O que significa ter conexão com a natureza?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

conexão com a natureza - capa

Conexão com a natureza, o que isso significa e como você faz isso?

Viver nas cidades, principalmente nas metrópoles, nos desconectou completamente da natureza.

No entanto, todas as pessoas dependem do meio ambiente e do ecossistema para sobreviver e, realmente, ter qualidade de vida.

Portanto, neste texto vamos explorar o significado de ter conexão com a natureza, seus benefícios e como podemos cultivá-la em um mundo cada vez mais urbanizado.

Mas, o que é ter conexão com a natureza?

Ter conexão com a natureza vai muito além do que desfrutar de um dia ensolarado no campo ou em um parque, ou ainda apreciar uma vista panorâmica de uma montanha.

Trata-se de ter um profundo relacionamento e uma ligação forte com o mundo natural que nos cerca.

Essa conexão está enraizada em nossa história evolutiva e cultural, moldando quem somos como indivíduos e como sociedade.

Uma conexão com a natureza é um sentimento de futuro conjunto e pertencimento entre os humanos e o restante do mundo natural.

Ou seja, podemos existir em relação uns com os outros fisicamente distantes ou próximos, mas um sentimento de conexão mantém a natureza perto do coração, é íntima.

Como funciona esse relacionamento?

Como qualquer relacionamento existem vários sentimentos, como por exemplo respeito mútuo, compreensão, amor, admiração, empatia, pertencimento, fascínio, necessidade, felicidade, alegria.

Mas, por outro lado pode haver desconforto, dor, tristeza, culpa, saudade, expectativa. m equilíbrio entre esses sentimentos são componentes do bem-estar e do relacionamento.

Nosso senso de conexão começa quando nascemos como parte do mundo natural. A forma como mantemos isso depende da nossa capacidade e vontade de reconhecer o nosso destino conjunto e fazer o que for necessário para manter acesa a conexão em qualquer relacionamento.

Ser humano e natureza na história da humanidade

A conexão com a natureza remonta aos primórdios da humanidade, quando éramos caçadores-coletores, dependentes da terra e dos recursos naturais para sobreviver.

Nossos ancestrais tinham uma compreensão profunda dos ciclos naturais, das plantas, dos minerais e dos animais que os cercavam.

Sendo assim, eles desenvolveram uma relação de respeito e harmonia com o ambiente natural, pois sabiam que sua sobrevivência dependia disso.

Também ao longo da história, essa conexão com a natureza desempenhou um papel fundamental na evolução da cultura humana.

Muitas sociedades antigas reverenciavam a natureza como divina, incorporando-a em suas crenças religiosas e em seus rituais.

Por exemplo, os povos indígenas têm uma relação intrínseca com a terra e consideram-na sagrada. Eles veem a natureza como um sistema interconectado do qual fazem parte, e não algo separado ou dominado pelo homem.

Além disso, a conexão com a natureza influenciou profundamente a arte, a literatura e a filosofia ao longo da história.

Grandes pensadores como Henry David Thoreau e John Muir destacaram a importância do contato com a natureza para a mente humana.

Thoreau escreveu sobre sua experiência vivendo isolado na floresta, enquanto Muir fundou os parques nacionais nos EUA para preservar áreas naturais para as futuras gerações.

A ruptura

Entretanto, a medida que a sociedade se urbanizou e a tecnologia se tornou mais dominante, muitas vezes perdemos essa conexão profunda com a natureza.

Nossas vidas modernas são dominadas por edifícios de concreto, poluição do ar e uma desconexão crescente dos processos naturais. E essa desconexão tem consequências para nossa saúde física e mental.

Estudos científicos demonstraram que a exposição à natureza pode reduzir o estresse, melhorar o bem-estar emocional e aumentar a criatividade.

Assim como a natureza desempenha um papel vital na saúde física, fornecendo alimentos, água potável e ar limpo. Portanto, reconectar-se com a natureza é essencial para manter nosso equilíbrio físico e emocional.

Como mudar essa situação?

Cultivar a conexão com a natureza em um mundo cada vez mais urbanizado é um desafio, mas não impossível. Inicialmente talvez seja preciso fazer um esforço, mas depois isso fica natural.

conexão com a natureza

Experimente a natureza

Você pode estabelecer um forte senso de conexão experimentando a natureza com frequência, através de todos os sentidos. Por exemplo, passear com seu cachorro, praticar jardinagem, alimentar peixes, fazer uma trilha em uma mata, nadar no oceano, andar na chuva. Em síntese, praticar algumas atividades possíveis de fazer mesmo na cidade.

Além disso, retornar repetidamente a um lugar ou experiência constrói um relacionamento mais forte à medida que você “conhece” mais sobre ele e coleciona histórias de experiências ao longo do tempo.

No entanto há pessoas fazem isso repetidamente e ainda não se sentem conectadas. Então o que é necessário para tornar isso significativo?

Reflexão e atenção plena

Já escrevemos sobre isso, atenção plena ou mindfulness é o nome dado aos momentos em que você está focado com seu corpo, mente e espírito em uma experiência.

Ao contrário do que o nome sugere, a atenção plena geralmente não envolve a mente, mas trata apenas do ser. Entretanto, a reflexão é onde a mente entra e reconhece os sentimentos e ações que você experimentou. Isso faz parte do processo de construção de significado.

A reflexão sobre experiências na natureza pode consistir simplesmente em perceber como você se sente, por exemplo, como o calor do sol está fazendo você se sentir sereno e feliz, como você tem ideias criativas quando sai para andar no parque, como você reage quando seu cachorro se machuca, seu encantamento com as cores das folhas de outono, quão pequeno você se sente quando contempla uma vista ou um pôr do sol esplendoroso.

Mas, como você reflete? Ou seja, como você se torna consciente desses sentimentos e ações?

Através da conversação, da produção artística e musical, do pensamento, da narração de histórias, da escrita de poemas, da manutenção de um diário, ou seja, qualquer ação que ajude a “trazer à mente” a experiência vivida.

Esta reflexão cria uma sensação de consciência da natureza que está ao seu redor e do tipo de relacionamento que você tem com ela.

Dependendo da sua experiência, pode ser uma relação de amor, de respeito ou outra, tanto física como mental. É perceber que os destinos estão interligados. Esta é uma sensação de conexão e está no cerne do bem-estar.

conexão com a natureza - meditando

Na prática, o que fazer?

Listaremos a seguir algumas formas simples de criar o hábito de interagir com a natureza.

Passe um tempo ao ar livre: mesmo nas cidades, existem parques, trilhas e áreas verdes onde você pode se conectar com a natureza. Então, faça caminhadas, ande de bicicleta ou simplesmente sente-se em um parque e observe a vida ao seu redor.

Cultive um jardim: mesmo que seja apenas uma pequena horta interna ou algumas plantas em vasos, cuidar de plantas pode ser uma maneira gratificante de se conectar com a natureza.

Pratique mindfulness na natureza: Caminhar, meditar ou simplesmente observar o ambiente natural com atenção plena pode aumentar sua conexão com a natureza e reduzir o estresse.

Eduque-se sobre a natureza: aprender sobre a ecologia e a biodiversidade da sua região pode aumentar seu apreço pela natureza e inspirar ações para protegê-la.

Participe de outras atividades ao ar livre: junte-se a grupos de caminhadas, passeios de bicicleta ou conservação para conhecer pessoas que compartilham seu amor pela natureza.

Promova a sustentabilidade: Faça escolhas conscientes em sua vida diária para reduzir seu impacto ambiental, como reciclar, economizar água e reduzir o consumo de energia.


Leia também:
Conheça uma casa de tirar o fôlego, moderna e totalmente integrada à natureza
O que é economia verde?
Conheça dois projetos de casas que se adaptaram perfeitamente às condições oferecidas pela natureza
Diferenças entre sabonete industrial e sabonete natural
Quais são os benefícios proporcionados pelo desodorante natural e vegano?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *