Como mudar as cores das hortênsias?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

mudar as cores das hortênsias

Você quer mudar as cores das hortênsias de seu jardim para deixá-lo ainda mais colorido? Então podemos te ajudar a descobrir como.

As hortênsias são flores que encantam praticamente todas as pessoas que amam jardinagem. Quando agrupadas em grande quantidade então, demonstram toda a sua exuberância e floração abundante.

Entretanto ela é uma flor que também frustra muitos jardineiros iniciantes, que sonham em ter hortênsias de uma determinada cor, ou até multicoloridas, e acabam tendo suas expectativas frustradas ao verem florescerem hortênsias de uma cor diferente da esperada em seu jardim.


As hortênsias são plantas muito resistentes e excelentes para quem quer ter um jardim florido e com poucos cuidados. Porém, é comum vermos pessoas comentando que compraram uma muda de hortênsia rosa, cultivaram com todo o carinho e, na floração, acabaram por descobrir que elas eram azuis, ou o contrário.

No entanto, ao contrário do que essas pessoas imaginam, não existem espécies de hortênsias de várias cores. O que ocorre é que as hortênsias têm a variação das suas cores adquiridas a partir do pH do solo onde são plantadas.

Ou seja, uma única planta tem a capacidade de produzir flores violetas, azuis, rosas, roxas, lilás ou brancas se a terra onde ela está sendo cultivada tiver seu pH alterado.

Você quer escolher as cores das suas hortênsias? Então nesse texto vamos te ensinar.

Como escolher as cores das hortênsias

Conforme escrevemos acima, existem algumas técnicas de mudanças no pH do solo para que possamos mudar as cores das hortênsias. Na verdade, o que muda de cor são as brácteas e não as flores, como já explicamos nesse texto sobre a Primavera (Buganvília), brácteas são folhas que se parecem com flores, porém são estruturas foliáceas (folhas modificadas).

São as brácteas que podem assumir diversos tons de violeta, lilás, roxo, azul, rosa e branco. Tudo depende da composição do solo em que a hortênsia está sendo cultivada. As flores da hortênsia são individuais e bem pequenas, porém ficam no meio de um cacho repleto de brácteas.

A hortênsia, ou Hydrangea macrophylla, é um arbusto perene, nativo do Japão e da China, que prefere solos ácidos, mas que se adapta bem em solos alcalinos, e é justamente essa adaptação que causa a mudança da sua cor.

Quanto mais ácido é o solo onde uma hortênsia está plantada, mais azulada é a cor da sua floração, quanto mais alcalino é o solo, mais esbranquiçada ela fica. Nesse intervalo ela pode assumir todas as outras cores que comentamos.

O pH do solo e a cor da hortênsia

As possíveis cores que você pode obter alterando o pH do solo onde as hortênsias estão plantadas são: pH entre 4,0 e 5,5 produzirão hortênsias na cor azul; pH entre 6,0 e 6,5 produzirão hortênsias na cor rosa; pH acima de 8,0 produzirão hortênsias na cor branca.

Como você deve ter percebido, existem intervalos entre essas faixas que não estão contemplados nelas e, mesmo dentro das faixas que produzirão hortênsias azuis, rosas e brancas haverá nuances nas tonalidades. Esses intervalos entre as faixas e, dependendo do pH dentro das faixas acima é que produz hortênsias lilases, roxas e violetas, além de tonalidades de azul mais forte ou mais fraco e rosa mais forte ou mais fraco.

Como conseguir mudar as cores das hortênsias

Como você já deve ter concluído, escolher a cor das suas hortênsias dependerá apenas do seu esforço e dedicação. Porém, talvez você deva estar se perguntando como fazer isso. Na verdade é bem simples. A seguir vamos listar as dicas para você obter a cor desejada em suas hortênsias.

A modificação do pH deve ser planejada bem antes da época de floração, de preferência com uma antecedência de, pelo menos, uns dois meses. Mas esteja ciente que é mais fácil mudar a cor das hortênsias de rosa para azul do que de azul para rosa.

Existem duas formas de fazer isso, uma delas envolve todo um processo de tratamento da planta e, com isso, um resultado mais preciso. A outra técnica é mudar o pH de uma forma empírica e ser surpreendido pelo resultado obtido, o que também é muito prazeroso para jardinistas.

mudar as cores das hortênsias - azul

Como mudar as cores das hortênsias para azul

Obter o tom de azul nas hortênsias dependerá de um pH de solo entre 4,0 e 5,5, ou seja, um pH mais ácido. Para aumentar a acidez do solo, você pode acrescentar ácido cítrico, vinagre ou sulfato de ferro no solo das hortênsias.

Após mudar o pH do solo com algum desses produtos, então você pode aplicar um sulfato de alumínio para garantir o resultado esperado. Para isso, dilua 20g de sulfato de alumínio em 5 litros de água e pulverize nas hortênsias algumas vezes a partir de dois meses antes do início da floração.

Além disso, se você for adubar o solo, prefira fertilizantes ricos em potássio e pobres em nitrogênio e fósforo.

mudar as cores das hortênsias - rosa

Como mudar as cores das hortênsias para rosa

Conseguir cultivar hortênsias na cor rosa é mais fácil, principalmente porque geralmente a água que irrigamos o jardim provém da água da torneira, que por ser rica em calcário remove naturalmente a acidez do solo, que, como explicamos acima é o fator que modifica a cor das brácteas da hortênsia.

Portanto, se o seu solo já estiver com um pH normal, para produzir hortênsias rosas basta irrigar o solo com água da torneira. Porém, se você quiser se certificar do resultado, também pode adicionar nitrato de cálcio na adubação, pois ele tornará o solo mais alcalino. Se for adubar o solo, opte por fertilizantes ricos em nitrogênio e fósforo, mas pobres em potássio.

mudar as cores das hortênsias - branca

Como mudar as cores das hortênsias para branco

Conseguir produzir hortênsias totalmente brancas é uma tarefa muito difícil, entretanto, com várias tentativas e com a experiência você poderá conseguir atingir o branco mais puro. Geralmente a floração das hortênsias nas quais tentarmos obter a cor branca, acabará tendo uma coloração um pouco azulada ou rosa.

Isso acontece porque o pH esperado do solo para deixar uma hortênsia completamente branca precisa estar próximo ou acima de 8,0, o que é bem difícil de conseguir. Você pode tentar conseguir isso aplicando calcário dolomítico no solo das hortênsias, isso pode ajudar a esbranquiçar as brácteas que dão as cores.

Como cultivar hortênsias multicoloridas

É possível conseguir que uma mesma planta de hortênsia produza florações de várias cores, para isso é preciso acrescentar um pouco de carbonato de sódio no solo iniciando também antes da floração. Esse resultado acontece porque cada ramo da hortênsia absorve os nutrientes do solo de formas diferentes, alguns ramos vão absorver mais alumínio e outros menos.

Existem também disponíveis em lojas de jardinagem, substratos prontos cuja função é modificar a cor das hortênsias, e, dessa forma conseguir a composição planejada. Mas para isso, procure por produtos específicos para obter essa coloração.

Como produzir hortênsias de várias cores em um mesmo jardim

Conforme comentamos mais acima, há maneiras mais precisas de conseguir que as hortênsias floresçam nas cores que desejarmos e para fazer isso basta seguir os passos que acabamos de ensinar.

Porém, você pode querer optar por ter um jardim cheio de hortênsias de várias cores e nuances, não se limitando apenas a hortênsias totalmente azuis, rosas ou brancas.

Para conseguir esse efeito, você pode enterrar na volta das hortênsias palhas de aço (bombril), esponjas de aço, pregos ou parafusos enferrujados, entre outras coisas que alterarão o pH do solo de uma forma desigual. Outra opção é deixar o bombril de molho na água e usar essa água para regar as hortênsias.

Fazendo isso, suas hortênsias vão ter uma tonalidade mais para rosa ou lilás do que azul. Para obter azul, use calcário na água de rega.

Como transformar as hortênsias azuis em hortênsias rosas

Como explicamos acima, o que dá a cor azul às hortênsias e o teor de alumínio na raiz da planta, portanto você precisará diminuir o teor de alumínio que a planta já contém através de uma poda vigorosa.

Sendo que as hortênsias azuis são provenientes dos solos ácidos, a segunda etapa para deixá-las rosa é retirar o teor de alumínio do solo. Para isso, utilize cal agrícola (calcário) no solo para que ele se torne mais básico.

Se você preferir, depois da poda, também pode utilizar um fertilizante à base de farinha de osso ou rico em fósforo, isso vai impedir a entrada de alumínio no solo. Também podem ser utilizados substrato, terra orgânica ou húmus que indiquem na embalagem de 7.0 para cima

Como transformar as hortênsias rosas em hortênsias azuis

Para mudar a floração de uma hortênsia de rosa para azul você pode passar a regar as plantas, começando pelo menos dois meses antes do início da floração, com uma solução de sulfato de ferro ou alumínio.

Para isso dilua 20 gramas de sulfato de ferro em cerca de 5 litros de água. Se você for fazer isso, respeite essa proporção, pois o excesso de sulfato pode queimar as raízes das plantas.

Regar a planta com água que ficou com uma palha de aço (bombril) de molho por algum tempo também pode ser feito. No entanto, como comentamos acima, o resultado pode não ficar tão preciso.

Alternativamente, caso você não queira utilizar sulfato de alumínio em seu jardim, você pode também utilizar alguns truques de jardinagem. Substâncias como como borra de café passado, fertilizantes ricos em potássio, cascas de laranja ou ainda aparas do gramado colocados na volta das hortênsias também deixam o solo mais ácido, pH que modifica as hortênsias de rosa para azul.


Leia também:
Pingo-de-ouro, dicas de como plantar, cuidar e podar
12 erros que devem ser evitados ao montar um jardim
Você já ouviu falar em kokedama? Aprenda a fazer e inspire-se aqui
Poda de raízes, o que fazer quando as raízes tomam conta do vaso?
Como iluminar o jardim e as áreas externas eficientemente
Como criar, manter uma parede viva e ainda muitas ideias e fotos para inspiração
Quais plantas ornamentais podem ser cultivadas na sombra?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *