Como tirar manchas de roupas sem estragar o tecido?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

tirar manchas de roupas

Você sabe como tirar manchas de roupas? Na internet, encontramos vários truques e técnicas que eliminam manchas dos tecidos. Portanto, mostraremos algumas dessas técnicas que servirão para facilitar o dia a dia de quem quer resolver o problema sozinho como também dos profissionais que trabalham com limpeza de roupa.


Antes de escolher o produto que você vai usar para remover as manchas da roupa, você precisa verificar as informações contidas nas etiquetas. Elas sempre estão afixadas nelas e, assim, são específicas para cada tipo de tecido.

Além disso, para cada tipo de mancha, existe um método de tratamento mais adequado para usar na sua remoção. Portanto, se você quer facilitar seu trabalho, acompanhe as principais dicas que selecionamos.

Dicas de como tirar 5 tipos de manchas diferentes de roupas

Conforme explicamos acima, para cada tipo de mancha existe um produto específico para ajudar na sua remoção. Confira então abaixo, como proceder em cada situação para remover as manchas mais comuns.

Como tirar manchas de sangue de roupas

Inicialmente use água fria para enxaguar bem a mancha. Coloque detergente em um recipiente com água em temperatura ambiente, depois insira a peça de roupa e deixe-a assim por cerca de 10 a 15 minutos. É possível também utilizar um limpador enzimático nesse processo, acrescente ainda, amônia.

Procure lavar essa peça de roupa em um recipiente separado. Dessa forma, você não vai manchar as demais roupas que esteja lavando. Ressaltamos mais uma vez que você deve sempre ler o que está escrito na etiqueta para saber quais são os produtos e materiais que são utilizados para cada tipo de tecido.

Como tirar manchas de gordura de roupas – manteiga, banha, óleo de cozinha

A mancha de gordura deve ser tratada imediatamente com água morna, adicione detergente na água e utilize um spray para aplicar sobre ela, ou mergulhe a parte manchada nessa mistura, a mancha deve ser removida e limpa suavemente.

Com a ajuda de uma toalha de papel sob ela, deixe a parte manchada virada para baixo e espere secar. Se a mancha persistir, recomenda-se utilizar alvejante ou solvente de limpeza a seco. As roupas devem descansar sempre para baixo, e apoiadas em folha de papel. Se for utilizar alvejante, verifique antes na etiqueta se o tecido resiste a ele sem ser danificado.

Como tirar manchas de café das roupas

Para remover machas de café você também pode usar água morna. Então, você deve passar levemente um detergente puro ou vinagre diluído em água sobre a mancha. Mas, procure lavar na água quente observando a temperatura máxima indicada na etiqueta da roupa. Não use sabão em pó sobre a mancha, pois isso facilitará a permanência da mancha por um período maior de tempo.

Como tirar manchas de suor das roupas

Paras remover manchas de suor do tecido você deve usar água quente com detergente. Mas caso persista o amarelamento no local das axilas principalmente, é preciso usar água morna e deixar a peça de roupa mergulhada nela por algum tempo. Você pode usar também um pouco de sal e aplicar um pouco de limpador enzimático.

Nos tecidos de cor branca, o a melhor solução é utilizar alvejante, claro que sempre respeitando o que diz a etiqueta da roupa. As manchas de suor são um problema comum, principalmente em locais de muito calor, por isso, essas dicas são extremamente úteis.

Como remover mancha de molho de tomate

Mancha de molho de tomate quase sempre é um problema crítico. Então, para tirar essa mancha da sua roupa é necessário usar uma faca ou uma colher para retirar o excesso. Depois aplique detergente líquido sobre ela e, por traz da mancha, você deve enxaguar com água fria em abundância. Por fim, faça a lavagem normal, seguindo sempre as orientações da etiqueta.

Os produtos mais comuns para tirar a maioria das manchas são alvejantes oxidantes, glicerina, aguardente mineral, limpador de enzimas, solventes de lavagem a seco, alvejantes de cloro, entre outros.


Leia também:
Conheça algumas dicas simples e naturais para clarear as roupas brancas
As incríveis utilidades do vinagre branco
Usos e benefícios do bicarbonato de sódio – Parte I
Como tirar bolinhas das roupas
Como desencardir suas roupas gastando pouco
Qual a maneira correta para limpar e manter tapete de sisal?
Enxágue sua roupas com vinagre e lavanda para clareá-las, desodorizá-las e amaciá-las

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *