Sincronicidade espiritual: o que é

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

sincronicidade espiritual - capa

O conceito de sincronicidade espiritual pode parecer complexo, mas, basicamente, pode-se dizer que são sinais de que estamos afinados com nossas crenças e nossa fé.

Embora alguns eventos que ocorrem em nossa vida sejam aleatórios, outros são sinais úteis do universo que nos apontam na direção do nosso bem maior. Esses são como pequenas pedras lisas formando um caminho ideal em uma floresta densa. São sinais conhecidos como sincronicidade.

Nesse texto vamos procurar esclarecer o que realmente é considerado sincronicidade, como reconhecê-la, como ela difere da coincidência e como estar mais receptivo a ela.

O que é sincronicidade espiritual

A sincronicidade espiritual é um conceito que tem origem na psicologia analítica.

O autor, psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Jung, foi quem combinou pela primeira vez elementos da espiritualidade e da filosofia para explicar as coincidências. Sendo assim o termo sincronicidade foi cunhado por ele para consolidar essa combinação.

A ideia central da sincronicidade espiritual é a de que eventos aparentemente coincidentes ou significativos podem ocorrer em nossas vidas de uma maneira que transcende a explicação causal tradicional.

Sendo assim, esses eventos devem ser interpretados como tendo um significado mais profundo ou espiritual.

Sincronicidade na psicologia

Segundo Jung, sincronicidade espiritual é “uma coincidência significativa de dois ou mais eventos em que algo diferente da probabilidade do acaso está envolvido”.

O evento é significativo porque o que acontece no nosso mundo externo reflete algo que está acontecendo no nosso mundo interno.

Um exemplo de sincronicidade espiritual é vocês estar mexendo em suas coisas guardadas e encontrar fotos de um velho amigo da faculdade com quem você não se conecta há muitos anos, então, alguns dias depois, receber notícias desse mesmo amigo.

Do ponto de vista psicológico, a sincronicidade pode nos ajudar a perceber o poder da nossa mente para além da nossa compreensão, como a capacidade da nossa mente de falar conosco em sonhos ou de se ligarem às mentes dos outros através do tempo e do espaço.

Sincronicidade na espiritualidade

De uma perspectiva espiritual, a sincronicidade é uma forma tangível de orientação superior. Ou seja, a sincronicidade sugere que há algo no universo que está interessado no nosso desenvolvimento. Ou algo que compreende o que está faltando na nossa visão consciente, e todo o universo torna-se então um mecanismo para nos lembrar da nossa totalidade.

Espiritualmente falando, a sincronicidade ocorre quando uma força externa – guias espirituais ou anjos -, ou interna – nossa intuição – deseja nos enviar uma mensagem ou fornecer orientação.

Sincronicidade no relacionamento de um casal

A sincronicidade pode nos levar tanto a um novo relacionamento, como aprofundar um já existente.

Em relação ao relacionamento entre um casal, a sincronicidade podem nos levar a um potencial parceiro romântico, como conhecê-lo porque você estava sentado ao lado dele em um evento esportivo e torcendo pelo mesmo time.

A sincronicidade também fornece uma orientação útil em pontos cruciais de um relacionamento ou pode mostrar onde podemos desenvolver habilidades de intimidade que levem a relacionamentos românticos melhores e mais gratificantes.

Assim como a sincronicidade, a lei da atração é um assunto complexo, você atrai a sincronicidade. Você pode usar a lei da atração para trazer mais sincronicidade à sua vida, mas também existem outras formas de fazer isso.

sincronicidade espiritual - casal

Qual a diferença entre sincronicidade e coincidência?

Como ter certeza se algum evento é uma sincronicidade ou uma mera coincidência?

Por exemplo, você chega em um estacionamento de shopping lotado no momento em que alguém está saindo, permitindo assim você a conseguir um lugar bem localizado.

Esse evento é muito diferente do fato de você estar indo a um shopping sentindo-se deprimido e buscando a garantia de que seus guias estão cuidando de você enquanto você enfrenta os desafios da vida.

Você chega ao mesmo estacionamento lotado e um carro sai na sua frente, liberando uma vaga. Então você percebe que não só este é um lugar ótimo, como também o carro que sai é o mesmo carro que sua mãe tinha.

Você considera isso um sinal de que sua mãe está olhando por você lá de cima. Nesse momento você pode ter calafrios ou arrepios, uma mensagem da sua própria intuição de que o evento é de fato uma verdadeira sincronicidade espiritual.

Além disso, por vezes é através da sua intuição que você reconhece a diferença entre uma coincidência significativa ou sinal do universo e um evento aleatório.

Sua intuição interna pode se comunicar com você de muitas maneiras, principalmente através de: orientação auditiva; imagens mentais; epifanias, pensamentos e sinais mentais; e emoções, energia, instintos e até sensações físicas como calafrios.

Em resumo, você deve “ouvir com todo o seu corpo”.

sincronicidade espiritual - universo

Sincronicidade X Coincidência

Então, como discernir sincronicidade de coincidência? Tente perceber alguns sinais:

  • Observe se o tempo parece desacelerar quando isso acontece, como se o momento estivesse repleto de significado e você se sentisse mais vivo ou presente;
  • Preste atenção em como seu corpo responde, como sentir calafrios ou outros sinais físicos de sua intuição;
  • Observe a energia ao seu redor. Ela muda, tornando-se mais pesada, elétrico ou leve?
  • Observe se a memória dessa sincronicidade continua voltando à sua mente horas, dias ou semanas depois;
  • O momento pareceu a melhor orientação e o chamado certo em seu instinto, mesmo que fosse uma informação inesperada ou uma revelação indesejável?
  • A forma como a sincronicidade aconteceu foi de alguma forma notável ou surpreendente?

Por vezes podemos confundir nossas próprias emoções ou desejos com sincronicidade espiritual genuína. Se você sente que continua recebendo uma mensagem da sua intuição para largar seu emprego e partir para uma nova carreira, então preste atenção à sincronicidade externa. Por exemplo, receber uma propaganda sobre um curso de algo que esteja nos seus planos.

Isso pode ser um sinal de que você realmente deveria voltar à sala de aula para mudar de carreira, mas fazê-lo abandonando totalmente o seu emprego de tempo integral pode não ser a escolha ideal.

A pista para uma verdadeira sincronicidade pode ser o que estamos pensando quando isso acontece.

Como estar aberto à sincronicidade

Às vezes não percebemos uma sincronicidade imediatamente, sendo assim, só em retrospectiva percebemos que a recebemos e que seria útil. Portanto, para estar aberto à mais sincronicidade, procure adotar algumas práticas:

  • Acalme sua mente praticando ter mais espaço entre seus pensamentos. Quando sua mente estiver menos ocupada, você estará mais atento ao que está acontecendo ao seu redor;
  • Faça exercícios de perceber sincronicidade. Por exemplo, no trajeto do trabalho para casa ou ao numa caminhada ao fim da tarde, adote a prática de revisar se houve alguma sincronicidade no seu dia;
  • Faça uma relação por alguns minutos uma vez por semana, sobre os sinais de sincronicidade que você recebeu, detalhando padrões ou assuntos que surgiram.

Muito embora uma sincronicidade costume aparecer organicamente, você também pode procurar atraí-la. Portanto, quando um assunto está latente em sua cabeça, procure por sinais:

  • Defina em sua mente a intenção de que você gostaria de orientação sobre um determinado assunto. O universo é tão receptivo e sintonizado com você que um pensamento claro e focado pode ser suficiente;
  • Faça uma oração por mais sincronicidade em geral. Peça a qualquer força espiritual benevolente que para você seja importante;
  • Escreva seu pedido em seu diário. Trabalhar com um diário pode aprofundar sua relação com a sincronicidade;
  • Não estabeleça a forma como você espere que a sincronicidade chegue. Como, por exemplo mentalizar que se você enxergar tal coisa, isso é uma mensagem do universo. Dê carta branca à sua intuição e ao universo para se manifestarem.

sincronicidade espiritual

Conclusão

A sincronicidade espiritual é tem origem na psicologia analítica e foi cunhada por Carl Jung.

São exemplos de que estamos passando por um evento de sincronicidade:

Aparente coincidências significativas

A sincronicidade espiritual envolve a percepção de que certos eventos em nossas vidas parecem ocorrer por algum motivo e não apenas como coincidências fortuitas. Esses eventos têm um significado pessoal para nós e podem ser interpretados como mensagens ou sinais de um poder superior, do universo ou do nosso eu interior.

Conexão com o inconsciente coletivo

Carl Jung também criou o conceito de inconsciente coletivo. Esse conceito se refere à camada mais profunda e compartilhada da psique humana que contém ideias, imagens e símbolos universais.

Sendo assim, a sincronicidade é vista como uma forma de conexão entre a mente consciente e esse inconsciente coletivo, trazendo à tona sinais significativos.

Pessoalidade

As experiências de sincronicidade são individuais e variam de pessoa para pessoa. O que é uma sincronia significativa para uma pessoa pode não ser para outra.

Além disso, a interpretação da sincronicidade é subjetiva. As pessoas podem interpretar esses eventos de acordo com suas crenças espirituais, fé e valores pessoais.

Espiritualidade e intuição

A sincronicidade também está ligada à espiritualidade e à intuição. As pessoas que vivenciam a sincronicidade muitas vezes sentem que estão em sintonia com um plano maior ou uma ordem divina.


Leia também:
Autoamor e autocuidado: como praticar
Como aumentar a autoestima
O que é ter sorte na vida?
Coisas que atraem azar, superstição ou realidade?
O que significa ter conexão com a natureza?
Caminhos Espirituais: em busca da plenitude

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *