Quais as melhores plantas para combater resfriados?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

plantas para combater resfriados - mulher resfriada

Você sabe quais são as melhores plantas para combater resfriados? Geralmente quando estamos com um resfriado recorremos ao limão, laranja e outras plantas que contenham vitamina C, não é mesmo?

No entanto, muitas vezes temos em casa outras plantas muito eficientes para combater os sintomas e nos auxiliar em nossa recuperação.

Além disso, se você tem uma horta em casa, é provável que tenha ervas medicinais que podem ser o primeiro passo para combater os sintomas do resfriado.

Mas você nunca deve subestimar tosses e resfriados, essas dicas servem para complementar um tratamento adequado ministrado por um médico de confiança. Isso porque, algumas vezes os sintomas podem ser alertas de que estamos com alguma doença que requer uma atenção especializada.

Plantas para combater resfriados

Assim que o tempo começa a esfriar é muito comum que apareçam sintomas de resfriados na maioria das pessoas. E, se realmente for apenas um resfriado, é fácil amenizar seus sintomas até que o ciclo se encerre.

Vamos conhecer então plantas que você provavelmente tenha em casa e que servem perfeitamente para combater resfriados?

Tomilho

Além do sabor mediterrâneo do tomilho que agrada muitas pessoas, ele também ajuda a combater a tosse e é um excelente expectorante. Isso ocorre porque o timol contido no óleo essencial de tomilho tem efeito desinfetante e expectorante.

Além disso, você também pode consumir chá de tomilho, fazer gargarejo com ele, ou ainda preparar um enxaguante bucal, misturando água e algumas gotas de óleo de tomilho.

Você ainda pode inalar tomilho, para isso, misture 1 litro de água quente com duas gotas de óleo de tomilho. No entanto, você sempre deve usar o óleo com moderação, pois em uma concentração muito alta ele irrita as membranas mucosas.

Camomila

A camomila é usada de muitas formas e para diferentes moléstias, além disso, seu uso é muito simples.

As flores de camomila, em particular, contêm uma grande proporção, entre 0,3 a 1,5% de óleos essenciais, que têm um efeito antibacteriano, anti-inflamatório e calmante.

A camomila alivia a tosse e solta o muco teimoso. Você pode usar tanto a camomila verdadeira (Matricaria chamomilla), assim como a camomila romana (Chamaemelum nobile).

O uso mais comum e fácil de camomila para resfriados é na forma de chá de camomila, que é bom para dores de garganta, e pode ser ingerido ou usado como enxaguante bucal. O efeito calmante alivia a inflamação na boca e na garganta.

Além disso, a inalação de camomila é ainda mais eficaz do que o chá de camomila, pois os ingredientes vão diretamente para os pulmões e as membranas mucosas são umedecidas.

plantas para combater resfriados - camomila

Sabugueiro

As flores e frutos do sabugueiro (Sambucus nigra) ajudam a expulsar infecções que se instalaram nos seios da face ou brônquios. Eles contêm óleos essenciais, flavonoides e vitamina C, importantes para o sistema imunológico.

Assim, você pode combater os sintomas do resfriado também com chá ou infusão. Além disso, o suco de sabugueiro fortalece o sistema imunológico e o suco da fruta ajuda contra dores de cabeça e no corpo.

Sálvia

A mucilagem, taninos, óleos essenciais e flavonoides contidos na sálvia (Salvia officinalis) têm efeito antibacteriano e antiviral.

Eles também protegem as membranas mucosas de secar. Para tosse e dor de garganta, as balas de sálvia podem aliviar aquela coceira que traz a vontade de tossir, assim como a dor.

Além disso, se você tiver uma tosse presa, pode beber chá de sálvia ou gargarejar. Se os seios da face estiverem inflamados, também é útil inalar a sálvia.

Tília

A tília talvez seja das plantas listadas a menos popular. Você pode consumir as flores de tília principalmente como chá. No entanto a dose diária recomendada é de 2 a 4g e não deve ser excedida.

A mucilagem contida nas flores alivia a vontade de tossir e protege as mucosas. O efeito indutor de suor do chá de tília ajuda a eliminar a infecção pelo suor.

Além disso, as flores de tília são frequentemente usadas para inalação. Você pode usar tanto a tília-de-folhas-grandes (Tilia platyphyllos) quanto a tília-de-folhas-pequenas (Tilia cordata).

Alcaçuz

O alcaçuz, ou regaliz (Glycyrrhiza glabra) também ajuda contra o resfriado comum. A raiz de alcaçuz contém, entre outras coisas, saponinas, fitoesteróis e flavonoides, que têm um efeito antibacteriano e antiviral.

Além disso, o alcaçuz estimula a mucosa brônquica a produzir uma secreção mais fina, diminuindo o muco espesso. Isso torna o muco espesso mais fácil de eliminar através da tosse.

A forma mais comum de uso é como um chá, mas se você tem estase biliar, pressão alta, insuficiência renal ou está grávida, evite o alcaçuz.

Funcho

O funcho (Foeniculum vulgare) não é apenas uma erva medicinal, mas também uma especiaria popular e muito antiga. O funcho amargo é particularmente eficaz contra resfriados porque contém óleos essenciais que garantem que o muco teimoso seja solto dos brônquios e removido.

O chá de funcho é mais comumente tomado ou inalado para dor de garganta. Seu efeito calmante é benéfico para tosses e resfriados. O óleo de funcho também é usado como para inalação. No entanto, mulheres grávidas, bebês e crianças pequenas devem evitar o funcho se estiverem resfriados.

plantas para combater resfriados - funcho

Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta (Mentha × piperita) contém óleos essenciais, taninos, flavonoides e outras substâncias secundárias – como por exemplo o mentol, que contém também tem efeito antibacteriano.

O uso mais comum é como chá de hortelã, mas também é possível inalar a hortelã.

Gengibre

O gengibre (Zingiber officinale), além de ser um ingrediente popular na cozinha também é uma planta medicinal. Seus efeitos anti-inflamatórios, juntamente com o fortalecimento do sistema imunológico, ajudam a tratar os sintomas do resfriado. Talvez entre as plantas para combater resfriados essa seja uma das mais usadas, está em praticamente todas as cozinhas.

Também ajuda a combater náuseas e vômitos. Usa-se muito o gengibre em bebidas ou como ingrediente em alimentos, onde ele também tem ação contra os resfriados.

O chá de gengibre tem muitos efeitos benéficos. Ao preparar o chá de gengibre, você deve derramar água quente sobre o gengibre imediatamente após cortá-lo. O gengibre não precisa ser descascado para isso. O chá deve então ficar em infusão por pelo menos 5 minutos.

Conclusão

Essas são algumas das plantas eficientes para combater resfriados, seja qual for a que você escolher, também certifique-se de descansar e dormir o suficiente e se aquecer.

Mas, como já dissemos acima, se os sintomas não melhorarem ou forem muito graves, você deve consultar um médico, porque o tratamento com remédios caseiros devem ser complementares.


Leia também:
Benefícios da hortelã
Conheça 10 benefícios do alho para a saúde
Mel, benefícios e malefícios!
Conheça 10 benefícios surpreendentes da arruda para a saúde
Qual a melhor posição para dormir?
Para que serve a arnica?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *