Como fazer desumidificadores caseiros com baixo custo

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

desumidificadores caseiros

Porque é importante saber fazer desumidificadores caseiros? O Brasil é um país com variações muito grandes de temperatura e de umidade relativa do ar. Em boa parte das regiões do país há estações em que a casa precisa ficar fechada por mais tempo, porém, ao fazermos isso, ocorre um um aumento significativo da umidade interna.

Essa situação acarreta não somente um problema de criação de mofo e mau cheiro em nossas casas, como também afeta a saúde dos moradores, principalmente dos que sofrem com problemas respiratórios crônicos.

A importâncias dos desumidificadores caseiros

Quando a atmosfera fica muito úmida (com umidade superior a 65%), a sensação é desagradável. O ar fica mais pesado para respirar, a casa começa a apresentar pontos de mofo, os ambientes acumulam mais ácaros e bactérias, levando a alergias respiratórias, doenças de pele e danificando diversos equipamentos e objetos da casa.

Se a sua casa está assim, e por isso mesmo está procurando por uma solução, seja pelo local onde ela está inserida ou por causa da época do ano, talvez possa encontrá-la aqui.

Como diminuir a umidade de um ambiente fechado

A solução mais apropriada para resolver esse tipo de situação é procurar aumentar a ventilação dos ambientes da casa, adotar essa medida quase sempre melhora as condições de umidade e resolve o problema.

Acontece que, nessa época, nem sempre é possível aumentar a ventilação em todos os ambientes, por isso vamos ensinar nesse texto três maneiras muito fáceis e baratas de amenizar o problema.

Há várias opções de desumidificadores elétricos para vender, no entanto, os que realmente funcionam, em geral têm um preço muito elevado. Portanto eles nem sempre estão ao alcance de todas as pessoas ou, muitas pessoas não acham que valha a pena o investimento nesses equipamentos.

Há também os desumidificadores em potes descartáveis, mas também esses costumam ter um preço muito elevado para sua durabilidade.

Se você é uma dessas pessoas que está procurando uma solução alternativa para combater a umidade do seu lar, mas não pretende gastar muito, tente usar uma dessas 3 dicas de desumidificadores caseiros a seguir.

Aprenda 3 maneiras de fazer desumidificadores caseiros

Desumidificador doméstico usando sal e arroz

Você já deve ter encontrado na internet dicas que usam sal e arroz cru para tirar o mofo de armários ou evitar que certos alimentos absorvam muita umidade. O sal e o arroz são excelente absorvedores de umidade, então são esses dois ingredientes que você vai usar para fazer essa primeira dica de desumidificador caseiro.

Materiais necessários:

  • Um pote com tampa, de preferência plástico, pode ser um pote de sorvete vazio ou algum similar para que a tampa possa ser furada facilmente;
  • Arroz cru;
  • Sal fino de cozinha.

Modo de fazer:

Faça muitos furos em toda a tampa, isso pode ser feito com uma chave Philips, uma furadeira, ou até mesmo com um prego quente (mas tome cuidado para evitar acidentes).

Dentro do recipiente que você escolheu, coloque a mesma quantidade de arroz cru e sal de cozinha. Não é necessário preencher todo o pote, com o tempo você vai perceber qual a quantidade suficiente para aquele ambiente. Além disso, eles deverão ser substituídos cada vez que juntarem muita umidade.

Misture bem o arroz e o sal, feche o pote com a tampa perfurada e coloque-o no ambiente da casa que você quer desumidificar.

De vez em quando abra o pote e confira se o arroz e o sal já estão com excesso de umidade. Quando eles já estiverem bem molhados, substitua-os por uma nova mistura seca. Se isso acontecer é porque seu método está funcionando.

Lave bem e seque o pote a cada troca da mistura.

Desumidificador doméstico usando sal grosso

O funcionamento é similar à solução anterior, e pode ser usada se você não quiser usar o sal de cozinha e o arroz cru, nesse caso vai substitui-los por somente sal grosso.

A forma de fazer é basicamente a mesma da dica acima e essa solução ainda apresenta uma vantagem sobre a anterior. É mais econômica, pois quando o sal grosso estiver bem úmido, basta retirá-lo do pote e espalhá-lo em uma forma. Depois colocar a forma para secar no forno em temperatura bem baixa ou no sol forte.

Lave bem e seque o pote, em seguida recoloque o sal e ele estará pronto para ser usado novamente.

Desumidificador caseiro usando carvão vegetal

Usar carvão vegetal é uma boa opção para, além de absorver a umidade do ambiente, também eliminar os maus odores. Além disso, o carvão vegetal elimina até mesmo o mau cheiro provocado pelo mofo.

Também sua forma de fazer é a mesma da primeira dica. O que muda novamente é o conteúdo do pote, que agora será o carvão vegetal.

Depois de fazer os furos na tampa de plástico, coloque alguns pedaços de carvão vegetal dentro do pote e disponha no local que desejar. Troque os carvões por novos sempre que estiverem muito úmidos. O carvão também pode ser secado e reaproveitado como o sal grosso.

Que produtos absorvem a umidade do ambiente?

Nas soluções acima, sugerimos o uso do carvão, do arroz e do sal para eliminar a umidade da sua casa, por serem produtos baratos e que geralmente todo mundo tem em casa.

Mas existem outros produtos que você também pode usar para fazer seus desumidificadores caseiros se tiver em casa, e que têm a mesma eficiência. Por exemplo, sílica, bicarbonato de sódio e barras de giz também funcionam. Até mesmo sabão em pó é um excelente removedor de umidade. Assim, o processo de uso desses produtos pode ser o mesmo dos primeiros que indicamos.


Leia também:
16 dicas ótimas para a limpeza da casa não ficar tão pesada
Você sabe interpretar as etiquetas de suas roupas?
Maneiras eficientes de acabar com o mofo
Itens que todo mundo deveria ter em casa para facilitar as tarefas do dia a dia
Dicas para limpeza de itens que não entram na rotina de limpeza diária da casa
Pets: Como tirar o cheiro de xixi do sofá?
20 ideias práticas para você usar e abusar das toalhas de mesa de fibra de coco
Para que servem os aquecedores de toalhas?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *