14 dicas incríveis para organização de armários

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

organização de armários

Você se preocupa com a organização de armários? Assim, há algum tempo, li um artigo no jornal “O Globo” que relaciona desorganização ao estresse.

Segundo esse artigo, as pessoas desorganizadas são mais estressadas. Isso porque elas perdem mais tempo para fazer as mesmas tarefas que as pessoas organizadas, e isso interfere no bem-estar e na sua qualidade de vida. No artigo, o especialista sugere que a rotina seja mudada para melhorar esses hábitos.

Dicas para a organização de armários

Portanto, para auxiliar nesse processo de auto-organização, criei uma lista de dicas para a organização de armários que acredito ser bem útil:

1. Retire tudo o que estiver no armário ou no closet que vai ser organizado.

2. Avalie todas as peças: Se houver algo que você não usou nos últimos 12 meses, separe.

Se uma roupa estiver muito danificada ou puída, descarte-a, caso esteja em boas condições, separe-a para doar.

Caso fique em dúvida sobre se algumas peças devam ser realmente doadas, guarde-as em uma mala ou caixa, se essas roupas estiverem intocadas e na caixa da próxima vez em que for organizar seu armário, é sinal de que talvez seja o momento de doá-las, pois se não foram úteis durante todo esse tempo, provavelmente não servem mais para você.

Aproveite para fazer isso no momento em que começam as campanhas de doação de agasalhos, pois você beneficiará muitas pessoas necessitadas.

Colocando os itens de volta no armário

3. Primeiramente armazene os itens que você mais usa ao nível dos olhos, os menos usados abaixo, e os raramente usados acima do nível dos olhos. Com isso ficará muito fácil a tomada de decisão no momento de escolher uma roupa ou um acessório para usar;

4. Separe as roupas que estão fora de temporada e guarde-as em sacos fechados, malas ou caixas na parte superior do armário, dessa forma você vai evitar o pó e o mofo.

Os sacos a vácuo são ótimos, pois além de manter suas roupas limpas eles reduzem o espaço necessário para guardá-las.

5. Separe suas roupas por tipo ou ocasião. Por exemplo: camisetas de manga curta em uma pilha e camisetas de manga longa em outra. Roupas de trabalho de um lado, de lazer do outro.

Busque sempre guardar as roupas de festa dentro de protetores, pois como são menos utilizadas tendem a acumular pó.

organização de armários 6. Tenha formas de armazenamento diferentes: gavetas, prateleiras e cabides. Além disso, se tiver pouco espaço para os cabides, você pode usar dois níveis, unindo um cabide ao outro com um anel de lata de refrigerante.

7. Use organizadores de gavetas para armazenar as roupas íntimas. Fica muito mais fácil escolhê-las e evita a utilização das mesmas peças sempre, por estarem mais visíveis, enquanto outras nunca serão utilizadas por ficarem no fundo da gaveta.

8. Se você não tiver um local separado e isolado das roupas para guardar seus sapatos, utilize sapateiras ou caixas, de preferência transparentes, para enxergar o seu conteúdo.

Benefício adicional de separar os sapatos

Fazendo isso você vai vai evitar o mau cheiro de sapatos em suas roupas, bem como, também facilitará a sua escolha.

9. Guarde o lençol de baixo, o de cima e uma fronha dobrados dentro da outra fronha do mesmo jogo, dessa forma você vai encontrar rapidamente a combinação da roupa de cama.

10. Ilumine seu armário para que fique mais fácil encontrar o que procura.

11. Use ganchos nas portas ou nas paredes para pendurar gravatas, cintos, lenços, bolsas e bijuterias.

12. Se você tem problema de umidade no armário, então pode usar sachês feitos com giz de quadro, ou aparelhos desumidificadores.

Existem vários modelos e métodos de desumidificação para armários ou ambientes.

13. Assim, para manter suas roupas perfumadas, selecione o aroma de sua preferência e distribua sachês perfumados pelas prateleiras e gavetas.

14. Além disso, se você sempre pega a peça do topo da pilha para vestir, ao recolocar peças limpas no armário, coloque-as embaixo da pilha.

Com essas dicas, espero ter contribuído para facilitar a escolha e a organização das suas roupas e acessórios.

Então, se você for fazer a organização de seus armários, coloque uma música para tocar, acenda uma vela perfumada e transforme essa tarefa de arrumar suas coisas em um momento prazeroso.

Esse texto foi escrito por Míriam Roman, decoradora e proprietária da loja Kamari, especializada em utilidades domésticas, mesa, banho e decoração.


Leia também:
22 soluções inteligentes para organizar a casa escondendo objetos
Decoração, acerte nas cores
Bom gosto, você tem?
Cozinhas americanas – ideias e dicas
Dicas de decoração de quarto de casal
Itens que todo mundo deveria ter em casa para facilitar as tarefas do dia a dia

Compartilhe...

Um comentário em “14 dicas incríveis para organização de armários

  1. Aninha disse:

    doar o que não precisamos mais é tudo de bom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *