30 ideias de salas de jantar com claraboias

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

salas de jantar com claraboias

As salas de jantar com claraboias ficam deslumbrantes, isso porque, além de seu objetivo de iluminar e ventilar o jantar, coloca um foco sobre a mesa.

Se você está pensando em instalar uma ou várias claraboias em sua sala de jantar, antes de iniciar o projeto, precisa conhecer as ideias que selecionamos para ajudar na sua decisão e ainda algumas informações importantes que devem ser levadas em consideração.

Dicas e ideias para salas de jantar com claraboias

O principal objetivo de uma claraboia é levar luz solar e/ou ventilação para um ambiente que careça desses dois elementos da natureza, porém há muito mais vantagens que podem ser obtidas com a sua utilização.

No primeiro texto dessa série sobre claraboias, “Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente“, e que sugerimos a leitura se você está procurando saber tudo sobre elas, discorremos sobre vários aspectos, vantagens e relacionamos dicas importantes.

No texto de hoje vamos tratar especificamente sobre as claraboias que são utilizadas para iluminar e ventilar salas de jantar, principalmente as que recebem pouca luz natural através de janelas inexistentes ou insuficientes.

Como já explicamos no primeiro texto, as claraboias são parte integrante do telhado ou das lajes da edificações, portanto, além da luz natural e da ventilação que proporcionam, também podem trazer privacidade para um ambiente.

Nas salas de jantar isso não é diferente. Muitas vezes queremos fazer refeições diurnas na intimidade da família ou com amigos e as janelas da sala de jantar não favorecem essa privacidade desejada. Já em outras situações elas podem ser usadas juntamente com as janelas abertas.

Claraboias fazem parte da decoração

O uso de claraboias independe do estilo da sua sala de jantar, porque elas podem adaptar-se a qualquer ambiente. Mas, desde que respeitadas as condições para que ela seja um acréscimo positivo para uma refeição e não incomodem os comensais.

Excesso de sol diretamente na mesa, por exemplo, pode ser bem desagradável para quem está comendo, por isso é preciso sempre verificar qual é a claraboia ideal para o seu ambiente, onde ela deverá ser instalada e se é mais interessante ter várias claraboias em vez de uma apenas.

Poucas coisas dão mais vida a um ambiente do que a luz solar, porém ela precisa ser utilizada na dose certa e nas condições adequadas.

As claraboias, como também já vimos no primeiro texto publicado, podem ter vários modelos, formas, tamanhos e estilos. Portanto, para que você tenha uma sala de jantar iluminada, bonita e arejada, ela precisa fazer parte da solução. Dessa forma, seu planejamento e a consulta a um especialista é fundamental.

Além disso, numa sala de jantar, as claraboias podem vir a ser o ponto alto, sensacionais e chamativas ou serem discretas e apenas oferecerem um toque sutil de iluminação que valorize o ambiente e o deixem mais convidativo.

Elas podem ser pequenas e várias, ou grandes e até comporem todo o espaço do teto sobre a sala de jantar.

Claraboias se adaptam a todos os estilos

Em construções modernas as claraboias estão sendo muito usadas. Também uma das tendências atuais é instalar claraboias mesmo em casas de estilo clássico que vão sofrer alguma reforma. Assim, isso pode ser feito com a reutilização de estruturas ou substituição.


Fazer uma refeição com iluminação natural ou com vista para um céu estrelado é uma delícia e pode ser o diferencial de sua sala de jantar. Sobretudo se ela tiver grandes portas ou janelas para um jardim verde e florido.

Um ambiente assim aumentará a sensação de estar em contato com a natureza e ao ar livre, tendência moderna de construção, chamada de Design Biofílico, e sobre o qual você pode obter mais informações no texto que publicamos aqui.

Você pode ainda ampliar a sua sala de jantar atual em direção ao jardim. Assim, ao estilo de um jardim de inverno ou “bay window” – janela saliente que fica para além do limite da casa. Fazendo essa ampliação com uma estrutura leve e toda envidraçada, tanto o teto como a parede. Isso dará um toque charmosíssimo em sua sala de jantar.

Mas, antes de instalar uma claraboia é importante que você observe se ela vai incidir diretamente sobre a mesa. Dessa forma, o material do qual é feita a mesa e as cadeiras é essencial, pois vão receber luz solar. Assim, o material resiste à luz solar e é duradouro sem desbotar, perder o brilho ou sofrer outros danos? isso porque, o sol pode deixar sua sala de jantar com aspecto de que esteja precisando ser substituída em um espaço de tempo muito curto.

Agora vamos à galeria de ideias que coletamos para você se inspirar?

30 salas de jantar com claraboias


Leia também:
Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente
Selecionamos 30 ideias de claraboias instaladas em quartos e algumas dicas úteis para você planejar a sua
Cozinhas com claraboias, dicas e 44 ideias criativas para você se inspirar
Banheiros com claraboia, 34 ideias para obter uma luz natural mais intensa
Como aproveitar melhor um sótão utilizando claraboias e ainda 30 ideias incríveis
Salas de estar com claraboias, 30 ideias sensacionais e muitas dicas

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *