Dicas e ideias de como montar uma área gourmet

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

como montar uma área gourmet

Você está procurando dicas de como montar uma área gourmet? Assim, se receber pessoas em casa e cozinhar para elas estão entre as coisas que mais lhe dão prazer, então ter um espaço gourmet é perfeito para você.

A área gourmet é sem dúvida nenhuma o ambiente que melhor combina esses dois prazeres.

Vamos descobrir, então como montar uma área gourmet?

Antes de começar a planejar um espaço gourmet, é importante entender o conceito do termo. Gourmet é uma palavra de origem francesa, que vem fazendo sucesso em todo o mundo em razão das mudanças de hábitos da sociedade.

O termo gourmet refere-se a um estilo de cozinhar mais elaborado, refinado, que utiliza ingredientes mais saborosos, de qualidade superior. Portanto, algumas vezes as receitas tem um custo mais elevado. No entanto, elas também atendem aos gostos mais exigentes, tanto no sabor, como na apresentação visual dos pratos.

A expressão “gourmet” portanto tornou-se referência não só a uma maneira criteriosa e artística de preparar alimentos e bebidas, como também ao prazer de cozinhar e desfrutar de uma refeição com os nossos entes queridos.

O que é um espaço gourmet?

Mas, como o que explicamos acima acaba por interferir na decoração de um ambiente? O fato é que se você deseja criar uma área gourmet em sua casa, precisa privilegiar esse conceito que citamos ao escolher os equipamentos, eletrodomésticos, utensílios, móveis e a decoração apropriados.

A diferença entre uma área comum para cozinhar (geralmente a cozinha) e o espaço gourmet é justamente a criação do ambiente que deve ser planejado para que seja possível cozinhar, receber e interagir com outras pessoas no mesmo local. O que nem sempre é possível em uma cozinha tradicional.

Porém, diferentemente do que possa parecer, criar um espaço gourmet nem sempre é muito caro. Assim, um espaço gourmet não necessariamente está associado a megaprojetos, fora da realidade da maioria das pessoas. Ele pode se adaptar a todos os tipos de gosto e orçamentos disponíveis.

Além disso, os espaços gourmet podem ser externos – no jardim da casa ou em uma varanda ou sacada -, podem contar com churrasqueira, forno de pizza, fogão e forno a lenha, ou também podem ser internos, muitas vezes integrados à própria cozinha.

Como encontrar um bom espaço na casa?

Se você possui uma cozinha espaçosa, por exemplo, ou que possa ser aberta para a sala, pode transformá-la em um espaço gourmet. O estilo de decoração de espaços gourmet também não são definitivos e dependem do seu gosto e do seu estilo de vida. Eles podem ser modernos, rústicos, sofisticados, minimalistas, maximalista, ou seja, como você quiser.

O tamanho da área que você tem disponível também independe da sua vontade de ter um espaço gourmet. Assim, mesmo em áreas pequenas é possível planejá-los.

Quando é possível planejar o espaço gourmet associado à cozinha da casa ou a um espaço que já contenha estrutura elétrica e hidráulica ele se torna ainda mais fácil e barato para implementar, bastando que você se preocupe com o acabamento necessário para transformá-lo em um espaço agradável para receber pessoas.

Dicas e ideias para um espaço gourmet eficiente

Já publicamos aqui no blog vários textos onde, mesmo sem utilizar o termo “espaço gourmet”, apresentamos muitas dicas e ideias úteis e interessantes para você montar um em sua casa, sugerimos a leitura desses textos também antes de colocar em prática o seu projeto.

Além dessas outras publicações, selecionamos abaixo mais 54 ideias práticas, inteligentes e criativas para você planejar o seu espaço gourmet. E isso não depende da área disponível e do investimento que deseja fazer. Portanto, sempre é possível pegar algumas ideias de cada um deles.

Outra dica também importante antes de você iniciar seu projeto e ir às compras é o tipo de culinária que você, seus amigos e familiares gostam e pretendem fazer. De nada adianta comprar equipamentos caríssimos que você pouco utilizará e que ficará ocupando espaço. Se você não costuma receber amigos para comer pizza, por exemplo, um forno de pizza em um espaço gourmet pode até deixá-lo charmoso, mas será inútil.

Além disso, se o seu espaço gourmet terá uma churrasqueira, por exemplo, existem diversos equipamentos que podem ser acoplados a ela, ou utilizados em conjunto com ela para fazer comidas diferentes de assados, até mesmo pizza.

Publicações que recomendamos a leitura

Se você não tem uma área muito grande procure fazer uso inteligente desse espaço, usando equipamentos e móveis que tenham mais de uma função.

Você vai montar seu espaço gourmet aproveitando sua cozinha? Então sugerimos também a leitura desses textos:
24 ideias de cozinhas pequenas com cor e personalidade
Cozinhas americanas – ideias e dicas
Dicas de ilhas de cozinha e seus assentos + 36 ideias para inspiração
Como transformar sua cozinha em um espaço agradável para reunir a família e os amigos
Inspiração, conheça a cozinha de 7 celebridades

Caso você tenha uma edícula em casa ou um espaço no seu jardim e deseja utilizar para montar sua área gourmet, esses textos também podem ajudar na sua decisão:
Como montar uma cozinha ao ar livre
O que é uma edícula, exemplos, dicas e ideias para você planejar a sua
Esse era um pátio mal aproveitado, adivinhe como ficou…

54 imagens de projetos de área gourmet para inspiração


Leia também:
Parede pintada pela metade, 22 ideias e várias dicas
Como fazer uma área gourmet: dicas e benefícios
30 ideias de salas de jantar com claraboias
24 ideias simples para deixar sua cozinha com estilo de casa de fazenda
Cozinhas com claraboias, dicas e 44 ideias criativas para você se inspirar
Como escolher o piso para a cozinha
Como evitar que a tábua de corte escorregue

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *