Vantagens e desvantagens de ter um cachorro

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 8 minutos

Vantagens e desvantagens de ter um cachorro - capa

Se você pretende adotar um pet, então conheça as vantagens e desvantagens de ter um cachorro, porque é provável que ele seja uma das escolhas possíveis.

Os cães, juntamente com os gatos estão entre as escolhas mais populares em muitos países. Isso porque para milhões de pessoas, os cães são os animais de estimação favoritos.

Vamos descobrir então o motivo disso e, também, se você está preparado para receber um cachorro?

Descubra as vantagens e desvantagens de ter um cachorro

Uma das principais vantagens de ter um cachorro é que ele pode se tornar nosso melhor amigo. Muitas pessoas sentem uma forte conexão emocional com seus cães, mais do que com humanos.

Mas, ao adotar um cachorro você precisa estar ciente de que também terá que se preocupar com ele diariamente. Além disso, é provável que ele se torne mais importante para você do que a maioria de seus amigos humanos.

Vantagens de ter um cachorro

Vamos primeiro analisar por que ter um cão em casa e se é isso que você procura?

Cachorros são leais

Os cachorros são animais muito leais, então, quando você cuida do seu cão desde pequeno, é provável que ele o siga aonde quer que você vá e sempre esteja ao seu lado em casos de emergência.

Isso também significa que seu cão provavelmente irá defendê-lo contra possíveis ameaças, mesmo que ele possa ter que arriscar sua vida por isso.

Em geral, em comparação com a maioria dos outros animais de estimação, os cães são considerados um dos mais leais e você pode ter certeza de que seu cão estará sempre ao seu lado.

Eles costumam ser muito mais leais do que os humanos. Por exemplo, se você estiver em um momento ruim de sua vida, é possível que até seu parceiro o deixe. No entanto seu cachorro ainda permanecerá com você, mesmo nos piores momentos.

Todos nós experimentamos momentos difíceis na vida, então, nesses momentos é essencial ter assistência emocional para evitar que façamos coisas que possamos nos arrepender mais tarde. Os cães são perfeitos para isso, ficando sempre ao nosso lado.

Cães melhoram a nossa saúde mental

Muitas pessoas sofrem de sérios problemas mentais na sociedade atual. Isso acontece porque somos inundados com volumes excessivos de informações diariamente. É muito difícil processar e absorver todas essas informações de maneira adequada.

Um cachorro pode ser uma ótima maneira de superar esses problemas, pois os cães podem ajudar a curar a alma e dar motivação para seguir em frente e passar pelos momentos difíceis.

Muitos estudos mostraram que ter um cachorro pode ser uma grande ajuda para pessoas que sofrem de depressão, estresse ou outros problemas mentais.

Se você trabalha em um emprego exigente e também tem que cuidar de sua família, é provável que sofra de esgotamento a longo prazo. Então, nesse caso, ter um cachorro pode ser um grande alívio para você, pois os cães têm o potencial de acalmá-lo. Além disso, você também perceberá o que é realmente importante na sua vida.

Com a companhia de um cão é provável que você fique mais relaxado, o que diminuirá seu nível de estresse e também melhorará seu nível geral de saúde.

Cães são ótimos para pessoas sozinhas

Um número crescente de pessoas atualmente vive sozinha sem um parceiro ou outros familiares. Com o passar do tempo, elas se tornam muito solitárias.

Se você é uma dessas pessoas, então é provável que ter um cachorro melhore muito sua qualidade de vida geral. Você terá companhia e não se sentirá mais sozinha, pois seu cachorro estará sempre ao seu lado.

Além disso, pessoas mais velhas e sozinhas podem ter de volta um propósito na vida. Isso porque muitas pessoas idosas perderam a maioria de seus amigos e muitas vezes não têm familiares que cuidem delas.

Sendo assim, cuidar de um cachorro pode ser uma ótima maneira dessas pessoas terem um incentivo para se levantar de manhã e sentirem que estão fazendo algo de bom com seu tempo.

Vantagens e desvantagens de ter um cachorro - parque

Cachorros podem trazer segurança

Quando você tem um cachorro em casa também se beneficia de um nível geral de segurança mais alto. Isso porque muitos cães protegem a casa de ladrões e assaltantes. Além disso, se você for atacado quando sair de casa, seu cão estará ao seu lado e o defenderá contra esses agressores.

Assim, ao optar por um cachorro, você também poderá melhorar muito seu nível de segurança, o que também pode lhe dar uma sensação melhor, pois você sabe que estará protegido em caso de emergência.

Cães podem melhorar sua forma física

Se você tem um cachorro, é provável que terá que sair com ele regularmente. Portanto, ao fazer isso pode melhorar muito seu nível geral de condicionamento físico ao longo do tempo.

Por exemplo, se você sofre de sobrepeso ou até mesmo de obesidade, ter um cachorro pode ser uma ótima maneira de perder peso. Isso acontece porque você vai acabar se exercitando junto com seu cão e, através de um nível crescente de exercícios, você perderá peso ao longo do tempo.

Mas como você poderá ver mais adiante essa é uma condição que pode estar tanto entre as vantagens como nas desvantagens de ter um cachorro.

Cães ajudam a socializar

Os cães são um dos animais de estimação mais populares, portanto você também encontrará muitos donos de cães quando for a um parque.

Com o passar do tempo, é provável que você consiga fazer bons amigos, pois sempre terá novos assuntos para conversar.

Ainda mais se você é uma pessoa tímida e fazer novos amigos é difícil para você.

Cães aumentam o senso de responsabilidade

Ter um cão em casa significa ter um compromisso com um ser vivo que depende de você. Além disso, para muitas pessoas, os cães não são apenas animais de estimação.

Muitas pessoas consideram seu cachorro como se fosse um bebê humano, ainda mais quando ele é filhote.

É muito comum que o cachorro se torne um membro valioso da família e seja muito importante para todos.

Portanto, se você não tem filhos, é provável que ter um cachorro lhe dê a oportunidade de se sentir responsável por alguém.

família com cão em casa

Cachorros aumentam a expectativa de vida

Estudos têm mostrado que convier com um cachorro também pode levar a uma maior expectativa média de vida para as pessoas.

Isso é fundamental para pessoas mais velhas que não têm mais companhia de outras pessoas.

Os cães podem dar a essas pessoas idosas um propósito na vida e, portanto, as chances são de que elas vivam muito mais em comparação com uma situação em que não exista um cachorro.

Desvantagens de ter um cachorro

Como nem tudo é perfeito, então você precisa estar ciente que assumir a guarda de um cachorro também traz suas desvantagens.

Cães podem custar caro

Uma desvantagem de ter um cachorro é que pode ser muito caro mantê-lo.

Quanto maior o cão, mais comida ele precisará e você deve levar isso em consideração quando se trata da decisão sobre qual cão deseja adotar.

Portanto, se você tem orçamento limitado, deve optar por um cão pequeno para reduzir os custos associados a ele ou talvez desistir de ter um, se não couber no orçamento.

Você precisará dedicar um tempo diário ao seu cão

Essa condição poderia estar entre as vantagens e desvantagens de ter um cachorro. Isso porque ter um cachorro também pode consumir bastante tempo. Mas, pode ser uma vantagem para quem gosta disso e procura alguém para cuidar.

Você terá que alimentar o seu cão todos os dias, terá que passear com ele e também terá que brincar com o seu cão para lhe proporcionar uma vida feliz.

Portanto, embora cuidar do seu cachorro possa ser divertido, também requer muito tempo e você deve se certificar se tem esse tempo antes de adotá-lo.

Cães precisam de veterinário e vacinas

Ao adotar um cachorro você precisa estar ciente de que ele vai adoecer algumas vezes durante sua vida. Sendo assim, você precisará de tempo para levá-lo ao veterinário.

Além disso, eles precisam ser vacinados, isso não apenas custa quantias significativas de dinheiro, mas também consome tempo.

Portanto, certifique-se de estar pronto para assumir esse tipo de compromisso antes de se decidir.

Cães precisam sair diariamente

Se listamos como uma das vantagens de ter um cachorro você se exercitar com as saídas constantes, isso também pode estar entre as desvantagens, porque as necessidades do seu cão não se importam com o clima lá fora.

Sendo assim, independentemente de estar chovendo ou frio, você ainda terá que passear com seu cachorro regularmente.

Portanto, você também terá que sofrer um pouco pelo seu cachorro, pois terá que sair com ele sempre que precisar.

Vantagens e desvantagens de ter um cachorro - cão esperando sair

Cães exigem atenção diária independente de seus planos

Os cães podem mudar seus planos de saídas mais demoradas se você não tiver alguém para cuidar dele.

Além disso, em época de férias, ou você terá que inclui-lo na viagem ou terá que encontrar alguém para cuidar dele ou algum lugar onde poderá ficar.

Cuidadores de cães podem ser caros, além disso também pode ser difícil encontrar alguém que cuide de seu animal de estimação.

Consequentemente, você também deve levar isso em consideração antes de pensar em um cachorro.

Cães precisam ser treinados e educados

Você precisará treinar seu cão desde cedo para que ele aprenda limites e saiba o que pode fazer e o que não fazer.

Treinar um cão pode ser bastante demorado e exige paciência. Portanto, se você não for fazer isso, precisará contratar um adestrador de cães que se encarregue dessa importante tarefa.

Você terá que limpar sua casa com mais frequência

Se você tiver um cachorro, também terá que limpar sua casa com mais frequência. Isso porque cães perdem muito pelo, além de trazerem sujeira para dentro de sua casa a cada saída.

Se você não gosta ou não tem muito tempo para limpar sua casa, então essa pode ser outra questão importante.

Filhotes estragam suas coisas

Filhotes geralmente demoram um pouco até serem treinados, além disso, são “destruidores em potencial” de tapetes, almofadas, móveis e outras coisas.

Os cães têm personalidades bastante diferentes e, enquanto alguns cães são bastante calmos e não têm muita energia, outros são bastante vigorosos.

Se os cães têm muita energia e não fazem exercícios suficientes, então é provável que eles também danifiquem seus móveis para liberar o estresse.

Você também deve passear com seu cão regularmente para que ele não acumule energia em excesso, para que seu cão se mantenha mentalmente saudável e também para proteger sua casa.

cão deitado em uma almofada

Você será responsável por qualquer dano a terceiros

Outra questão envolvida em ter um cão é que você também será responsável por qualquer dano que seu cão possa causar a terceiros.

Por exemplo, se o seu cachorro morder alguém, você será responsável por cobrir os custos do tratamento médico, assim como questões legais.

Conclusão

Enfim, essas são as principais vantagens e desvantagens de ter um cachorro.

Mas, há ainda uma outra questão que você precisa estar ciente, uma das partes mais difíceis de ter um cachorro é dizer adeus a ele quando chegar a hora.

Muitas vezes você cuidará de seu cão por muitos anos e o verá quase todos os dias de sua vida. Portanto, será muito difícil para você finalmente deixá-lo ir quando chegar a hora da sua morte.

Muitas pessoas não são capazes de lidar com suas emoções nesses momentos difíceis, então, se você é uma pessoa bastante sensível e não consegue lidar com esse tipo de situação, é provável que também sofra de depressão grave devido à morte de seu cachorro.

Se você quiser se aprofundar mais ainda sobre esse assunto, então sugerimos também a leitura desse artigo do American Kennel Club.


Leia também:
Prós e contras de ter um animal de estimação
Quais as raças de cachorros mais dóceis?
21 raças de cachorro que não late (ou late raramente)
O que fazer com cachorro que tem medo de fogos de artifício?
Quais os prós e contras de ter um gato?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *