32 ideias sensacionais para decorar e aproveitar mais sua varanda

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Viver entre quatro paredes às vezes pode ser bem cansativo e monótono. Quem mora em apartamento, principalmente em grandes metrópoles sabe a importância de ter um espaço aberto ou com uma vista um pouco mais ampla da cidade ou do horizonte.

Geralmente esse espaço é a varanda – também chamada de sacada em algumas regiões do país -, porém, muitas pessoas não aproveitam devidamente esse precioso ambiente.


Para muitos, a varanda é apenas o espaço acessório do apartamento, utilizado para armazenamento de bicicletas, pendurar roupas em um varal portátil, ou para assumir outra função menos interessante, que qualquer outra peça da casa poderia assumir.

Se você tem uma varanda (ou uma sacada) pouco aproveitada em seu apartamento, saiba que é possível transformar, mesmo as varandas muito pequenas em um lugar confortável, elegante e aconchegante. Você pode transformá-la em seu lugar favorito dentro de casa, para relaxar, se divertir e até mesmo trabalhar ou estudar.

E o melhor é que para transformar completamente uma varanda, nem sempre é preciso gastar muito dinheiro, você pode fazer isso com móveis, objetos de decoração, plantas e outros itens que já tem em casa e que estejam mal aproveitados no ambiente onde estão.

Você também pode deixar sua varanda aberta ou fechá-la, isso depende do destino que deseja dar a ela, do seu estilo de vida, suas necessidades e dos recursos financeiros que pretende disponibilizar para fazer esta mudança.

Opções para aproveitar melhor uma sacada (varanda)

Uma varanda, dependendo do espaço disponível, de sua localização no apartamento, da luminosidade que recebe, da vista que proporciona, entre outras variáveis, pode se transformar facilmente em:

  • Sala de estar;
  • Sala de jantar;
  • Espaço para crianças brincarem;
  • Escritório ou sala de estudos;
  • Espaço de lazer para receber os amigos;
  • Cantinho de leitura;
  • Barzinho;
  • Jardim de inverno;
  • Jardim vertical;
  • Horta caseira;
  • Recanto romântico e aconchegante;
  • Anexo da sala de jantar;
  • Espaço para descansar e relaxar;
  • Espaço para seu bichinho de estimação ficar e brincar quando está sozinho em casa.

Enfim, as opções para a utilização de uma varanda são muitas. Você pode utilizar vegetação, materiais reciclados, objetos que estejam sobrando na casa de amigos e parentes. Pode dar a ela um estilo próprio, um local único em seu apartamento, pode projetá-la com estilo sofisticado, moderno, rústico, mediterrâneo. Pode fazer dela um espaço extremamente simples, apenas com uma cadeira, uma mesinha e vasos de flores, ou um local luxuoso.

Você pode explorar a vista para integrá-la ao ambiente externo, se a paisagem não for muito interessante, fazer com que a atenção de quem esteja dentro dela fique toda voltada para seu interior. Pode abusar das cores ou pode montar um espaço mais sóbrio. Pode colocar um piso de madeira sobre o original em conjunto com pedras de rio, para simular um mini-jardim, ou mesmo grama artificial.

Se a sua varanda é muito barulhenta, em função dos ruídos das grandes metrópoles, procure utilizar forração de piso, tapetes, móveis, muito tecido e plantas, que são itens que absorvem barulho.


Algumas vezes um pequeno detalhe em um ambiente faz toda a diferença, observe a varanda abaixo em que a única intervenção feita nela foi a colocação de uma horta vertical utilizando vasos autoirrigáveis. Já imaginou chegar em casa a tardinha e ter sua própria horta para cuidar? Existe forma de relaxar de um dia estressante de trabalho melhor que essa?

Se você sempre sonhou em ter um horta em casa e acha que não era possível, por falta de espaço, leia também o texto “Alimentos para cultivar dentro de casa em vasos autoirrigáveis“, que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar”.

E então, a ideia de transformar sua varanda agradou? Selecionamos 32 ideias para você se inspirar. Mescle as ideias abaixo e adapte-as ao seu gosto, temos certeza que o resultado vai ser excepcional. Procuramos selecionar usos diferentes nessas 32 fotos de varandas criativas.


Leia também:
Acrescente mais charme à decoração de sua sala com uma cristaleira
O maximalismo na decoração
O inacreditável “antes e depois” de um sótão escuro e estreito
Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar
Como plantar e como cuidar da Costela de Adão
Como acertar na decoração monocromática
DIY – Terrários – ideias, dicas e o passo-a-passo para montar o seu
Como aproveitar melhor os espaços da sua casa – Parte I
Dicas e ideias de como montar uma área gourmet
Dicas incríveis para montar um jardim na sacada + 32 ideias criativas

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *