosso blog, onde mostramos tudo o que você precisa saber para começar seu projeto Boho: 60 ideias de decoração em estilo Boho Chic e ainda muitas dicas para você se inspirar


Leia também:
Banheiros cor-de-rosa, dicas e 44 ideias
Parede pintada pela metade, 22 ideias e várias dicas
Entendendo a ciência do Feng Shui
Toalheiro térmico vale a pena?
Como combinar as cores na decoração
60 ideias para decoração de interiores colorida
Saiba quais são os benefícios de utilizar plantas na decoração da forma correta
Como usar preto na decoração
O que é o Baguá Feng Shui e como usá-lo em uma casa

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *