Qual a melhor posição para dormir?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 9 minutos

qual a melhor posição para dormir

Será que existe uma posição padrão que seja a melhor para dormir ou depende da situação e das condições de cada pessoa?

Praticamente todo mundo sabe que manter uma boa postura é importante para o corpo. Mas uma boa postura não se aplica apenas à forma de sentar ou ficar de pé como muitas pessoas imaginam.

Uma boa postura no momento de dormir também ajuda a melhorar as condições física e alivia dores, principalmente dores nas costas.

Isso ocorre porque os músculos e ligamentos das costas relaxam e se recuperam enquanto dormimos. Portanto, para proteger as costas, uma boa postura é importante durante o sono. Vamos entender então se existe uma melhor posição para dormir?

Uma das funções do sono é restaurar e reparar nosso corpo. Portanto, dependendo da posição que mantivermos a curvatura natural da coluna, a posição que dormimos pode ajudar ou atrapalhar nesse processo.

Por esse motivo que é muito comum que algumas pessoas acordem com novas dores pela manhã, isso às vezes ocorre devido à posição que elas dormem.

Passamos um terço de nossas vidas dormindo ou deitados descansando, por isso é importante escolher uma posição para dormir que auxilie nosso corpo na recuperação física.

Uma posição adequada para dormir pode aliviar o estresse na coluna, enquanto uma posição ruim pode aumentar a dor ou rigidez nas costas, braços, ombros, ao mesmo tempo em que contribui para um sono de baixa qualidade.

Mas afinal, qual é a melhor posição para dormir?

De um modo geral, a melhor posição para dormir é aquela que promove um alinhamento saudável da coluna, desde os quadris até a cabeça. Mas, mantendo esse alinhamento, a posição exata depende da situação de saúde de cada pessoa e do que ela considera confortável.

Mas existem algumas posições que são consideradas mais saudáveis ​​do que outras. Por exemplo, dormir de lado ou de costas é considerado mais benéfico para o corpo do que dormir de bruços.

Isso porque nas duas primeiras formas é mais fácil manter a coluna apoiada e equilibrada, o que alivia a pressão sobre ela e permite que os músculos relaxem e se recuperem.

No entanto, se dormir de bruços é confortável para você e não está provocando dores ao acordar, não se sinta na obrigação de mudar. Além disso, se você estiver acordando com alguma dor dormindo dessa forma, então você pode minimizá-la melhorando o alinhamento da coluna com o colchão e o travesseiro certos.

Benefícios de dormir em cada posição

Dormir em posições diferentes oferece benefícios diferentes. Esses benefícios podem ser úteis se você estiver lidando com dores nas costas, gravidez, alergias, refluxo gástrico ou outro problema de saúde. Nesses casos, vale a pena tentar novas posições de dormir para alcançar um sono mais reparador.

Em um estudo, um grupo de adultos com dores nas costas foi estimulado a dormir de costas ou de lado. Apenas fazendo isso, eles sentiram um alívio significativo da dor em apenas quatro semanas.

Ajustar-se a dormir em uma nova posição leva tempo, mas é possível fazer isso. Se você está tentando, sem sucesso, seja paciente, use travesseiros ou outros recursos para treinar seu corpo na nova posição.

qual a melhor posição para dormir - mulher de lado

A maioria das pessoas dorme de lado

Mais de 60% das pessoas dormem de lado, além disso, os homens passam mais tempo de lado durante o sono do que as mulheres.

Enquanto crianças, em geral dormimos igualmente em todas as posições, mas quando adultos, surge uma clara preferência da maioria por dormir de lado.

A flexibilidade de nossa coluna diminui à medida que envelhecemos, o que pode tornar a posição de dormir de lado mais confortável para adultos, principalmente pessoas mais idosas.

Dormir de lado oferece vários benefícios. Promove o alinhamento da coluna vertebral e é a posição de dormir com menor probabilidade de resultar em dores nas costas, especialmente quando apoiada em travesseiros.

Dormir de lado também pode reduzir a azia e o ronco, tornando-se assim uma posição melhor para pessoas com apneia do sono ou refluxo gástrico.

Dormir de lado pode ser benéfico principalmente para:

  • Mulheres grávidas;
  • Pessoas com refluxo gástrico;
  • Quem sofre com dores nas costas;
  • Pessoas que roncam ou têm apneia do sono;
  • Idosos.
Melhor posição para dormir durante a gravidez

Especialistas recomendam que as grávidas durmam de lado com os joelhos dobrados. Isso porque essa posição alivia a pressão da barriga em crescimento, permitindo que o coração bombeie e o sangue flua facilmente por todo o corpo.

Além disso, dormir do lado esquerdo é ainda mais indicado porque evita a pressão sobre o fígado e facilita o fluxo sanguíneo saudável para o feto, útero, rins e coração.

Mas se você sentir desconforto ao dormir do lado esquerdo durante a gravidez, pode mudar para o lado direito de vez em quando para aliviar a pressão sobre quadril esquerdo.

Você também pode aliviar a tensão colocando travesseiros sob a barriga, entre as pernas e na parte inferior das costas.

qual a melhor posição para dormir - mulher grávida

Melhor posição para dormir se você tem dores nas costas

A melhor posição para dormir para quem tem dor lombar é de lado e com um travesseiro entre os joelhos. Dormir de lado também pode aliviar os sintomas de quem tem dores no pescoço.

Para ficar alinhado, escolha um travesseiro para a cabeça com espessura que corresponda à distância entre o pescoço e o ombro. Dessa forma seu pescoço ficará alinhado com a coluna quando você dorme de lado, evitando dores e desconfortos.

Dormir de maneira menos simétrica pode aumentar o risco de dores ao acordar, portanto, se você ainda não acostumou, use travesseiros para conseguir uma posição de dormir lateral que alinhe a coluna dos quadris à cabeça.

Para isso, coloque travesseiros em ambos os lados do corpo para se manter no lugar e coloque um pequeno travesseiro entre os joelhos para alinhar os quadris com a coluna.

Há alguma desvantagem em dormir de lado?

Conforme já tratamos, cada pessoa precisa encontrar uma posição em que se sinta confortável, portanto dormir de lado não é recomendada para pessoas com dores nos ombros.

Além disso, algumas vezes dormir de lado pode causar dores ou compressão nos ombros, portanto é recomendável mudar de posição de vez em quando e usar travesseiro e colchão mais adequados.

Certifique-se também de que seu colchão ceda o suficiente para permitir que seus quadris e ombros afundem mais fundo do que o meio da sua coluna.

Para quem se preocupa em manter a aparência jovem, dormir de lado também pode contribuir para rugas faciais. Isso porque que o rosto fica pressionado contra o travesseiro, esticando e comprimindo a pele da face.

Dormir para um lado é melhor que o outro?

Se você já dorme de lado mas quer tirar ainda mais proveito disso, então opte por dormir do lado esquerdo em vez do lado direito.

Dormir sobre o lado direito pode aumentar a pressão sobre os órgãos internos, por isso que os especialistas recomendam a esquerda para mulheres grávidas e pessoas que têm refluxo gástrico. Portanto, dormir sobre o lado direito também pode intensificar os sintomas de azia.

homem dormindo de barriga para cima

Quando é melhor dormir de costas?

Deitar de costas é a segunda posição de dormir mais popular, com muitos benefícios para contrapor com a posição de dormir de lado.

Isso porque quando você deita de costas é fácil manter a coluna alinhada e distribuir uniformemente o peso do corpo, evitando possíveis dores no pescoço ou nas costas.

Dormir de costas também pode aliviar a congestão nasal ou alergias, desde que seu nariz fique na posição vertical.

Além disso, a pele também se beneficia da posição de dormir de costas porque como você está virado para cima, não há travesseiro ou colchão pressionando seu rosto e contribuindo para o surgimento de rugas.

Dormir de costas pode ser benéfico principalmente para:

  • Quem tem dores na coluna lombar;
  • Pessoas preocupadas em formar rugas;
  • Quem tem dor no pescoço;
  • Pessoas com congestão nasal.
Melhor posição para dormir se você tem dores no pescoço

Deitar de costas é a melhor posição de dormir para quem tem dores no pescoço porque evita o desalinhamento que pode ocorrer nas posições lateral ou de barriga para baixo.

Assim, para evitar dores no pescoço, use um travesseiro que apoie o pescoço enquanto deixa a cabeça afundar mais. Travesseiros de espuma viscoelástica ou travesseiros com uma cavidade para a cabeça são boas opções.

Como alternativa em uma emergência, você pode enrolar uma toalha embaixo do pescoço e usar um travesseiro mais plano para a cabeça.

No entanto, ao dormir de costas, procure manter os braços em posições semelhantes. Por exemplo, é preferível ter os dois braços ao longo do seu corpo do que um apoiado na testa. Isso porque os braços desalinhados causam irregularidades na coluna que podem contribuir para dores nos ombros e no pescoço.

Melhor posição para dormir com o nariz entupido

Se você tem alergias ou nariz entupido em função de uma gripe ou resfriado, então use travesseiros para sustentar a parte superior das costas para ficar em uma posição mais ereta, sem dobrar a coluna.

Esse posicionamento pode permitir que as vias aéreas permaneçam abertas e ajudar a drenar o nariz. Evite deitar de costas na horizontal, pois isso pode aumentar a congestão nasal.

Há alguma desvantagem em dormir de costas?

A posição de dormir de costas não é a mais indicada para:

  • Mulheres grávidas;
  • Quem ronca ou têm apneia do sono;
  • Pessoas com alguns tipos de dor nas costas;
  • Quem tem refluxo gástrico;
  • Pessoas mais pesadas;
  • Idosos.

Dormir de costas é a pior posição para pessoas com ronco e apneia do sono porque as deixa suscetíveis ao colapso das vias aéreas.

Mais da metade das pessoas tem apneia do sono dependente da posição em que deita, o que significa que a gravidade de seus sintomas aumenta quando elas se deitam de costas.

Enquanto algumas pessoas sentem alívio em dormir de costas, para outras isso aumenta a dor nas costas.

Além disso, dependendo da firmeza do colchão, um pequeno espaço pode se formar entre a região lombar e a superfície do colchão, o que pode levar a uma tensão desconfortável na região lombar.

Se você passa por isso, pode resolver isso colocando um travesseiro fino nessa área ou colocando um travesseiro sob os joelhos.

De qualquer maneira, você aliviará a pressão enquanto mantém a curvatura natural de sua coluna. Você também pode alternar entre dormir de costas e de lado durante a noite se isso for mais confortável.

A posição de dormir de costas não é recomendada para mulheres grávidas porque um bebê em crescimento pode aumentar a pressão sobre o coração e dificultar o fluxo sanguíneo.

Pessoas com refluxo gástrico também devem evitar dormir de costas porque os episódios tornam-se mais frequentes nesta posição e podem começar um minuto após deitar dessa forma.

Por fim, à medida que envelhecemos ou ficamos mais pesamos, torna-se mais difícil respirar deitado de costas, devido à pressão da gravidade sobre o corpo. Sendo assim, mudar para uma posição de dormir de lado pode ser uma opção melhor para essas pessoas.

homem dormindo de barriga para baixo

E dormir de barriga para baixo?

Pressionando o estômago é a posição de dormir menos popular. Pesquisas sugerem que passamos menos de 10% de nossas noites dormindo nessa posição.

Mas ainda assim dormir de barriga para baixo oferece alguns benefícios. Dormir de bruços pode ajudar a diminuir o ronco, abrindo as vias aéreas. No entanto, as costelas precisam trabalhar contra a gravidade para respirar nessa posição, o que força a usar mais energia e, assim, tornar o sono menos reparador.

Quais as desvantagens de dormir de barriga para baixo?

A posição de dormir de bruços apresenta várias desvantagens e não é indicada para a maioria das pessoas. Veja quem deve evitar dormir de bruços:

  • Mulheres grávidas;
  • Pessoas com dor no pescoço ou nas costas;
  • Pessoas preocupadas com rugas.

Dormir de bruços oferece o menor suporte para as costas de todas as posições e aumenta a pressão na coluna, causando às vezes dores ao acordar.

Para dormir de barriga para baixo você deve ficar com a cabeça voltada para um lado, invariavelmente torcendo o pescoço e a cabeça para fora do alinhamento com o resto da coluna.

Então, se o colchão não for firme o suficiente, o estômago e os quadris afundarão no colchão, alongando desconfortavelmente a coluna e desalinhando-a.

Esse tipo de postura de sono assimétrica pode impactar negativamente sua coluna ao longo do tempo.

Além disso, dormir de bruços pode contribuir para o surgimento de rugas faciais, já que o rosto fica pressionado contra o travesseiro.

Como dormir melhor de barriga para baixo

Se você prefere ou, por algum motivo, precisa dormir de barriga para baixo, então há formas de melhorar essa posição.

Sem o travesseiro e o colchão certos, a posição de dormir de barriga para baixo provavelmente provoque dores. No entanto, é possível dormir bem nesta posição.

Então, se você gosta de dormir de bruços, tente fazê-lo com um travesseiro muito fino ou sem travesseiro algum. Dessa forma, você pode evitar inclinar o pescoço para trás e para cima, criando mais desalinhamento da coluna e desconforto.

Além disso, coloque um travesseiro fino sob os quadris para uniformizar ainda mais a coluna e aliviar a pressão.

Um colchão firme também pode prevenir alguns dos problemas de alinhamento da coluna decorrentes de dormir de barriga para baixo. Se o seu colchão for firme, então é improvável que você afunde profundamente na sua superfície e fique com sua coluna fora do alinhamento.

Conclusão

A melhor posição de dormir para cada pessoa é aquela que permite desfrutar de uma noite tranquila de sono ininterrupto e acordar de manhã sentindo-se revigorada e sem dores.

Sendo assim, se isso descreve sua posição atual de dormir, não se sinta forçado a mudá-la. Mas se você acredita que uma nova posição pode tornar o seu sono mais confortável, então tente outra posição.

Além disso, seja paciente e use as estratégias que sugerimos para se ajustar à nova posição.

Enfim, sua posição de dormir desempenha um papel fundamental na qualidade do seu sono e na recuperação física do corpo. Mudá-la é apenas uma das muitas estratégias que você pode tentar para dormir melhor .


Leia também:
O travesseiro para pernas alivia as dores do corpo?
10 itens que você deve observar em seu quarto para dormir melhor
Dormir mal é o resultado do que você faz durante o dia
Por que nós dormimos?
Óculos bloqueadores de luz azul funcionam?
Significados dos sonhos mais comuns

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *