Erros ao decorar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

erros ao decorar

Ao decorar um ambiente, muitas pessoas cometem erros básicos que acabam por prejudicar todo o projeto. Portando, saiba o que você não deve fazer.

É importante sempre ter em mente o que evitar para, assim, garantir um ambiente agradável e equilibrado.

Conheça os principais erros ao decorar

Planejar algumas coisas antes de começar a decorar um ambiente é fundamental. Se você fizer isso vai deixar o ambiente com a sua personalidade e harmônico.

No entanto, a falta de uma orientação pode causar erros ao decorar, e eles precisam ser evitados. Caso contrário, o resultado final pode ficar trágico.

Sendo assim, para alcançar o objetivo esperado é preciso considerar vários fatores. Então, vamos descobrir como evitar os erros?

A seguir, vamos listar os erros ao decorar mais comuns para você não cair nessas armadilhas.

Não considerar a personalidade do ambiente

Qual a forma certa de decorar cada ambiente? Isso é uma pergunta muito comum, mas a resposta está no próprio ambiente. Ou seja, ele deve funcionar para o propósito ao qual se destina.

Portanto, evite decorar um ambiente sem levar em consideração a personalidade e o seu propósito. Certifique-se de que a decoração reflita o uso pretendido do espaço e as preferências pessoais dos moradores.

Mais adiante, quando abordarmos o estilo escolhido, a personalidade que você deseja para o ambiente também deverá ser considerada.

Móveis e objetos de decoração desproporcionais

Evite usar móveis e objetos que sejam desproporcionais ao espaço disponível. Certifique-se de que os móveis se adequem ao tamanho do ambiente e não o dominem.

Não medir os ambientes antes de ir as compras pode ser um problema sério. É muito comum que as pessoas apenas observem o ambiente vazio e imaginem que uma peça ou móvel que gostou cabe ali. No entanto, isso pode causar muitos problemas.

Ao fazer assim, você pode descobrir um móvel ficou grande ou pequeno demais para o ambiente. Portanto, se não tiver como devolvê-lo, terá que adaptar toda a decoração para usá-lo.

Mas, mesmo adaptando o resto da decoração o resultado final pode ficar estranho. Por exemplo, um vaso enorme sobre uma mesa lateral pequena não vai ficar bom. Além disso, considere também, além das medidas dos espaços a proporcionalidade entre os objetos e móveis.

Portanto, sempre meça o ambiente, assim como os móveis e objetos para garantir que tudo ficará como o esperado.

Por fim, evite escolher tapetes que sejam muito pequenos ou muito grandes para o espaço. Eles devem complementar o ambiente e não dominá-lo ou desaparecer nele.

erros ao decorar - circulação

Misturar estilos que se conflitam

Evite misturar muitos estilos de decoração diferentes sem considerar a coesão visual. É essencial que os elementos decorativos sigam uma linha estética que deixem o ambiente acolhedor.

Provavelmente seu ambiente terá muitas variedades de elementos, móveis e objetos de decoração. Então, se você misturar vários estilos sem critério, acabará fazendo com que nada se encaixe. Portanto, defina um estilo de decoração ou mais de um estilo que combinem entre si. Aqui no blog temos várias dicas estilos de decoração para você se guiar.

Seguir essa orientação vai direcionar todas as suas compras para que os elementos de decoração não “briguem” entre si.

Tenha sempre em mente, que independente do estilo escolhido, o ambiente deve ter uma linguagem única para garantir uma harmonia.

Cores conflitantes

Evite misturar muitas cores contrastantes que possam criar um ambiente visualmente agressivo. Opte por uma paleta de cores harmoniosa.

Algumas vezes uma parede pode ter uma cor chamativa, mas criar um ambiente todo com cores que não combinem é um erro ao decorar que transforma o ambiente em um caos.

Excesso de elementos

Evite sobrecarregar o espaço com muitos móveis e acessórios. Um ambiente muito cheio pode parecer desorganizado e caótico.

Pecar pelo excesso de itens é um dos erros muito comum ao decorar. Então, por mais que você queira que o ambiente reflita sua personalidade, evite exagerar na quantidade.

Tenha ciência de que todo excesso é prejudicial quando se trata de decoração. Portanto, defina detalhes que façam sentido para evitar um erro de decoração crucial. Isso porque, além do ambiente ficar caótico, ele vai transmitir uma sensação de desarrumação e será difícil de manter limpo.

O excesso de objetos pessoais também pode ficar desagradável. Portanto evite sobrecarregar o espaço com muitos objetos pessoais, como fotografias e lembranças. Isso pode fazer com que o ambiente pareça confuso e desorganizado.

Por fim, a boa distribuição dos elementos deve ser pensada. Por exemplo, ter paredes vazias enquanto outras estão sobrecarregadas. Portanto, evite deixar paredes completamente vazias, mas também não as sobrecarregue com muitos quadros e elementos decorativos. Encontre um equilíbrio que seja esteticamente agradável.

erros ao decorar - excesso de elementos

Iluminação inadequada

Nunca subestime a importância da iluminação. Dessa forma, evite ter apenas uma fonte de luz no ambiente e certifique-se de que a iluminação se adapte às diferentes necessidades do espaço.

Esse é outro que está entre os erros muito comuns ao decorar. Muitas pessoas ignoram a importância desse elemento em um ambiente, mas ele é essencial para a funcionalidade.

Um ambiente com pouca iluminação nem sempre é adequado, isso porque a penumbra pode causar desconforto. Portanto, tenha várias opções de iluminação diferentes e utilize-as conforme a necessidade.

Tendo várias opções é possível adaptar o ambiente à cada situação. Por exemplo, para assistir um filme na televisão, o ideal é pouca luz, já para leitura é preciso mais luz.

Além disso, iluminação de apoio e decorativa modificam completamente um ambiente, deixando-o mais aconchegante e acolhedor.

Ignorar a funcionalidade do espaço

Nunca sacrifique a funcionalidade que o ambiente precisa ter em função do estilo. Ou seja, certifique-se de que os móveis e a disposição do espaço sejam práticos e atendam às necessidades diárias. Por exemplo, uma sala de estar precisa cumprir a função de uma sala de estar.

Além disso, não deixar espaço livre para circulação em um ambiente talvez seja o pior dos erros ao decorar.

Os ambientes, especialmente quando forem integrados, devem permitir acesso fácil a tudo. Portanto, leve sempre em consideração a circulação, deixando corredores livres. Você pode criar corredores de circulação a partir do posicionamento dos móveis e objetos.

Encostar todos os móveis nas paredes

Um erro ao decorar muito comum é encostar todos os móveis nas paredes. Isso, além de não ser necessário deixa o ambiente com cara de loja, onde os móveis parecem à venda.

Por exemplo, o sofá pode ser posicionado mais no centro do cômodo se a sala for grande. No entanto, caso a sala seja pequena, mesmo assim tente afastá-lo um pouco da parede para passar a impressão de que o ambiente é maior do que realmente é.

Você pode criar corredores e espaços com os próprios móveis. O espaço atrás do sofá sempre pode ser aproveitado.

Conclusão

Não é a toa que o design de interiores é importante, é justamente por isso que ele virou uma profissão.

Mas não precisa ser um especialista em decoração para decorar um ambiente sem errar. No entanto, é essencial observar as regras acima para evitar dissabores. Além disso, considere que nem sempre o belo é prático.


Leia também:
Decoração de banheiros. O que usar gastando pouco?
8 itens que não podem faltar em uma cozinha completa
Como criar uma decoração atemporal
Objetos de decoração que vão deixar sua casa com um estilo minimalista
Inspiração, conheça a cozinha de 7 celebridades

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *