Dicas naturais para eliminar ou diminuir o mato do jardim

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

ervas daninhas

Acabar com as ervas daninhas do seu quintal está sendo um problema para você?

Já imaginou se as plantas que cultivamos em nosso jardim germinassem e crescessem tão facilmente como o mato que insiste em crescer em volta delas?

Seria o jardim dos sonhos, não é mesmo? Infelizmente a realidade não é essa.

Enquanto as plantas que queremos que predominem em nosso jardim exigem cuidado e atenção permanente para se desenvolverem e crescerem saudáveis, o mato indesejado, se não mantido sob controle, acaba por tomar conta de todo jardim.

Como acabar naturalmente com as ervas daninhas

Os jardins dão vida à qualquer lar. Não importa se uma casa seja modesta, simples, ou uma mansão, um jardim bem cuidado tem a capacidade de transformá-la completamente.

Porém, invariavelmente, em todos eles, o mato que cresce pode se transformar em um problema, se não bem administrado.

Existem inúmeras formas através das quais o mato (também conhecido como erva daninha) chegue até nosso jardim.

Seja pelo bico ou pelas fezes dos pássaros, seja através do vento, ou pela terra e substratos novos que adicionamos às nossas plantas para enriquecer o já existente, ou ainda por outro meio, o fato é que, se não mantidas sob controle, as ervas daninhas acabam por tomar conta do jardim e atrapalhar o desenvolvimento de nossas plantas.

Para combatê-las é possível utilizar defensivos agrícolas, o que nem sempre é recomendado, principalmente os químicos, por contaminarem a natureza em nossa volta.

Os produtos químicos não são a melhor ideia de combate aos matinhos, principalmente se tivermos crianças e animais domésticos que frequentem nosso jardim.

Nessa postagem, vamos ensinar algumas formas de combater o mato indesejado naturalmente.

Algumas maneiras exigem um pouco mais de trabalho, mas para quem gosta de trabalhar em seu jardim e tem isso como um hobby, isso não é um problema, não é mesmo?

O que são ervas daninhas?

Se você é um jardineiro iniciante, experiente, ou até mesmo um profissional, certamente convive diariamente com ervas daninhas e sabe o quanto incomodam.

Elas afetam negativamente praticamente todos os plantios, causando um grande incômodo e até transtornos.

Ervas daninhas são plantas que, trazidas das formas que escrevemos acima, nascem espontaneamente em um espaço sem que tenham sido desejadas por quem planta.

Geralmente elas afetam negativamente as plantas desejadas para esse mesmo local, pois concorrem com elas.

Isso ocorre porque elas vão competir pela água, luz e nutrientes com as outras plantas cultivadas.

Além disso, geralmente essas plantas indesejadas são muito resistente e possuem uma grande capacidade de se adaptarem e crescerem nas mais diversas condições.

Além disso, elas são hospedeiras de pragas e doenças que também atacam as outras culturas. Sua capacidade de resistir e sobreviver é tão forte que elas são consideradas plantas pioneiras.

Ou seja, quando um habitat natural é alterado, elas sempre são as primeiras a reaparecer, iniciando assim um novo ciclo de cobertura vegetal desse local.

Vamos descobrir como acabar com as ervas daninhas do seu quintal naturalmente então?

Remover com a mão ou com um extrator de ervas daninhas

A forma mais usual de combater o mato é removê-lo com a mão, ou utilizando um extrator de ervas daninhas.

Os extratores de matinhos são aquelas hastes com uma bifurcação na ponta, que penetram facilmente no solo ao lado da planta que desejamos remover.

Esta técnica é milenar no cultivo do jardim, porém, você deve observar que a planta saia com a raiz, se você arrancar apenas parte dela, ela retornará.

Se você não tem um extrator de ervas daninhas e o solo em volta dela estiver muito duro, dificultando a retirada da raiz, você pode utilizar também uma espátula, uma faca, ou uma pequena pá para facilitar esse processo.

É importante também não deixar a planta arrancada no local onde ela estava crescendo, por suas sementes proporcionarão o crescimento de outras no mesmo lugar.

Eliminar com o auxílio de mantas ou jornais

As mantas de jardinagem, ou até mesmo folhas de jornal, impedem que a luz do sol incida sobre o solo, impedindo dessa forma a criação das condições ideais para que as ervas daninhas germinem e cresçam facilmente.

Se você conseguiu eliminar as ervas daninhas aparentes em seu jardim, essas é uma excelente técnica para impedir que elas retornem.

Cerque todas as suas plantas com as mantas ou jornais, isso evitará não só que as sementes já existentes no solo germinem, como também as possíveis novas sementes trazidas por animais ou pelo vento entrem no solo.

Caso você utilize jornal ou uma manta leve, que o vento carregue facilmente, procure fixá-lo com pedras, areia, ou outro item que, além de escondê-lo, ainda deixará seu jardim mais bonito.

Além disso, você também pode utilizar farinha de milho, ou outra cobertura em pó, polvilhando em volta de suas plantas.

Água fervente

Para aquelas ervas daninhas pequenas que você arranca diariamente, mas estão sempre de volta no dia seguinte, uma boa alternativa é jogar água fervente sobre elas.

Obviamente tomando todo o cuidado para que essa água não atinja as plantas que você deseja preservar. Faça isso por algumas vezes e elas não retornarão.

Utilize vinagre no combate

Essa é mais uma das utilidades do vinagre, um dos produtos mais baratos, versáteis e úteis que temos em casa. O vinagre é uma solução natural muito eficiente para eliminar as ervas daninhas.

O ácido acético contido no vinagre é um herbicida natural, que retira a umidade das folhas da planta.

Você pode borrifá-lo sobre o mato, mas sempre tomando o cuidado de que ele não atinja suas plantas, pois também será prejudicial a elas.

Você também pode utilizar sal, pois o sal colocado sobre as ervas daninhas vai desidratá-las, porém não exagere na utilização dessa técnica, pois o sal provoca alteração na química do solo, prejudicando as outras plantas.

Faça você mesmo um sabão herbicida

Da mesma forma que você utilizou o vinagre, pode utilizar também esse sabão herbicida. Misture, em partes iguais, detergente de louça, sal e vinagre.

Coloque essa mistura em um borrifador e pulverize somente as ervas daninhas com ela.

Conforme explicamos acima, o sal e o vinagre vão desidratar as ervas, enquanto o detergente de louça ajudará que essa solução fixe-se nas folhas.

Com essas técnicas temos certeza que se você não conseguir acabar com as ervas daninhas completamente, pelo menos vai conseguir diminuir muito a quantidade delas.


Leia também:
Como acabar com as lagartas que atacam as plantas
Vale a pena consumir tomates orgânicos?
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
As vantagens de ter uma horta em casa
Dicas para melhorar o resultado e o aproveitamento de uma horta

Compartilhe...

60 comentários em “Dicas naturais para eliminar ou diminuir o mato do jardim

  1. Vanessa Duarte Ferreira disse:

    O texto é claro e objetivo, além de dar dicas baratas.

  2. LUCIANO O. FREITAS JR. disse:

    a grama cresce rapido em 1O dias , juntamente com capim fino, em tres areas que dao mais ou menos uns 6OOmtrs quadrados de cobertura de grama , como eu ia arrancar todo mato , se a raiz e pequena? DESDE JA OBRIGADO.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Se a extensão do seu terreno é muito grande e a grama ainda não foi plantada, sugerimos eliminar o mato antes do plantio, o que sobrar depois pode ser eliminado manualmente.

    • Ana Cecília Monteiro Kuasne disse:

      Como acabar com o quebra pedra que cresce mais rápido que a minha grama.

      • Lar, Doce Lar disse:

        Olá Ana Cecília, você precisa arrancar com a raiz até conseguir eliminar.

  3. Produtor disse:

    Qual solução utilizar em um solo cheio de mato e capim que será utilizado posteriormente como horta?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Se não há nada plantado nesse solo que você deseje que seja preservado ele pode ser completamente tapado para retirar a luz solar com jornais, lonas ou mantas. É um processo um pouco demorado, até que elimine todo o mato. Depois desse processo pode-se jogar água fervente sobre ele para eliminar alguma planta mais resistente. Depois de feita a horta, esse mato poderá voltar, pela ação de passarinhos e sementes, mas nesse caso o recomendável é a eliminação manual antes que ele comece a competir com sua plantação.

  4. Inácia Kasper disse:

    Aqui é Inácia.
    Quero acabar com com uma planta que é uma verdadeira praga, pois faz moitas enormes. É claro que já está plantada há muito tempo. Mas então decidi que vou acabar com ela. As moitas já estão cortadas. Mas agora quero acabar com a raiz dela. Pergunto qual é a maneira mais eficiente de conseguir isso sem danificar o solo? Uma vez que no futuro quero plantar outras folhagens no lugar.
    Agradeço a atenção.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Inácia, se você não quer utilizar produtos tóxicos na eliminação, a melhor alternativa é trabalhosa mas é eficiente, você precisa arrancar essas moitas com a raiz, não adianta apenas cortá-la. Se isso não for possível, você pode injetar um pouco de querosene na raiz.

  5. liliane patricia do amaral disse:

    usei o round up no meu terreno , mas o matagal nao para de crescer. adorei as dicas , gostaria de receber mais.

  6. Marluce disse:

    O que devo usar para acabar com mamona ,elas crescem rápido,e se multiplicam a cada dia, é um terreno grande , quero acabar pelo menos com a que fica enfrente a minha casa, trazendo insetos,e servindo de esconderijo para um grupo que guarda seus cigarros,o dono do terreno não liga ,e o pessoal já não quer mais pagar pra limpar um terreno que não é nosso , não se o nome é mamona ou carrapateira, só sei que está prejudicando.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Você pode tentar fazer um furo nela e injetar óleo diesel

    • Lopes disse:

      Olá.
      Sou, Lopes.
      Blumenau/SC.
      Quantos m² do terreno, rende um litro de Herbicida Natural?

      • Lar, Doce Lar disse:

        Olá Lopes, em geral qualquer herbicida rende em média 30m² por litro. Mas isso depende da forma de aplicar.

        • Rita disse:

          Qual a forma de aplicar?

          • Lar, Doce Lar disse:

            Olá Rita, aplicar o quê?

  7. Lucilene disse:

    Gostaria de fazer um jardim em minha casa.mas aqui cresce um tipo de praga.sua raiz parece um rosario,faz pequenas bolinhas que se multiplicam a olho nu.eu as tiro mas de um dia pra outro elas estão de volta.aqui eles a chamam de cebolinha.ecwueria muito acabar com elas definitivamente

  8. ARÃO disse:

    EX-CE-LEN-TE!Nada menos que isso…Obg

  9. Andrea disse:

    Boa noite !
    Como vai?
    Por favor,
    Gostaria de informações sobre como acabar com o mato.
    Coloquei jornal e saco de lixo por cima da terra , coloquei pedras e mesmo assim nasceram…
    Por favor, o que poderia colocar para acabar com o mato para sempre?

    Muito obrigada !

  10. Adão Wellington disse:

    Tenho um gramado no meu quintal e já arranquei com a mão o capim que nasce nele e é muito ….mas aí chove e nasce tudo de novo …. O que devo fazer pra eliminar essa praga do meu gramado????

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Adão, o capim precisa ser arrancado com a raiz, senão ele vai sempre rebrotar. Se o solo for muito duro e esteja rompendo antes da raiz, você pode enfiar a ponta de uma faca ou aquelas pazinhas de arrancar o mato. Infelizmente, cada vez que a raiz não for arrancada junto, pode esperar pela volta, o capim é muito resistente.

    • Paulo Corrêa Alejandro disse:

      Existem herbicidas seletivos que matam o mato e não mata a grama é só consultar um agrônomo.

  11. Wallace Louga disse:

    eu tenho um espaço em casa que futuramente será uma garagem, onde eu deixo o carro. Não estou dando conta do mato que cresce lá. E não tenho tempo nem dinheiro para ficar carpindo ou pagando quem faça.
    Se eu seguir os passos acima, consigo eliminar o mato totalmente?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Wallace, o mato, assim como qualquer outra planta necessita de luz e água para sobreviver, se você cortar isso dele, certamente vai morrer. Porém, ficam sementes no solo que voltarão se o local voltar a receber luz e água, portanto o ideal é eliminá-lo permanentemente.

  12. Éderson Silva disse:

    olá, gostei muito de tudo que li. Tu tens alguma dica de como matar BAMBU?
    As raizes atravessaram quase que metade do quintal, são duras de cortar, capinar, e etc… podes me ajudar a acabas com esta planta que nesta situação nao a desejo. Obrigado!

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Éderson, bambu é muito resistente, uma forma de diminuir seu avanço é cortar as hastes e injetar um pouco de óleo queimado nelas. A cada broto que renascer repetir essa operação, pode ser um trabalho de meses, mas resolve.

  13. Alessandro disse:

    Bom dia .
    O sal bota diluído na água .?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Se for utilizar sozinho não precisa, mas tome cuidado para não exagerar e botar somente onde deseja eliminar, pois ele vai mudar o ph do solo se usado em excesso

  14. Wyrlyane disse:

    Após limpar o quintal oque eu posso colocar no solo pra impedir que cresça qualquer tipo de mato?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Wyrlyane, infelizmente é praticamente impossível impedir o nascimento de mato em jardins, pois, mesmo que você elimine tudo o que tem sob a terra, os passarinhos osa trazem novamente em seu bico ou nas patas, isso faz parte da natureza. A única coisa que pode ser feita é arrancá-los logo no início para evitar sua propagação.

    • Marco Bernardo disse:

      Pedra brita número 1, a mesma usada no concreto.
      Ela impede a luz e ao aquecer com o calor do sol impede o crescimento do mato.
      Se algo indesejável brotar, será em pequena quantidade e fácil de arrancar.
      Uma pequena camada de pedra brita é suficiente.

  15. Cleide disse:

    Tenho um lote grande onde nao consigo controlar o mato, gostaria de eliminar ele é depois plantar um gramado. Se eu usar o método de vinagre+ sal, consigo matar o mato e depois para plantar o gramado
    nao prejudica?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Ele não pode ser aplicado sobre o seu gramado, pois vai afetá-lo também, mas plantar depois de ter eliminado o mato, sim, é possível

  16. Maria Elizabeth Capilé disse:

    Qual a quantidade? Se eu colocar um frasco de detergente e o mesmo de vinagre, a mesma quantia de sal? Eu fiz um teste pequeno e deu certo, só acho muito a mesma quantidade de sal.

    • Lar, Doce Lar disse:

      A quantidade de sal pode ser menos sim

      • Maria Elizabeth Capilé disse:

        Obrigada! 😷

  17. Regina Célia disse:

    Tenho um quintal cimentado e começou a aparecer rachaduras e nelas umas plantas. Estão quebrando cada vez mais o quintal. Como acabar com elas? Arranco com a mão quando dá, pra isso elas devem estar grandinhas, queria dar um fim antes que acsb com o cimento do quintal. Obrigada

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Regina, tente borrifar com vinagre branco puro as rachaduras. Infelizmente o mato é resistente, e se sobrou sementes sob o cimento, onde ele encontrar um espaço para crescer vai tentar.

      • Júnior disse:

        Olá,tenho um terreno grande e o Roundup não dá conta. Já tentei misturar até óleo diesel mas não tive resultado. Um amigo disse que jogou sal e matou,mas algumas semanas depois o mato veio novamente. Oque devo fazer? Será que o sal com água e detergente dá resultado? Creio que o vinagre queime as folhas do mato preservando a raíz. Alguma sugestão? Grato

        • Lar, Doce Lar disse:

          Olá Júnior, a solução dependerá do uso que você quer dar para o terreno depois, por exemplo, se você colocar muito sal pode alterar o pH do solo. Fica difícil dar uma sugestão sem saber para que o terreno será usado.

  18. Ernando Dias Correa disse:

    Boa tarde, para um litro de água,qual porcentagem preciso de cada produto para ficar eficiente e matar os matos os a pulverização sobre eles,

  19. Mary disse:

    Olá vou fazer essa mistura, gostei.
    Quero eliminar um pé de goiabinha da Mata como faço? pois tenho outras frutas melhores .
    Grata

  20. Flavia Talamoni disse:

    Olá boa tarde !
    Sabe me dizer se posso aplicar a solução de sal, vinagre e detergente e depois cobrir o mato com encerado.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Pode sim, a falta de sol também ajuda a acabar com as ervas daninhas.

  21. Marines Oliveira De Lima Garcia disse:

    Muito boas as dicas maravilha obrigada

  22. Darlisom Medeiros disse:

    Existe algum tipo de planta que seja considerada PANC, ou plantas comestiveis convencionais mesmo ou até mesmo plantas de enfeite que sufoquem o mato?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Darlisom, grama amendoim fecha bem, é exuberante e pode ajudar a sufocar o mato

      • Darlisom Medeiros disse:

        obrigadoo S2

  23. Lory disse:

    Sensacional. Obrigada por compartilhar!

  24. Ilma pinheiro disse:

    Tenho no meu jardim manta de bidim,mas o mato brota através dela,o que eu faço?
    Obrigada

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Ilma, provavelmente as raízes estejam muito fortes. O ideal é arrancar manualmente com a raiz as mais fortes e depois colocar a manta, pois nesse caso as pequenas não terão força para se desenvolver sem luz

  25. Donizete Caetano da Silva disse:

    Posso manter minha horta coberta com uma manta para jardim e apenas fazer uma abertura na mesma para plantar alguma coisa evitando assim o crescimento de mato ao lado do que eu plantar?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Pode sim Donizete, provavelmente vai crescer um pouco de mato, mas mais fraco e fácil de retirar. Muitas pessoas fazem isso também para plantar morangos, por exemplo, para que eles não fiquem em contato direto coma terra.

  26. Mauricio Sarto disse:

    Bom dia, necessito de ajuda para eliminar o anturio merda, acima identificado, pois virou uma praga em nosso jardim e gramado, pela sua característica de possuir um tubérculo, preciso de indicação de herbicida para eliminar essa praga, agradeço e aguardo auxílio

    • Lar, Doce Lar disse:

      Bom dia Mauricio. O ideal é consultar uma agropecuária local. Algumas plantas, como os bambus por exemplo, somente injetando óleo diesel em suas raízes para acabar com eles. Mas especificamente como acabar com os tubérculos de antúrio fedido não temos indicação. Talvez uma alternativa seja, a cada vez que um brota, cavar até retirar seu tubérculo.

  27. Eliana disse:

    Por desconhecimento, joguei sementes de cinamomo numa pequena área que estou aterrando. Como estava muito adubado, organicamente , está nascendo centenas de mudinhas dessa árvore. Não vou conseguir eliminá-las somente removendo manualmente. Iria colocar sal com água, mas me disseram que desidrata totalmente o solo. Como tenho grama plantado ao redor, gostaria de saber se a aplicação do sal impediria o crescimento da grama. Obrigada!

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Eliana, o sal em excesso mata a grama sim. Em pequenas quantidades não, mas fica difícil saber se uma quantidade pequena mataria os cinamomos. Talvez o caminho seja removê-los manualmente mesmo.

  28. Eliana disse:

    Olá. Obrigada!
    Optei por cobrir com uma lona plástica. Então gostaria de saber por quanto tempo devo deixá-la.

    Grata pela atenção!

    • Lar, Doce Lar disse:

      Oi Eliana, por bastante tempo, é preciso que as mudas fiquem sem sol para morrerem. Acredito que no seu caso o melhor mesmo é arrancar na medida em que nasçam com raiz e tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *