Como decorar sua casa com base no seu MBTI

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 9 minutos

Como decorar sua casa com base no seu MBTI

Você já fez em algum momento de sua vida o teste de personalidade MBTI? Esse teste é muito utilizado em processos seletivos de empresas ou por consultores que fazem orientação profissional para conhecer melhor as características e as preferências pessoais dos candidatos.

É divertido e interessante para uma pessoa aprender mais sobre como ela percebe o mundo e como ela pode se comportar em certas situações, além de descobrir qual o tipo da sua personalidade (existem 16 possibilidades). Também através desse autoconhecimento, vamos explicar como uma pessoa pode decorar sua casa com base nas suas características definidoras.


Para encontrar o estilo de decoração da casa que combina melhor com cada tipo de personalidade, vamos tomar como base um texto incrível da escritora e especialista em avaliações de personalidade, Lacey Ramburger. O texto ainda conta com imagens de Alison Czinkota, com uma coleção de ilustrações que mostram as casas mais apropriadas com base no teste de personalidade de cada um.

Antes de abordar a aplicação do resultado do teste de MBTI na decoração, vamos esclarecer resumidamente o que é esse teste para que você o entenda melhor, se ainda não o conhece.

Índice de Conteúdo

O que é o teste MBTI

Quem se interessa por psicologia popular (Psicologia Pop), sabe que essa expressão é utilizada para englobar vários tipos de estratégias mentais, que podem ou não ser comprovadas cientificamente, mas que são aplicadas para melhorar o bem-estar e promover uma vida psicológica mais saudável para quem faz uso delas.

O teste MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) é uma dessas técnicas. Foi desenvolvido pelas norte americanas Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers na época da Segunda Guerra Mundial, com base nas teorias do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung sobre os Tipos Psicológicos. Segundo as autoras do teste, entendermos como nós somos individualmente é um passo importante para encontrarmos o nosso caminho.

O teste consiste em um questionário criado para ajudar as pessoas a entenderem melhor o seu tipo de personalidade, baseado na ideia de que a experiência humana é governada por quatro funções psicológicas principais: sensação, intuição, sentimento e pensamento.

De acordo com esse teste, existem 16 personalidades. Se você ainda não sabe qual é o seu tipo de personalidade, sugerimos que antes de prosseguir com a leitura desse texto, faça esse teste de MBTI grátis e confiável que encontramos.

Qual a casa ideal para cada tipo de personalidade?

1. ENFP (pessoa com espírito livre, criativo e sociável): estilo de decoração boêmio (boho)

Você tende a viver a vida despreocupadamente e com entusiasmo, então utilizar uma decoração boêmia é a escolha perfeita para você. Os estilos de decoração boêmios são reconhecidos por se basearem em padrões ricos e cores vibrantes, e, por vezes até fazer com que a decoração pareça um pouco “bagunçada”, o que você pode se agradar por ser alguém que gosta de viver a vida de forma ousada e ligeiramente caótica.

Existem infinitas combinações de decoração potenciais como o estilo Boho, portanto você poderá encontrar algo que realmente se adapta à sua personalidade. Ao fazer uso desse estilo de decoração, também fica fácil reorganizar e misturar os itens quando você quiser fazer alguma mudança de ares.

2. INFP (pessoa poética, bondosa e altruísta): estilo de decoração Shabby Chic (chique gasto)

Você é uma alma gentil e atenciosa que parece um pouco reservada no início, até que as pessoas realmente a conheçam melhor. Você gravita em torno de coisas suaves e uma estética sonhadora, então uma casa em estilo chique gasto é a decoração ideal.

O estilo Shabby Chic tende a se concentrar principalmente em tons de branco ou pastel, que fazem os ambientes parecerem abertos e claros, o que combina bem com o seu desejo de receber as pessoas e conhecê-las melhor. Móveis vintage e padrões envelhecidos também ajudam a compor esse estilo.

3. ENTP (pessoa reconhecida pela curiosidade e perspicácia): estilo de decoração eclético

Você é uma pessoa estimulável, adora desafios e gosta de quebrar algumas regras para ser o mais autêntica possível. Isso combina com o uso de um estilo eclético na decoração.

A decoração eclética é marcada por incorporar elementos contrastantes em cada cômodo para com isso fazer uma declaração de não estilo, ao mesmo tempo em que cria um estilo harmonioso.

Essa tarefa não é para qualquer um. Há uma linha tênue entre conseguir montar um estilo eclético e jogar diferentes estilos juntos em um ambiente. Entretanto, pela sua tendência de viver a vida um pouco caoticamente e da sua capacidade de prosperar em um ambiente em constante mudança, você pode enfrentar o desafio de atingir esse visual em sua casa.

4. INTP (pessoa com sede insaciável por conhecimento e inovação): estilo de decoração Bauhaus

Você é uma pessoa pensadora criativa, fácil de lidar e decidida, então um estilo como o Bauhaus pode ser uma ótima opção de decoração para sua casa.

O Estilo Bauhaus enfatiza a combinação de arte e tecnologia, mantendo as coisas simples e priorizando a funcionalidade em detrimento da estética. Você pode ser uma pessoa muito compenetrada, com pensamentos profundos, mas aprecia verdadeiramente ser criativa e dar vida a esses aspectos. Um espaço projetado com características Bauhaus proporcionará a você uma casa relaxante para retornar, permitindo que você exercite seu lado criativo.

5. ESFJ (pessoa sempre atenciosa, sociável e solícita): estilo de decoração tradicional

Se você é uma pessoa com essas características, o estilo de decoração tradicional é a escolha certa, pois ele incorpora aspectos sofisticados e detalhes intrínsecos de visuais extremamente agradáveis ​​e convidativos.

O estilo tradicional atende a tudo o que combina com você, que é ser social, gostar de reunir pessoas e curtir objetos com uma vibração clássica. Este estilo permitirá que você exiba sua propensão para a arte clássica e peças focais, além de criar um ambiente acolhedor para os incontáveis ​​convidados que você provavelmente receberá em sua casa.

6. ISFJ (pessoa protetora e acolhedora, com senso de empatia): estilo de decoração transicional

Embora a maioria das pessoas possa presumir que você seja uma pessoa mais reservada, você tem um forte desejo de formar conexões íntimas e profundas com as pessoas em quem confia. Ao mesmo tempo, você também deseja um lugar para onde possa se retirar quando quiser ficar sozinha. Isso faz com que uma casa de estilo transicional seja a escolha certa para você.

Os estilos de transição tendem a ser facilmente confundidos com os contemporâneos, no entanto, esse estilo flui facilmente entre os estilos atuais e os do passado. O layout aberto normalmente encontrado em casas provisórias permite que você viva sem restrições. Uma casa decorada e estilizada desta forma permite uma conversa e conexão. Será fácil fazer com que pareça um paraíso para você e um lar acolhedor para os visitantes.

7. ESTJ (pessoa que é administradora nata): estilo de decoração moderno

Uma casa em estilo moderno é um ótimo lugar para um executivo. Você é um tipo de pessoa racional e gosta que seu ambiente seja estruturado e organizado. Este estilo se identifica pela falta de caos e desordem, concentra-se nos aspectos mais essenciais da casa, em vez de tentar enchê-la de acessórios. Portanto, esta é uma escolha perfeita. As casas modernas oferecem um ambiente simples e elegante, exatamente como você prefere.

8. ISTJ (pessoa responsável e comprometida): estilo de decoração minimalista

Você prefere manter as coisas simples e objetivas e não há nada de errado com isso. Você gosta de ter um ambiente que reflita organização e valoriza ter um espaço bem organizado em vez de peças que assumam muitas funções ao mesmo tempo.

Um estilo minimalista é uma excelente opção, pois cria uma configuração descomplicada que permite manter as coisas alinhadas, organizadas e prontas para serem usadas.

9. ENFJ (pessoa que é uma líder carismática): decoração em estilo de casa de campo

Você é uma pessoa calorosa e aberta, que gosta de fazer as outras pessoas se sentirem confortáveis, então não é nenhuma surpresa que você queira que sua casa faça o mesmo.

Uma casa estilo chalé seria uma ótima opção para alguém como você. A combinação de cores claras, acessórios vintage e foco no uso de luz natural ajudam a tornar os quartos muito convidativos e quase sem esforço. É semelhante à maneira como muitas pessoas sabem que você é.

10. INFJ (pessoa idealista e reservada, porém inspiradora): estilo de decoração pós-moderno

Uma decoração pós-moderna complementaria muito bem sua personalidade, já que você é uma pessoa criativa, idealista e muito intencional em suas escolhas. Este estilo é conhecido por ser ligeiramente não convencional e se esforça para usar uma variedade de texturas e padrões para dar mais vida a um ambiente.

Você parece uma pessoa reservada, mas adora flexionar seus músculos criativos, e esse estilo pode permitir que você aproveite a rica vibração de seu mundo interior e permita que ela se torne tangível. O pós-modernismo lhe dá a chance de usar o melhor de outros estilos e torná-lo seu.

11. ESTP (pessoa inteligente, enérgica e disposta a arriscar): estilo de decoração retrô

Você é uma pessoa espontânea, animada e gosta de ser flexível com sua vida, portanto os estilos retrô seriam divertidos para você experimentar em sua casa. Este estilo é mais conhecido por suas cores ousadas, padrões grandes e acessórios vintage exclusivos.

Muitos ambientes retrô parecem excitantes e não convencionais, que é como as pessoas tendem a se sentir quando estão perto de você. Você não tem medo de enfrentar um desafio e quer um espaço que não reflita tédio ou estagnação, então este estilo realmente permitirá que você capture a vibração que está procurando.

12. ISTP (pessoa especialista em diversas coisas e experimentadora): estilo de decoração Mid-Century Modern

Você é uma pessoa individualista, descomplicada e tem um toque criativo impressionante, então algo como um estilo moderno de meados do século pode ser exatamente o que você esteja procurando. O estilo Mid-Century Modern é um conceito que mescla o estilo Bauhaus com o design escandinavo.

Você costuma ser uma pessoa prática e exercitar seu lado mais aventureiro. Este estilo específico enfatiza escolhas ousadas enquanto se concentra em móveis e objetos versáteis e que sejam também funcionais. Você não quer seguir um caminho tradicional, e este estilo permitirá que você dê um toque único ao ambiente sem deixá-lo muito chamativo.

13. ESFP (pessoa sempre entusiasmada, enérgica e espontânea): estilo de decoração Hollywood Glam

Você é uma pessoa ousada, estilosa e tem um lado um pouco dramático, então usar um estilo glamoroso de Hollywood seria fácil para você. O glamour de Hollywood enfatiza peças marcantes que se misturam com a ideia de detalhes e pontos focais elegantes e exagerados.

Isso se alinha com sua personalidade e capacidade de chamar a atenção sempre que você estiver em uma sala. Embora esse estilo possa parecer opressor para algumas pessoas, você não terá nenhum problema em se deixar brilhar através de sua decoração.

14. ISFP (pessoa vista como artista flexível e ousada): estilo de decoração Art Déco

Você é pouco convencional, artística e adora surpreender os outros – assim como a si mesma – com sua criatividade. Então o que seria mais adequado para você? Uma casa em estilo Art Déco.

Este estilo é frequentemente caracterizado por suas estampas gráficas (animal ou geométrica), linhas elegantes e nítidas e uma atmosfera peculiar. Ele não segue as regras, entretanto ainda consegue parecer elegante e extravagante, o que resume o que as pessoas sentem por você. Talvez o representante mais exagerado de estilos excêntricos seja o Memphis.

15. ENTJ (pessoa especialista em resolver desafios com ousadia): estilo de decoração industrial

Uma casa em estilo industrial é uma ótima opção para as maneiras práticas e diretas de uma pessoa ousada. Embora você hesite em pensar em um estilo que muitas vezes pode parecer “inacabado”, você verá que há um foco em móveis e acessórios que são funcionais e eficientes. Esses aspectos são muito mais importantes do que serem chamativos e decorativos.

Você irradia uma vibração pragmática, coisa que uma decoração em estilo industrial também faz incrivelmente bem através da valorização dos espaços com estruturas aparentes. Assim, esse estilo expõe tijolos, encanamentos, estruturas de ferro, entre outros itens funcionais de uma casa.

16. INTJ (pessoa reconhecida por seu pensamento criativo e estratégico): estilo de decoração Steampunk

O estilo Steampunk incorpora tijolos expostos, móveis industriais e acessórios exclusivos que emitem uma vibração inteligente e mundana, como engrenagens, globos e mapas antigos.

Pensar em decorar sua casa no estilo steampunk pode parecer uma surpresa para você inicialmente, mas como alguém que é estratégico e aprecia estilos antigos e novos, pode ser uma combinação maravilhosa.

Considerando que é um dos estilos de decoração menos conhecidos, ele também traz à tona o seu ponto de vista em comparação com os estilos das outras pessoas ao seu redor.

Fonte Principal: “The Home Decor Style That’s Best For You, Based On Your MBTI” de Lacey Ramburger.


Leia também:
60 ideias para decoração de interiores colorida
Como criar, manter uma parede viva e ainda muitas ideias e fotos para inspiração
Casa inteligente: o que é? Como funciona? Quais as vantagens?
Cozinhas americanas – ideias e dicas
Inspire-se com esses móveis multifunção, que aproveitam melhor os pequenos espaços
Trabalhando juntos, 52 ideias para montar um escritório em casa para duas pessoas
Você mora em uma casa ou um lar?
Saiba como perfumar os ambientes da sua casa

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *