Como criar uma decoração atemporal

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

decoração atemporal - capa

Criar uma decoração com design atemporal pode ser um desafio, mas há algumas dicas que podem te ajudar a alcançar esse objetivo.

Atemporal como conceito geral refere-se a algo que não é afetado pela passagem do tempo ou mudanças na moda, ou seja, que “permanecerá na moda” por muitos anos.

Sendo assim, a decoração atemporal pode ser definida como um design de interiores que nunca sai de moda, tem um poder de permanência e é criado para não ser temporário.

O que é decoração atemporal?

Quando se trata de decoração de casa, o que significa a palavra atemporal?

Essa resposta pode ser dada de várias formas, como por exemplo:

  • Decoração atemporal é criar uma aparência em um casa que resista ao teste do tempo;
  • Um design de interiores atemporal não parece vinculado a nenhuma década ou tendência da moda;
  • Usar móveis atemporais significa que você não vai precisar substituir itens importantes com frequência. Isso porque eles são são clássicos o suficiente para não identificar nenhuma tendência;
  • Um design que é bonito por muitos anos.

Em resumo, um design de interiores atemporal está sempre atualizado, não importa qual seja a tendência do momento. Além disso, decorar assim também proporciona economia.

Ou seja, você pode fazer mudanças sutis em um ambiente para acompanhar as novas tendências, sem precisar trocar todos os seus móveis e objetos de decoração.

Além de ser um estilo atraente, a economia ao longo dos anos também é um motivo pelo qual tantas pessoas buscam a atemporalidade e não o modismo.

As tendências vêm e vão. Algumas vezes muito rapidamente, assim como as preferências pessoais mudam com o tempo.

Portanto, não é uma boa ideia a sua decoração se adaptar às tendências e funcionar para uma variedade de estilos ao longo dos anos?

Então, como criar um ambiente com decoração atemporal?

Siga essas dicas e então, tenha certeza que sua decoração vai permanecer atual por muito tempo:

Adote o minimalismo

Menos é mais. A desorganização tem má aparência independente do estilo escolhido, mas o minimalismo permite deixar um ambiente organizado com mais facilidade.

Os ambientes atemporais tendem a ter uma aparência organizada, limpa e de fácil acesso. Portanto simplifique, mantenha sua decoração simples, resistindo ao desejo de preencher todos os espaços em branco ou cantos vazios.

Um design bem planejado precisa de interesse visual, mas também precisa de pausas e lugares suaves para os olhos repousarem.

Ao simplificar o layout, as cores e os elementos, você pode criar um design que seja elegante e sofisticado, independentemente do estilo da moda.

decoração atemporal - sala de jantar e estar

Use móveis com foco na funcionalidade

Certifique-se de que os móveis escolhidos sejam funcionais e fáceis de usar. O design atemporal deve ser prático e intuitivo, e não apenas esteticamente agradável.

Os móveis com linhas limpas e simples sempre serão populares por uma razão muito simples, eles têm uma aparência discreta e sofisticada. Dessa forma eles tendem a combinar com a maioria dos estilos de design.

Portanto, evite móveis com detalhes ornamentados ou formas incomuns. Em vez disso, procure móveis confortáveis, duráveis e com texturas neutras.

No entanto, isso não significa que sua mobília não possa ter qualquer ornamentação, detalhes clássicos nunca saem de moda. Mas não exagere nos detalhes.

Simetria e proporção são conceitos muito antigos e significam um equilíbrio visualmente agradável e fisicamente confortável de todos os elementos do espaço. Portanto usar móveis em proporção é muito importante para mantê-los funcionais e adequados sem sobrecarregar o ambiente.

Priorize as cores neutras

Cores neutras como branco, preto, cinza e marrom tendem a resistir às tendências e serão sempre relevantes, mas sem dominar o ambiente. No entanto, você pode adicionar um pouco de cor acentuada em pequenos detalhes para trazer um toque de personalidade ao design.

Além de serem atemporais, as cores neutras combinam com qualquer estilo ou paleta de cores. Por exemplo, com uma cor de parede neutra, você pode mudar outras cores na sala sem precisar repintá-la.

Ou ainda, uma cor de sofá neutra permite que você renove as almofadas, tapetes e acessórios coloridos para mudar completamente o visual sem ter que decorar com base na cor do seu sofá.

Use as cores e padrões da moda apenas como destaque

Adotar uma decoração atemporal não significa que você nunca vá adotar nenhuma tendência. Significa apenas que as peças principais do seu design não estão centradas em uma tendência específica.

Então, como já dito acima, incorpore a cor do ano, mas limite-a aos detalhes e acessórios. Por exemplo, em um quarto, atualize sua roupa de cama e pinte uma parede de destaque atrás da cama para mudar completamente a aparência.

Na sala de estar, troque as almofadas para um padrão moderno para refrescá-la. Além disso, adicione um novo objeto de parede e atualize os acessórios decorativos para facilitar a transição de um estilo para outro.

Limitando-se aos detalhes você pode trocá-los facilmente quando se cansar deles ou quando eles, inevitavelmente, saírem de moda.

decoração atemporal - quarto

Use padrões tradicionais

O uso de padrões clássicos, como listras, damascos, xadrezes e florais cria uma sensação atemporal em um espaço. Esses padrões são amplamente usados ​​e populares há muitos anos e representam um visual clássico e tradicional.

Portanto, use padrões clássicos para peças de mobiliário que você provavelmente manterá por muitos anos, no entanto, use padrões mais modernos para itens que podem ser substituídos facilmente, como dito acima.

Sendo assim, evite modismos de design que possam se tornar obsoletos rapidamente em itens caros. Em vez disso, opte por elementos de design clássicos e simples que possam resistir ao teste do tempo.

Adote uma consistência nas escolhas e adapte se necessário

Mantenha a consistência no seu design. Use um estilo coeso e consistente para manter o design atemporal com todas as suas virtudes.

Misture o antigo e o novo para obter uma aparência atemporal de modo que seu design abranja várias décadas ou não possa ser vinculado a nenhuma delas.

As antiguidades tornam-se “atemporais” quando usadas em um ambiente moderno. Portanto, ao misturar peças com influências clássicas e modernas você criará um visual vivo, interessante e sofisticado.

Além disso, teste o design escolhido com o tempo. Ou seja, quando você achar que alcançou uma decoração com design atemporal, reavalie-o depois de um tempo para ver se ele ainda parece atual.

Lembre-se que o design atemporal não significa que seja estático e sem mudanças. É importante ser flexível e fazer ajustes quando necessário, mas sempre mantendo a coerência e a funcionalidade.

decoração atemporal - cores neutras

Incorpore Materiais Naturais

A decoração, independente da tendência, tem sido inspirada pela natureza que nos cerca e não há motivo para esperar que isso mude.

Portanto, adicionar materiais naturais, como madeira, pedra, ferro, cestos e plantas é uma excelente opção. Os elementos naturais são uma das formas de criar um espaço aconchegante e completo.

Apenas lembre-se mais uma vez de que o equilíbrio é tudo no design, então você nunca deve exagerar em nenhum material.

Conclusão

Seguindo essas dicas, com certeza você terá sucesso em seu projeto de decoração atemporal.

Apenas lembre-se sempre de que o design de interiores atemporal não se trata de mostrar as últimas tendências, mas também não significa que você deva ter uma aparência formal e abafada.

Mas sim, trata-se de escolher móveis que sejam funcionais e flexíveis, usando cores e padrões que resistirão ao teste do tempo e criar um design de ambiente adaptável às suas preferências de estilo em evolução e às últimas tendências.

decoração atemporal - sala de estar


Leia também:
Objetos de decoração que vão deixar sua casa com um estilo minimalista
Como montar um jardim zen
Por que a decoração é importante?
O que é decoração em estilo Bauhaus e muitas ideias para inspiração
Qual é a função de um pergolado?
Quais as melhores cores para interiores?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *