O que é porta celeiro, dicas e 50 ideias para você se inspirar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

porta celeiro

Você conhece a porta celeiro? Existem inúmeros modelos e formatos de portas, que podem ser feitas com um número enorme de materiais diferentes e acabamentos.

Escolher as portas externas e internas para uma casa depende, tanto do estilo da casa, do nível de segurança requerido e do gosto pessoal de cada um.

Uma dessas opções é a porta celeiro, que não é exatamente uma novidade, mas é mais uma das principais tendências de decoração que parecem ter chegado para ficar.

Mas, o que caracteriza uma porta celeiro?

Porta celeiro é uma porta de correr – ou deslizante -, mas não é uma simples porta de correr, na decoração ela se inspirou na rusticidade das portas de celeiro tradicionais encontrados nos campos, em meio às plantações.

Dos celeiros, essas portas de correr – quase sempre amplas e exuberantes – entraram nas casas para se tornarem peças de decoração de interiores. Elas estão sendo usadas também em portas de entrada de casas, mas é mais popular em quartos, despensas, cozinhas, banheiros e até em escritórios que se queira dar um ar mais rústico.

Qual a diferença entre uma porta de correr e uma porta celeiro?

A porta de celeiro, nome como é chamada no Brasil, no mundo é conhecida como “barn door” (porta de celeiro, quase a mesma coisa não é?). Ela possui o aspecto e a funcionalidade que lembram as portas rústicas usadas nos celeiros, ou seja, com as corrediças e as ferragens expostas justamente como um item de decoração.

Portanto, o que a diferencia da maioria das portas de correr contemporâneas, é que estas geralmente possuem as corrediças escondidas, o acabamento mais delicado e design moderno.

Além disso, a estrutura da porta de celeiro normalmente não fica totalmente alinhada ao vão da porta. As corrediças ficam acima da porta, fazendo com que a estrutura de madeira flutue sobre o chão, não tendo um trilho para correr sob ela.

Com o uso da ferragem aparente e quase sempre com a madeira crua exposta, o visual torna-se mais rústico e clássico, condição que está de acordo com as novas tendências de arquitetura e decoração, de reaproveitamento de material e de casas ecológicas “eco-friendly“. Portanto, ela se adapta até aos projetos com tendência moderna.

Prática e funcional, sua versatilidade proporciona o uso em praticamente qualquer ambiente de uma casa, otimizando o espaço.

Em síntese, a porta celeiro consegue aliar elegância, modernidade, rusticidade e economia de espaço. Esse ganho de espaço se dá por ela deslizar, característica útil em imóveis com peças pequenas como grande parte dos apartamentos atuais.

Uma porta celeiro é uma porta de correr, mas uma porta de correr não necessariamente é uma porta celeiro. A porta celeiro nunca é embutida na parede, a porta de correr pode ser embutida, ou não.

Detalhe do trilho de uma porta celeiro

Principais benefícios da escolha uma porta celeiro

Conforme ponderamos acima, a porta celeiro pode se adaptar a qualquer estilo de decoração pela sua versatilidade e opções de cores e formatos. Serve para projetos ecléticos, em estilo retrô, contemporâneos, enfim, não há conflito com nenhum estilo.

Seu design faz os espaços parecerem maiores.

Destaca-se tanto em espaços amplos como em espaços pequenos sem “roubar” espaço do restante da decoração.

Pela sua forma de abrir e fechar otimiza o espaço disponível, essa condição em geral é útil em peças pequenas, onde cada centímetro é essencial.

Como é um item de beleza singular – existem portas que são verdadeiras obras-de-arte -, você também pode usá-la como um objeto único e integrado ao restante da decoração. Além disso, ele proporciona personalidade ao ambiente, tornando-o mais aconchegante e convidativo.

Permite planejar espaços integrados, com vãos maiores do que os oferecidos pelas portas tradicionais, e que podem ser facilmente unidos ou separados pelo abrir e fechar da porta.

O que você deve ser observar antes de escolher uma porta celeiro

Verifique se o espaço disponível na parede ao lado da abertura da porta está livre de obstáculos que impeçam sua abertura. Por exemplo, tomadas, interruptores, móveis, entre outros podem atrapalhar sua abertura.

Como as portas flutuam sobre o chão e correm ao lado da parede, então haverá algumas frestas que nunca ficarão completamente fechadas. Dessa forma ela não permitirá o bloqueio completo de som e correntes de vento entre as peças. A mesma consideração vale para portas externas, que sofrem com o vento e que requerem, na maioria das vezes portas mais seguras contra intrusos.

Assim, o sistema de correr é aberto, com as rodas e o trilho expostos acima da porta. Dessa forma, ela pode ser retirada facilmente por intrusos se não houver um sistema seguro de travamento. Da mesma forma, essa condição deve ser considerada para casas que tenham crianças ou idosos. Afinal, se a porta se desencaixar facilmente do trilho isso pode ser um perigo.

É necessário que as paredes e o piso estejam bem alinhados para que a porta possa correr livremente, caso contrário ela pode raspar na parede ou no piso, danificando-os.

A escolha do material é importante, se você for usar material de demolição, por exemplo, verifique se a madeira que você vai usar não está envergada.

Pela sua forma de correr ela pode não fechar tão silenciosamente quanto as portas tradicionais. Portanto, se o ambiente onde você vai instalar requer silêncio, procure materiais que reduzam o ruído ao mínimo possível.

Essas são as informações e dicas que acreditamos serem básicas para quem pretende instalar uma porta celeiro em casa. Assim, listamos abaixo 50 imagens coletadas na internet com ideias para você fazer a sua.

50 ambientes com porta celeiro


Leia também:
20 ideias práticas para você usar e abusar das toalhas de mesa de fibra de coco
Decoração, acerte nas cores
Bom gosto, você tem?
24 ideias para você decorar com molduras sem telas
5 plantas para cultivar dentro de casa
Como adaptar uma casa para pessoas idosas
Salas de estar com claraboias, 30 ideias sensacionais e muitas dicas
Itens indispensáveis para uma sala de estar aconchegante
Móveis “inesperados”, 14 ideias para você se inspirar

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *