Qual a maneira correta para limpar e manter tapete de sisal?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Uma forma moderna de valorizar uma casa e criar um ambiente que transmita a sensação de contato com a natureza é justamente utilizando itens feitos de materiais naturais. Os tapetes de sisal talvez sejam um desses itens que mais transmitam essa sensação quando entram em uma casa.

Eles são muito versáteis e podem ser utilizados em qualquer ambiente de uma casa, porém, isso não significa eles não sujem e que, dependendo de onde estejam sendo utilizados, não possam ficar manchados, especialmente se você tiver filhos pequenos, animais de estimação, ou utilizá-los em espaços com comida.

A seguir, procuraremos orientar como limpar e manter seu tapete de sisal sempre belo.


O que é tapete de sisal?

Conforme comentamos acima, os tapetes de sisal são extremamente versáteis. Além disso, eles também são muito duráveis. São produzidos a partir das folhas de um cacto conhecido popularmente como Sisal e que tem o nome científico de Agave Sisalana.

O sisal é encontrado principalmente na América Central, África e no Brasil. Suas folhas duras são esmagadas, lavadas e secadas antes de serem tramadas e transformadas nesses lindos tapetes. Ele é cultivado comercialmente nas regiões semiáridas, os principais produtores de sisal de fibra natural se encontram na região Nordeste do Brasil.

O tapete de sisal também está em alta por ser eco-friendly. Como ele é natural e biodegradável, isso significa que, quando descartado, ele retornará à natureza sem causar danos socioambientais, diferentemente dos tapetes fabricados com fibras sintéticas, que agridem a natureza quando descartados pelo seu longo tempo de decomposição.

Mas você chegou a esse texto porque precisa saber como manter limpo e bonito seu tapete de sisal, não é mesmo? Talvez por isso esteja se perguntando porque fizemos toda essa introdução.

Essa explicação é justamente para que você entenda porque um tapete de sisal deve receber cuidados especiais tanto no seu uso, como no momento de limpá-lo. O fato de um tapete de sisal ser biodegradável, significa que sofre com a ação da água e de micro-organismos, que podem manchá-lo ou estragá-lo definitivamente.

Resumidamente, o tapete de sisal é lindo e muito duradouro, mas somente se tratado da forma correta. Abaixo vamos procurar passar várias dicas e métodos diferentes para você manter o seu. Vamos descobrir então, como fazer para conservar um tapete de sisal por muito tempo?

Dicas para limpar um tapete de sisal

Evite ao máximo o uso de água

Abandone a água… Água e sabão servem para limpar praticamente tudo, não é mesmo? Entretanto, quando se trata de limpar um tapete de sisal, você deve esquecer essa máxima.

A maior parte da sujeira não adere facilmente às fibras naturais de um tapete de sisal. Ela tende a repousar sobre o tapete, ou entre a sua trama.

Dependendo da sujeira – uma mancha que tenha grudado na trama, por exemplo -, um leve umedecimento com um spray de água pura ou com sabão pode ser utilizado. Logo após, use uma esponja limpa e macia ou pincel úmido, ou ainda qualquer outro método que não sature as fibras de líquido para tentar remover a mancha.

Se você achar que molhou demais para remover a mancha, utilize um secador de cabelos ou um ventilador apontado para o ponto molhado para agilizar a secagem.

A propósito de usar água. Um leve umedecimento em todo o tapete por igual pode ajudar a fortalecer a fibra natural e melhorar suas qualidades de uso. Pode ser interessante para remover pequenas bolhas ou frouxidão de alguns nós, pois o tapete ficará ligeiramente mais tenso à medida em que seca por igual.

Evite utilizar o tapete de sisal perto de locais que possam ficar expostos ao excesso de umidade, como as portas de entrada, ou a lavanderia e a cozinha. Ele poderá acabar ficando todo marcado e malcheiroso.

Não esfregue seu tapete de sisal

Ao limpar um tapete de sisal para remover qualquer respingo ou mancha, pressione e enxugue a mancha com firmeza usando um papel limpo e seco ou uma toalha de pano macia e absorvente. Não esfregue a área afetada. Procure fazer isso de fora do derramamento ou mancha para dentro, isso vai evitar que ele se espalhe.

Se você tentar esfregar vigorosamente a mancha ou líquido derramado, pode fazer o líquido penetrar ainda mais profundamente nas fibras e acabar com uma mancha permanente em seu tapete. Da mesma forma que comentamos acima, você pode terminar a limpeza com um secador de cabelos ou um ventilador apontado para o local.

Resolva os derramamentos de líquidos imediatamente

Como acontece com a maioria dos derramamentos domésticos ocorridos sobre tecidos e fibras porosas, o tempo é essencial para limpar o tapete de sisal.

Assim que você perceber um derramamento de líquido ou mancha no tapete, limpe-o o mais rápido possível. Se acontecer de ser um derramamento sólido ou um acidente de animal de estimação, raspe imediatamente com uma faca ou lixa de unha antes de limpar. Para concluir a limpeza, proceda da forma sugerida acima.

Limpe com sabão neutro ou vinagre branco

Muitos tapete vêm com instruções de limpeza, se esse for o caso do seu, tente seguir essas instruções. Porém, se elas não forem suficientes para resolver o problema de sujeira, você pode adotar uma solução caseira, sabão neutro ou mesmo vinagre branco.

Para limpar o tapete dessa forma. Primeiramente retire o máximo possível da sujeira com uma toalha de papel ou um pano seco e macio. Depois comece a limpeza com uma mistura de uma parte de sabão ou vinagre e uma parte de água e passe suavemente essa mistura de limpeza no seu tapete.

Lembrando novamente que você deve se certificar de não saturar excessivamente o tapete e evitar espalhar a mancha. Em seguida, seque rapidamente a área com um secador de cabelo ou ventilador.

Utilize club soda

As manchas de vinho tinto e molho de tomate estão entre as mais difíceis de serem eliminadas, porém, mesmo elas podem ser resolvidas se você agir com rapidez.

Imediatamente após o derramamento, pegue um pano macio e absorvente, umedeça-o com club soda (club soda é um dos principais ingredientes dos refrigerantes, é o que dá carbonatação a eles) e comece a limpar a mancha com esse pano. Muitas vezes, isso será suficiente para neutralizar o derramamento e eliminar qualquer mancha em potencial no seu tapete de sisal.

Como remover maus odores do tapete de sisal

Se o seu tapete está exalando mau cheiro, proveniente de alguma umidade que tenha recebido em excesso ou por estar muito tempo em um espaço fechado, uma alternativa que pode resolver essa situação é arejá-lo.

Você pode colocá-lo ao ar fresco e luz do sol direta para que eles possam fazer sua mágica por você. Deixe-o exposto nessa condição de luz solar direta e arejamento por, pelo menos, um dia. Dessa forma, quaisquer odores que possam ter ficado nas fibras podem ser eliminados pelo calor seco.

Você também pode borrifar bicarbonato de sódio em cima do tapete. Depois de fazer isso, deixe-o descansar por cerca de uma hora para que o bicarbonato absorva a sujeira que produz o mau cheiro e depois dê uma boa sacudida no tapete para retirar o excesso de bicarbonato.

Após isso, aspire o tapete, de preferência com o acessório da escova para estofados. O bicarbonato de sódio é conhecido por ser um excelente absorvedor natural de maus odores.



Manutenção do tapete de sisal

Mande lavar à seco

Como o tapete de sisal geralmente não deve ser molhado em abundância, se você achar que ele está com muita sujeira impregnada pelo tempo de uso, mande lavar em uma tinturaria.

Nunca é uma boa ideia tentar fazer a limpeza em casa com vapor, com xampu ou qualquer outro método que possa incluir água, pois as fibras de um tapete de sisal não resistem a qualquer tipo de saturação.

Se você tem um tapete de sisal muito grande, transportá-lo para uma lavanderia pode não ser uma opção viável. Nesse caso, certifique-se de tomar cuidados extras para manter e proteger seu tapete ao máximo.

Se o seu tapete não ficar com manchas permanentes e ficar sempre protegido de umidade em excesso, sua manutenção é bem mais fácil. Um tapete de sisal pode ser facilmente mantido limpo com uma aspiração completa uma ou duas vezes por semana. Isso ajudará a manter o seu tapete com aparência de novo, limpo e fresco por muito tempo.

Qualquer sujeira visível ou solta deve ser aspirada, mas certifique-se de não esfregar seu tapete com escovas do aspirador, pois isso pode desgastar suas fibras e envelhecer seu tapete mais rápido. Além disso, tente aspirar o tapete em diferentes direções e sempre faça várias passagens sobre uma mesma área.


Se você gostou das dicas acima, provavelmente também vá gostar dessas:
Como tirar manchas de roupas sem estragar o tecido?
10 alimentos que podem ser usados como produtos de limpeza
Como tirar o cheiro de alho e de cebola das mãos
Porque o Desodora funciona?
Descubra 4 métodos infalíveis para desentupir, ou evitar o entupimento da pia da cozinha
Toalheiro térmico vale a pena?
Você sabe que o mofo causa doenças?
16 dicas ótimas para a limpeza da casa não ficar tão pesada

Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *