Mancha de vinho em tecido, como remover?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Mancha de vinho em tecido - capa

Quem ama tomar vinho, principalmente tinto, e faz isso com frequência sabe mancha em tecido é inevitável, não é mesmo?

Afinal é o risco que muitas pessoas correm por amar tanto o vinho tinto. Mas, como resolver isso?

Eventualmente, no meio de um momento de prazer, um pouco de vinho vai derramar e você terá que tratar de limpá-lo. Mas não se preocupe, manchas de vinho tinto não são tão difíceis de remover quanto você pensa, especialmente se você agir rapidamente.

Se você acabou de derramar o vinho no tecido, então temos uma dica de emergência para aplicar imediatamente. No entanto, se forem manchas já secas, você pode tentar seguir as dicas que passaremos mais adiante nesse texto.

Como faço para tirar mancha ainda molhada de vinho tinto em tecido?

mancha de vinho

Se você acabou de virar o vinho tinto na toalha, então não espere secar. Se o tecido for branco, então despeje água oxigenada sobre toda a mancha. Mas, se o tecido for colorido, utilize vinho branco, ou vinagre de vinho branco.

Lave em seguida a peça manchada. Se não puder lavar imediatamente, então coloque, antes de secar e em cima de toda a mancha, sal grosso, e deixe-o absorver todo o vinho derramado.

Outra opção para tentar eliminar ou diminuir a intensidade da mancha é o uso de gelo. Passe-o no local imediatamente, fazendo isso você diminuirá a capacidade de absorção do vinho pelo tecido.

Como tirar mancha de vinho de tecido

Para tirar manchas de vinho de tecido ainda úmidas ou já secas, você pode tentar seguir esses passos:

Remova o excesso de vinho: se a mancha ainda estiver úmida, então use um pano limpo ou papel absorvente para absorver o máximo possível do vinho derramado. Evite esfregar, pois isso pode espalhar ainda mais a mancha pelo tecido.

Enxágue com água fria: coloque a mancha sob água corrente fria e deixe a água passar através dela, ajudando a diluir e remover parte do vinho. Mas você precisa fazer isso imediatamente após o derramamento.

Use detergente líquido: aplique uma pequena quantidade de detergente líquido diretamente sobre a mancha de vinho. Então esfregue suavemente o detergente na mancha com os dedos ou uma escova de cerdas macias. Em seguida enxague com água em abundância.

Deixe de molho: deixe o tecido de molho em água fria por cerca de 15 a 30 minutos. Isso ajudará a soltar a mancha antes da lavagem.

Lave normalmente: lave o tecido de acordo com as instruções de lavagem recomendadas na etiqueta. Use água fria ou morna e o ciclo apropriado para o tipo de tecido. Se você usa secadora, então verifique se a mancha foi removida antes de colocar a peça na secadora. Isso porque o calor pode fixar a mancha, deixando ainda mais difícil de removê-la no futuro.

Tente outros métodos: se a mancha persistir, então você pode tentar outros métodos. Por exemplo, aplicar vinagre branco sobre a mancha antes de lavar ou fazer uma pasta de bicarbonato de sódio com água e aplicá-la na área manchada. Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, lave normalmente.

Uma recomendação importante

Lembre-se de sempre verificar as instruções de cuidado do tecido antes de aplicar qualquer produto de limpeza sobre ele. Se a mancha persistir ou se o tecido for delicado, é recomendável procurar uma empresa de limpeza ou lavanderia para obter ajuda especializada.

Outras formas de tentar se livrar de mancha de vinho persistente em tecido

mancha de vinho - cálice derramado

Sal

Essa dica é ótima para carpetes e tapetes. Assim que manchar o tapete com vinho tinto, seque o máximo que puder com uma toalha de papel e cubra toda a mancha com sal até que não consiga mais ver a mancha de vinho tinto.

Então espere o sal penetrar na mancha molhada e depois seque. À medida que o sal seca, ele deve sugar a mancha. Depois de seco, basta aspirar tudo.

Detergente de louça com água oxigenada

Misture partes iguais de detergente para lavar louça e água oxigenada. Em seguida, despeje a mistura sobre a mancha de vinho e deixe-a de molho. Você deve ver a mancha começar a desaparecer quase imediatamente.

Depois de aguardar que a mistura penetre na mancha, lave a roupa normalmente. Mas esse truque funciona melhor em roupas de cores claras ou brancas, pois a água oxigenada tende a descolorir alguns tecidos.

Água fervente

Essa opção é ótima para toalhas. Ferva a água em uma chaleira. Então estique a toalha sobre uma pia ou recipiente grande, de forma que a mancha fique no centro. Se você puder prender a toalha de forma que ela não escorregue ao receber a água será mais fácil e seguro aplicar essa dica.

O tecido deve estar esticado. Então, quando a água ferver, despeje-a de uma altura de mais de trinta centímetros acima da mancha diretamente no tecido. Em seguida lave normalmente, a mancha deve sair com a lavagem.

Vinagre branco e detergente de roupa

Esse truque é ótimo para remover mancha de vinho em roupas de qualquer tecido. Cubra a mancha com vinagre branco, que neutraliza os pigmentos roxos e vermelhos. Imediatamente após a aplicação do vinagre, esfregue em detergente líquido e depois lave em água quente.

Água sanitária

Essa opção talvez seja a seja aquele que ninguém quer usar, mas entre perder um peça de roupa boa e tentar salvá-la é válida.

Então, se nada deu certo, embora não recomendado o uso de alvejante para todas as ocorrências de manchas de vinho, é sua melhor aposta para tirar vinho de tecidos brancos.

Portanto, simplesmente mergulhe o tecido em água sanitária por cerca de dez minutos e depois lave em água corrente. A mancha provavelmente desaparecerá, mas a chance de amarelar sua roupa branca também é grande. Além disso, a água sanitária pode danificar o tecido, dependendo da sua composição.


Leia também:
Conheça algumas dicas simples e naturais para clarear as roupas brancas
Como remover mancha de gordura em tecido
Como desencardir suas roupas gastando pouco
Enxágue sua roupas com vinagre e lavanda para clareá-las, desodorizá-las e amaciá-las
Como remover mancha de batom em tecido?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *