Quais os prós e contras de ter um gato?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

prós e contras de ter um gato - capa

Se você está pensando em adotar um gato e está analisando quais são os prós e contras de fazer isso, então, nesse texto poderemos te ajudar.

Ter um gato pode trazer amor incondicional e companheirismo à sua vida, além disso também pode ajudar a aliviar o estresse e melhorar a saúde do coração.

Mas, antes de adotar um gato, você precisa saber que nem tudo é um mar de rosas. Portanto saiba mais sobre alguns dos aspectos menos agradáveis ​​da paternidade de gatos antes de decidir.

Muito embora os gatos possam ser afetuosos, brincalhões, reconfortantes e de custo mensal relativamente baixo, eles também podem trazer muitos problemas para dentro de casa.

Como por exemplo, arranhar o sofá, rasgar cortinas e caixas de som, soltar pelos por toda a casa, ou ainda urinar e defecar fora do espaço que você pretendia.

Saiba então, quais são os prós e contras de ter um gato em casa

Adotar um gato pode ser uma ótima opção para quem busca companhia. Sendo assim, se você estiver pronto para assumir essa responsabilidade, eles podem ser ótimos parceiros por muitos anos.

Ter um gato pode criar um relacionamento extremamente gratificante, ele tem a capacidade de acalmar o sistema nervoso, assim como iniciar uma brincadeira para relaxar. Embora os gatos sejam independentes e gostam de vasculhar e explorar com suas próprias regras, eles também são muito afetuosos com seus donos e pessoas em quem confiam.

Vantagens de ter um gato

Vamos começar pelos prós de ter um gato, então depois você pode confrontar com os contras.

Gatos não geram muitos custos mensais

Desde que você limpe e complete a caixa de areia regularmente e dê comida e água suficientes, seu gato ficará bem. Mas isso não significa que você não deva passar um tempo de qualidade com seu felino, isso é importante para ele.

Os gatos são animais independentes e não precisam de supervisão constante, portanto isso é uma vantagem. Sendo assim, você pode até passar um fim de semana fora sem precisar da ajuda de alguém para cuidá-lo. Isso porque os gatos são bons em se limpar, se alimentar e se entreter sozinhos.

Os gatos têm momentos de muito afeto

Quando um felino está de bom humor e confortável ele pode ser muito amoroso. Há pesquisas que demonstram que acariciar um gato tem um efeito calmante e reduz o estresse. Muitas vezes o simples fato de ter um gato aconchegado em seu colo fará você se sentir melhor, mesmo quando as coisas não andam bem.

A maioria dos gatos adora se aconchegar no colo no final de um longo dia enquanto você assiste televisão ou lê um livro. Esse simples hábito causa a liberação automática de algumas substâncias químicas em seu cérebro, permitindo que você relaxe à noite sem o peso do mundo sobre seus ombros.

Gatos são divertidos

Se você ficar observando seu gato brincar, vai se divertir com algumas das estranhas posições que adotam quando relaxam, assim como suas atitudes. Eles são animais muito brincalhões, dessa forma perseguem quase tudo que se move na sua volta.

gato brincando

Gatos ajudam a controlar pragas

Uma das razões pelas quais os gatos foram domesticados na antiguidade foi para ajudar a controlar os roedores que invadiam as casas, assim como outras pragas. Hoje, muitos gatos ainda gostam da emoção da caça, matando roedores, insetos e outros pequenos animais que tanto nos incomodam.

Os gatos não precisam de muito espaço

Muitos gatos são felizes em uma casa ou apartamento pequeno, desde que haja uma fonte de calor e uma janela de onde possam observar o mundo exterior. Os gatos não precisam se exercitar muito, mas a maioria também gosta de explorar o ar livre.

Muitas pessoas que moram em residências menores permitem que seus gatos se aventurem do lado de fora para que assim não se sintam confinados.

Gatos não exigem caminhadas

Como os gatos não precisam se exercitar muito, ao contrário dos cães, então não é preciso levá-los para passear regularmente. A maioria dos gatos se exercita para se divertir, assim, os que podem sair de casa tendem a ser bastante ativos.

Algumas pessoas optam por deixar seus felinos terem livre acesso ao quintal quando há uma proteção da área circundante, mas isso não é fundamental para eles.

gato no ombro

Desvantagens de ter um gato

Muitas pessoas que estão considerando ter uma gato em casa pela primeira vez não percebem que somar um felino à família pode ter consequências inesperadas. Portanto, agora que você já viu os prós, vamos analisar juntos os contras de ter um gato?

Gatos perdem muito pelo

Se você optar por levar um gato para sua casa, então saiba desde já que você vai encontrar seus pelos por toda a parte. Sendo assim, você precisará se acostumar com pelos sobre móveis, carpetes, roupas, mesas, pisos e bancadas.

Ou seja, estando ciente disso, você precisa saber também que depois de adotar um gato, a limpeza de sua casa precisará sofrer alguns ajustes. Uma boa ideia para enfrentar esse problema é a luva tira pelos.

Caixa de areia dos gatos é muito fedorenta

Isso mesmo, a urina e os excrementos dos gatos são notavelmente fedorentos, e como seu banheiro é uma caixa de areia, isso requer muita atenção.

E isso não tem solução definitiva, portanto, se você quer um gato, precisa aprender a conviver com isso. Portanto, esteja preparado para limpar a caixa de areia com frequência. Dependendo dos hábitos e da alimentação de um gato, o cheiro é tão forte que requer mais de uma limpeza diária.

Os gatos podem destruir sua mobília

Quando adotamos um gato, uma das primeiras coisas que devemos providenciar é um arranhador para que ele afie suas unhas. Mas na maioria das vezes nem isso resolve o problema.

Todos os gatos afiam suas unhas e, se o seu gato adotar seu sofá, cortinas, colchas e almofadas para fazer isso, então poderá acabar tendo sua casa toda cheia de fios desfiados.

No entanto, se você tiver sorte e o arranhador cair na gosto do seu felino, talvez ele pare por ai.

Gatos podem afastar visitas

Muitas pessoas, muitas mesmo, são alérgicas aos pelos de gatos. Inclusive essa é uma preocupação que você precisa ter antes de adotar o seu, saber se na sua casa alguém é alérgico.

Além das pessoas alérgicas, algumas pessoas têm fobia de gatos, portanto isso pode afetar sua vida social ou romântica, especialmente se você gosta de receber pessoas em sua casa.

Veterinário pode ficar caro

Apesar de, como já dissemos na lista de prós, um gato potencialmente dar pouca despesa mensal, ele ainda assim pode ter contra si o fato de que muitos gatos trazem consigo doenças hereditárias que podem aumentar os custos com veterinário.

Assim, se o seu gato adoecer ou se machucar e você tiver que levá-lo ao veterinário a conta pode ficar alta, principalmente para doenças crônicas. Exames regulares também podem acarretar em despesas inesperadas.

gato no veterinário

Gatos são predadores

Esse item precisa estar na lista de prós e contras de ter um gato, pois, se é benéfico ele acabar com pragas, também gosta de caçar passarinhos, por exemplo.

Então, se ele tiver acesso a pássaros ao redor de sua casa, é provável que vá atacá-los. Há também uma boa chance de seu felino trazer ratos e outros roedores para dentro de sua casa. Portanto, você precisa se preparar para receber presentes mórbidos.

Gatos raramente obedecem

Se você estiver acostumado com cães, que costumam obedecer, esqueça! Ao contrário dos cães, que podem ser facilmente treinados, os gatos têm vontade própria e não tendem a ouvir ordens ou comandos.

Ou seja, eles quase sempre fazer o que querem na hora em que querem, e se você se opuser a isso pode haver estresse e, talvez, até alguns arranhões.

Gatos têm o hábito de vomitar

Os gatos vomitam por vários motivos, na maioria das vezes está relacionado a bolas de pelo, porque ao se lamberem acabam ingerindo muitos pelos.

Outras vezes podem vomitar porque eles ingeriram ou provaram, por curiosidade, algo deveriam, ou até por ter se exercitado demais após comer compulsivamente.

Mas, seja qualquer for o motivo, você precisa se preparar para isso e saber que terá mais uma coisa para limpar.

Na maioria das vezes, como dissemos, o vômito em gatos não é problemático. No entanto, se ele aumentar a frequência de vômitos ou tiver um vômito espumoso ou com comida não digerida, consulte um veterinário.

Gatos arranham e mordem pessoas

Além de arranhar os móveis, e desfiar sofás, os gatos costumam arranhar e morder as pessoas. Eles podem fazer isso sem querer ao saltar do seu colo ou intencionalmente quando você faz algo de que não gostam. Por exemplo, acariciar sua barriga quando não estão com vontade de receber carinho ou contrariá-los.

Portanto, se você adotar um gato, também esteja preparado para incorrer em mordidas ou arranhões ocasionais.

Gatos têm horários diferentes dos nossos

Seu gato pode te acordar enquanto você dorme, seus horários de sono são incomuns, portanto ele pode acordá-lo tarde da noite ou de manhã antes do seu despertador.

Os gatos não parecem se importar com as pessoas dormindo quando eles não estão, portanto, se você adotar um gato, espere ser despertado.

prós e contras de ter um gato

Gatos podem miar muito

Se você estiver com uma porta fechada, então, se ele estiver dentro da peça, miará até você deixá-lo sair. Mas se estiver do lado de fora, ele miará até você deixá-lo entrar.

Por vezes você precisará ficar com a porta aberta esperando seu gato decidir onde quer estar.

Gatos pegam pulgas e outros parasitas

Assim como adoram cães, as pulgas e outros parasitas adoram os gatos, dessa forma, pegar pulgas é relativamente fácil, mas se livrar delas pode ser difícil e, as vezes, caro.

Portanto, esteja preparado para lutar contra as pulgas várias vezes ao longo da vida do seu gato.

Conclusão

Decidir adotar um felino é muito pessoal.

Existem vários prós e contras para analisar antes de ter um gato, portanto, o que você precisa fazer é botar na balança se as vantagens compensam as desvantagens.


Leia também:
Como preparar um gato para receber um bebê
Os gatos sentem a energia das pessoas?
Como adaptar um segundo gato em casa
Vantagens e desvantagens de ter um cachorro
Seu gato está soltando muito pelo?
Como saber se meu gato é saudável?

Compartilhe...

Um comentário em “Quais os prós e contras de ter um gato?

  1. Elton disse:

    Parabéns pela análise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *