Dicas para deixar seu quintal mais agradável para relaxar e aproveitar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 9 minutos

Dicas para deixar seu quintal mais agradável para relaxar e aproveitar

Independente do espaço que você tenha disponível em seu quintal, o ideal é que ele seja uma fonte de diversão, tranquilidade e refúgio. Um lugar que seja o seu ninho, para ficar nos momentos em que você, sua família e seus amigos queiram descontrair, relaxar e se divertir.

Como transformar o quintal em um espaço aconchegante

Por isso mesmo, se o seu espaço privado ao ar livre é um lugar no qual você quer ficar em paz, fugindo do estresse diário, ele deve ser atraente e convidativo, não é mesmo?

Um quintal desordenado, com muitos móveis de jardim, excesso de plantas, estruturas externas e brinquedos infantis com tamanhos desproporcionais ao espaço vai acabar se transformando um lugar caótico.

Se você acha que seu quintal está assim, então aproveite as dicas que selecionamos para resolver essa situação e transformar, o que parece ser um problema, em um local de prazer permanente. Quem sabe você descubra algumas maneiras inteligentes e de baixo custo para transformar seu quintal no espaço ao ar livre dos seus sonhos.

Comece por limpar e organizar a desordem

Relaxar em um quintal com o aspecto desse da imagem abaixo é impossível, você não acha?

Se o seu quintal atualmente é um depósito de coisas que você não precisa mais ou, que ainda utiliza, mas estão fora de lugar, comece seu projeto por ai.

Repense o seu quintal limpando a desordem, podando árvores crescidas demais e folhagens que estejam de tamanho desproporcional ao espaço disponível. Realoque equipamentos de recreação e máquinas, equipamentos e ferramentas que ainda sejam úteis e doe, venda ou troque equipamentos que não tem mais utilidades para você.

Jogue fora ou recicle móveis e acessórios quebrados que ainda tenham utilidade e retire do quintal tudo o que não pertence a ele, armazenando em outro local da casa.

Fique apenas com o que vai deixar seu quintal mais confortável. Começando seu projeto com uma área mais limpa ou vazia possível a chance de obter um resultado melhor aumenta. Avalie seu quintal buscando identificar os elementos de que precisa para torná-lo um lugar para o qual deseja transformar em seu refúgio, para descontrair e relaxar ou desfrutar das coisas que você ama, como nadar, ler, fazer exercícios ou fazer refeições com seus amigos e familiares.

Todo o espaço de estar ao ar livre tem potencial. Basta identificar suas vantagens, por exemplo, ele pode fornecer sol, sombra, vista e ar puro – todas essas coisas ou algumas delas. Aproveite tudo o que ele tem a oferecer e considere as opções abaixo para transformar esse seu espaço em um verdadeiro oásis.

Em seguida, planeje seu novo espaço de lazer

Depois de ler todas as dicas abaixo, certifique-se do que você deseja fazer, como fazer essa alteração em seu quintal e, dos objetos que sobraram da limpeza acima, quais realmente você quer manter e reutilizar.

Faça um rabisco ou esboce o que você tem em mente e acerte já na primeira tentativa. Meça o jardim, pois fazendo do jeito certo você economizará dinheiro e ganhará tempo por não ter que fazer duas vezes. Imagine-se também usando o espaço planejado.

Se você planeja um quintal para muitos anos, gaste o máximo que puder com os melhores materiais, pois eles duram mais e economizam dinheiro a longo prazo. Sugerimos posteriormente que você leia também “12 erros que devem ser evitados ao montar um jardim“, que publicamos aqui no “Lar, Doce Lar”.

Providencie assentos confortáveis

Sentar é uma coisa, mas sentar confortavelmente é outra completamente diferente. Você até pode ter em seu quintal bancos de jardim que não sejam confortáveis para ficar por muito tempo, se esse for o seu hábito.

Entretanto, para as pessoas que pretendem prolongar seu tempo sentadas ou deitadas no quintal, um jogo de assentos estofados e fofos, poltronas, espreguiçadeiras, redes de descanso podem ser bem mais interessantes, pois essas opções realmente permitem que você se estique e relaxe, seja sob um guarda-sol, à beira de uma piscina, em um deck, à sombra de uma árvore, ou até mesmo na varanda de um prédio de apartamentos.

Se os assentos de seu quintal forem confortáveis, é mais provável que você relaxe e passe mais tempo ao ar livre, em vez de sentar-se em uma cadeira de uma mesa de jantar no pátio somente enquanto faz um lanche rápido e depois retorne para sentar-se confortavelmente dentro de casa. Uma rede ao ar livre então, existe coisa mais relaxante?

Faça o paisagismo adequado para sua região

Não aplique em seu quintal qualquer paisagismo. Use plantas cuidadosamente planejadas e selecionadas de modo que pareçam naturais em seu ambiente e que possam realmente definir um estilo ou clima esperado. Ou ainda, use plantas que possam simular seu local de férias favorito. Quem não gostaria de ver diariamente em seu quintal um ambiente que lembrasse uma viajem prazerosa que fez?

Entretanto não contrarie a natureza da região que você mora. O segredo é escolher plantas que se adaptem bem ao ambiente em que você vive. Plantas tropicais moribundas em uma região de clima frio não farão lembrar de Aruba.

Misture plantas nativas da sua região com árvores, arbustos, vinhas e plantas perenes que se adaptem ao clima – utilize plantas que podem ser encontradas em um viveiro local ou loja de jardinagem, pois a chance de errar diminui.

Se você tiver condições, procure contar com a ajuda profissional de um paisagista ou peça sugestões para o atendente de uma loja de jardinagem.

Se o seu quintal é predominantemente de cimento, ou se você mora em um apartamento com apenas uma varanda, opte por plantas altas plantadas em vasos. No entanto, se o espaço do seu quintal permitir plantas mais exuberantes, que formem touceiras, prefira plantas alegres e coloridas.

Aproveite as vantagens que o seu quintal oferece

Se você tiver a sorte de morar em uma casa com uma vista bonita, não tenha dúvida que a melhor opção é criar um espaço para apreciar a paisagem. Não bloqueie uma vista exuberante com árvores e sebes e evite colocar móveis de exterior grandes ou pesados ​​que também possam bloquear a vista.

Quando possível, o paisagismo também deve ficar harmônico com a vista e o ambiente planejado pelas casas vizinhas e não competir com eles.

Projete um pátio ou deck mais convidativo

Uma laje de concreto árida com apenas algumas cadeiras de plástico e uma churrasqueira a carvão simplesmente não vai funcionar para tornar seu espaço de lazer agradável.

Sendo assim, crie um espaço que convide você e seus familiares a deixar o interior da sua casa e ir para um oásis privado repleto de plantas no seu próprio quintal.

Transforme um simples pátio em um lugar onde você gostaria de passar grande parte do seu tempo. Pode ser relaxando ao sol, praticando ioga ou outro exercício, lendo, confraternizando com seus amigos, seja qual for o seu lazer preferido.

Se possível, crie um recanto e adicione almofadas, cobertores, flores e lanternas de iluminação para tornar o espaço ainda mais aconchegante.

Providencie sombra para aumentar o tempo de permanência

Um ombrelone ou um guarda-sol pode fornece a sombra necessária para tornar o ambiente convidativo. Além disso, sua simples presença evoca lembranças de férias em um resort, em uma praia arenosa ou uma piscina.

Há algo em seu formato redondo e chamativo, projetado acima das outras peças de mobiliário de jardim que deixa o ambiente mais divertido e convidativo, chamando você para se sentar sob ele e relaxar, saborear um coquetel ou bebida gelada com petiscos acompanhado de um bom papo.

No entanto, nem todas as sombras do seu quintal precisam vir de guarda-sóis. Você pode criar um espaço com sombra também usando gazebos ou pérgulas, toldos, trepadeiras crescendo sobre mandris e árvores frondosas. É claro que fazer isso vai depender das características e do tamanho do espaço disponível.

Coloque água, melhor ainda se for corrente

A presença da água, sua visão e o seu som têm um efeito calmante e restaurador. A presença mais comum de água em um quintal é uma piscina convidativa em dias de verão, que o refresca e permite que você se exercite na privacidade do seu próprio quintal.

Entretanto, nem sempre há espaço disponível em um quintal para a instalação de uma piscina. Ou então ela não cabe no orçamento que você está destinando para investir no seu quintal. Ou ainda você não tem interesse em fazer uso de uma, porque na região onde você mora não vale a pena em função de sua pouca utilidade pelo clima predominante.

Entretanto existem muito outras formas de disponibilizar esse recurso em um quintal, com ocupação de espaços menores e mais acessíveis financeiramente. Além de talvez serem ainda mais relaxantes que um piscina pelo som da água corrente ou a presença de passarinhos em um bebedouro, uma pequena cascata ou um chafariz.

Uma piscina com cascata agrega ainda as todas as vantagens da água em um quintal, som, banho relaxante e visual convidativo.

Crie um espaço com privacidade

A privacidade é uma parte que deve integrar um quintal para relaxar e desfrutar. Dividir uma parte do seu quintal e isolar telas, muros ou cercas posicionados com um planejamento certo e com uma altura adequada dará ao seu espaço de lazer uma sensação de mistério e surpresa quando alguém o adentra.

Mandris e telhados altos também aumentam a sensação de privacidade e fornecem a sombra necessária em dias ensolarados. Se você preferir criar um espaço mais natural, opte por arbustos altos, arbustos grossos, sebes ou bambu.

Se o seu quintal está inserido em uma área de prédios ou se as casas vizinhas permitam vista para seu quintal, essa medida deverá ser ainda mais observada.

Acrescente calor ao seu quintal

Se você mora em uma região de clima frio, um espaço para fazer uma fogueira ou uma lareira externa fixa deixará seu quintal ainda mais aconchegante e aproveitável. Especialmente durante os meses mais frios, ou então para seu aproveitamento noturno.

O que pode ser mais relaxante do que bater um papo com amigos ou familiares perto de uma fogueira, ou abraçar um parceiro enquanto você observa a mágica das chamas?

Com tantos modelos de lareiras portáteis disponíveis a preços razoáveis, é fácil criar uma área de estar ao redor de uma. Você pode criar a sua personalizada, leia também “32 ideias de lareiras externas“, que publicamos aqui no “Lar, Doce Lar”.


Adicione ao seu quintal plantas perfumadas

Nosso olfato também ajuda a relaxar, bons aromas são fundamentais para isso. Você pode usar velas perfumadas enquanto estiver ao ar livre, mas por que não cultivar plantas perenes que deixem seu quintal perfumado o tempo inteiro?

Os aromas inebriantes de alguns arbustos e trepadeiras floridas são especialmente fortes à noite. Então escolha espécimes que você possa cultivar perto de áreas de estar ou de jantar ao ar livre. Um cheirinho de alfazema, por exemplo, transformam qualquer espaço.

Trepadeiras, como a bouganville têm várias funções, fornecer sombra, embelezar, perfumar e ainda criar privacidade.

Providencie iluminação adequada

A iluminação externa, do tipo certo e colocada para iluminar as partes do quintal que propiciam atividades noturnas atrairá você e seus convidados para o ar livre e os manterá nele por mais tempo.

A iluminação adequada é fundamental para a utilização noturna de um quintal. Leia também “Como iluminar o jardim e as áreas externas eficientemente“, que publicamos aqui no “Lar, Doce Lar”.


Leia também:
Como montar uma sala de estar no jardim + 24 ideias incríveis
34 ideias para montar um jardim em um espaço pequeno
32 ideias sensacionais para decorar e aproveitar mais sua varanda
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
Quais plantas ornamentais podem ser cultivadas na sombra?
20 ideias práticas para você usar e abusar das toalhas de mesa de fibra de coco
40 fotos de suculentas plantadas em garrafas de vidro

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *