Saboaria natural e vegana de qualidade com ingredientes eficientes

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Se você nunca usou sabonetes naturais e veganos, mas está considerando passar a utilizá-los, saiba que em muito pouco tempo de desenvolvimento eles já são considerados produtos consolidados e podem substituir totalmente os sabonetes tradicionais.

Eles são tão eficazes quanto os comerciais tradicionais e ainda oferecem vantagens extras, não agridem a nossa pele com produtos químicos, não causam sofrimento em animais e nem prejudicam o meio ambiente ao retornarem à natureza.

O que é saboaria natural e vegana?

Com a utilização de ingredientes eficientes na saboaria natural e vegana já é possível encontrar muitos produtos de qualidade. Como por exemplo, sabão para louça e roupa, sabonete para higiene pessoal, entre outros.

Por ser um produto de uso diário comum a todas as pessoas, o sabonete talvez seja o produto mais importante quando se trata de cuidado diário com a pele.

Apesar disso, ainda são poucas as pessoas que se preocupam com os ingredientes adicionados ao sabonete que utilizam. A maioria dos sabonetes comercialmente disponíveis usam uma mistura de gordura animal, produtos químicos sintéticos e produtos derivados de óleo de palma de origem não sustentável.

Felizmente, é crescente o número de consumidores mais conscientes que têm encontrado uma alternativa com o uso dos sabonetes naturais e veganos. Sendo assim, eles estão cada vez mais acessíveis, eficientes, e claro, saudáveis, além de amigos dos animais e do meio ambiente.

Benefícios de utilizar os sabonetes naturais e veganos para a pele

Se você é uma pessoa que está recém se inteirando sobre o veganismo, então é importante entender que as razões para evitar o uso de muitos sabonetes comerciais produzidos pelas grandes indústrias têm a ver com os aditivos que compõem sua fórmula além de evitar o uso de produtos de origem animal.

Há também pessoas que acreditam que escolher sabonetes naturais e veganos seja importante para o futuro do planeta e para a sustentabilidade das reservas naturais.

Porque usar sabonetes naturais e veganos?

Conheça algumas razões pelas quais essas pessoas consideram a escolha por sabonetes artesanais, naturais e veganos, que são livres de OGM (Organismos Geneticamente Modificados), e livres de produtos químicos potencialmente danosos, como parabenos e sulfatos.

  • Os sabonetes naturais e veganos são muito eficientes quando se trata de proteger a saúde da pele. Sabonetes à base de produtos animais dominaram o mercado até então porque são mais baratos para produzir. Além disso, são produzidos com ingredientes mais fáceis de serem encontrados ou fabricados. No entanto são nocivos. Diferentemente dos sabonetes naturais, que são bons para a pele como hidratantes antibacterianos, e muito mais.
  • Os sabonetes naturais são mais gentis e não agridem a pele. Os conservantes e outros ingredientes irritantes para a pele contidos nos parabenos e sulfatos podem causar reações alérgicas ou outras complicações potenciais. Como as alternativas naturais não usam sintéticos, elas apenas deixam os ingredientes naturais cumprirem a sua função de limpar e hidratar.
  • Os sabonetes naturais e veganos promovem a limpeza sem retirar toda a camada de óleo contida na pele. Isso é muito importante porque evita ressecamentos, escamações e irritações.
  • Além de preservar a camada de óleo natural da pele, os sabonetes naturais e veganos contém a glicerina gerada durante o processo de saponificação. A glicerina é um potente hidratante para a pele. Nos sabonetes industriais, a glicerina é retirada para ser usada em cosméticos mais caros.
  • Barras de sabão economizam água, dinheiro e não utilizam plástico em sua embalagem. Escolher uma barra de sabão totalmente natural ao invés de um recipiente plástico de sabonete corporal é uma boa forma de ser uma pessoa preocupada com a natureza. Além disso, as barras de sabonete são mais concentradas. Sendo assim, demandam menos embalagem, e são melhores para o meio ambiente, pois desperdiçam menos recursos.
O sabonete natural e vegano em barra e o meio ambiente

Uma das principais razões porque muitas pessoas escolhem um sabonete natural e vegano é por causa do impacto ambiental causado pelos produtos de higiene comerciais tradicionais.

No momento em que o sabonete produzido da forma tradicional e com ingredientes não naturais segue para o ralo do chuveiro, as substâncias químicas contidas nele seguem o caminho para os locais de tratamento de água potável e os canais naturais, como rios, riachos e lagoas. Isso contamina a água que bebemos, utilizamos em nossas casas e prejudica a vida selvagem natural de toda a região.

Além de não agredir o meio ambiente com seus ingredientes, o sabonete natural e vegano em barra também carrega consigo a cultura de proteção. Portanto ele também é embalado de maneira mais sustentável, criando menos perda e descartes desnecessários nos mananciais de águas.

Usar somente ingredientes naturais em sabonetes veganos é ainda mais nobre

O que é exatamente um “sabonete natural”? Quase toda a produção de sabonetes é com uma combinação de gorduras (animal ou vegetal) e soda cáustica. O que torna um sabonete natural é a não utilização ingredientes sintéticos, justamente os ingredientes que causam irritação na pele.

Várias marcas de sabonete veganos usam somente ingredientes naturais em seus produtos. Esse é o principal motivo de ajudarem a promover uma pele mais saudável. Óleos orgânicos, manteigas, ervas e flores são todos usados para criar uma barra natural de sabonete que esfolia enquanto também oferece aromaterapia para relaxamento da pele.

Estes ingredientes naturais criam uma espuma muito mais rica e deixam a pele limpa e macia ao mesmo tempo. O sabonete natural e vegano nunca é feito com ingredientes sintéticos, conservantes, cores artificiais, e fragrâncias que ressecam e danificam a pele.

Se sabemos que a nossa pele absorve tudo que é colocado nela, então porque desejaríamos usar um sabonete cheio de produtos químicos e toxinas?

O sabonete natural e vegano auxilia os pequenos negócios de pessoas idealistas e preocupadas com o meio ambiente

Outro grande benefício de utilizar sabonetes naturais e veganos é o apoio aos pequenos negócios. A maioria dos produtos orgânicos, veganos e éticos é dos pequenos negócios. As grandes empresas geralmente preferem produzir em grandes quantidades e maximizar seus lucros.

Saboarias essencialmente naturais e veganas preocupam-se menos com o lucro e mais com a qualidade e eficiência dos produtos que comercializam.

Sabonete natural vegano é uma excelente alternativa!

Comparados com as marcas comerciais tradicionais, os sabonetes naturais e veganos são diferentes porque usam óleos à base vegetal ao invés de gorduras animais como sua base, fazendo deles livres de todos produtos animais e subprodutos. Felizmente, os ingredientes derivados de animais não são essenciais para fazer um sabonete eficiente.

Se você estiver seguindo um estilo de vida vegano e crueltyfree (livre de crueldades), os sabonetes naturais e veganos são obviamente essenciais para complementar sua opção de vida.

Além disso, se você tiver pele sensível, pode encontrar alívio em um produto que seja formulado a partir de ingredientes à base vegetal ao invés de gordura animal e produtos químicos.

Se sabonetes veganos tendem a ter ingredientes mais naturais do que as opções comerciais, os naturais e veganos aumentam sua qualidade para a pele. Essa é outra vantagem para pessoas com pele sensível ou consumidores que são cautelosos sobre usar ingredientes e químicos em sua pele.

Outra característica interessante para opções naturais e veganas, é que elas realmente ajudam a manter a umidade natural da pele, sendo assim, ela fica macia por períodos mais longos de tempo.


Leia também:
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
Por que usar sabonetes artesanais? E qual a diferença entre sabonetes artesanais e industrializados?
Shampoos e condicionadores naturais e veganos, benefícios para o cabelo
Por que devemos ler os rótulos dos produtos de higiene?
A influência dos aromas em nossa vida
Você tem trauma de banheiro? Testamos o PooFresh Nº3
Saboaria vegana e natural, pele saudável, aromaterapia e sustentabilidade

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *