+ 7 plantas para cultivar dentro de casa

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

plantas para dentro de casa

Selecionamos mais 7 espécies de plantas com excelente resistência para você cultivar dentro de casa.


Alguns leitores, após lerem nossas dicas postadas em “5 plantas para cultivar dentro de casa“, ficaram empolgados em saber mais sobre esse assunto e pediram que pesquisássemos mais espécies de plantas ideais para ambientes fechados.

Por exemplo, há plantas diferentes para ambientes diferentes. Assim, salas, escritórios, consultórios, cada ambiente tem plantas que se adaptam melhor. Portanto, como dissemos naquele artigo, nem todas as plantas conseguem uma boa adaptação em locais de pouca luz.

Eles não querem errar na escolha e como nem todos têm disponíveis em sua região as 5 que recomendamos no artigo acima (dracena, lança-de-são-jorge, violeta, cheflera e lírio-da-paz), selecionamos mais 7 plantas apropriadas para esse tipo de recinto.

Outros leitores também gostariam de ter plantas dentro de casa, mas como não têm tempo ou têm receio de esquecer-se de regá-las diariamente. Portanto, questionaram sobre plantas mais resistentes e que precisem de pouca água.

Assim, para esses leitores, recomendamos também a leitura das dicas que postamos sobre vasos autoirrigáveis, que são perfeitos para quem quer ter plantas na decoração de sua casa e não tem tempo, ou viaja muito e teme pela manutenção das mesmas.

Para quem mora em imóvel pequeno, eles também são muito práticos e não ocupam muito espaço, então vale a pena usá-los. Nesse mesmo artigo explicamos como funcionam os vasos autoirrigáveis e apresentamos um “faça você mesmo”. Além disso, para quem tem um espaço maior, existe também a venda as hortas autoirrigáveis, que são maiores e também funcionam como lindas floreiras.

Hortas Autoirrigáveis

Hortas Autoirrigáveis

Vamos então ao assunto principal desse artigo, que são as 7 plantas que selecionamos para você plantar e curtir dentro de casa.

Jade – Crassula ovata

A Jade é uma suculenta com ramos arredondados e folhas carnudas, onde armazena água. É considerada uma “miniárvore” e é uma das plantas mais usadas dentro de casa, isso porque requere muito poucos cuidados.

A jade se adapta a qualquer solo, que deve secar entre as regas e que nunca deve ser encharcado. Deve receber luz solar direta pelo menos durante uma parte do dia. Contudo, se receber bastante luz solar, ela fica com uma coloração avermelhada. Dificilmente floresce, quando isso acontece apresenta pequenas flores brancas ou rosas em forma de estrela.

****

Palmeira-areca – Dypsis lutescens

A areca é uma das palmeiras mais populares e versáteis em todo o mundo. No Brasil é a palmeira decorativa mais utilizada, adapta-se facilmente em jardins externos, direto no solo ou em vasos, em ambientes fechados.

Você pode plantar a palmeira-areca com sol a pleno, no entanto, ela fica mais bonita se cultivada à sombra (sol demais amarela suas folhas). Deve ser regada com uma certa regularidade e não tolera ambientes climatizados (com ar-condicionado). Produz flores brancas e frutos verde-amarelados, que ficam roxos quando maduros.

É uma planta de rápido crescimento em relação a outras palmeiras e possui vários troncos pouco espessos que formam um touceira. Mas, é uma planta invasiva, portanto deve ficar sozinha em um vaso. Além disso, suporta muito bem ser transplantada ou desmembrada, mesmo adulta.

****

Camedórea-elegante – Chamaedorea elegans

A camedórea-elegante é uma palmeira ornamental de pequeno porte e sem espinhos. Também é uma das plantas mais populares para decoração de interiores. Isso porque ela adapta-se muito bem a vasos e, mesmo plantada diretamente no solo sua altura máxima nunca ultrapassa dois metros. Não tolera sol a pleno, portanto, prefere ambientes mais úmidos e longe da luz.

Precisa ser regada frequentemente e a terra precisa ficar sempre úmida, porque se a terra secar demais ela perde todo seu vigor.

Se você for uma pessoa pouco atenta a regar as plantas ela não é uma boa ideia. É uma palmeira de caule único, cada caule que brota é independente dos outros. Sua floração é formada por pequenas flores amarelas e seus frutos são pequenos, pretos e esféricos.

****

Jiboia – Epipremnum pinnatum

plantas para dentro de casaA jiboia é uma das poucas trepadeiras que se adapta muito bem em ambientes fechados, é uma planta exuberante, muito vistosa que cresce apoiada em diversos substratos. Tem folhas brilhantes e coloridas em tons de verde e amarelo se exposta ao sol e somente verde se for cultivada totalmente à sombra. Mas, o local perfeito para ela exibir toda sua beleza é a meia sombra. É justamente essa coloração em tons de verde e amarelo que a faz tão utilizada como planta decorativa.

Deve ser regada com frequência e o substrato precisa estar sempre úmido e rico em matéria orgânica para que tenha um crescimento rápido e vigoroso. Além disso, algumas vezes já é comercializada em vasos com blocos de substrato. Para quem não dispõe de muito tempo para observar as regas não é recomendada.

****

Babosa-de-pau – Philodendron martianum

A babosa-de-pau é uma folhagem ornamental com folhas verdes e brilhantes, com textura semelhante ao couro e pecíolos tipo pseudobulbos. É muito versátil, portanto excelente para compor com outras plantas jardins em ambientes fechados. Além disso, pode ser plantada em vasos, fixada em troncos de árvores ou canteiros férteis enriquecidos com matéria orgânica. Adapta-se muito bem em jardins de inverno e deve ser cultivada em local sem incidência da luz direta do sol, a meia-sombra.

Por ser uma planta tropical, não é resistente ao frio e a ambientes climatizados. Efetue as regas sempre que o solo estiver seco, porque essa planta exige umidade. Além disso, se você plantá-la em um espaço aberto, não resiste a geadas.

****

 Zamioculcas – Zamioculcas zamiifolia

plantas para dentro de casa - zamioculcaA zamioculca vem ganhando cada vez mais espaços em ambientes fechados, já é uma das plantas ornamentais mais populares para esses ambientes pela sua rusticidade e beleza. Muito resistente, a zamioculcas continua bonita mesmo quando não recebe os cuidados adequados. Precisa ser regada raramente, portanto é ideal para quem tem pouco tempo, ou esquece as regas. Fica bem tanto em ambientes com luz, quanto sem luz, porém nos ambientes com pouca luz é quando suas folhas ficam mais bonitas e brilhantes.

Deve-se evitar o sol direto pois amarela suas folhas, ela prefere locais com baixa luminosidade natural, onde outras folhagens dificilmente se adaptariam. Sua flor é branca ou creme e nasce no meio dos galhos de folhas. É considerada uma planta venenosa, portanto não deve ser ingerida. Prefere ambientes quentes.

****

Antúrio – Anthurium andraeanum

plantas para dentro de casaO antúrio é uma planta tradicional na decoração e paisagismo por causa de suas flores lindas e vistosas, é considerada uma planta clássica. É mais comum vê-lo cultivado em vasos. Mas, de uns tempos para cá, também passou a compor o paisagismos de jardins, sempre sob a sombra de outras plantas. É imprescindível que você o coloque em locais à meia sombra, sem receber diretamente a luz solar. No entanto, ele não tolera locais totalmente escuros. Está voltando a moda com a introdução de novas variedades pelo aperfeiçoamento genético.

É excelente para aqueles cantos menos iluminados, onde outras flores dificilmente se adaptariam. Apresenta portes diferentes e flores de coloração vermelha, rosa, salmão, chocolate, verde e branca.

É uma planta rústica e exige pouca manutenção, no entanto requer solo sempre úmido. Pode ser plantado tanto em terra como em substratos ricos em matéria orgânica, exige regas frequentes e adubação adequada para florescer. É uma planta perfeita para vasos autoirrigáveis.


Leia também:
Vasos autoirrigáveis
5 plantas para cultivar dentro de casa
Você moraria em uma floresta?
Comecei separando o lixo, resolvi fazer uma composteira e agora tenho uma horta orgânica
Você sabe qual o tempo de decomposição do lixo que você gera?
Toalha de mesa antiformiga funciona?
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias

Compartilhe...

11 comentários em “+ 7 plantas para cultivar dentro de casa

  1. Neli Alves disse:

    Eu fiquei maravilhada pois me ajudou muito pois meu antúrio estava ficando queimado na rua agora vou passar para dentro da sala obrigada amei.

  2. Andréia disse:

    Olá
    Moro em duas cidades mês em uma mês em outra adoro plantas mais quase não são regadas, quais seriam ideais p minha situação ,inclusive gosto tanto fora qto dentro de casa. Gostaria de saber idéias p mantê-las úmidas por mais tempo e quais são as mais favoráveis. Bjs

  3. maria emilia disse:

    Muito linda essas plantas

  4. Sonia disse:

    Como fazer mudas de um coqueirinho

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Sonia, muda de coqueirinho pode ser feita através de ranhuras no coco. Pesquise vídeos sobre isso

  5. Joel disse:

    Adorei as ideias, parabéns!
    Informações claras e objetivas…

  6. Jorge Luiz Herdy disse:

    Olá!gostaria de saber porque minha zamioculca estão ficando amareladas ela fica dentro de casa, rego muito pouco

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Jorge, a zamioculca praticamente não precisa regas, ela obtém a umidade do ar. Verifique se o solo do vaso é bem drenado, se ele estiver permanentemente úmido ela apodrece.

      • Jorge Luiz Herdy disse:

        Valeu, muito obrigado! Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *