Como remover mancha de batom em tecido?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Como remover mancha de batom em tecido

A mesma razão pela qual o batom parece bom ao permanecer nos lábios também torna difícil de remover sua mancha em tecido.

Isso porque um bom batom dura todo o dia por causa do óleo, pigmentos e produtos químicos contido nele. Isso também dificulta a remoção do tecido quando colocado na máquina de lavar sem primeiro realizar algumas etapas importantes.

No entanto, felizmente é possível remover o batom de tecido com as dicas que passaremos a seguir.

Se a mancha acabou de acontecer e você precisa retirá-la com urgência, então temos uma dica de emergência para você aplicar imediatamente. No entanto, se forem manchas já secas, ou se você tem mais tempo para resolver esse problema, pode tentar seguir as dicas que passaremos mais adiante nesse texto.

Como faço para remover mancha recente de batom em tecido?

mancha de batom

Manchou uma roupa com batom? Então, antes de colocá-la para lavar, retire o excesso de batom com um algodão ou com um papel absorvente (papel higiênico ou papel toalha). Em seguida, esfregue sobre ela detergente de louça neutro e após lave-a normalmente.

Caso ainda sobre algum vestígio da mancha, então coloque a parte manchada de molho em leite morno.

Se mesmo assim a mancha não sair e a roupa for branca, despeje álcool sobre ela e pressione-a com outro tecido seco que possa ser manchado. Fazendo isso, a mancha se transferirá para o outro tecido.

Como remover a mancha de batom da roupa e tecido

Talvez a melhor dica seja: “Aja imediatamente”!

Quando a mancha aparecer, comece a removê-la o quanto antes. Esperar mais tempo permite que os óleos do batom penetrem no tecido, tornando mais difícil remover a mancha.

Mas lembre-se de que diferentes tecidos podem reagir de maneira diferente aos produtos de limpeza. Portanto, é sempre recomendável testar qualquer produto em uma pequena área discreta do tecido antes de aplicá-lo na mancha em destaque.

Procure observar e efetuar os seguintes passos para ter sucesso:

Verifique a etiqueta de cuidado da roupa

Verifique a etiqueta de instruções de lavagem e conservação de sua roupa para quaisquer requisitos especiais, como lavagem a seco, porque o método que vamos ensinar é indicado apenas para roupas que podem ser lavadas na máquina.

Você também deve verificar na etiqueta as recomendações de temperatura da água quente, morna ou fria antes de iniciar o tratamento de manchas.

Raspe suavemente o excesso de batom

Antes de iniciar qualquer processo, como dissemos na dica de urgência anterior, retire todo o excesso de batom existente.

Se sobrar algum material em excesso, retire-o com uma faca cega ou cartão de crédito. Usando um movimento de raspagem suave, raspe o tecido sem empurrar ou esfregar o batom profundamente no tecido.

Como remover mancha de batom em tecido - raspando

Aplique detergente diretamente sobre a mancha

Aplique o detergente diretamente na mancha nos dois lados do tecido, isso se ambos os lados do tecido estiverem acessíveis. No entanto, evite esfregar a mancha nesse momento, deixe o detergente agir por cerca de 30 minutos.

Você pode substituir o detergente por sabão em pó ou o removedor de manchas pré-lavagem, mas esses produtos podem não liberar os óleos do batom tão bem quanto o primeiro.

Mergulhe a mancha em uma solução de detergente de cozinha

Despeje um pouco de água morna e uma gota de detergente líquido em um recipiente, conforme recomendado na etiqueta de cuidados. Coloque a mancha de molho por, pelo menos, uma hora. Quanto mais tempo o tecido absorve, maior a probabilidade de produzir resultados. Portanto, imersão durante todas a noite para manchas de batom é ideal.

Remova a mancha que sobrar com uma escova macia

Quando terminar o tempo do molho, esfregue suavemente a mancha com uma escova de dentes de cerdas macias. Mas faça isso sempre de fora para dentro para evitar que a mancha se espalhe por mais tecido.

Remova o máximo possível da mancha e então certifique-se de remover totalmente o sabão, enxaguando bem antes de colocar a peça na máquina de lavar. Isso porque o detergente na máquina de lavar cria excesso de espuma e pode causar transbordamento.

Lavar a roupa normalmente

Por fim, lave a roupa normalmente, conforme as instruções da etiqueta. Você ainda pode incluir na lavagem ½ xícara de bicarbonato de sódio, se observar que a mancha ainda persiste.

Repita todo o processo, se necessário

Seque a peça no varal, isso porque o calor de uma secadora reforçará qualquer mancha deixada para trás que você não possa ver enquanto o tecido estiver molhado.

Verifique a peça depois de lavada e repita todos os passos quantas vezes for necessário até que a mancha de batom seja completamente removida.

Caso não consiga remover a mancha, então a única solução é levá-la em uma lavanderia a seco.

Como remover mancha de batom em tecido - lençol


Leia também:
Como tirar mancha de caneta esferográfica em tecido
Cuidados com roupas de couro
Como limpar o ventilador
Mancha de vinho em tecido, como remover?
É melhor consertar ou substituir eletrodomésticos estragados?
Como remover mancha de gordura em tecido

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *