Diferenças entre sabonete industrial e sabonete natural

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

sabonete industrial e o que tem no sabonete natural

Você sabe as diferenças entre sabonete industrial e sabonete natural? Um dos textos mais lidos aqui no blog é “Por que usar sabonetes artesanais? E qual a diferença entre sabonetes artesanais e industrializados?”.

Assim, nesse texto, tratamos como artesanais, os sabonetes com insumos naturais, por eles serem feitos sem a adição de produtos químicos. No entanto, nossos leitores assíduos nos pediram para ir mais além, e explicar melhor sobre essa análise que fizemos.

Descubra as diferenças entre sabonete industrial e sabonete natural

Para esclarecer melhor esse assunto, a Míriam Roman, da Born Saboaria e uma das redatoras do “Lar, Doce Lar”, listou as principais diferenças entre os sabonetes naturais e veganos da Born e os sabonetes industrializados.

Comparativo entre sabonete industrializado e sabonete natural
Por: Míriam G. Born Roman
Qual a diferença entre sabão e sabonete?

Primeiramente, antes de detalharmos melhor o que compõe um sabonete, tanto industrializado, como natural, vale ressaltar que muitas pessoas ficam em dúvida quando os especialistas falam em sabão, referindo-se à sabonete.

No entanto, a explicação é bem simples: todo o sabonete é um sabão. Então, o que as pessoas conhecem como sabão é a forma mais pura e alcalina desse produto, usada para limpezas pesadas e de roupas. Enquanto o que as pessoas chamam de sabonete, é um sabão para higiene pessoal, com os mesmos ingredientes básicos, mas, mais leve, suave e acrescido de novos insumos de aroma e de cuidados com a pele e o corpo.

Existem ainda outras características próprias de cada um, como a correção do pH para usos diferentes, entre outras, mas isso não é relevante, não muda a essência de que o sabão é a matéria-prima básica do sabonete. Então, agora vamos descobrir as diferenças entre sabonete industrial e sabonete natural?

O que tem no sabonete industrial?

Você já leu o rótulo dos produtos que usa? Já escrevemos sobre isso aqui no blog, no post “Por que devemos ler os rótulos dos produtos de higiene?” de uma forma mais genérica. Agora, vamos detalhar um pouco mais sobre esse assunto.

Para escrever esse post fiz uma pesquisa em rótulos de 7 marcas famosas de sabonetes industrializados à venda no Brasil. Assim, pesquisei desde o mais simples (ou mais presente nas gôndolas), até os mais sofisticados e de valores de venda mais altos.

Nessa pesquisa incluí também um sabonete infantil, isso porque estava curiosa para ver se havia alguma diferença significativa nos seus ingredientes em relação aos sabonetes para adultos. Em conclusão, não há, são os mesmos ingredientes!

Resultado da pesquisa

O que constatei nessa pesquisa só confirmou o que estudei antes de começar a produzir produtos naturais. Ou seja, é o que venho escrevendo nos posts já publicados pelo blog e que você também poderá observar a seguir.

sabonete industrial e o que tem no sabonete natural

Os sabonetes industrializados analisados têm de 9 a 22 itens em sua fórmula, sendo os mais populares os que têm menos. Mas, não se engane com a quantidade de ingredientes, todos eles têm componentes tóxicos para nós e para o meio ambiente, inclusive o sabonete infantil que eu analisei.

Desse total de ingredientes, o número de itens nocivos listados nos rótulos representa de 20 a 45% do total de itens contidos em cada sabonete. No entanto, o rótulo não contempla qual percentual do peso líquido do produto final é composto por itens nocivos, isso porque as fórmulas com o volume de cada ingrediente usado é “segredo de fábrica”.

Portanto, independente do volume de sua participação na fórmula, é muito preocupante saber que esses itens estejam em um produto que usamos todos os dias em nossa pele e na pele de nossos filhos.

Como poluímos os planeta

Além disso, se considerarmos que cada habitante do planeta toma um banho por dia, imagine a poluição que estamos gerando todos os dias com a água usada que escorre pelo ralo.

Ao analisar os ingredientes usados em cada produto, e pesquisar sobre eles, montei uma planilha com 70 itens diferentes. Em seguida, agrupei por função. Assim, um sabão tem como base: gordura, soda, água, espuma, agentes limpadores, emulsificantes, fragrâncias, corretores de PH, corantes, antioxidantes, antibacterianos e outros aditivos.

Uma questão crucial em relação aos sabonetes industrializados, é que todos eles usam Cloreto de Sódio em sua fórmula, nosso tão conhecido sal de cozinha. As fórmulas usam o Cloreto de Sódio para acelerar o seu endurecimento.

Além disso, outra questão crucial, é que a indústria costuma retirar a glicerina do produto final. Ela é um subitem gerado no momento da saponificação (reação da gordura com a soda) do sabão para usar em outros cosméticos considerados mais “nobres” por ela. No entanto, a glicerina é um insumo muito importante para hidratar a pele.

O que tem no sabonete natural da Born Saboaria?

Os sabonetes naturais e veganos da Born contêm de 10 a 13 ingredientes, que também serão agrupados por função, para fazermos um comparativo com os industrializados. A quantidade de cada ingrediente varia de acordo com os aditivos, que conferem a propriedade do produto e a sua indicação.

Vamos conferir a seguir então o resultado dessa comparação?

Quais são os componentes de um sabonete?
Gordura – Item básico para a formação de qualquer tipo de sabão

Sabonete Industrial: contém gordura animal em sua maioria – Sebo tallowate; gordura vegetal – Sodium Palmate (palmato de sódio). O palmato de sódio é o sal de sódio dos ácidos graxos do óleo de palma, é derivado da saponificação do óleo de palma e é usado como sabonete e como substância detergente.

Sabonete Natural Born: contém apenas gordura vegetal – Elaeis guineensis (Palm) Oil, Elaeis guineensis (Palm) kernel oil, Helianthus annuus (sunflower) seed oil, Ricinus Communis Seed Oil, Theobroma Cacao Seed Butter; Óleos e manteigas vegetais.

Soda – Item básico para a formação de qualquer tipo de sabão

Sabonete Industrial: Sodium Hydroxide

Sabonete Natural Born: Sodium Hydroxide

Água – Item básico para a formação de qualquer tipo de sabão

Sabonete Industrial: Acqua

Sabonete Natural Born: Acqua

Espuma – Produto usado para fazer espuma

Sabonete Industrial: Sodium Lauryl sulfate, Sodium Laureth Sulfate, LESS. É um ingrediente danoso à pele porque retira toda camada de gordura, deixando a pele desprotegida e ressecada. Pode causar irritações ou reações alérgicas.

Sabonete Natural Born: a combinação entre as gorduras relacionadas acima é feita para que o volume de espuma fique dentro de uma faixa definida ideal para cada aplicação.

Agentes limpadores – Detergentes

Sabonete Industrial: Lauric Acid, Sodium Isethionate, Sodium Stearate. Esses são detergentes sintéticos que podem retirar a camada de óleo natural da pele.

Sabonete Natural Born: os agentes limpadores são formados pela reação química entre a soda e as gorduras. Sendo que os sabões são calculados para que sobre de 7 a 10% de gordura, para repor o óleo natural da nossa pele.

Emulsificantes – Usados para dar estabilidade a fórmula

Sabonete Industrial: Polypropylene glycol, Methylpropyl, Hexadecanol. Podem causar reações alérgicas, urticária e eczemas.

Sabonete Natural Born: não adiciona emulsificantes.

Fragrâncias – Aroma

Sabonete Industrial: As fragrâncias dos sabonetes industrializados são uma incógnita, elas podem conter até 200 ingredientes em sua formulação. Portanto, as empresas não precisam divulgar a sua composição, outro “segredo de fábrica”.

Sabonete Natural Born: São usados óleos essenciais. Somente óleos de frutas, flores ou folhas de fácil plantio e extração. Assim, escolhidos, por suas características, para acrescentarem benefícios aos sabonetes.

Corretores de PH – São usado para baixar o PH do sabão, para aproximá-lo ao PH da pele

Sabonete Industrial: Diethanolamine (DEA), Monoethanolamine (MEA), Triethanolamine (TEA), Cocamide DEA, Lauramide DEA. No entanto, esses produtos são tóxicos para o meio ambiente e podem causar irritações na pele.

Sabonete Natural Born: Citric Acid (ácido cítrico). O ácido cítrico é um ácido orgânico de frutas e é usado somente quando necessário para equilibrar o pH.

Corantes – Usados para colorir o sabonete

Sabonete Industrial: ingredientes desconhecidos pelo usuário, em geral são mostrados como números. Por exemplo, C.I. 16035, C.I. 77891, entre outros. Esses ingredientes causam alergias.

Sabonete Natural Born: não usa, portanto não irrita a pele.

Antioxidantes – Usados para retardar a oxidação de óleos e manteigas

Sabonete Industrial: Butil Hidroxi Tolueno (BHT). Esse ingrediente é proibido de ser utilizado nos cosméticos naturais.

Sabonete Natural Born: Rosmarinus Officinalis (Rosemary) Leaf Extract (Óleo Resina de Alecrim). É um óleo natural, extraído da folha do alecrim.

Antibacterianos – Usados em produtos com função antibacteriana

Sabonete Industrial: Triclosan. O uso constante de antibacterianos fortalece as bactérias e enfraquece o sistema imunológico de humanos e animais. Para saber mais, leia também o texto “Você sabia que produtos antibacterianos podem fazer mais mal do que bem?”.

Sabonete Natural Born: não usa, portanto não enfraquece a pele.

Sal – Usado para endurecer o sabonete

Sabonete Industrial: Sodium chloride (Cloreto de sódio). Como resultado, o sal causa ressecamento da pele

Sabonete Natural Born: não usa, portanto não agride a pele.

Aditivos – Itens usados para dar características ao produto

Sabonete Industrial: a lista é grande e variada. Mas, os ingredientes podem ser naturais, como óleos naturais, ou artificiais, como a parafina, que é derivada do petróleo.

Sabonete Natural Born: a lista é grande e variada, entretanto sempre é utilizado um ingrediente de origem natural, como aveia, argilas, carvão ativado, entre outros.

sabonete natural e vegano

Conclusão

Se você leu atentamente a comparação acima e aprendeu quais as diferenças entre sabonete industrial e sabonete natural, talvez até tenha se assustado com o que muitas pessoas colocam em sua pele ao adquirir sabonetes industrializados. Assim, esse pode ser um dos motivos para o aparecimento de tantas novas doenças de pele.

A Born Saboaria não adiciona sal aos sabonetes. Além disso, mantém no produto toda glicerina gerada no processo de saponificação.

A pele é o maior órgão do nosso corpo e serve para proteger nosso organismo do meio externo. Isso porque ela absorve o que passamos sobre ela e conduz algumas substâncias para a nossa corrente sanguínea.

Quando passamos algum produto nocivo em nossa pele, estamos absorvendo essa substância. Portanto, fazer isso além de causar problemas como irritações e alergias, ainda pode nos deixar mais receptivos às bactérias e vírus.

Você já ouviu o termo Skyn Food (alimento para a pele)? Esse termo se refere a uma das bases da cosmética natural, que prega que: se você não pode comer, não use em sua pele.

Os sabonetes da Born são feitos estritamente com ingredientes naturais. Além disso, os óleos e manteigas usados são prensados a frio para com isso evitar a adição de agentes químicos no momento da extração.

Se você se preocupa com sua alimentação, preocupe-as também com o que você passa em sua pele e procure passar a utilizar produtos naturais.


Leia também:
Shampoos e condicionadores naturais e veganos, benefícios para o cabelo
Você sabia que produtos antibacterianos podem fazer mais mal do que bem?
Saboaria vegana e natural, pele saudável, aromaterapia e sustentabilidade
Entenda porque o sabão pode diminuir muito a propagação de vírus
Saboaria natural e vegana de qualidade com ingredientes eficientes
Sabonete vegano para crianças, benefícios!
Por que é importante usar produtos naturais na pele

Compartilhe...

Um comentário em “Diferenças entre sabonete industrial e sabonete natural

  1. jose maecos batista lemes disse:

    nao comprei ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *