Conheça alguns benefícios de consumir tapioca

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Conheça alguns benefícios de consumir tapioca

A tapioca caiu definitivamente no gosto dos brasileiros, não só por ser versátil e combinar tanto com ingredientes doces como salgados, mas também pelos seus benefícios.

São vários os benefícios que a tapioca oferece para a saúde. Entre eles é possível destacar uma melhora na digestão, a redução do colesterol e como auxiliar no ganho de peso. Além disso, ela tem outros benefícios surpreendentes, como melhorar as atividades metabólicas, manter a densidade mineral óssea e até prevenir doenças neurodegenerativas.

O que é tapioca?

A tapioca é um extrato de amido obtido a partir da fécula extraída da raiz da mandioca, planta nativa da América do Sul, principalmente no Nordeste do Brasil. Essa fécula é lavada, peneirada e processada até que se transforme em grânulos finos, que então são usados para fazer a tapioca.

Para fazer a tapioca, os grânulos são hidratados com água e, em seguida, peneirados para remover o excesso de líquido. A massa resultante é então colocada em uma frigideira quente e aquecida até que forme uma liga fina e macia.

Depois essa massa fina é recheada com queijo, coco, banana ou outras opções tanto salgadas como doces e dobrada.

A tapioca é um alimento sem glúten e, portanto, é uma opção saudável para pessoas com intolerância. É também uma opção popular de café da manhã ou lanche em muitos países da América Latina, incluindo o Brasil.

Sua popularidade atualmente deve-se justamente ao fato de ser um alimento sem glúten, ao qual muitas pessoas têm intolerância.

Além disso, um dos alimentos favorito de muitos vegetarianos e veganos, pois é um alimento de amido puro que pode ser rico em proteínas. Sua versatilidade o torna muito útil para ser incluído em uma grande variedade de receitas.

No entanto, você só deve consumir a mandioca, que origina a tapioca, após o cozimento adequado. Portanto, uma das coisas mais importantes a considerar sobre este tubérculo é sua alta toxicidade. Ou seja, se for preparado incorretamente, pode ser muito venenoso.

Sendo assim, consuma apenas a tapioca que tenha sido preparada e embalada por fontes confiáveis ​​e, a menos que você seja um conhecedor do processo, não consuma tapioca cultivada na natureza.

benefícios de consumir tapioca

Mas por que a tapioca está assumindo esse papel tão importante?

Mas por que além das pessoas intolerantes ao glúten, tantas outras pessoas ao redor do mundo adicionaram a tapioca como uma parte importante de sua dieta? Primeiramente, vamos conhecer alguns dos aspectos nutricionais que fazem da tapioca um alimento tão saudável e útil.

A tapioca é apreciada em todo o mundo e é considerada parte essencial de algumas dietas culturais devido à sua composição única de carboidratos, vitaminas, minerais e compostos orgânicos.

Alguns dos benefícios da tapioca incluem um nível muito baixo de gordura saturada, colesterol e sódio, sendo uma rica fonte de fibra dietética, colesterol bom (HDL) e proteína.

De acordo com o USDA (National Nutrient Database) – banco de dados do departamento de agricultura dos EUA -, a tapioca contém elementos do complexo de vitaminas B, incluindo ácido pantotênico, folato e B6, bem como ferro, manganês, cálcio, cobre e selênio.

Além disso, é rica em carboidratos, uma xícara de tapioca contém quase 45% das sua necessidades diárias de carboidratos indicada.

Quais são os benefícios da tapioca?

A tapioca oferece vários benefícios à saúde, tais como:

Ajudar no ganho de peso saudável

Embora a maioria das pessoas procure manter a forma sem engordar, também há muitas que buscam opções para um ganho de peso saudável.

Isso porque estar abaixo do peso pode ser tão perigoso quanto ser obeso, e a tapioca pode fornecer uma maneira rápida e fácil de ganhar peso de forma saudável.

O alto teor de carboidratos desse alimento significa que é fácil adicionar volume e calorias à sua dieta sem colesterol prejudicial à saúde ou gorduras saturadas que podem resultar em outros problemas de saúde.

A maioria desses carboidratos pode vir na forma de sacarose, enquanto uma quantidade um pouco menor vem do açúcar complexo amilose. Isso torna a tapioca uma escolha ideal para pessoas que precisam ganhar peso, principalmente após uma doença, lesão, cirurgia ou distúrbio alimentar.

Ajudar na redução de defeitos congênitos em bebês

De acordo com um estudo conduzido por pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, a tapioca contém uma quantidade significativa de vitaminas do complexo B, incluindo ácido fólico.

Consumir volumes adequados dessas vitaminas durante a gravidez foram relacionadas à redução das chances de defeitos do tubo neural em bebês.

benefícios de consumir tapioca - banana com coco

Ajudar a melhorar a digestão

Um dos benefícios adicionais da tapioca para a saúde é que ela contém uma grande quantidade de fibras alimentares. O consumo de fibras está diretamente ligado à melhoria de uma série de condições do corpo humano, mas a mais conhecida é a digestão.

A fibra aumenta o volume das fezes, o que pode ajudar a movê-las pelo trato digestivo, eliminando assim a constipação, o inchaço e a dor intestinal.

Além disso, a fibra solúvel pode até ajudar a melhorar a saúde do coração, removendo o excesso de colesterol das paredes das artérias e vasos sanguíneos, ajudando assim a reduzir a incidência de problemas como ataque cardíaco e derrame.

Complementar o consumo de proteína

A proteína é um elemento essencial para a saúde humana e, embora muitas pessoas a obtenham da carne, peixe, aves e laticínios, entre outras fontes, as pessoas que são vegetarianas ou veganas estão sempre procurando novas maneiras de suprir o seu consumo.

As proteínas são os blocos de construção de uma vida saudável, portanto, a tapioca é uma ótima opção para quem não consome carnes, pois pode fornecer grandes quantidades de proteína.

Portanto, os processos corporais, desenvolvimento muscular, crescimento, cura e várias atividades essenciais continuam funcionando bem com a adição da tapioca a uma dieta regular.

Ajudar a melhorar a densidade mineral óssea

A tapioca é uma rica fonte de vitamina K, cálcio e ferro, que desempenham papéis importantes na proteção e desenvolvimento dos ossos.

A densidade mineral óssea diminui à medida em que envelhecemos, resultando em condições como osteoporose , osteoartrite, fraqueza geral e falta de flexibilidade.

No entanto, consumir tapioca regularmente fornece ao nosso corpo os nutrientes vitais necessários para ajudar a promover e proteger a saúde óssea.

Prevenir a doença de Alzheimer

Segundo um estudo publicado na revista Medical Hypothesis, a vitamina K faz mais do que promover a atividade óssea, ela também é importante para nossa saúde mental. Nesse estudo foi demonstrado que a vitamina K ajuda a reduzir as chances de desenvolver a doença de Alzheimer, estimulando a atividade neuronal no cérebro.

Além disso, ela também tem a capacidade de eliminar os radicais livres que causam uma degradação do tecido cerebral. À medida que se somam novas pesquisas sobre esse tópico, elas têm implicações positivas para o campo das doenças neurodegenerativas no envelhecimento.

benefícios de consumir tapioca - salgada

Ajudar a regular a pressão arterial

De acordo com a Alliance of Crop, Soil and Environmental Science Societies, pela tapioca conter potássio, outro mineral essencial que o corpo humano requer, isso significa que ajuda a reduzir a tensão e o estresse nos vasos sanguíneos e nas artérias.

Isso pode aumentar o fluxo de sangue para todo o do corpo e reduzir a tensão no sistema cardiovascular.

Uma dieta rica em potássio está associada à prevenção da aterosclerose e a uma chance reduzida de coágulos sanguíneos ficarem presos e causarem eventos fatais, como ataque cardíaco ou derrame.

Além disso, o potássio é a chave para o equilíbrio de fluidos no corpo e, quando está em equilíbrio adequado com o sódio, todas as trocas de fluidos no corpo podem ser suaves, aumentando ainda mais a eficiência metabólica e a energia.

Aumentar a energia

Os carboidratos são a fonte de energia para o corpo. Isso porque os açúcares como a sacarose se transformam em glicose, que fornece energia utilizável.

A tapioca é rica em carboidratos, sem os negativos como colesterol LDL e gorduras saturadas. Sendo assim, ela ajuda a manter altos os níveis de energia e aumentar a saciedade.

Possíveis malefícios da tapioca

Há riscos em consumir tapioca? Embora a tapioca seja um alimento popular e nutritivo em muitas culturas, existem alguns possíveis malefícios associados ao seu consumo excessivo ou inadequado. Alguns deles incluem:

Baixo teor de nutrientes: a tapioca é rica em carboidratos, mas tem baixo teor de proteínas, vitaminas e minerais. Se você depende muito da tapioca como fonte de energia, pode estar perdendo nutrientes importantes.

Elevado índice glicêmico: a tapioca é basicamente amido. O amido se converte rapidamente em glicose no nosso corpo. Isso significa que a tapioca tem um alto índice glicêmico. Sendo assim, consumi-la pode levar a picos de açúcar no sangue e, a longo prazo, contribuir para o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

A mandioca contém cianeto: o cianeto é um composto extremamente venenoso para os seres humanos. Portanto, apesar dos benefícios de comer tapioca em várias formas, é importante lembrar que a mandioca é venenosa. Sendo assim, é preciso prepará-la, processá-la e cozinhá-la adequadamente.

Além disso, como a tapioca tem um alto teor de carboidratos e calorias, se você está tentando perder peso, deve consumir pequenas porções como parte de uma dieta saudável.


Leia também:
Benefícios do mamão baseados em pesquisas
Quais os benefícios da banana para a saúde?
Malefícios do leite e seus derivados
Conheça 10 benefícios do alho para a saúde
Benefícios da azeitona para a saúde
Quais são os benefícios do pinheiro?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *