Significados dos sonhos mais comuns

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

Significados dos sonhos mais comuns - capa

Você sabe quais são os sonhos mais comuns e seus significados?

Existem vários sonhos que são comuns para muitas pessoas, mas que podem ter diferentes significados, dependendo do contexto e da situação de cada uma delas.

Alias, esse assunto da interpretação dos sonhos é um tema de interesse há muitos anos, e por boas razões. Isso porque, entender o significado mais profundo dos sonhos pode trazer revelações sobre como você se sente e pensa. O que pode ser benéfico para obter uma visão pessoal e individual.

Entenda as interpretações e os significados dos sonhos

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, descreveu os sonhos como a “o caminho real para o inconsciente”. Além disso, sugeriu que, ao estudar o conteúdo óbvio dos sonhos, poderíamos trazer à luz os desejos ocultos e inconscientes que levam à neurose.

Analisar os simbolismos dos sonhos e atribuir significado a eles tornou-se uma fonte de entretenimento e autorreflexão entre muitas pessoas. Mas, será que os sonhos significam alguma coisa? Você pode descobrir seus desejos, mesmo os inconscientes interpretando seus sonhos?

O que seus sonhos nos revelam depende de vários fatores. Embora algumas teorias modernas dos sonhos sugiram que os sonhos podem ter um componente mais biológico ou até mesmo devido à posição do sono, existem intérpretes e analistas que que tentam identificar o que significam temas e símbolos comuns dos sonhos.

Significados dos sonhos mais recorrentes

Além disso, pesquisadores descobriram que os sonhos mais comuns envolvem ser atacado ou perseguido, chegar atrasado, morte de entes queridos, cair, voar, escola e sexo.

Sendo assim, vamos conhecer alguns dos sonhos mais comuns e seus possíveis significados?

Sonhar que está caindo

Os sonhos de cair de grandes alturas são muito comuns. Sonhar que está caindo pode ser um reflexo da sensação de falta de controle ou instabilidade em alguma área da vida.

Embora exista um mito popular de que se você cair no chão em seu sonho, morrerá na vida real, isso simplesmente não é verdade. Então, o que exatamente os sonhos de cair significam?

De acordo com muitas interpretações populares de sonhos e pelo menos um estudo, sonhos de queda são um sinal de que algo em sua vida não está indo bem. Portanto, ele pode sugerir que você precisa repensar uma escolha ou considerar uma nova direção em alguma área de sua vida.

Sonhar que está caindo é muito comum e simboliza um medo na vida real, como por exemplo, fracassar no trabalho ou na vida amorosa. Além disso, a queda pode expressar uma necessidade de se deixar levar mais e aproveitar mais a vida”.

Significados dos sonhos mais comuns - mulher caíndo

Sonhar que está voando

Muitas pessoas sonham em voar. Sonhar que está voando pode indicar uma sensação de liberdade ou uma busca por novas possibilidades e perspectivas.

No entanto, sonhar com voar pode ser emocionante e até libertador, mas às vezes também pode ser bastante assustador.

Os sonhos de voar geralmente têm duas interpretações muito diferentes. Eles podem representar sentimentos de liberdade e independência. Por outro lado, também podem indicar um desejo de fugir ou escapar da realidade atual.

Sonhar que está voando sozinho ocorre com mais frequência, mostrando assim o aspecto independente de voar. Mas como muitas vezes envolve sentimentos positivos de prazer, voar pode retratar nossa sexualidade. De modo especial para quem se pauta por restrições sociais.

Sonhar com a perda de dentes

O que significa se seus dentes caírem em um sonho? O sonho de perder os dentes pode estar relacionado a preocupações com a aparência, a autoestima ou a falta de confiança.

Pode significar, por exemplo, que você está preocupado com sua atratividade ou aparência. Também pode indicar que você está preocupado com sua capacidade de se comunicar ou que pode ter dito algo embaraçoso para alguém.

A função dos dentes é morder, cortar, rasgar e triturar, então, se seus dentes caírem você perde o poder pessoal e sua capacidade de ser assertivo, decisivo e de autoproteção.

Sonhar que está sendo perseguido

Sonhos de perseguição tanto por uma pessoa conhecida como desconhecida podem ser aterrorizantes. Além disso, sonhar que está sendo perseguido pode refletir medos e ansiedades que a pessoa está enfrentando na vida real.

Muitas pessoas experimentam esse tipo de sonho. Sendo assim, os intérpretes de sonhos acreditam que esse sonho significa que você está tentando evitar algo em sua vida. Ou seja, ser perseguido em um sonho pode indicar um desejo de escapar de seus próprios medos ou desejos.

Ainda de acordo com os intérpretes dos significados dos sonhos, a chave para entender o que esse sonho significa depende em parte da identidade de seu perseguidor. Alguns exemplos:

  • Um animal em sua perseguição significa que você pode estar se escondendo de sua própria raiva, paixões e outros sentimentos;
  • Se o seu perseguidor é um humano desconhecido isso pode representar uma experiência de infância ou um trauma sofrido;
  • Por fim, se a perseguição for feita por uma pessoa do sexo oposto, isso significa que você tem medo do amor ou é assombrado por um relacionamento anterior.
Sonhar que está nu em público

Esse sonho não é incomum, portanto se já aconteceu com você, não fique muito preocupado. Sonhar que está nu em público pode estar relacionado a sentimentos de vulnerabilidade, exposição ou medo do julgamento alheio.

Além disso, pode sugerir que você se sente uma farsa ou que tem medo de demonstrar suas imperfeições, defeitos e deficiências.

Sonhar com morte

A morte é outro assunto comum dos sonhos e que pode ser desconcertante. Pode ser a morte de um ente querido ou a própria morte. Os significados desses sonhos também podem ser desconcertantes, desde a ansiedade sobre uma mudança ou o medo do desconhecido.

Isso porque, como a morte, a mudança pode ser assustadora porque. Por vezes não sabemos o que acontecerá após a mudança, portanto é por isso que a nossa mente a iguala à morte.

Sonhar com a morte de um ente querido também pode refletir um medo semelhante de mudança, especialmente no que diz respeito aos nossos filhos. Isso porque, à medida que uma criança cresce, a mente dos pais começa a se perguntar para onde foi seu filhinho.

Os sonhos de morrer, portanto, refletem uma espécie de luto pela passagem do tempo.

Estudos também mostraram que pessoas que se aproximam do fim da vida e seus entes queridos experimentam sonhos significativos, muitas vezes relacionados a uma presença reconfortante, preparando-se para partir ou para a partida. ir , observando ou se envolvendo com o falecido, entes queridos esperando, experiências angustiantes e negócios inacabados.

Sonhar com infidelidade

Sonhar que seu cônjuge ou parceiro está traindo você com outra pessoa pode ser incrivelmente angustiante. Em alguns casos, as pessoas até começam a se perguntar se o sonho pode realmente ser verdadeiro.

Mas, sonhar que seu parceiro é infiel significa que isso pode acontecer ou que já esteja acontecendo?

Embora esses sonhos possam ser o reflexo do medo da infidelidade, tais sonhos provavelmente não significam que seu cônjuge está traindo ou irá trair.

Segundo os interpretadores de sonho, você está testando os limites da realidade. Eles acreditam que os sonhos sobre infidelidade indicam problemas de confiança, lealdade e comunicação em um relacionamento. Ou seja, se você ou seu parceiro traiu em seu sonho, um de vocês não está obtendo o que precisa desse relacionamento.

Significados dos sonhos mais comuns - mulher dormindo

Sonhar com sexo

Alguns estudos sugerem que ter sonhos sexuais é resultado de seus pensamentos e fantasias de quando está acordado, com pensamentos mais frequentes sobre sexo contribuindo para mais desses sonhos.

Outros estudos relacionam sonhar com sexo com o desejo de estar em uma situação sexualmente estimulante. Saiba que esses sonhos são comuns, com mais de 95% das pessoas relatando ter sonhos de natureza erótica.

Sonhar com uma pessoa específica

O psicanalista suíço Carl Jung acreditava que se você sonha com alguém próximo a você ou alguém que é importante para você, isso pode representar como você se sente em relação a essa pessoa na vida real. Enquanto que se você sonha com uma pessoa de quem não é próximo, como por exemplo, alguém do seu passado ou uma pessoa desconhecida, essa pessoa é mais simbólica.

Sigmund Freud sugeriu que o ambiente ao redor da pessoa com quem você está sonhando também pode importar. Por exemplo, sonhar com os pais em lugares onde normalmente encontraria um rei e uma rainha seria um sinal de respeito por eles.

Qual o nível de precisão das interpretações dos sonhos?

Não há como responder a essa dúvida com certeza, isso porque, conforme já explicamos, as interpretações dos sonhos são individuais e subjetivas.

Os significados dos sonhos são individuais porque para uma pessoa a realidade que eles retratam pode não ser a mesma para outra. Portanto, as interpretações dos sonhos também são subjetivas, pois são baseadas nos significados que você atribui a elas.

Significados dos sonhos mais comuns - psicanálise

Por que as interpretações dos sonhos são importantes na psicanálise?

A teoria da auto-organização dos sonhos implica que os sonhos são um reflexo das atividades fisiológicas e psicológicas de cada pessoa. Sendo assim, eles fornecem informações importantes sobre os pensamentos e o estado emocional da pessoa.

Os psicanalistas podem então usar os sonhos de uma pessoa para entender melhor o que está acontecendo em sua mente, talvez em um nível inconsciente.

O que significam sonhos recorrentes?

Alguns pesquisadores teorizam que sonhos regulares e recorrentes representam frustração com necessidades psicológicas não atendidas. Além disso, os sonhos recorrentes também são comuns depois que uma pessoa passa por muito sofrimento mental, como no transtorno de estresse pós-traumático.

O que significam sonhos vívidos?

Em alguns casos, ter sonhos vívidos ou altamente intensos é resultado de um grande trauma. Os sonhos vívidos geralmente ocorrem durante o sono REM e também podem ser causados ​​por sono fragmentado, privação de sono, distúrbio do sono, estresse, gravidez ou medicamentos.

Como analisar um sonho?

Primeiramente você precisa anotar tudo o que conseguir lembrar assim que acordar. Os sonhos costumam ser rapidamente esquecidos, portanto, anotar os detalhes pode ajudar muito a lembrá-los mais tarde.

Em seguida, observe o conteúdo do sonho e pense no que isso pode significar em sua vida. Ou seja, que associação você tem com os eventos do sonho? Que tipo de sentimentos provocou em você? Dessa forma, em muitos casos, você pode descobrir que seu sonho reflete os eventos ou preocupações de sua vida desperta.

Conclusão

Algumas dessas interpretações de sonhos acima parecem precisas para você? Se não parecem, então não se preocupe, como já dissemos seus sonhos são únicos e pessoais.

É provável que as experiências que você tem em seus sonhos reflitam as preocupações que você enfrenta em seu dia a dia ou passou em eventos recentes.


Leia também:
Significado do Olho de Hórus
Qual a melhor posição para dormir?
Dormir mal é o resultado do que você faz durante o dia
Por que é importante ter esperança?
Sincronicidade espiritual: o que é
Por que problemas financeiros afetam o sono?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *