Como remover mancha de gordura em tecido

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

mancha de gordura em tecido - capa

Quanto mais rápido você cuidar de uma mancha de gordura em tecido, mais fácil será removê-la. Mas não se preocupe, também existem métodos para remover manchas de gorduras velhas, mesmo depois de secas.

Nesse artigo vamos ensinar como resolver essa situação, tanto para manchas recentes como também para manchas antigas.

Se você acabou de derramar gordura sobre o tecido, então experimente essa ação de emergência, que costuma ser eficiente.

Como tirar mancha de gordura recente em tecido?

mancha de gordura

Você está cozinhando e a gordura resolveu saltar da panela para sua roupa? Então não espere secar, esfregue um pedaço de giz branco sobre a mancha e deixe assim por pelo menos 10 minutos.

Após esse tempo, o excesso de pó de giz já pode ser retirado e a roupa lavada como de costume.

Esse método funciona, porque o pó de giz absorve a gordura do tecido para ele. Se não tiver giz em casa, então você pode tentar substituí-lo por amido de milho (também chamado de maisena, em referência a marca mais conhecida, a Maizena), ou talco em abundância.

Caso a roupa já tenha sido lavada sem a retirada da mancha, esse método pode não ser muito eficiente, sendo necessário, nesse caso, a utilização de outras técnicas, que ensinaremos a seguir.

Como remover qualquer tipo de mancha de gordura de tecido

O tratamento de derramamentos de alimentos gordurosos, como respingos de gorduras de cozinha, manchas de pomadas e até outras graxas de equipamentos é muito semelhante ao tratamento de manchas de óleo.

Primeiramente, coloque um pedaço de papelão ou uma toalha velha entre a mancha e o outro lado da roupa. Dessa forma você vai evitar que a gordura se transfira ou se espalhe para uma parte limpa do tecido enquanto a trata.

Enxugue a mancha suavemente com uma toalha de papel e, em seguida, use uma solução com detergente, que pode ser uma ótima maneira de remover manchas de gordura dos tecidos.

As toalhas de papel ajudam a tirar o excesso da gordura do tecido, enquanto o detergente ajuda a remover as manchas, em vez de deixá-las se fixar.

No entanto, sempre verifique a etiqueta de cuidados de sua roupa antes de tratar tecidos especiais como lã e delicados, que podem exigir lavagem a seco.

Porque pode ser difícil remover a gordura das roupas?

A gordura pode ser difícil de remover ao lavar porque é um lipídio e, portanto, insolúvel em água. Isso faz com que a gordura grude nas fibras do tecido, dificultando a remoção em um ciclo normal de lavagem.

Então, o que ajuda a remover mancha de gordura em tecido?

É preciso quebrar as moléculas de gordura para que elas desgrudem do tecido. Listaremos a seguir algumas formas para que isso seja feito.

Detergente

O detergente pode ser um ótimo recurso para tirar manchas das roupas. Use o detergente da mesma forma que usaria um removedor de manchas típico. Em seguida, lave a peça na água mais quente possível, de acordo com a etiqueta de cuidados.

Detergente de louça líquido

O detergente e louça funciona da mesma forma que a dica acima. Depois de colocar o detergente, esfregue bem a área com gordura para quebrá-la. Em seguida enxague bem ainda esfregando e conclua lavando normalmente.

Você ainda pode usar removedores de graxas que existem à venda, mas esteja ciente de que sua aplicação não vai danificar o tecido.

Independente do produto escolhido para ajudar na remoção da mancha o processo é basicamente o mesmo.

mancha de gordura em tecido - camisa

Passo a passo para remover mancha de gordura de tecido

Remova o excesso de gordura: raspe o excesso de gordura com uma faca ou uma colher e, em seguida, seque suavemente com uma toalha de papel ou pano limpo para remover o máximo de gordura possível. Cuidado com panos coloridos ou com o uso de toalhas de papel com padrões impressos, porque pode causar uma transferência de cor para o tecido. Além disso, certifique-se de não espalhar ainda mais a mancha ao fazer isso. Você também pode polvilhar com um pouco de amido de milho, talco ou bicarbonato de sódio sobre a mancha e deixar agir por alguns minutos. Esses produtos ajudarão a absorver a gordura remanescente.

Esfregue com sabão ou detergente: esfregue suavemente o detergente líquido, o removedor de manchas de gordura ou o detergente de louça na mancha e deixe agir por 10 minutos. Se você estiver usando detergente líquido, então, certifique-se de remover totalmente o sabão, enxaguando bem antes de colocar o item na máquina de lavar.

Enxágue com água morna: em seguida, enxágue ou lave à máquina na água mais quente recomendada na etiqueta de cuidados.

Nunca seque uma roupa que ainda esteja com gordura em uma secadora de ar quente, porque o calor pode definir manchas que não foram completamente removidas.

Conclusão

Se a mancha persistir após a lavagem, repita o processo ou tente outros métodos de remoção de manchas, como o uso de um removedor de manchas específico para gordura ou a aplicação de um solvente adequado ao tecido em questão.

Você também pode tentar essa dica de vinagre branco ou limão.

No entanto, é essencial sempre verificar as instruções do fabricante do tecido e realizar um teste em uma área pequena e discreta antes de aplicar qualquer produto de limpeza.


Leia também:
Como remover mancha de batom em tecido?
Como tirar manchas de roupas sem estragar o tecido?
Vale a pena comprar uma air fryer?
Mancha de vinho em tecido, como remover?
É melhor consertar ou substituir eletrodomésticos estragados?
Como tirar mancha de caneta esferográfica em tecido

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *