5 plantas para cultivar dentro de casa

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

plantas para cultivar dentro de casa

Plantas para cultivar dentro de casa, quais as mais adequadas? Em primeiro lugar, todas as espécimes de plantas precisam de luz, de preferência solar. Sem luz geralmente elas não conseguem se alimentar.

É graças à luz que incide sobre elas, que as plantas realizam a fotossíntese. Um processo em que absorvem a água e os sais minerais através das suas raízes, transportando-os até suas folhas.

Assim, as plantas colocadas em locais escuros se desenvolvem menos que as mesmas espécimes de plantas expostas à quantidade correta de luz.


Como já comentamos na postagem “Vasos autorrigáveis“, as plantas são itens imprescindíveis para transformar uma casa em um lar. É senso comum que elas trazem alegria, vida, cor, natureza e alma para dentro de nossas casas, além é claro, de funcionarem como item de decoração.

Ideias de plantas para cultivar dentro de casa

Porém, não é qualquer planta que se adapta à luminosidade oferecida pelos espaços internos que temos disponíveis. Por isso, selecionamos abaixo algumas espécimes que conseguem se adaptar melhor em locais fechados e menos iluminados.

Dracena – Dracaena fragrans

A dracena, também conhecida como pau-d’água, é um arbusto muito cultivado em diversas partes do mundo por sua capacidade de adaptação aos ambientes internos e às diferentes temperaturas.

A dracena não exige muita luz, portanto é perfeita para halls de entrada, salas íntimas, ou recantos pouco iluminados.

Resistente, ela requer muito pouco cuidado para se manter sempre saudável e bonita.

Não é indicada para ambientes com temperatura muito baixa, pois suas folhas ressecam nessa situação.

Você pode limpar as folhas com um pano úmido sem prejudicá-las. Além disso, ela não necessita de luz direta e exige muito pouca água.

****

Lança-de-são-jorge – Sansevieria cylindrica

plantas para cultivar dentro de casaA lança-de-são-jorge é uma planta herbácea e suculenta, muito resistente e com folhas cilíndricas e verticais que crescem em forma de leque. Dessa forma, suas características esculturais e sua rusticidade transformam-na em uma planta ornamental de interior por excelência.

Quando bem cuidadas e saudáveis, as folhas da lança-de-são-jorge são verde escuras com algumas raias verde claras.

Ela floresce na primavera, a partir da base da planta, mas é linda o ano todo, as flores são apenas um prêmio a mais para quem a cultiva.

Pode ser mantida à meia-luz e deve ser regada diretamente na terra, tomando cuidado para não molhar as folhas.

Também tolera ambientes com ar condicionado.

Entretanto, como a lança-de-são-jorge cresce verticalmente, procure um espaço não muito baixo de altura, pois isso atrapalhará seu crescimento.

****

Violeta – Saintpaulia ionantha

Pequenas e ao mesmo tempo exuberantes, as violetas adaptam-se muito bem a ambientes internos e, em condições favoráveis de luminosidade e adubação, podem florir durante todo o ano.

Além disso, essa espécie de flor apresenta uma enorme variedade de cores e é uma das plantas decorativas mais usadas para interiores.

A violeta pode ser cultivada em vasos pequenos, suas raízes não são muito profundas e deve ficar exposta à luz indireta. Mas, o grande segredo para ela florescer, é escolher um local que tenha muita luminosidade, no entanto, sem sol a pleno sobre ela.

É muito importante tomar cuidado para não molhar as folhas e flores no momento da rega e nem encharcar a terra demais. Isso porque o excesso de água apodrece essa planta.

****

Cheflera – Schefflera arboricola

A cheflera é uma planta muito resistente e vigorosa, assim, quanto maior o vaso em que esteja plantada, mais ela cresce.

Do mesmo modo, em ambientes externos e plantada diretamente no solo transforma-se em um arbusto maior que muitas árvores.

A cheflera pode ter tonalidade totalmente verde brilhante ou verde e amarela. É uma planta rústica de muito pouca manutenção e cuidado. Além disso, você pode cultivá-la a sol pleno ou a meia sombra, nas duas situações se adapta muito bem.

Na primavera produz florezinhas amarelas que se transformam em pequenas frutinhas.

A raiz da cheflera é invasiva, portanto, plante-a sozinha em um vaso para não prejudicar as outras espécimes.

****

Lírio-da-paz – Spathiphyllum wallisii

O lírio-da-paz é uma das poucas espécies que conseguem florescer à sombra, ou com muito pouca luz. Portanto, ambientes fechados são perfeitos para ele.

No entanto, para cultivá-lo sempre bonito e saudável, mantenha o solo sempre úmido e adubado. Além disso, você deve evitar o contato direto com a luz solar, que queima as suas folhas.

A flor do lírio da paz é branca como a neve e simboliza a paz, por isso ficou conhecido por esse nome.

Com o passar do tempo, e em ambientes muito pouco iluminados a flor se torna esverdeada. Suas folhas são verde escuras e brilhantes.

De crescimento rápido em temperaturas mais elevadas, o lírio não suporta ambientes muito frios. Portanto, evite expô-lo a baixas temperaturas.


Leia também:
Como cultivar samambaias dentro de casa
+ 7 plantas para cultivar dentro de casa
A jardinagem e a saúde física e mental
Quais as plantas mais fáceis de cultivar dentro de casa?
Como limpar as plantas de dentro de casa?
Um cactos diferente para alegrar sua casa

Compartilhe...

2 comentários em “5 plantas para cultivar dentro de casa

  1. Aninha disse:

    amei, publiquem mais sobre esse assunto

  2. Rogerio dos Santos disse:

    Eu tenho cheflera dentro e fora de casa, é sensacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *