Por que ser otimista?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 9 minutos

Por que ser otimista

Afinal, por que uma pessoa deve ser otimista? Será que faz alguma diferença encarar a vida com otimismo?

Há pesquisas que demonstram que o otimismo afeta tanto a nossa saúde física quanto a mental. Portanto, nos acompanhe nesse texto para saber tudo sobre otimismo e porque você deve ser uma pessoa otimista.

O que é otimismo?

O otimismo é uma mentalidade que se manifesta pela esperança e confiança no sucesso e em um futuro promissor.

Os otimistas veem as dificuldades presentes como experiências de aprendizado ou contratempos temporários no caminho de momentos melhores. Portanto, para eles, mesmo os piores dias são uma promessa de que é apenas uma fase ruim e “o amanhã provavelmente será melhor”.

Os otimistas sempre esperam que coisas boas aconteçam, enquanto os pessimistas esperam por resultados ruins.

Sendo assim, as atitudes otimistas estão ligadas a vários benefícios, incluindo melhores habilidades de enfrentamento de reveses, níveis mais baixos de estresse, melhor saúde física e maior persistência ao perseguir objetivos.

Se você sempre vê o lado positivo das coisas, então pode alcançar mais eventos positivos em sua vida do que pessoas pessimistas. Além disso, vai sentir-se menos estressado e até mesmo desfrutar de benefícios de saúde física e mental mais significativos.

Otimismo x Pessimismo

Assim como o otimismo, o pessimismo também é uma mentalidade, mas são maneiras opostas de pensar e enxergar as situações. Os otimistas veem o lado positivo das coisas, ou seja, eles esperam que as coisas acabem bem. Além disso, acreditam que têm a habilidade e a capacidade de fazer coisas boas acontecerem.

Em contrapartida, você provavelmente conhece pessoas que tendem a ver problemas em tudo serem chamadas de pessimistas. Ou seja, é mais provável que uma pessoa pessimista espere que as coisas deem errado ou se concentre no que não deu certo.

Os otimistas atribuem eventos positivos a causas internas, eventos negativos a causas externas, acreditam que coisas boas acontecerão no futuro e tendem a ver as coisas ruins como erros ou acasos aleatórios.

Os pessimistas atribuem eventos positivos a causas externas, eventos negativos a causas internas, acreditam que coisas ruins acontecerão no futuro e tendem a ver as coisas boas como acasos aleatórios.

As pessoas nem sempre são otimistas ou sempre pessimistas, mas a maioria tende a se inclinar para um desses padrões de comportamento. Portanto, se você se considera pessimista, saiba que não está destinado a pensar sempre dessa forma. Isso porque, todos nós podemos nos tornar mais otimistas ajustando a maneira como vemos as situações.

otimismo e pessimismo

Quais são os sinais de otimismo?

Existem várias características que identificam as pessoas otimistas, como por exemplo as que listaremos a seguir:

  • Pessoas que sentem que coisas boas acontecerão no futuro;
  • Assim como, esperam que as coisas acabem da melhor maneira;
  • Sentem que terão sucesso diante dos desafios da vida e que seu futuro será melhor;
  • Acreditam que até coisas boas podem resultar de eventos adversos;
  • Veem os desafios ou obstáculos como oportunidades para aprender e crescer;
  • Sentem gratidão pelas coisas boas da sua vida;
  • Procuram sempre maneiras de aproveitar ao máximo as oportunidades;
  • Têm atitudes positivas sobre si mesmas e em relação às outras pessoas;
  • Aceitam sua responsabilidade pelos erros, mas não se abatem com eles;
  • Não permitem que uma situação ruim atrapalhe suas expectativas para o futuro.

Um exemplo de otimismo é acreditar que sempre haverá oportunidades de melhorar as coisas no futuro, mesmo que você esteja enfrentando desafios hoje.

Porque uma pessoa é mais otimista que outra?

As causas exatas do otimismo de uma pessoa não são totalmente explicadas, mas vários fatores provavelmente desempenham um papel nessa condição. Por exemplo, a genética, educação, cultura e outras influências ambientais podem influenciar no nível de otimismo.

De acordo com um estudo feito com gêmeos, a genética é responsável por cerca de 25% do otimismo. Outro estudo descobriu que a idade também é um determinante importante. Segundo esse estudo, o otimismo aumenta no início da idade adulta, estabiliza-se entre as idades de 55 e 70 anos e diminui na velhice.

Uma revisão de pesquisas também concluiu que o otimismo e o pessimismo são influenciados pela neurofisiologia. As atitudes otimistas estão associadas à atividade no hemisfério esquerdo do cérebro, enquanto as características pessimistas estão ligadas à atividade no hemisfério direito.

O que são estilos explicativos ou estilos de atribuição?

Muitos fatores influenciam o nível de otimismo de uma pessoa, mas se você tende a ser mais otimista ou mais pessimista, muitas vezes isso pode ser explicado pela maneira como você explica os eventos de sua vida.

Estilo explicativo ou estilo de atribuição refere-se a como as pessoas explicam os eventos que vivenciam. Existem enfoques de como as pessoas podem explicar uma situação. Então isso pode influenciar se eles tendem a ser mais otimistas ou mais pessimistas.

Estilo Explicativo Otimista

As pessoas otimistas explicam os eventos positivos como tendo acontecido por causa de suas próprias ações ou características pessoais. Elas também os veem como evidência de que coisas melhores acontecerão no futuro e em outras áreas de suas vidas.

Por outro lado, elas veem os eventos negativos como não sendo culpa delas. Elas também os veem como acasos que nada têm a ver com outras áreas de suas vidas ou eventos futuros.

Por exemplo, se um otimista é promovido, provavelmente acreditará que é porque é bom no que faz e receberá outros benefícios e promoções no futuro. Se eles são preteridos para a promoção, é provável que eles acreditem estar tendo um período ruim devido às circunstâncias presentes, mas se sairão melhor no futuro.

mulher pessimista

Estilo Explicativo Pessimista

Os pessimistas pensam de maneira oposta, eles acreditam que os eventos negativos são causados ​​por seus próprios erros ou características pessoais. Eles acreditam que um erro significa que mais erros virão, e erros em outras áreas da sua vida são inevitáveis porque são a causa do estado das coisas.

Eles veem eventos positivos como acasos causados ​​por coisas fora de seu controle e provavelmente não acontecerão novamente.

Um pessimista veria uma promoção como um evento de sorte que provavelmente não acontecerá novamente e pode até se preocupar com a possibilidade de estar sob mais pressão. Ser preterido para uma promoção provavelmente seria explicado como não ser qualificado o suficiente, portanto esperaria ser preterido novamente.

Como faço para me tornar uma pessoa otimista?

Como pudemos ver até agora, se você é uma pessoa otimista, então isso é um bom presságio para o seu futuro. Dessa forma é mais provável que eventos ruins não pesem sobre você, enquanto eventos bons afirmem sua crença em si mesma, sua capacidade de fazer coisas boas acontecerem agora e no futuro.

Mesmo que a genética determine cerca de 25% dos níveis de otimismo e as variáveis ​​ambientais estejam fora de seu controle, isso não significa que você não possa melhorar ativamente sua atitude frente às adversidades.

Embora você possa ter um estilo explicativo otimista ou pessimista, há atitudes que você pode tomar para cultivar uma atitude mais otimista. Então vamos conhecer quais são elas?

Torne-se mais consciente

Dedique sua atenção para o aqui e agora. Essa pode ser uma maneira útil para ajudá-lo a se concentrar no que importa no presente e evitar se preocupar com eventos futuros ou outras situações que estejam fora de seu controle.

Assim, se você estiver vivendo plenamente o momento atual, é muito menos provável que você fique remoendo sobre eventos ruins do passado ou se preocupe com os eventos futuros.

Enfim, isso permite que você se sinta mais grato pelo que tem agora e menos consumido por arrependimentos e ansiedades com o futuro.

Pratique a gratidão

A gratidão pode ser definida como uma apreciação pelo que é importante na vida e que foi alcançado. Segundo um estudo, as pessoas que escreveram em um diário de gratidão mostraram maior otimismo e resiliência.

Portanto, se você está tentando desenvolver uma atitude mais otimista, reserve alguns minutos todos os dias para anotar algumas das coisas pelas quais você é grato.

Anote suas emoções positivas

Uma coisa tão simples quanto escrever pensamentos positivos pode ajudar a melhorar o otimismo. Um estudo descobriu que a escrita expressiva focada em emoções positivas estava ligada à diminuição do sofrimento e melhora do bem-estar mental.

Reestruture-se cognitivamente

Também é possível desenvolver otimismo aprendido. Os pessimistas podem aprender a ser otimistas pensando sobre suas reações à adversidade de uma nova maneira e desafiando conscientemente os pensamentos negativos.

Usando uma prática chamada reestruturação cognitiva você pode ajudar a si mesmo e aos outros a se tornarem mais otimistas, desafiando conscientemente o pensamento negativo e autolimitante e substituindo-o por padrões de pensamento mais otimistas.

O processo de reestruturação cognitiva envolve algumas etapas:

  • Identificar as situações que estão desencadeando pensamentos ou humores negativos;
  • Avaliar como você está se sentindo no momento;
  • Identificar os pensamentos negativos que você está tendo em resposta à situação;
  • Encontrar motivos para apoiar ou refutar seus pensamentos negativos;
  • Concentrar-se nos fatos objetivos e substituir os pensamentos negativos automáticos por outros mais positivos e realistas.

Por que ser otimista - estudante otimista

Qual o impacto do otimismo em nossa vida?

Ser otimista é importante porque pode ter um impacto muito significativo em nosso bem-estar físico e mental. A visão de um mundo otimista traz várias vantagens, como melhor saúde, maior realização, menor estresse e maior longevidade.

Melhor saúde

Vários estudos já demonstraram que os otimistas são mais propensos a manter uma saúde física melhor do que os pessimistas. Inclusive com um risco 50% menor de desenvolver doenças cardiovasculares e maiores taxas de sobrevivência no combater ao câncer.

Alguns estudos também vincularam um estilo explicativo pessimista a taxas mais altas de doenças infecciosas, problemas de saúde e mortalidade precoce.

Maior realização

O psicólogo Martin Seligman, o fundador da psicologia positiva, analisou equipes esportivas e descobriu que as mais otimistas criavam mais sinergia positiva e tinham melhor desempenho do que as pessimistas.

Outro estudo mostrou que nadadores pessimistas que foram levados a acreditar que tinham se saído pior do que antes eram propensos a um desempenho ruim no futuro. Em contrapartida, os nadadores otimistas não tinham essa vulnerabilidade.

Persistência

Os otimistas não desistem tão facilmente quanto os pessimistas e, em função disso, são mais propensos a alcançar o sucesso.

Isso ocorre porque as pessoas com atitudes otimistas são mais propensas a continuar trabalhando em direção a seus objetivos, mesmo diante de obstáculos, desafios e contratempos.

Saúde emocional

Uma pesquisa sugeriu a terapia cognitiva – que envolve a reformulação dos processos de pensamento de uma pessoa – pode ser tão ou mais eficaz do que os medicamentos antidepressivos no tratamento da depressão clínica.

Essas melhorias também tendem a ser duradouras, assim, as pessoas que treinam o otimismo são mais capazes de lidar com contratempos futuros de maneira eficaz.

Maior longevidade

Em um estudo retrospectivo feito com 34 jogadores ​​de beisebol profissionais que jogaram entre 1900 e 1950, ficou comprovado que os otimistas viveram significativamente mais tempo.

Além disso, outros estudos mostraram que pacientes otimistas com câncer de mama tinham melhor qualidade de vida do que pacientes pessimistas e sem esperança.

Menos estresse

Por acreditarem em si mesmos e em suas habilidades, os otimistas tendem a sentir menos estresse do que os pessimistas.

Eles veem os eventos negativos como pequenos contratempos a serem superados e os eventos positivos como evidências de que outras coisas boas estão por vir. Também por acreditarem em si mesmos, eles assumem mais riscos e assim criam eventos mais positivos em suas vidas.

Pesquisas mostram que os otimistas são mais proativos no gerenciamento do estresse. Eles tendem a buscar opções que reduzem ou eliminam os estressores e suas consequências emocionais. Enfim, como os otimistas trabalham mais no gerenciamento do estresse, então eles ficam menos estressados.

pessimismo

Armadilhas do otimismo

O otimismo é uma característica positiva que confere uma série de benefícios para a saúde física e mental, mas isso não significa que não tenha algumas armadilhas em potencial.

Quando o otimismo pode ser prejudicial?

Viés de otimismo

O viés do otimismo tende a fazer que as pessoas muitas vezes subestimem o risco de experimentar resultados negativos.

Portanto, em algumas situações o otimismo excessivo pode levar as pessoas a superestimar a probabilidade de experimentar coisas boas, evitando coisas ruins.

Sendo assim, isso pode levar as pessoas a se envolverem em comportamentos de risco que, na verdade, aumentam suas chances de ter um resultado ruim.

Avaliação de risco ruim

Quando as pessoas ficam excessivamente otimistas sobre uma situação, então é menos provável que pensem em todos os riscos potenciais e tomem medidas para mitigar esses problemas.

Como resultado isso pode tornar mais provável que seus esforços falhem ou que encontrem grandes problemas ao longo do caminho.

Positividade tóxica

Às vezes as pessoas tendem a supervalorizar os sentimentos positivos, ignorando ou mesmo reprimindo os negativos. Isso também pode fazer com que essas pessoas invalidem as experiências emocionais de pessoas que estão passando por momentos difíceis.

Os otimistas podem evitar algumas dessas armadilhas concentrando-se em manter uma abordagem saudável e realista da positividade.

Em vez de se concentrar apenas em “permanecer positivo” e ignorar outras emoções, o objetivo deve ser tentar ver o lado positivo de cada situação, embora ainda reconheça suas dificuldades.


Leia também:
Por que é importante ter esperança?
O que é falácia de chegada?
O que é felicidade?
Benefícios da espiritualidade
Significados dos sonhos mais comuns

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *