Quatro tarefas fáceis e rápidas para fazer todos os dias em sua casa

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Praticamente todas as pessoas tem dias atribulados e corridos, nos quais é preciso conseguir conciliar as tarefas domésticas com a vida profissional.

Porém, deixar acumular todas as obrigações da casa para fazer em um único dia da semana pode fazer parecer que essas tarefas sejam ainda mais difíceis de executar.


Existem várias tarefas domésticas que, sozinhas, não resolvem o problema de limpeza e organização de uma casa, mas, que se acumuladas podem se transformar em um transtorno.

Entre elas vamos listar quatro tarefas que, mesmo não deixando uma perfeitamente limpa e organizada o tempo todo, farão uma enorme diferença se feitas diariamente.

Se você dedicar apenas alguns minutos do seu dia para adotar essas quatro práticas muito simples, solucionará a maior parte da limpeza de que você precisa realizar diariamente.

Para fazer isso, certifique-se de organizar sua programação de limpeza com base nos hábitos dos moradores da casa. Por exemplo, se você tem uma família pequena e que não costuma fazer as refeições em casa, a limpeza da louça diária pode não ser uma prioridade e se acumular um pouco não se tornará em um grande transtorno.

Tenha ciência também que a organização e limpeza de uma casa devem ser compartilhadas, e não executadas por apenas uma pessoa enquanto as outras só aumentam o volume de trabalho. Todos os moradores da casa que tenham condições de ajudar nessas tarefas devem contribuir para o bem de todos.

Se em sua casa você é a única pessoa preocupada com isso, procure convencer os outros moradores que isso será um benefício coletivo e que trará mais qualidade de vida para todos. Casas sujas e desorganizadas tendem a baixar a autoestima e piorar o humor dos moradores.

E se você tem crianças em casa, delegar tarefas mais simples e fáceis de serem executadas para elas ainda aumenta o seu senso de responsabilidade, além de possibilitar que descubram novas aptidões, coisas que gostam de fazer e aprenderem a ter iniciativa.

Planeje suas tarefas diárias para refletir as suas necessidades e dos outros moradores da casa, seja sua família ou amigos que morem juntos. Comece pelas tarefas abaixo como referência.

Lavar a louça de uso diário

Se você já observou o que acontece com uma pia cheia de pratos e utensílios de cozinha deixados para, em algum momento da semana, serem lavados, sabe que não é uma vista bonita, muito menos agradável e desestimula qualquer tentativa de iniciar a lavagem.

Além disso, maus cheiros, manchas e formação de fungos geralmente acompanham a louça esperando para ser lavada. Lavar a louça diariamente é a melhor escolha em todas as casas. Será que além de você, nenhuma outra pessoa da casa consegue realmente lavar a louça diariamente?

Crie regras para que os pratos sujos sejam limpos logo após o seu uso. A tarefa de recolher a louça para a pia, lavá-la, enxaguá-la, secá-la e guardá-la tomará poucos minutos. Fazer isso também impedirá que o mofo e os insetos invadam sua casa. Se você tiver uma máquina de lavar louça, é mais fácil ainda, raspe a louça para retirar os excessos e execute uma pré-lavagem.

Lavar as roupas

Nem todas as famílias precisa lavar suas roupa diariamente, mas em muitas casas pelo menos uma maquinada diária de roupas se faz necessária. Mesmo para as pessoas que não necessitem lavar suas roupas diariamente, criar o hábito de não deixar acumular muita roupa para ser lavada é essencial.

Famílias um pouco maiores ou que sujam muitas roupas, como roupas de trabalho, uniformes escolares, uniformes esportivos, entre outros podem adotar essa prática que, certamente, trará muitos benefícios e tranquilidade.

Esse hábito diário pode ajudar a evitar muito estresse e correria para encontrar uma peça de roupa que precisa ser usada imediatamente e esteja no fundo do cesto de roupa suja.

Se você tem máquina de lavar roupa e costuma lavar a roupa em casa, pode passar essa tarefa até para crianças mais velhas com alguma supervisão mínima, conforme sugerimos acima. A maioria das máquinas de lavar e secar hoje são pré-programadas para tornar essa tarefa o mais simples possível.

Arrumar a casa

Administrar pelo menos minimamente a desordem diariamente manterá sua casa mais agradável de permanecer e pronta para receber visitas inesperadas a qualquer momento.

Dedicar alguns minutos para recolher itens fora do lugar todos os dias também evita que sua casa se transforme em uma zona de desastre que levará horas para ser arrumada.

Uma sala arrumada faz uma grande diferença em nossa motivação e estado de espírito para lidar com problemas e tarefas maiores e mais importantes. Faça limpezas rápidas, com cerca de 15 minutos diários você conseguirá manter os principais ambientes da casa organizados para você e para seus visitantes.

Você pode criar uma competição em família com recompensas para ser executada antes de dormir. Torne essa competição mais divertida, propondo que cada um tente bater seus melhores tempos ou competindo contra outros membros da família.

Acordar pela manhã com a casa organizada vale todo o esforço.

Organize a correspondência e as contas a pagar

Diariamente estão chegando contas, revistas, prospectos e outros papéis em nossa casa. Se você não der uma atenção para eles diariamente, descartando o que é inútil e dando destinação ao que é importante, corre o risco de ter pilhas de papéis espalhadas por todos os móveis da casa.

Propagandas, ofertas, papéis escolares, recibos e contas em papel que não recebam sua atenção podem tomar conta da sua casa muito rapidamente. Demora apenas alguns minutos por dia para evitar essa desordem.

Defina um móvel onde todos os papéis e correspondências que chegam da rua sejam colocados em cima e, assim que possível dê o devido destino a cada um deles. Destrua o que for inútil, jogue no lixo, responda o que precisa ser respondido ou arquive o que você precisará encontrar futuramente.

Nada disso é muito difícil de executar e não demandará muito tempo, você não acha?

Com essas poucas tarefas realizadas diariamente, sua casa ficará mais bem cuidada, organizada, limpa e pronta para receber visitas a qualquer momento.

Ao adotar essas práticas, você também diminuirá a necessidade semanal de limpar profundamente e manter a desordem doméstica limpa e organizada. Embora possa não parecer que você fez muito a cada dia, terá realizado as tarefas necessárias para manter sua casa funcionando com mais tranquilidade.


Se você gostou destas dicas, provavelmente também vá gostar dessas:
Como fazer para acabar com as traças das roupas
Descubra 4 métodos infalíveis para desentupir, ou evitar o entupimento da pia da cozinha
Dicas para limpeza de itens que não entram na rotina de limpeza diária da casa
Itens que todo mundo deveria ter em casa para facilitar as tarefas do dia a dia
Como tirar manchas de roupas sem estragar o tecido?
Pets: Como tirar o cheiro de xixi do sofá?
20 ideias práticas para você usar e abusar das toalhas de mesa de fibra de coco

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *