Benefícios do mamão baseados em pesquisas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

benefícios do mamão baseados em pesquisas

O mamão é uma fruta tropical saborosa e incrivelmente saudável que oferece uma série de benefícios nutricionais e para a saúde.

Além disso, por ser uma fruta deliciosa e nutritiva é uma excelente escolha para um lanche saudável ou uma adição saborosa a smoothies e saladas.

Entre os principais nutrientes do mamão está a vitamina C e antioxidantes. Assim como, alguns compostos do mamão têm propriedades anticancerígenas e melhoram a saúde do coração, entre outros benefícios.

Vamos descobrir então os principais benefícios oferecidos pelo mamão que já foram comprovados pela ciência, assim como os cuidados que devemos tomar ao consumi-lo?

Principais benefícios do mamão para a saúde

O mamão tem origem na América Central, América do Sul e México, onde é sumido há muito tempo pelos povos originários. No entanto, atualmente é cultivado comercialmente em muitas outras partes do mundo.

Se o mamão estiver maduro, então ele pode ser comido cru. No entanto, o mamão verde deve sempre ser cozido antes de consumir, especialmente durante a gravidez, pois quando verde ele é rico em látex, o que pode estimular as contrações.

As sementes do mamão também podem ser consumidas, mas são muito amargas se mastigadas ou maceradas.

Mamão é rico em Nutrientes

O mamão é rico em nutrientes como Vitamina C, Vitamina A, Folato e Potássio, que são essenciais para uma boa saúde.

Além disso, contém uma enzima que pode quebrar as cadeias de proteínas encontradas nas carnes mais duras. Por causa disso, as pessoas usam o mamão para amaciar a carne há milhares de anos.

150 gramas de mamão contém:

  • Calorias: 59;
  • Carboidratos: 15 gramas;
  • Fibra: 3 gramas;
  • Proteína: 1 grama;
  • Vitamina C: 157% da Ingestão Diária Recomendada (IDR);
  • Vitamina A: 33% da IDR;
  • Folato (vitamina B9): 14% da IDR;
  • Potássio: 11% da IDR;
  • Assim como, contém traços de cálcio, magnésio e vitaminas B1, B3, B5, E e K;

O mamão também contém antioxidantes saudáveis conhecidos como carotenoides, principalmente licopeno. Além disso, nosso corpo absorve melhor esses antioxidantes benéficos do mamão do que de outras frutas e vegetais (3).

Mamão tem efeito antioxidante

Os radicais livres, moléculas reativas formadas durante o metabolismo do corpo são altamente prejudiciais. Isso porque eles promovem o estresse oxidativo, que pode levar a doenças.

Os antioxidantes, incluindo os carotenoides encontrados no mamão, neutralizam esses radicais livres.

De acordo com vários estudos, o mamão fermentado pode reduzir o estresse oxidativo em adultos mais velhos e pessoas com pré-diabetes, hipotireoidismo e doenças hepáticas leves.

Além disso, muitos pesquisadores acreditam que o excesso de radicais livres no cérebro são um fator importante no desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Segundo um estudo, pessoas com Alzheimer que receberam extrato de mamão fermentado por seis meses tiveram uma queda de 40% em um biomarcador que indica dano oxidativo ao DNA. Além disso, esse biomarcador alto também está ligado ao envelhecimento precoce e ao câncer.

A redução do estresse oxidativo é atribuída ao teor de licopeno do mamão e à capacidade de remover o excesso de ferro, que é conhecido por produzir radicais livres.

mamão cortado

Mamão tem propriedades anticancerígenas

Conforme explicado acima, segundo outra pesquisa, o licopeno contido no mamão pode reduzir o risco de câncer. Assim como ele também pode ser benéfico para pessoas que estão sendo tratadas de um câncer.

É possível que o mamão tenha alguns efeitos únicos, não encontrados em outras frutas. Isso porque, entre 14 frutas e vegetais com propriedades antioxidantes conhecidas, apenas o mamão demonstrou atividade anticancerígena em células de câncer de mama.

Em um estudo feito em adultos mais velhos com inflamação e condições pré-cancerosas do estômago, uma dieta de mamão fermentado reduziu o dano oxidativo. No entanto, mais pesquisas são necessárias antes que recomendações definitivas possam ser feitas.

Mamão melhora a saúde do coração

Acrescentar mamão à dieta regular pode melhorar a saúde do coração. Isso acontece porque estudos mostram que frutas com alto teor de licopeno e vitamina C podem ajudar a prevenir doenças cardíacas.

Os antioxidantes contidos no mamão protegem o coração e aumentam os efeitos protetores do colesterol HDL “o colesterol bom”.

Em um estudo, as pessoas que tomaram um suplemento de mamão fermentado por 14 semanas tiveram menos inflamação e uma melhor proporção de LDL “colesterol ruim” para HDL “colesterol bom” do que as pessoas que receberam placebo.

Mamão combate inflamações

A inflamação crônica é a causadora de muitas doenças, além disso, alimentos não saudáveis e escolhas de estilo de vida podem levar ao processo inflamatório.

Estudos demonstraram que frutas e vegetais ricos em antioxidantes, como o mamão, ajudam a reduzir os marcadores inflamatórios.

Por exemplo, um estudo observou que homens que aumentaram a ingestão de frutas e vegetais ricos em carotenoides tiveram uma diminuição significativa na PCR, um marcador inflamatório.

Mamão melhora o processo digestivo

Entre os benefícios do mamão há uma enzima que torna mais fácil para o organismo digerir a proteína.

Inclusive há pessoas que usam o mamão como um remédio para a constipação e outros sintomas da síndrome do intestino irritável.

Em um estudo, pessoas que tomaram uma fórmula à base de mamão por 40 dias tiveram melhora significativa na constipação e inchaço.

As sementes, folhas e raízes de mamoeiros também demonstraram ser úteis no tratamento de úlceras tanto em animais como em humanos.

benefícios do mamão

Mamão melhora a saúde da pele

Além de manter o corpo saudável, o mamão também tonifica a pela e deixa com aparência mais jovem.

Isso porque acredita-se que a atividade excessiva de radicais livres seja responsável por grande parte das rugas, flacidez e outros danos à pele que ocorrem com a idade.

Então, a vitamina C e o licopeno contidos no mamão protegem a pele e podem ajudar a reduzir esses sinais de envelhecimento.

Em um estudo, a suplementação com licopeno por 10 a 12 semanas diminuiu a vermelhidão da pele após a exposição ao sol, que é um sinal de lesão na pele.

Em outro estudo feito com mulheres idosas que consumiram uma mistura de licopeno, vitamina C e outros antioxidantes por 14 semanas resultou em uma redução visível e mensurável na profundidade das rugas faciais.

Mamão maduro é delicioso e muito versátil

Além de todos esses benefício, o mamão tem um sabor único e que a maioria das pessoas adoram. No entanto, consumi-lo maduro é fundamental.

Um mamão verde ou excessivamente maduro pode ter um sabor muito diferente de um maduro no ponto certo.

Quando maduro, o mamão deve ser de amarelo a vermelho-alaranjado, embora algumas manchas verdes sejam aceitáveis. Da mesma forma que um abacate, ele deve ceder à pressão suave quando maduro.

Além disso, por ser incrivelmente versátil, ele também pode ser combinado com outros alimentos que complementam seu sabor. Em saladas de frutas é fundamental.

Resumo dos benefícios de consumir mamão

Fonte de vitaminas e minerais: O mamão é uma excelente fonte de vitamina C, vitamina A, folato, potássio e fibras. A vitamina C é um antioxidante importante que ajuda a combater os radicais livres no corpo, enquanto a vitamina A é essencial para a saúde dos olhos e do sistema imunológico. O potássio ajuda a regular a pressão arterial e o equilíbrio de líquidos no corpo, enquanto o folato é necessário para a saúde celular e o desenvolvimento fetal.

Ajuda na digestão: O mamão contém uma enzima que ajuda na digestão de proteínas. Além disso, a fruta contém fibras solúveis que ajudam a manter o trato gastrointestinal saudável e regular.

Reduz a inflamação: O mamão é rico em antioxidantes, incluindo carotenoides e flavonoides, que ajudam a reduzir a inflamação no corpo. Isso pode ajudar a prevenir doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes.

Melhora a saúde da pele: A vitamina C no mamão é essencial para a produção de colágeno, uma proteína que ajuda a manter a pele saudável e jovem. Além disso, o mamão contém compostos que ajudam a proteger a pele dos danos causados pelo sol.

Ajuda a manter um coração saudável: O mamão é rico em potássio, um mineral que ajuda a reduzir a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas.

Em resumo, o mamão é uma fruta saudável e deliciosa que oferece muitos benefícios para a saúde. É importante incluir uma variedade de frutas e legumes em sua dieta para garantir que você esteja recebendo todos os nutrientes necessários para uma boa saúde.


Leia também:
Conheça alguns benefícios de consumir tapioca
Organização de geladeira: como conservar frutas e verduras corretamente?
Quais os benefícios da banana para a saúde?
Benefícios do aipo (salsão) para a saúde
Conheça 10 benefícios do alho para a saúde
Saúde, quais os benefícios do pepino?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *