Como alegrar sua casa usando plantas na decoração

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

como alegrar sua casa usando plantas

Descubra como alegrar sua casa usando plantas para decorar. Você acha que está faltando alegria nos detalhes da sua casa? Então, use e abuse das plantas!

Plantas dentro de casa são uma forma de dar vida aos ambientes. Isso porque elas trazem as cores da natureza para o interior do nosso lar, contribuem para o nosso bem estar e para purificar o ar interno. Dessa forma, tanto as plantas, quanto os vasos onde elas são plantadas trazem mais cor, alegria, frescor, aconchego e estilo para os espaços internos.


No entanto, antes de escolher as plantas que vai cultivar, você precisa observar quais as espécies mais apropriadas para o ambiente que você vai decorar.

Como alegrar sua casa usando plantas

Informe-se a respeito da luz ideal para cada planta, o volume de água que ela precisa e as condições de clima que precisa para viver. Além disso, saiba o tamanho máximo que ela pode atingir nos dois sentidos, para cima e para os lados. Então, confirme se o espaço disponível na peça destinada a ela vai ter condições de recebê-la.

Existem espécies que suportam bem o clima de um ar condicionado. Portanto você pode usá-las em escritórios, consultórios e salas de espera. Assim como, outras adaptam-se melhor em ambientes úmidos, sendo ótimas para banheiros. Por exemplo, os temperos ficam perfeitos em uma janela de cozinha ou em uma sacada, onde recebem um pouco de sol direto.

As plantas podem ser dispostas em vasos, jardineiras, jardins internos ou jardins verticais e você não precisa restringir suas opções às folhagens. Assim, existem flores que se adaptam muito bem em espaços internos e que podem trazer muita cor e alegria para dentro de seu lar.

como alegrar sua casa usando plantas na decoração

Ao escolher os vasos ou cachepôs, opte por modelos e cores que se adaptem ao estilo de decoração do ambiente. Assim, eles ajudarão a incrementá-la. Portanto, espalhe plantas pela casa toda, sala, cozinha, banheiro, dormitórios. Enfim, colocar plantas no espaço correto e nas condições ideais nunca é demais.

Se você viaja muito, ou não tem tempo ou costuma esquecer de regar suas plantas, veja esse texto sobre vasos autoirrigaveis. Ele vale a pena a leitura.

Quais são as melhores plantas para salas?

A seguir, listamos algumas plantas ótimas para salas, corredores, quartos, sacadas ou outros espaços fechados, mas arejados. No entanto, cada uma delas exige mais ou menos luz, mais ou menos água, mais ou menos calor.

Em duas postagens do blog descrevemos melhor várias delas, você pode ler esses textos aqui: “+ 7 plantas para cultivar dentro de casa” e aqui: “5 plantas para cultivar dentro de casa“.

Assim, as plantas ideais para esses ambientes são: antúrio; árvore-da-felicidade, avenca, avelós, babosa-de-pau, bambu-mossô, bambu dourado, begônia, bromélia, camedórea-elegante, cheflera, clorofito, costela de adão, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge, filodendro, jade, jiboia, lança-de-são-jorge, licuala, lírio-da-paz, pau d’água (dracena), mini cacto, palmeira-areca, orquídea, palmeira-leque, palmeira fênix, pleomele, ráfis, singônio, suculenta, violeta, zamioculca.

Quais são as melhores plantas para banheiros?

Vamos listar também algumas plantas ideais para banheiros, que são as que preferem locais úmidos e com menos ventilação e luz. Mas lembre-se, todas as plantas precisam de alguma luz. Portanto, se o seu banheiro não tem janelas, prefira colocar uma planta artificial.

Observe também que algumas plantas da lista abaixo também estão na lista acima. Isso porque elas são as mais resistentes e que exigem menos cuidados com luz direta.

Plantas ideais para ambientes úmidos e com pouca luz: Asplênio, avenca, mini cacto, caládio, camedórea-elegante, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge, filodentro, kalanchoe, lírio-da-paz, orquídea, peperômia, violeta, zamioculca.


Leia também:
Vasos autoirrigáveis
Você sabe que o mofo causa doenças?
Citronela funciona para espantar mosquitos?
As vantagens de ter uma horta em casa
Como plantar e como cuidar de Lírios de Calla? Saiba tudo sobre essa linda flor…
Como plantar, como cuidar da Buganvília (Primavera) e muito mais

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *