Como degustar vinho: 10 dicas para iniciantes

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

como degustar vinhos

Saber como degustar vinho vai muito além de um procedimento refinado. Afinal, a bebida possui propriedades e características que podem ter melhor sabor quando se sabe como potencializá-lo.

Além disso, sem desconsiderar os diferentes paladares e bolsos, é possível afirmar que a escolha dos melhores vinhos envolve não apenas a aquisição. Isso porque o armazenamento, tipo de uva, dentre outros, precisam ser considerados.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo exclusivo com dicas simples e importantes para quem deseja aprender como degustar vinho. Acompanhe conosco e boa leitura!

A história da degustação de vinhos

A história da degustação de vinhos remonta a milhares de anos. Isso porque, desde os tempos antigos, o vinho tem sido uma parte importante da cultura e da sociedade em várias regiões do mundo. Contudo, a degustação de vinhos evoluiu ao longo do tempo, passando de uma simples apreciação da bebida para uma prática mais formal e detalhada.

Os primeiros registros de degustação de vinhos remontam à antiga civilização egípcia, por volta de 3.000 a.C. Os egípcios acreditavam que o vinho era um presente dos deuses e o apreciavam em ocasiões especiais. Eles desenvolveram técnicas para avaliar a qualidade do vinho, como observar a cor e o aroma.

Por sua vez, na Grécia Antiga, a degustação de vinhos era uma parte essencial dos famosos simpósios, onde os filósofos e intelectuais se reuniam para discutir diversos assuntos. Os gregos acreditavam que o vinho era uma dádiva de Dionísio, o deus do vinho, e atribuíam grande importância à sua apreciação.

Durante o Império Romano, a degustação de vinhos tornou-se mais sofisticada. Os romanos desenvolveram copos de vidro especiais, chamados de “tastevin”, que permitiam aos degustadores avaliar a cor e a clareza do vinho. Eles também começaram a descrever os sabores e aromas do vinho de forma mais detalhada.

Como degustar vinho mudou ao longo dos séculos

Ao longo da Idade Média e da Renascença, a degustação de vinhos continuou a evoluir. De modo geral, os monges beneditinos, em particular, desempenharam um papel importante na produção e na apreciação do vinho. Eles aprimoraram técnicas de vinificação e desenvolveram uma linguagem mais precisa para descrever as características do vinho.

No século 19, a degustação de vinhos começou a se tornar uma prática mais formalizada. Foram estabelecidos critérios de avaliação, como a aparência, o aroma, o sabor e a persistência do sabor. Sendo assim, a criação de guias de degustação e a realização de competições de vinhos também contribuíram para a popularização da prática.

Hoje em dia, a degustação de vinhos é uma atividade comum em todo o mundo. Existem sommeliers profissionais que passam por treinamento especializado para avaliar e recomendar vinhos. Além disso, muitas pessoas participam de degustações guiadas, visitam vinícolas e exploram diferentes regiões vinícolas em busca de novas experiências.

Dicas úteis para quem deseja aprender como degustar vinho

degustar vinho

1 | Observe a cor

Primeiramente, a melhor forma de aprender como degustar vinho é começar por inclinar a taça de vinho e observar a cor da bebida. Afinal, vinhos brancos podem variar de amarelo claro a dourado, enquanto os tintos podem ter tons que vão do vermelho rubi ao roxo profundo. A cor pode fornecer pistas sobre a idade e a variedade do vinho.

2 | Cheire o vinho

Aromas são uma parte essencial da degustação de vinho. Sendo assim, gire suavemente a taça para liberar os aromas e, em seguida, cheire profundamente. Tente identificar diferentes notas, como frutas, especiarias, flores ou até mesmo características terrosas.

3 | Como degustar vinho avaliando o sabor

O próximo passo é dar um pequeno gole ao vinho e deixá-lo espalhar pela boca. Ou seja, preste atenção à textura, acidez, doçura e taninos (no caso de vinhos tintos). Tente identificar os sabores presentes, como frutas, carvalho, ervas ou qualquer outra característica que você perceba.

4 | Analise o corpo

O corpo do vinho refere-se à sensação de peso e plenitude na boca. Pode variar de leve a encorpado. Então, tente avaliar se o vinho é leve e delicado ou mais denso e cheio de corpo.

5 | Faça anotações

Outra dica de como degustar vinho é contar com a ajuda de um bloquinho. Dessa forma, você conseguirá desenvolver seu paladar e lembrar-se dos vinhos que você experimentou. Então, faça anotações sobre as características que você observou. Anote a cor, os aromas, os sabores e suas impressões gerais. Isso ajudará você a comparar vinhos no futuro.

6 | Preste atenção à temperatura

A temperatura do vinho pode afetar sua percepção. Vinhos brancos geralmente são servidos mais frios, enquanto os tintos são servidos em temperatura ambiente ou ligeiramente refrigerados. Para isso, certifique-se de que o vinho esteja na temperatura correta para apreciar melhor seus aromas e sabores.

7 | Experimente diferentes combinações de alimentos

Acompanhar o vinho com alimentos pode realçar suas características. Por isso, experimente diferentes combinações para descobrir quais pratos complementam ou contrastam com o vinho. Isso pode ajudar a aprimorar sua experiência de degustação.

8 | Explore diferentes regiões e variedades

O mundo do vinho é vasto e diversificado. Então experimente vinhos de diferentes regiões e variedades de uva para expandir seu paladar. Cada região e variedade tem suas próprias características distintas, o que torna a degustação uma jornada emocionante.

9 | Aprecie a persistência do sabor

A persistência do sabor refere-se ao tempo que os sabores do vinho permanecem na boca após a degustação. Portanto, um vinho de qualidade geralmente terá uma persistência mais longa. Observe quanto tempo os sabores permanecem e se eles evoluem ou desaparecem rapidamente.

10 | Participe de degustações guiadas

Por fim, participar de degustações guiadas ou visitar vinícolas pode ser uma ótima maneira de aprender mais sobre vinhos e aprimorar suas habilidades de degustação. Os especialistas podem fornecer informações valiosas e orientá-lo na apreciação dos diferentes aspectos do vinho.

Conclusão

A degustação de vinhos continua a ser uma forma de apreciar a complexidade e a diversidade dessa bebida milenar. Isso porque ela é uma oportunidade de explorar os sentidos, aprender sobre diferentes variedades e regiões, e desfrutar da rica cultura que envolve o mundo do vinho.


Leia também:
Aprenda algumas maneiras de cozinhar utilizando vinho
Como armazenar garrafas de vinho
Mancha de vinho em tecido, como remover?
Como aproveitar garrafas de vinho na decoração, 28 ideias para inspiração
Saiba porque a lavanda é mais do que apenas um aroma relaxante

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *