Benefícios do aipo (salsão) para a saúde

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

benefícios do aipo - mulher comendo

Você sabia que o aipo, além de ser um alimento de baixa caloria ainda oferece vários benefícios para a saúde?

Também conhecido como salsão, o aipo tem apenas 10 calorias por talo, portanto é considerado um “alimento dietético” de baixa caloria.

Além disso, o aipo oferece uma série de benefícios para a saúde que podem surpreendê-lo.

Vamos listar então, mais razões pelas quais você deve considerar adicionar o aipo à sua alimentação, além é claro de seu sabor delicioso.

O que é aipo e por que ele traz muitos benefícios para a saúde?

Com origem na Europa, o aipo é uma planta aromática consumida desde os tempos mais antigos. Há registros de seu consumo desde o ano 1300 aC.

Na Roma antiga era usado como um poderoso afrodisíaco, para decorar mesas em banquetes associados a rosas e lírios, devido ao perfume exalado pelas suas folhas.

É possível aproveitar toda a planta, a raiz, o caule e folhas em diversos pratos e receitas diferentes. Como por exemplo em ensopados, caldos, saladas, bebidas, entre outros.

O aipo, também conhecido como salsão em várias regiões do Brasil é uma planta que vem da mesma família da cenoura e da salsa.

Ela tem hastes fibrosas longas, firmes e verde-claras e cresce em cachos de até 10 hastes, que se afunilam em folhas no topo.

O aipo tem um sabor suave, terroso e levemente apimentado, e embora muitas pessoas descartem suas folhas, elas também são comestíveis e muito gostosas.

Então, quais são os principais benefícios do aipo para a saúde?

O aipo é uma excelente escolha para refeições de baixa caloria, além disso é um vegetal popular que pode ser encontrado em praticamente qualquer mercado.

A maioria das pessoas sabe que o aipo tem poucas calorias, mas poucas percebem o quanto esse vegetal cheio de antioxidantes pode melhorar a saúde a curto e longo prazo.

Amplamente reconhecido como um dos alimentos mais saudáveis ​​disponíveis, o aipo é uma fonte maravilhosa de fibras. Seu teor de fibra é especialmente impressionante, dada a baixa contagem de calorias do vegetal.

Portanto ele é uma ótima opção para quem se preocupa em perder peso ou manter uma digestão saudável.

Perfeito para dietas de perda de peso

Considerando os valores percentuais diários de uma dieta de 2.000 calorias, uma porção de 1/2 xícara de aipo contém (seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades calóricas):

  • Calorias: 8% do valor diário recomendado;
  • Gordura Total: 0%;
  • Gordura Saturada: 0%;
  • Gordura Trans: 0%;
  • Colesterol: 0%;
  • Sódio: 2%;
  • Potássio: 0%;
  • Carboidrato Total: 0%;
  • Fibra Alimentar: 4%;
  • Açúcar: 0%;
  • Proteína: 0%;
  • Vitamina C: 3%;
  • Ferro: 0%;
  • Vitamina B6: 0%;
  • Magnésio: 0%;
  • Cálcio: 2%;
  • Vitamina D: 0%;
  • Cobalamina: 0%;
  • Vitamina A: 5%.

benefícios do aipo (salsão) para a saúde

Melhora a saúde do coração

Embora tenha um alto teor de água, o aipo contém inúmeras vitaminas e minerais que são importantes para a saúde do coração. Também contém nutrientes necessários para a formação de glóbulos vermelhos, assim como coagulação sanguínea eficaz.

O aipo também é uma boa fonte de compostos vegetais protetores, os flavonoides, que têm efeitos anti-inflamatórios e protetores no sistema cardiovascular.

Além disso, dietas ricas em alimentos fibrosos, como aipo, estão associadas a um menor risco de doença cardíaca.

É uma fonte de antioxidantes

Os antioxidantes protegem as células, os vasos sanguíneos e os órgãos dos danos oxidativos.

O aipo contém vitamina C, betacaroteno e flavonoides, além disso existem pelo menos outros 12 nutrientes antioxidantes encontrados em um único talo.

Assim como ele também é uma fonte maravilhosa de fitonutrientes, que demonstraram reduzir os casos de inflamação no trato digestivo, células, vasos sanguíneos e outros órgãos.

Além disso, os antioxidantes contidos no aipo ajudam a prevenir o estresse oxidativo que contribui para o aparecimento do câncer.

Melhora o sistema digestivo

O aipo é uma excelente fonte de fibras solúveis e insolúveis, importantes para a função digestiva. Um estudo feito com animais usando extrato de aipo também sugeriu que seu conteúdo de fitonutrientes pode ser benéfico para proteger a mucosa digestiva e, como resultado, pode proteger contra úlceras gástricas.

Além disso, em estudos feito com animais, ficou provado que os polissacarídeos à base de pectina contidos no aipo diminuem os casos de úlceras estomacais, melhoram o revestimento do estômago e modulam as secreções estomacais.

Aipo é anti-inflamatório

A inflamação crônica está associada a muitas doenças, incluindo artrite e osteoporose. O aipo e sua sementes têm aproximadamente 25 compostos anti-inflamatórios que podem oferecer proteção contra a inflamação no corpo.

Portanto, por ser rico em compostos vegetais com propriedades anti-inflamatórias, o salsão pode ajudar pessoas com essas condições inflamatórias crônicas.

Melhora a memória

Um estudo feito com animais descobriu que o extrato de aipo melhora a função cognitiva associada ao envelhecimento e à depressão.

Da mesma forma, um estudo que analisou os benefícios neuroprotetores do extrato de aipo obteve resultados positivos em participantes com demência e Alzheimer.

Benefícios do aipo para a saúde

Melhorar o controle do açúcar no sangue

Com baixo índice glicêmico e alto teor de fibras, o aipo é útil para quem precisa monitorar seus níveis de açúcar no sangue. Isso porque alguns estudos sugerem que ele pode ser eficaz na redução dos níveis de glicose no sangue.

Tem um efeito alcalinizante

Os minerais contidos no aipo podem ter um efeito neutralizador em alimentos ácidos, além disso esses minerais são necessários para funções corporais essenciais.

O aipo tem contraindicações?

Para a maioria das pessoas o aipo é um alimento saudável e recomendável, mas algumas pessoas podem ser alérgicas a ele.

Dessa forma, uma reação leve pode incluir sintomas como coceira na boca ou na língua, espirros ou corrimento nasal.

Também é importante observar que o aipo é rico em oxalatos, portanto pode não ser adequado para pessoas com cálculos renais ou doenças crônicas relacionadas aos rins.

Sendo assim, sempre consulte seu médico se você perceber qualquer condição relacionada ao seu consumo.


Leia também:
Dieta flexitariana, o que é! Dicas para iniciantes
Saúde, quais os benefícios do pepino?
Quais os benefícios da banana para a saúde?
Benefícios da azeitona para a saúde
Alimentos probióticos saudáveis
Benefícios do mamão baseados em pesquisas

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *